Pesquisar no Blog

terça-feira, 7 de abril de 2015

Dia 8 de Abril: Dia Mundial de Combate ao Câncer



Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta:
Câncer de pele é o de maior incidência no Brasil e no mundo

Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? E o mais exposto também: ao sol, ao tempo e a uma série de questões de saúde? Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontam uma estimativa total de 576.580 novos casos de câncer no Brasil entre 2014 e 2015, e o câncer de pele, apesar de ainda ser negligenciado pela sociedade, aparece como o de maior incidência no Brasil e no mundo.

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCD ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista deve ser procurado imediatamente.
A= lesão assimétrica
B= bordas irregulares
C= alteração de cor
D= diâmetro maior que 6 mm

Outra forma de avaliar o risco de câncer de pele é através da “Calculadora de Risco para Câncer da Pele”, disponível no site da SBD - http://www.sbd.org.br/calculadora-de-risco-de-cancer-da-pele/.

A Instituição reforça ainda que a proteção solar é um conjunto de atitudes:
- O pico de ultravioleta B, que é o responsável pelo desenvolvimento do câncer da pele, é entre 10h e 15h. Evite exposição direta ao sol nestes horários, mesmo com protetor solar.
- Use camiseta, óculos, guarda-sóis e boné ou chapéu sempre que estiver em situação de exposição ao sol;
- Se você faz parte do grupo de risco do câncer da pele
- Lembre-se: protetor solar sozinho não resolve.

A melhor forma de evitar a doença é a prevenção! Vale reforçar que nenhum exame caseiro ou mesmo a calculadora de risco substituem a consulta e avaliação médica. Encontre aqui um associado SBD: http://www.sbd.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados