Jaques
Grinberg Costa ensina métodos do Coaching de vendas para queimar o estoque de
fim de ano
Todos
os anos o comércio inicia, nos meses de outubro e novembro, as preparações para
aumentar as vendas do natal e réveillon, seja com renovação de estoque ou
contratações temporárias. Quem está ativo no comércio, patrão ou vendedor, foca
tanto nesses meses que esquecem do potencial do pós festas, período que a
grande maioria imagina os baixos resultados. Segundo o Coach de Vendas Jaques
Grinberg Costa, para o rendimento não cair é preciso fazer diferente. “Vendedor
que é vendedor estuda e se prepara com novas técnicas e ferramentas para
potencializar os seus resultados. E a boa notícia é que podemos aproveitar o
período do pós festas para vender mais do que o próprio Natal”, revela.
São
sete dicas, especialmente estudadas e preparadas pelo especialista, que maximizam
quaisquer resultados, principalmente num ano de crise econômica, onde a
perspectiva de vendas será inferior ao ano de 2014.
1º Promoções pós Natal.
Os
vendedores que sabem aproveitar e divulgar as promoções pós Natal conseguem
vender muito mais. Use o telefone, WhatsApp, redes sociais e amigos para
divulgar, com foco nos resultados.
2º Troca de presentes.
Quantos
clientes novos aparecem depois do dia 26 para trocar o presente de Natal? Os
motivos são diversos e não importa. O importante é que os clientes estão vindo
e querem ser atendidos, surpreendidos com um atendimento acima do esperado. Os
clientes esperam e querem um atendimento gourmet
para trocar o presente e comprar mais.
3º Vendedores cansados.
Este
é um período onde os vendedores estão cansados, sabemos que trabalhar no
comércio e no período de Natal é cansativo. As forças esgotam-se e a motivação
em vender também. Os vendedores de sucesso sabem disso e aproveitam as forças
que restam para continuar vendendo e atendendo os clientes com qualidade. Quem
conseguir, fará diferença fazendo diferente, e venderá muito mais.
4º Planejamento.
Faça
um planejamento de vendas pós Natal, crie suas estratégias escrevendo-as em um
papel. Detalhe todas as ações, como você irá divulgar as promoções, atender os
clientes que querem trocar produtos, os clientes que apenas querem aproveitar
as promoções e preços baixos e etc. Sem planejamento, atingir as metas é muito
mais trabalhoso. Pense nisso e não esqueça de incluir no planejamento um
cronograma diário de tarefas que devem ser executadas.
5º Estude, esteja preparado.
Os
clientes estão cada vez mais exigentes, pesquisam e conhecem os produtos que
desejam. Os vendedores, como em todas as profissões, precisam ler, participar
de palestras e cursos, assistir vídeos na internet sobre atendimento, vendas,
economia e etc. O vendedor precisa entender e conhecer muito de vendas e
atendimento e pouco de todos os outros assuntos, inclusive o que acontece nas
principais novelas. Para interagir com os clientes, é preciso conhecer os
assuntos que interessam para eles e não para nós.
6º Seja curioso.
Quer
inovar e fazer a diferença, então seja curioso. Qual foi a última vez que você
digitou no Google, por exemplo, “como vender mais na crise?”, ou “como
surpreender um cliente com um atendimento gourmet?
ou “o que é atendimento gourmet?”.
A internet com certeza é mais agradável para navegar nas redes sociais, jogar
ou fazer qualquer outra coisa que não seja pesquisar sobre o trabalho. Entendo,
mas não compreendo! Se você quer e precisa render mais, por qual motivo deixa
de investir entre 30 e 40 minutos por dia para pesquisar, aprender e ser mais
curioso?
7º Pergunte mais e ouça com atenção.
Os
clientes querem atenção, contar suas experiências e muitas vezes seus
problemas. Demonstrar interesse, perguntando mais sobre o assunto que o cliente
quer falar e ouvindo com atenção, transforma um simples atendimento em um
atendimento gourmet,
um atendimento diferenciado. As vendas e a fidelização de clientes são
consequências do atendimento.
Jaques
Grinberg Costa - Empresário,
coach, escritor e palestrante. Trabalha com os temas de empreendedorismo,
vendas, liderança, atendimento e fidelização de clientes. Especialista em
Coaching de Vendas, tem vivência prática no mundo corporativo por mais de duas
décadas, sócio em quatro empresas, é conhecido nacionalmente com diversos
artigos publicados nas principais revistas, jornais e sites do país. Autor do
livro 84 Perguntas que Vendem que traz técnicas e ferramentas do coaching de
vendas para maximizar os seus resultados.
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