Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Crédito consignado pode comprometer até 40% da renda de beneficiários




Principal consequência será o aumento das dívidas
Sabemos que a renda do aposentado e dos trabalhadores em geral destina-se a suprir suas necessidades subsistências como saúde, alimentação, educação, remédios. Com isso, quando a renda passa a ser diretamente comprometida com outros gastos, assim como dívidas de cartão de crédito, estas podem ser extremamente perigosas para o bolso dos aposentados e trabalhadores.
Atualmente uma medida polêmica foi aprovada pela Câmara, o aumento do limite do crédito consignado, descontado direto da folha salarial ou do benefício da Previdência Social. Conforme a proposta aprovada, o empréstimo poderá comprometer até 40% da renda mensal.
Ocorre que com o comprometimento da renda, nesses quadros, podem envolver em um segundo momento, até a sobrevivência nos meses posteriores aos descontos permitidos diretamente na folha de pagamento.
De acordo com informações do Dr Willi Fernandes, diretor jurídico do CEPAASP – Centro Paulista de Apoio aos Aposentados e Servidores Públicos, é de extremo interesse das instituições bancárias incentivarem este tipo de empréstimo, ainda mais num momento que o nível de desemprego cresce em nosso país. “Com isto só tende a aumentar o número de inadimplentes no mercado, mas quem perderá certamente serão os trabalhadores, que irão se submeter a juros que caminham acima da inflação” alerta.
Antes de decidir por este tipo de contratação de empréstimo, é preciso tomar algumas cautelas, como por exemplo, ter cópia do contrato devidamente assinada pela instituição bancária, analisar se os juros praticados estão dentro do limite legal, e realizar um planejamento das contas e despesas fixas em casa.
“A única vantagem que percebo é que se terá um crédito muito rápido e instantâneo, mas o preço disso será que no mês seguinte a renda familiar estará ainda mais comprometida, pois as necessidades de uma família não diminuem por causa de um empréstimo, e a renda disponível após a contratação de um consignado será ainda menor” avaliou o Dr. Willi Fernandes.
Vale ressaltar, que é preciso, também, ter cuidados ao fazer o empréstimo consignado para terceiros, parentes e/ou amigos. Nesse caso, trata-se de uma questão, delicada, pois dependerá do critério utilizado por cada um, pois caso este terceiro não pague o empréstimo, será o aposentado ou pensionista que será o responsável pelo pagamento.
Para obter mais informações acerca do crédito consignado, não deixe de entrar em contato com o Cepaasp através do contato (11) 3113-5188. O Centro está localizado na Rua Marquês de Itú, nº 61 - 9º Andar - Sala 91 - República - São Paulo. Para outras dúvidas e esclarecimentos acesse:www.cepaasp.org.br.
Fonte: IPQuality

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados