Com o apoio da ONU Mulheres e
da campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo fim da violência contra as
mulheres” iniciativa visa à diminuição de
episódios de assédio e violência contra as mulheres e aumento da divulgação do
Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher em
Situação de Violência
Os 100 anos do samba e o alerta para a
prevenção da violência contra as mulheres dão o tom da campanha #MeuNúmeroÉ180,
inspirada pelo clássico Pelo Telefone, de Donga. Realizada com o apoio
da ONU Mulheres e da campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo fim da
violência contra as mulheres”, a iniciativa visa incentivar a busca por
serviços públicos especializados de atenção às vítimas por meio da Central de Atendimento à Mulher – Ligue
180, da Secretaria
Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério de Mulheres, Igualdade
Racial e Direitos Humanos.
“O
carnaval é a maior festa popular do Brasil. Os dias de diversão e folia devem
ser bem vividos por todas as pessoas. A campanha alerta as mulheres sobre o
direito de viver sem violência e o que devem fazer nos casos de violência,
acionando o Ligue 180, serviço gratuito e disponível 24 horas por dia,
inclusive finais de semana e feriados, para saber como fazer a denúncia,
localizar os serviços de polícia, justiça e saúde mais próximos. Aos homens, a
campanha manda a mensagem de que devem ser solidários às mulheres, colaborar
para evitar a violência e apoiar as mulheres nos casos de agressões. Para a sociedade
como um todo, essa campanha defende que a violência contra as mulheres é
inaceitável e que todas e todos devem desenvolver cultura e atitudes voltadas à
igualdade de gênero”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres
Brasil.
#MeuNúmeroÉ180 - A campanha
pro bono, criada por mulheres e para mulheres, foi desenvolvida pelas agências
The Aubergine Panda e Lynx - sem fins lucrativos e unbranded –,
inspirada nos inúmeros depoimentos e manifestações que tomaram conta das redes
sociais em 2015, com histórias de assédio e violência.
E, como o
carnaval é um período de diversão, mas também de agressões físicas e verbais
contra as mulheres, as agências resolveram
conscientizar a população, usando como gancho a comemoração dos cem anos do
samba.
Para
isso, foi criada uma paródia baseada no primeiro samba gravado no Brasil, Pelo
telefone (Donga): “O chefe da folia pelo telefone manda me avisar que com violência
não dá para brincar”, que foi somada à assinatura: “Se a abordagem é
agressiva, #MeuNúmeroÉ180.” “Depois dos
diversos episódios e eventos que marcaram 2015, pensamos
em uma forma de tirar as ideias do papel e dar voz às mulheres. Percebemos que
em um século muita coisa evoluiu, mas quando o tema é assédio, foliões parecem
ter parado no tempo. Relacionamos a expressão ‘meu número’ ao número que deve
ser discado em caso de violência, e aproveitamos o próprio samba para passar a
mensagem”, explica a diretora-geral da The Aubergine Panda, Letícia Galvão
Bueno.
Toda a
divulgação foi feita por meio de um trabalho de relações públicas, desde o mapeamento de personalidades vinculadas ao samba
e celebridades até o relacionamento com influenciadores digitais. Foram
enviados kits com camisetas para celebridades, clientes e funcionárias
das agências, com a sugestão de compartilhamento de
fotos com a hashtag #MeuNúmeroÉ180 nas redes sociais.
Você
pode participar - As
pessoas e empresas que quiserem aderir à campanha também podem participar.
Basta entrar no site www.meunumeroe180.com.br, baixar os posts disponíveis e
compartilhar em suas redes sociais com a hashtag #MeuNúmeroÉ180.
O vídeo da campanha pode ser acessado em: https://vimeo.com/153559702. Violência contra a mulheres é crime, e
deve ser denunciada pelo número 180.
Sobre o Ligue 180 - A Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência - Ligue 180 – é um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial (preserva o anonimato), oferecido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, desde 2005.
O Ligue 180 funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil e de mais 16 países (Argentina, Bélgica, Espanha, EUA (São Francisco), França, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela). Desde março de 2014, o Ligue 180 atua como disque-denúncia, com capacidade de envio de denúncias para a segurança pública com cópia para o Ministério Público de cada estado. O Ligue 180 é a porta principal de acesso aos serviços que integram a Rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, sob amparo da Lei Maria da Penha.
Sobre a The Aubergine Panda - A The Aubergine Panda é uma agência que une criatividade, estratégia e tecnologia para desenvolver projetos inovadores. Soluções de branding, gestão de redes sociais, táticas de reverberação e engajamento, planejamento estratégico, inteligência de dados e mídia online estão no portfólio da agência, que também oferece criação de sites, aplicativos e plataformas integradas. Mais informações: www.theauberginepanda.com
Sobre a Lynx - A Lynx ajuda empresas e marcas a promoverem impacto positivo na sociedade e com isso conquistarem ainda mais valor. Com know-how de mais de 10 anos a Lynx planeja, cria e executa projetos socioambientais alinhados ao negócio de seus clientes. Mais informações em www.lynxconsultoria.com.br ou pelo telefone 11 2134.0422.
Sobre a ONU Mulheres - A ONU Mulheres é a nova liderança global em prol de mulheres e meninas. A sua criação, em 2010, foi aplaudida no mundo todo e proporciona a oportunidade histórica de um rápido progresso para as mulheres e as sociedades. Para a ONU Mulheres, as mulheres e meninas ao redor do mundo têm o direito a uma vida livre de discriminação, violência e pobreza e a igualdade de gênero é um requisito central para se alcançar o desenvolvimento. No contexto da agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a ONU Mulheres defende mudanças concretas e inclusivas na vida de de mulheres e meninas por meio da iniciativa “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”. Saiba mais: www.onumulheres.org.br
Desde 2008, a campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres” tem por objetivo prevenir e eliminar a violência contra as mulheres e meninas em todas as partes do mundo. Por meio da campanha, a ONU une forças com indivíduos, sociedade civil e governos pelo fim da violência contra as mulheres em todas as suas formas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário