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sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

4 tendências para o mercado de pagamentos em 2023

O mercado de pagamentos segue em constante evolução e está sempre em processo de inovação. Nos últimos anos, surgiram o Pix, as carteiras digitais e a possibilidade de uma jornada phygital, ou seja, com uma experiência híbrida entre online e offline. Em 2023, essas tendências devem passar por melhorias e ganhar novas funcionalidades, além de novidades que prometem revolucionar e dar ainda mais força ao setor. Por isso, a Adyen, plataforma global de tecnologia financeira escolhida pelas empresas líderes, fez uma análise e listou as principais tendências da área para o próximo ano. Confira:

 

1- Fusão das experiências de compra online e offline 

O muro entre loja física e o ecommerce está cada vez menor e a propensão é que ele desapareça. Cada vez mais os varejistas devem oferecer aos clientes uma experiência phygital, mais conectadas, sem separações entre o digital e presencial.   

Com o Comércio Unificado é possível que varejistas deem um passo além da omnicanalidade e ofereçam ao consumidor um conceito cada vez mais híbrido entre o virtual e loja física. Com o centro de pagamentos e estoques unificados, o lojista consegue oferecer uma experiência de compra completa. Isso permite, por exemplo, que um cliente compre um produto que não esteja disponível no momento direto na loja e o receba em casa ou retire em outra unidade. Sendo possível até mesmo adquirir algo no ecommerce e retirar ou trocar na loja.  

Segundo o Relatório Varejo 2022, realizado pela Adyen em parceria com a KPMG, o comércio híbrido é a principal tendência do varejo. Aproximadamente 85% dos participantes disseram que buscam estabelecimentos que ofereçam uma jornada de compra multicanal. O phygital deve crescer ainda mais ao longo deste ano.

 

2- Crescimento das carteiras digitais e QR Code

As e-wallets, ou carteiras digitais, chegaram para ficar. Com aplicativos, como Apple Pay ou Google Pay, os clientes podem fazer pagamentos com o celular. A praticidade dessa modalidade é o que mais chama atenção dos consumidores e vem deixando-a tão popular. Além dos QR Code, que começou a ser mais usado durante a pandemia e continua até hoje.  

Segundo a PYMNTS, organização global especializada em dados e insights sobre inovação em pagamentos e economia conectada, em 2023 mais de 4 bilhões de consumidores pagarão com carteiras digitais no mundo. A estatística ganha destaque nas lojas físicas: 1,6 bilhão de clientes devem usar essa modalidade nas compras presenciais, o que vai corresponder a 30% dos recebimentos em estabelecimentos físicos. 

 

3- Crescimento do Pix no varejo 

Lançado em 2020, o Pix é um meio de pagamento exclusivo do Brasil. A transferência gratuita e instantânea conquistou a população e já é o segundo método mais utilizado no ecommerce, perdendo apenas para os cartões de crédito, é o que diz estudo realizado pela consultoria Gmattos.   

Ainda de acordo com a pesquisa, em julho deste ano, 78% das lojas analisadas ofereciam a opção de pagamento via Pix. Em 2021 esse número era de 16,9%. Estima-se que a aceitação da transferência instantânea deve chegar a 92% das lojas em 2023. Além disso, o Banco Central está desenvolvendo novas modalidades de Pix, como: Pix Garantido, Pix Recorrente, Pix Internacional, entre outros. 

 

4- Buy Now Pay Later

Esse é um modelo de pagamento parcelado que deve ganhar bastante destaque em 2023 em diversos países do mundo. O conceito de Buy Now, Pay Later (compre agora, pague depois, em tradução livre) pode ser familiar para os brasileiros, afinal comprar de forma parcelada já é comum no país. Mas a modalidade leva modernidade e tecnologia para o famoso boleto de parcelamento.  

O BNPL é ligeiramente diferente do tradicional boleto parcelado do Brasil, pois ele traz a possibilidade de dividir compras digitais e funciona como um financiamento, o consumidor paga sua compra por meio de empréstimos. Geralmente, eles são intermediados por fintechs, que disponibilizam o serviço e fazem o meio de campo entre loja virtual e cliente. Usando tecnologia de Inteligência Artificial, a empresa financeira coleta dados do cliente e leva o cadastro para aprovação. O empréstimo deve ser pago via boleto em quantas vezes o consumidor escolher. 


SME divulga calendário escolar para 2023

Volta às aulas ocorre em 6 de fevereiro; famílias já podem realizar compras do material e uniforme escolar a partir deste mês

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), divulgou o calendário de atividades para 2023 na Rede Municipal de Ensino. Nas Unidades Educacionais, as férias ocorrem entre os dias 2 e 31 de janeiro, e o ano letivo começa no dia 6 de fevereiro e vai até 21 de dezembro. O recesso escolar do meio do ano será de 10 a 21 de julho, e no final do ano, de 22 a 29 de dezembro.

 

Para garantir a segurança alimentar de crianças e adolescentes no período do recesso escolar. A SME entregou durante o mês de dezembro, mais de 420 mil cestas básicas. O investimento foi de mais de R$ 48 milhões.

 

A cesta é composta com alimentos não perecíveis básicos, como arroz, feijão, extrato de tomate, farinha de milho, leite em pó, macarrão, óleo, sal e sardinha em lata. São aproximadamente 12 quilos de alimentos.

 

Durante o mês de janeiro, entre os dias 09 a 27 de janeiro, a SME ainda promove o programa Recreio nas Férias com atividades gratuitas nas escolas da Rede. Além das atividades recreativas, diariamente, crianças e adolescentes vão receber três refeições diárias: café da manhã, almoço e lanche da tarde. Neste ano, de forma inédita, a SME já ofereceu 92 mil refeições aos estudantes no período de recesso escolar, em julho.

 

Compra de material e uniforme escolar

 

De forma inédita, a SME disponibilizou, por meio do aplicativo DuePay, os créditos para compra dois meses antes do início do ano letivo. Mais de 100 mil vendas de uniformes e kits de material escolar para estudantes da Rede Municipal já foram computadas desde que os créditos foram disponibilizados pela Prefeitura, no último dia 12. 

 

A medida garante que as famílias façam suas compras com mais antecedência e facilidade. Os responsáveis pelos alunos têm autonomia para escolher os itens necessários dentro dos kits e dos valores disponibilizados pela Prefeitura. Embora os auxílios já tenham sido liberados, eles podem ser usados até o mês de outubro de 2023.  As aquisições devem ser feitas nas lojas credenciadas da capital. Há mais de 280 pontos físicos em todas as regiões da cidade para a aquisição do uniforme, e mais de 300 endereços para a compra do material escolar. A maioria dos fornecedores são pequenos comerciantes e empreendedores. 

 

Quem já utilizou o aplicativo no ano passado, mas não lembra qual senha foi usada, deve recuperá-la por meio desse passo a passo (https://bit.ly/esquecisenhaapp (Link para um novo sítio)).  

O calendário escolar 2023 completo e demais informações sobre compra de material e uniforme escolar também estão disponíveis no portal da SME: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/


Fim de ano: Desorganização e má gestão podem levar a perda de clientes

Especialista revela como sistemas de otimização e centralização de processos empresariais são essenciais para manter o bom funcionamento das organizações. 

Os últimos meses do ano são sempre muito intensos. As empresas precisam preparar o orçamento do próximo ano, firmar contratos, organizar as férias dos colaboradores, entre outras inúmeras funções e demandas ao mesmo tempo. Além disso tudo, especialmente neste ano ocorreram vários outros eventos simultaneamente, como eleições presidenciais, Copa do Mundo, instabilidades no governo, guerra na Ucrânia, entre outros. Com isso tudo, para obter resultados é preciso manter um nível de organização contínuo, caso contrário, haverá prejuízos empresariais. 

De acordo com um artigo da Inc. Magazine, atualmente os colaboradores passam em média quatro horas por semana apenas procurando arquivos empresariais internos que não estão agrupados ou centralizados em algum sistema. Além disso, a agência de recrutamento Express Employment Professionals, entrevistou 18 mil líderes empresariais da América do Norte sobre desorganização empresarial. Destes, 57% revelaram que a desordem interna equivale a perda de seis horas de trabalho por semana. 

E um outro fato que chamou a atenção é que funcionários desorganizados chegam a custar um quinto a mais de seu salário que outros. Um relatório da empresa SaaS MediaValet aponta que os trabalhadores gastam 8% do tempo de expediente procurando por arquivos. E caso não encontrem, precisam fazer o retrabalho.

“A desorganização pode levar a perda de oportunidades de vendas, mau atendimento ao cliente e possíveis danos à reputação da empresa. Além disso, o esgotamento e a rotatividade de funcionários também se tornam presentes no dia a dia da empresa”, explica Irene Silva, CEO na Ellevo, empresa desenvolvedora de software e especializada em sistemas de gestão em Software como Serviços (SaaS). 


Mas afinal, como otimizar e centralizar as demandas e os setores para manter o bom funcionamento dos negócios?  

O Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), realizou uma ampla pesquisa no mercado de Tecnologia da Informação e divulgou que a adoção de tecnologia da informação foi antecipada em até 4 anos. Isto ocorreu devido a necessidade de se organizar durante a pandemia. Os gastos e investimentos em TI equivalem hoje a 8,7% da receita das empresas.

Com isso, Irene revela que uma solução para enfrentar o caos empresarial é adotar um sistema de gestão que otimize e centralize tudo internamente. As empresas de TI têm investido na criação de programas para gestão. Exemplo disso é a Ellevo, que vem se destacando no mercado mundial de TI ao desenvolver softwares de gestão em modo SaaS.

Irene explica que no modelo SaaS, o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema, e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor pelo serviço. “Utilizar este tipo de software tem sido bastante vantajoso no mercado. Como toda a infraestrutura é custeada pelo fornecedor, o contratante não precisa investir em servidores ou equipamentos internos. O acesso ao sistema é feito de forma online e não é necessário comprar uma licença de uso para então instalar, reinstalar e atualizar os programas”, avalia. 

 

Ellevo


Preço do Diesel volta a cair nos postos brasileiros e fica abaixo de R$ 7, diz Ticket Log

Valores dos tipos comum e S-10 tiveram queda em todas as Regiões do País. Sul se destaca com os menores preços, enquanto o Norte tem as médias mais altas

 

Após registrar aumento em novembro, o preço médio do litro do diesel voltou a baixar nos postos brasileiros, segundo o Índice de Preços Ticket Log (IPTL). Com recuo de 2,68%, o tipo comum do combustível encerrou o mês a R$ 6,83; já o diesel S-10 a R$ 6,94, após o litro ficar 2,38% mais barato, em comparação ao mês anterior.

“Os dois tipos do diesel alcançaram em dezembro as médias mais baixas do segundo semestre de 2022. Já no comparativo anual, o tipo comum está com o preço 18% maior que em janeiro, enquanto o aumento do S-10 foi de 19% em 12 meses, de acordo com o levantamento da Ticket Log”, comenta Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.

No recorte por Região, o Norte se destacou com os preços médios mais elevados. Apesar da queda de 1,53% em comparação a novembro, o diesel comum foi encontrado a R$ 7,32 nos postos locais, enquanto a média do S-10 foi de R$ 7,47, após decréscimo de 0,94%. Já os combustíveis mais baratos foram localizados na Região Sul, a R$ 6,33 o comum (queda de 2,57%), e R$ 6,42 o S-10 (redução de 2,46%).

Na análise por Estado, os maiores preços para os dois tipos foram encontrados em Roraima. Mesmo com a redução de 0,50%, o diesel comum é comercializado nos postos a R$ 8,01, enquanto o valor médio S-10 está em R$ 8,19, após aumento de 0,09%. Já os preços mais baixos são encontrados em dois estados da Região Sul. No Paraná, o valor do tipo comum teve queda de 3,67% e chegou a R$ 6,26 o litro, enquanto o S-10 mais barato é o do Rio Grande do Sul, a R$ 6,40 (- 2,18%).

Na análise dos índices de aumento e queda nos preços médios, a Bahia se destacou com as maiores reduções. O diesel comum no estado teve queda de 9,15%, passando de R$7,15 para R$6,50; já o S-10 passou de R$7,259 para R$6,614 nos postos locais, após redução de 8,89% no preço médio. O Amapá teve o maior acréscimo do País para o diesel S-10, de 1.94%, com o combustível passando de R$7,98 para R$8,14. Nenhum Estado registrou acréscimo na média do diesel comum.

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.

 

Ticket Log
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Cuidar da saúde é meta principal de 2023, aponta pesquisa da V.Trends

Tecnologia será um importante meio de conexão entre as pessoas para 69% dos entrevistados 

 

Faltando poucos dias para 2022 terminar, a expectativa de viver um no ano melhor em 2023 é o desejo de 67% dos entrevistados de um levantamento da V.Trends, hub de pesquisas e insights da Vivo. Segundo o estudo, a principal meta para o ano novo é cuidar da saúde e bem estar físico e mental (45%), seguido de investir ou poupar dinheiro (38%) e viajar a lazer (34%). Para cuidar da saúde, 62% pretendem iniciar uma atividade física ou esporte, 50% devem focar em ter uma alimentação balanceada, 43% querem estar mais em contato com a natureza e 21% cogitam inserir a meditação no seu dia a dia.   

Para 69%, a tecnologia continuará marcando presença como ferramenta importante para conectar as pessoas no próximo ano. Do total de entrevistados, 56% também acreditam que novas formas de interação por meio da conexão devem surgir no próximo ano e 47% estão animados com os impactos positivos que o 5G deve trazer em suas vidas. O reflexo desse sentimento se mostra no interesse em conhecer mais sobre casas conectadas, que já está na cabeça de 52% dos participantes da pesquisa. Para isso, as pessoas já pensam nas aquisições que gostariam de fazer ao longo do ano. Dos 27% que pretendem comprar eletrônicos no próximo ano, 69% indicam que pretendem comprar um smartphone, 58% planejam trocar seu notebook ou desktop e 40% querem uma smartTV. Na lista dos desejos com foco em casas mais inteligentes aparecem as lâmpadas inteligentes (20%), assistentes pessoais (19%), câmeras de segurança (15%) e fechaduras eletrônicas (14%). 

  

Fonte: A pesquisa foi realizada por meio da plataforma de human analytics da MindMiners, entre 12 e 19 de dezembro/22 com 300 respondentes, homens e mulheres, das classes ABC, de 18 a 70 anos. 

 

Melhores segmentos de franquias para investir em 2023

 Especialista da RZD Franchising listou os cinco melhores segmentos com capacidade de crescimento

 

Ao investir em franquias, as chances de êxito aumentam consideravelmente, já que esse modelo prevê o uso de produtos e serviços já testados e consolidados no mercado. Analisando relatórios trimestrais de desempenho emitidos pela ABF, acompanhando a expansão de redes de franquias dos principais segmentos, o número de negócios formatados em 2022 e a movimentação do mercado de uma forma geral, é possível perceber as áreas que se destacam. 

A RZD Franchising, companhia que presta serviços de consultoria para a formatação, expansão e suporte jurídico para redes de franquias, listou, de acordo com diversos relatórios de tendências de consumo e conforme movimentação do mercado, os cinco melhores segmentos para investir em 2023. Essas áreas se destacam principalmente porque tendem a continuar se desenvolvendo e consequentemente proporcionando retorno financeiro aos investidores.

 

  1. Alimentação 

O segmento de alimentação fora do lar, segundo o relatório de pesquisa de desempenho da ABF sobre o 3º trimestre de 2022, teve uma variação positiva de faturamento de 21% para 22% na ordem de 31% e o número de unidades cresceu 9,3% em relação ao mesmo período.  

“Foi o segmento que, quando analisamos faturamento e número de novas unidades franqueadas, apresentou o melhor desempenho entre os demais e a tendência assim como em outros anos é que continue sendo muito representativo no franchising e na economia de uma forma geral”, revela Rodrigo Ramiro, Diretor de Operações na RZD Franchising.  

 

  1. Energia solar 

Há um consenso mundial sobre a necessidade de buscar cada vez mais fontes de energias renováveis e neste quesito o Brasil possui uma grande vantagem: a incidência solar no território. O país ainda está longe, talvez décadas, de ter a energia solar como a principal matriz energética, por isso existe uma grande oportunidade para negócios de venda de projetos fotovoltaicos para diferentes perfis e portes de clientes seja residencial, comercial, industrial e agro.

 

  1. Saúde, beleza e bem-estar 

O segundo segmento que mais se destacou no franchising, segundo o relatório de pesquisa de desempenho da ABF sobre o 3º trimestre de 2022, foi o de saúde, beleza e bem-estar. Com uma variação positiva de faturamento de 27,8%, entre 2021 e 2022, e 6,6% a mais em número de unidades franqueadas. 

“Em 2022 iniciamos a formatação de negócios na área da saúde até então não tão atuantes no franchising, como por exemplo psicologia, acreditamos que nos próximos anos teremos diversas metodologias específicas de atuação sendo licenciadas/franqueadas”, conta Rodrigo. 

O Brasil é referência mundial no setor de beleza e bem-estar, que é uma ótima oportunidade para quem quer transformar sua clínica ou centro de estética em rede de franquias e também para quem quer investir em um segmento que não sofre com crise, pois o mercado de estética sempre se destaca devido ao comportamento dos consumidores.

 

  1. Serviços

É um segmento muito variado com negócios de todos os tipos, mas existem alguns principais exemplos: o setor de limpeza, seja do tipo residencial ou comercial. É um mercado bem atrativo, pois conta com uma grande quantidade de clientes que buscam cada vez mais terceirizar esses serviços e o setor de seguros, que une bons atrativos para ser um negócio sólido e lucrativo. Cada vez mais as corretoras e próprias seguradoras estão investindo em transformação digital para tornar as operações fáceis de serem geridas.  

Outra boa área de serviços são as franquias de consultorias de negócios. Elas acabam tendo um grande potencial de mercado, principalmente aquelas que possuem o foco de atuação no pequeno e médio empresário que não possuem talvez capital para contratar um consultor de mercado.

 

  1. Tecnologia 

A atual constante transformação digital traz muitas oportunidades de negócios, automatizar e otimizar processos são pilares para a evolução das empresas. Dois exemplos de negócios nessa área que possuem um grande mercado pela frente são a automação residencial e controle de acesso. 

Decidido que a pessoa irá iniciar a sua jornada como dono do próprio negócio, é interessante considerar o investimento em franquias, já que o conceito primordial do franchising é replicar modelos de negócios lucrativos e validados.  

“Ao procurar por uma franquia é importante o empreendedor avaliar: a estrutura, o suporte e os requisitos necessários do perfil de franqueado ideal, apresentados pela franqueadora. Este é um ótimo caminho para evitar frustrações entre franqueadora e franqueado, promovendo uma operação bem-sucedida”, aconselha Rodrigo. 

Outro ponto muito importante são os cuidados jurídicos precisos para investir em uma franquia. É preciso solicitar, ler, analisar e debater a COF (Circular de Oferta de Franquia). Caso não tenha conhecimento para isto procure um advogado especializado em franquias para ajudar. Atentar-se as taxas cobradas, seja o formato, valores, recorrência etc. Questione sobre suporte, qual tipo será oferecido. Debata sobre território de atuação, seja a limitação, exclusividade ou preferência. Em decidido prosseguir com a aquisição da franquia peça o contrato, leia e analise com calma, veja se tudo que foi negociado e acordado está sendo refletido no documento, confronte as informações da COF e do Contrato pois elas devem ser as mesmas.  

“É crucial o futuro franqueado saber de seus direitos e deveres e a mesma situação com a franqueadora, ou seja, o que é de responsabilidade dela e o que se tem de direito. É o ponto de partida para uma parceria duradoura, todos devem ter as expectativas alinhadas e tudo ser muito claro e transparente, afinal tende a ser uma parceria de longa data e que envolve sonhos e muitas vezes todos os recursos financeiros de uma família”, finaliza Rodrigo.
 

Programa Nacional de Hidrogênio caminha para transformar Brasil em protagonista global na produção com energia renovável, diz ABSOLAR

 Para a entidade, proposta de plano trienal ajuda a criar bases para mercado competitivo de hidrogênio verde no País, a partir de fontes renováveis, como solar e eólica

 

O plano de trabalho trienal (2023-2025) do Programa Nacional de Hidrogênio (PNH2), lançado no dia 15 deste mês pelo Ministério de Minas e Energia (MME), é um passo importante para o desenvolvimento de um mercado competitivo de hidrogênio de baixo carbono no Brasil e ajuda a criar condições para consolidar o País como protagonista mundial na geopolítica de transição energética com o hidrogênio verde (H2V), que é produzido a partir de fontes renováveis, como solar e eólica. 

A análise é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Segundo a entidade, o plano contempla aspectos cruciais para o desenvolvimento do mercado no País, incluindo base tecnológica, infraestrutura e capacitação de mão de obra. Sobretudo, traz diretrizes para planejamento energético, criação de arcabouço legal-regulatório, abertura e crescimento de mercado doméstico e de exportação e condições para cooperação internacional. O plano apresentado também prevê revisão anual para se adaptar à maturidade da tecnologia e do mercado.
 
Pela avaliação da associação, que colaborou com a elaboração do plano e teve várias propostas de ações acatadas pelo MME, o mercado de H2 mundial vai crescer fortemente nos próximos anos, passando de um setor de US$ 110 bilhões em 2019 para mais de US$ 200 bilhões em alguns anos, e migrar de uma produção majoritariamente a partir de fontes fósseis para o H2V.
 
“Diversos países estão se movimentando no âmbito desse vetor energético, como solução de descarbonização das economias e dos processos produtivos e, por isso, a importância do Brasil se posicionar como um dos principais produtores, de forma sólida e rápida, tendo em vista a vocação do País para a produção de energia renovável competitiva e com escala, além de seu grande potencial de demanda doméstica”, comenta Camila Ramos, vice-presidente de Investimento e Hidrogênio Verde da ABSOLAR.
 
A executiva também ressalta a necessidade de priorização das fontes renováveis para produção do hidrogênio, uma vez que todo o racional para o crescimento desse setor é a descarbonização. “Outro ponto importante do plano é o mapeamento e estudo da competitividade da cadeia de valor do hidrogênio de baixo carbono, inclusive como forma de identificar oportunidades e gargalos para o Brasil e de identificar políticas públicas para incentivos”, acrescenta Camila.
 
Já Eduardo Tobias, coordenador da força-tarefa de Hidrogênio Verde da ABSOLAR, acredita que o plano poderia ser mais ambicioso em seu planejamento trienal, sobretudo no atingimento dos objetivos de descarbonização da economia brasileira e a contribuição para a transição energética global. “O texto apresentado tem uma abordagem agnóstica em relação às rotas de produção do hidrogênio, inclusive trata de forma agnóstica o hidrogênio verde e o hidrogênio cinza (a partir do gás natural sem captura de carbono). Esse fato preocupa a associação pois pode incentivar e alocar recursos para rotas de produção que não contribuem para a descarbonização da economia”, aponta.
 
Além disso, o plano não prevê no próximo triênio o estabelecimento de metas de produção e consumo do H2V. Também não considera medidas objetivas e concretas para fomentar o consumo do combustível de origem renovável nos próximos anos, em substituição ao atual consumo doméstico do hidrogênio e derivados (e.g. amônia e metanol), produzidos a partir de combustíveis fósseis e, em grande medida, importados.
 
“Neste sentido, a ABSOLAR mobilizará seus mais de 120 associados atualmente engajados na Força Tarefa de H2V para avaliar, em detalhe, a proposta do Plano Trienal e contribuir, no âmbito na Consulta Pública nº 147 do MME, com propostas de aperfeiçoamentos e no complemento das ações apresentadas”, conclui Tobias.


IGP-M, a inflação do aluguel, fecha 2022 em 5,45%


Em dezembro, o índice avançou 0,45% e em doze meses, acumula alta de 17,78%

 

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado para o reajuste dos contratos de aluguel, subiu 0,45% este mês, acumulando alta de 5,45% de janeiro a dezembro de 2022.

Em novembro, o indicador caiu 0,56%, e em dezembro do ano passado, a variação foi de 0,87%, com alta de 17,78% acumulada em 12 meses. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 29/12, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).

De acordo com o coordenador dos Índices de Preços do instituto, André Braz, o índice foi afetado pela aceleração no preço de alimentos importantes na cesta, tanto para o produtor como para o consumidor.

“No índice ao produtor, os maiores aumentos foram registrados para feijão (de -1,45% para 15,36%), bovinos (de -2,20% para 1,55%) e óleo de soja refinado (de 2,57% para 7,35%). Já no âmbito do consumidor, as maiores altas foram registradas para alimentos in natura, com destaque para tomate (18,13% para 19,12%) e cebola (17,36% para 24,80%)”.


COMPONENTES

Entre os componentes do IGP-M, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 0,47% em dezembro, após cair 0,94% em novembro. Por estágios de processamento, o grupo bens finais caiu 0,29%, após alta de 0,13% no mês anterior.

A principal influência veio do subgrupo alimentos processados, cuja taxa passou de 0,01% para -0,47%. O índice bens finais (ex), que exclui os alimentos in natura e combustíveis para o consumo, passou de 0,12% em novembro para -0,09% em dezembro.

A taxa dos bens intermediários, que havia caído 0,11% em novembro, teve queda de 0,30%, puxada pelo subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção, que passou de 0,83% para -2,26%. O índice de bens intermediários (ex), que exclui esse subgrupo, subiu 0,13% em dezembro, depois de cair 0,32% em novembro.

Já o estágio das matérias-primas brutas teve alta de 2,09% em dezembro, após queda de 2,86%. As principais influências vieram do minério de ferro (-8,01% para 16,32%), café em grão (-20,97% para 0,40%) e bovinos (-2,20% para 1,55%). Entre as desacelerações no mês, os destaques são a soja em grão (1,25% para -1,52%), a laranja (8,88% para -3,04%) e a mandioca (6,33% para 1,72%).


IPC

O FGV Ibre também divulgou hoje o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que variou 0,44% em dezembro, após alta de 0,64% no mês passado. Entre as oito classes de despesa componentes do índice, cinco desaceleraram, sendo a principal contribuição o grupo saúde e cuidados Pessoais, cujo índice passo de 1% em novembro para 0,37%. O destaque foram os artigos de higiene e cuidado pessoal, que passou de 2,03% para -0,25%.

Na passagem de novembro para dezembro, o grupo educação, leitura e recreação foi de 0,60% para -0,26%, transportes passou de 0,79% para 0,31%, vestuário foi de 0,83% para 0,67% e despesas diversas desacelerou de 0,14% para 0,08%, com destaque para passagem aérea (2,07% para -1,71%), gasolina (1,58% para 0,18%), calçados (1,35% para -0,12%) e cigarros (0,01% para -0,72%).

Pelo lado das altas e acelerações no índice estão os grupos alimentação (0,83% para 0,99%), comunicação (-0,32% para 0,48%) e habitação (0,37% para 0,42%). As principais influências dessas classes de despesa foram o arroz e feijão (-0,82% para 3,74%), combo de telefonia, internet e tv por assinatura (-0,32% para 0,69%) e tarifa de eletricidade residencial (0,59% para 1,27%).

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,27% em dezembro, ante alta de 0,14% em novembro. Entre os três grupos componentes do INCC, materiais e equipamentos passaram de -0,35% para 0,37%, serviços foram de 0,35% para 0,43% e mão de obra passou de 0,53% em novembro para 0,16%.

 

Agência Brasil

 

SADIA MOSTRA PASSO A PASSO PARA A CEIA DE FIM DE ANO PERFEITA COM PERU Nº 1 E CORTES SUÍNOS LÍDERES DO PERÍODO

Marca aponta dicas de preparo e cuidados para quem deseja acertar e oferecer uma Ceia saborosa e icônica, como a data pede

 

A Sadia, marca de alimentos mais valiosa do país e Top of Mind 2022, consolida sua posição como a mais lembrada pelos brasileiros no Natal[1] e mostra todos os detalhes e bastidores para uma ceia de fim de ano ideal. Independentemente da escolha entre o Peru nº1 do Natal ou pelos cortes suínos campeões da marca, como o Pernil e o Tender Sadia, a festa pode ficar ainda melhor com dicas práticas que ajudam o consumidor a escolher a melhor opção para a sua festa, seja ela pequena, grande, tradicional ou despojada. 

Para quem vai reunir familiares e amigos em um grande encontro, o Peru Temperado Sadia é a melhor opção. A ave, que tem por características o sabor marcante e carne macia, também possui um porte maior, podendo chegar a até 15 quilos. Pode ser complementado com manteiga, ervas, legumes diversos, envolto em bacon ou ainda acompanhado por frutas cítricas, como abacaxi, e as típicas do período, como as cerejas ou romãs. 

O Peru Temperado Sadia também traz como praticidade o icônico termômetro que sobe quando a ave está totalmente cozida, ajudando as famílias a saborearem uma carne suculenta, no ponto certo. Além disso, o fato de já vir temperada também colabora, já que o consumidor pode levar o Peru Sadia direto para o forno, após o processo de descongelamento, ou incrementar a ave com outros condimentos de sua preferência, já que o tempero Sadia é muito versátil. Com Sadia Speciale, a marca oferece a opção de Peru ao Vinho Espumante e o Peito de Peru com Crosta Crocante: ambas sendo ideal para quem deseja viver uma experiência gastronômica diferenciada no fim de ano e com o Peito de Peru servindo como excelente acompanhamento dos demais pratos típicos do período. 

Os cortes suínos comemorativos Sadia, por sua vez, são tradicionais no período e trazem muitos benefícios para o consumidor. A versatilidade é o primeiro a ser destacado: Tender, Lombo e Pernil Suíno Sadia podem ser utilizados nas mais diversas receitas, além dos Pernis Sadia Speciale, marinado com Vinho Espumante ou recheado com Chutney de Maçã. A maciez da proteína, junto a um sabor muito gostoso, típico dos cortes suínos comemorativos Sadia, faz desses pratos excelentes opções para quem deseja reunir os entes queridos, já que agradam diferentes paladares. Outra vantagem é o custo-benefício vantajoso para as celebrações do fim de ano: um pernil de 4,5kg pode alimentar em média oito pessoas adultas, sendo ideal para uma ceia de médio porte, por exemplo. 

Os cortes suínos são indicados no preparo de bruschettas, saladas, farofas e cozidos que acompanham bem os pratos principais como o Peru. Também combinam bem com recheios de farofas e purês, assim como com os molhos agridoces, como as caldas de frutas, mel e melaços; e com elementos cítricos, como o limão – as múltiplas possibilidades de preparos podem transformar a ceia, mesmo que o corte escolhido seja o mesmo do ano anterior. A Sadia tem produtos para todos os tipos de culinária e celebrações, como os cortes temperados, perfeitos para quem deseja praticidade no preparo; e os cortes in natura, ideais para quem quer elaborar os pratos seguindo seu tempero especial.

 

Como escolher:

Visto quais são as características do Peru e dos Suínos Sadia, bem como as opções de preparos e acompanhamentos, a marca mostra quais cuidados para quem deseja acertar em cheio na escolha do produto já no supermercado. 

1.   Sempre verificar se a embalagem está íntegra e se o corte está bem congelado;

2.   Sobre o peso do corte suíno ou da ave: o consumidor brasileiro costuma consumir cerca de 550g de proteína comemorativa no fim de ano. Então, atente-se na relação de consumo médio e com o número de pessoas presentes, sempre pensando que é possível também complementar com um misto de proteínas maiores e menores, como Peru Temperado Sadia e Lombo Suíno Temperado Sadia, por exemplo.

3.   Nenhuma proteína, seja Peru ou Suínos, deve ser temperada ou mesmo posta para assar congelada! O descongelamento deve ser feito sempre em geladeira, por 48h em média – as embalagens possuem a recomendação adequada, por isso recomenda-se atenção às instruções antes de se iniciar o processo -, e depois ficar 12h em descanso, pelo menos, para o tempero pegar bem. Por isso, antecipe-se na compra!

4.   Os temperos exclusivos do Peru e Suínos Sadia são versáteis, combinando com qualquer incremento que queira fazer. Por isso, não é necessário lavar a ave nem os cortes suínos, nem mesmo para retirar esses temperos. Além do risco de perda de qualidade e nutrientes, a lavagem aumenta as chances de infecções alimentares.

 

Como deixar no ponto:

Produto comprado, descongelado e temperado? Agora é hora de levar ao fogo! O Peru e os cortes suínos possuem algumas particularidades em seu preparo que podem fazer toda a diferença para os pratos da ceia ficarem ainda melhor:

 

1.   Peru: para manter a suculência, o mais adequado é que o Peru Temperado Sadia seja preparado no forno, em papel alumínio, assim se evita que os sucos do Peru evaporem e ainda reforça o sabor dos temperos. Se quiser, pode-se adicionar margarina ou manteiga entre a pele e a carne. Como o Peru Temperado Sadia possui o termômetro indicador, que avisa quando a ave está totalmente cozida, deve-se tomar cuidado na hora de colocar o papel alumínio, para o termômetro não sair e para que ele esteja fora do papel, podendo assim subir na hora ideal – é nesse momento que se deve tirar o alumínio e retornar o Peru para o forno, garantindo aquela crosta bonita e dourada que todos amam.

2.   Cortes Suínos: para os cortes que possuem uma camada de gordura externa, como o Pernil com Osso Sadia, devemos sempre levar para assar com essa gordura para cima, assim ela derreterá e deixará a carne bem suculenta. Já para os cortes com pouca gordura, como o Lombo Suíno Temperado Sadia, o ideal é adicionar gordura no preparo da carne e regar sempre de tempos em tempos, para manter a suculência. A dica para os assados é sempre ser levado ao forno e, no começo do preparo, a proteína ser coberta com papel alumínio, para evitar que os sucos da carne evaporem. Na finalização do assado é que devemos retirar o alumínio para que a carne doure.

3.   Na dúvida, siga as instruções presentes no verso tanto do Peru Temperado Sadia quanto dos cortes Suínos Comemorativos Sadia. Dicas de incrementos podem ser conferidas também no Hub de Receitas Sadia.

 

“O consumidor ganha muito quando tem à sua disposição um portfólio comemorativo amplo como o da Sadia. Além de garantir a suculência e o sabor marcantes dessas proteínas no fim de ano brasileiro, conseguimos mostrar que, para uma ceia perfeita – seja ela do tamanho que ou estilo que for – a marca tem uma solução adequada. Nossa parceria com o consumidor ainda vai além, com Sadia presente não só na mesa, mas ajudando desde o momento da compra e do preparo, afinal fim de ano pede Sadia”, comenta Luciana Bulau, gerente executiva de Sadia.

  

Mercato em Casa  

[1] Ecglobal “O Natal dos Brasileiros”



quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Água Doce ensina ‘Estrela da Virada’, drinque para aproveitar a passagem de ano


ESTRELA DA VIRADA

Foto: Bruno Marconato

Ingredientes:


25ml de xarope de framboesa
2 figos maduros
50ml de gin
4 pedras de gelo
150ml de água tônica



Modo de preparo:


Corte os figos de cumprido e encaixe 3 fatias na parte interna de uma taça de 300ml, fixe as fatias com as pedras de gelo. Coloque o xarope de framboesa, o gin e, em seguida, complete com a água tônica. Enfeite com um palitinho de bambu e uma fatia de figo com um raminho de hortelã.


Tempo de preparo: 10 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: 1 coquetel de 300ml


Fonte: Água Doce Sabores do Brasil


Receitinha da Nutri: Pitaya Bowl Cremoso

 

Manter uma boa alimentação, comendo de forma saudável e equilibrada é premissa para quem quer obter resultados em treinos e dietas. Sorte que existem centenas de opções de receitas montadas com ingredientes naturais e muito nutritivos. Para dar uma dica desse potencial, a nutricionista Luana Rocha, da Cyber Cross, mostra uma deliciosa receita de comer com os olhos, nutrir a alma e alimentar a vida.

Essa proposta se encaixa em diversos momentos do seu dia e por ser muito fácil de preparar, é uma mão na roda para você que não se priva do prazer de comer enquanto busca a manutenção do seu estilo de vida saudável.

Vale destacar que a Cyber Cross tem foco na Eletroestimulação, Analgesia e Recovery, e mantém diversos espaços com as melhores tecnologias do mercado para otimizar a saúde e os resultados físicos, que até então, eram destinados apenas aos atletas de alta performance.

 


 

Ingredientes: 

3 bananas congeladas
1/2 pitaya rosa
Água para ajudar a misturar, adicionando aos poucos - no máximo 50ml



Modo de preparo: 

Para preparar despeje todos os ingredientes no liquidificador. Caso queira, pode adicionar 1 dose de proteína vegetal ou whey protein, o que vai deixar o seu bowl ainda mais rico. Na finalização, adicionei uma colher de sopa de pasta de castanha de caju, mirtilos, sementes de abóbora, uvas passa brancas, pólen e coco seco ralado sem açúcar. Uma combinação incrível de sabores, texturas e nutrientes.


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