AirHelp orienta o que as companhias aéreas devem
fornecer aos consumidores que não conseguirem viajar
A interrupção das operações no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em
Porto Alegre (RS) e a greve geral de sindicalistas na Argentina provocaram o
cancelamento de cerca de 4.700 voos, afetando diretamente o transporte de
aproximadamente 555 mil pessoas na última semana. Para auxiliar os viajantes em
casos como estes, a AirHelp, líder mundial na defesa dos direitos dos
passageiros de companhias aéreas, explica o que é garantido por lei para quem
não consegue embarcar.
Veja abaixo os direitos dos passageiros que tiveram voos cancelados:
1. Reembolso: segundo a Resolução Nº 400 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil),
em casos de cancelamento de voo pela companhia aérea, o passageiro tem o
direito de exigir o reembolso da passagem, mesmo que a viagem seja cancelada
sob alegação de fatores climáticos. O reembolso deve ocorrer do mesmo modo do
pagamento do bilhete. Caso prefira, o consumidor pode ser ressarcido em
programas de créditos ou milhagem.
2. Voo alternativo: também é dever da companhia aérea após o cancelamento da viagem
reagendar, sem custos, um novo horário ou data de voo aos passageiros que não
conseguiram embarcar.
3. Reacomodação em voo de outra companhia: caso não haja disponibilidade para viajar pela mesma empresa, o
consumidor tem garantida a alternativa de reacomodação em um voo de outra
companhia aérea para o mesmo destino.
4. Transporte alternativo: se o passageiro optar por seguir a viagem por outro meio de transporte,
como ônibus ou táxi, a empresa aérea é quem deve arcar com os
custos.
5. Suporte: além do ressarcimento financeiro, reagendamento de voos e custos com
transportes alternativos, é um direito garantido por lei aos passageiros as
seguintes assistências:
- A partir de 1 hora: comunicação (internet e telefone);
- A partir de 2 horas: alimentação (voucher, refeição ou
lanche);
- A partir de 4 horas: hospedagem em caso de pernoite no aeroporto e
transporte de ida e volta.
Caso o consumidor esteja em sua cidade de domicílio, a companhia pode
oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o
aeroporto.
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