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quinta-feira, 7 de março de 2024

Trabalho híbrido é adotado por 86% das empresas no Brasil, mostra pesquisa

Com a crescente adoção do trabalho híbrido em todo o mundo, a América Latina se destaca. Na região, 72% das empresas adotaram o modelo, em comparação com 54% na área que engloba a Europa, o Oriente Médio e a África, 44% na Ásia-Pacífico e 41% na América do Norte. No Brasil, a adoção foi ainda maior. Isso é o que mostra o relatório da consultoria JLL, entre as empresas brasileiras pesquisadas, 86% adotaram o sistema híbrido.

 

Crescente adoção do trabalho híbrido no país:

  • Indo de encontro com a adoção do trabalho híbrido no país, uma pesquisa divulgada em 2023 pelo IWG, em parceria com o Indeed, relata que 9 em cada 10 trabalhadores (88%) consideravam o trabalho híbrido um fator importante na procura de um novo emprego;
  • Outro estudo "The Future of Work Trends Forecast 2024", do IWG, mostrou que 75% dos CEOs entrevistados esperam que suas empresas continuem operando neste modelo nos próximos cinco anos;
  • De acordo com a JLL, no Brasil, apenas 14% das empresas entrevistadas ainda optavam por trabalho remoto.


Formato ideal do trabalho híbrido no Brasil e a frequência em escritórios:

“Profissionais em regime híbrido adaptam suas jornadas às suas vidas, reduzindo deslocamentos diários extensos. Essa flexibilidade proporciona maior controle sobre os horários e aumenta o tempo livre. Empresas que adotam esse modelo observam não só equipes mais saudáveis, mas também mais engajadas e produtivas”, pontua Tiago Alves, CEO do IWG Brasil.

  • De acordo com o relatório da JLL, o modelo híbrido é mais popular no Brasil, adotado por 45% das empresas, compreende dois dias de trabalho no escritório, aliados a três dias remotos por semana;
    • Complementando o relatório, em São Paulo, segundo um levantamento realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade, os dias com maior congestionamento foram terças, quartas e quintas-feiras, reforçando a preferência das empresas pelo conceito de trabalho que ganhou força no último ano, conhecido como TQQ (terça, quarta e quinta).
    • Os dados da CET indicaram que, em comparação com 2022, houve um aumento médio de 8,9% no trânsito às terças, 9% às quartas e 5,8% às quintas.
    • Por outro lado, as segundas registraram um aumento de apenas 3,8%, enquanto as sextas apresentaram uma queda de 2,3%.


Tendências Globais e Impacto do trabalho híbrido no mundo:

Além dos dados citados anteriormente, o IWG prevê que 30% de todo o mercado imobiliário comercial seja de espaços de trabalho flexíveis até 2030. Com uma aplicação anual de cerca de £50 milhões em sua plataforma de tecnologia, o IWG fomenta o trabalho híbrido, um modelo que pode gerar uma economia média de US 11 mil por funcionário ao ano, em mais de 122 países.


IWG, International Workplace Group
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Sebrae define política de crédito como prioridade para 2024

 Programa Decola Brasil, em parceria com o governo federal, vai disponibilizar R$ 30 bilhões em recursos para os pequenos negócios do país 

 

O acesso ao crédito por parte dos pequenos negócios foi um dos temas principais do 1º Encontro de Dirigentes do Sistema Sebrae de 2024, nesta quarta-feira (6), em Brasília (DF). Já está em processo de finalização a formulação do programa Decola Brasil, que deve ser lançado nos próximos meses. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o governo federal, vai promover condições de garantia para alavancar R$ 30 bilhões em crédito para os empresários – o maior valor nos últimos 28 anos.

“Temos um cadastro de seis milhões de micro e pequenas empresas que estão sem crédito. Vamos resolver esse problema com o Desenrola Brasil e promover o Decola com a garantia desses recursos, com uma linha de crédito e juros diferenciados e possibilitar uma assistência para que os recursos sejam bem utilizados”, afirmou Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

O Fundo garantidor do Sebrae vai atuar como avalista das operações de crédito para os pequenos negócios – pesquisa da instituição revelou que apenas 12% dos empreendedores conseguiram obter financiamento.


MP do Desenrola PJ

O governo federal enviará ao Congresso Nacional, até esta sexta-feira (8), uma Medida Provisória (MP) para lançar o do Programa Desenrola Brasil voltado para os pequenos negócios, anunciou o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, durante o Encontro dos Dirigentes. A expectativa é beneficiar mais de 8 milhões de empresas com a medida, que vai possibilitar a renegociação dos débitos dos empresários junto às instituições financeiras.

“Estamos fazendo a proposta em conciliação com o Congresso Nacional para darmos maior celeridade. A medida provisória pode absorver parte do texto do projeto de lei que já está na Câmara dos Deputados”, disse Márcio França. “Não queremos nada a mais do que outros grupos da economia já conseguiram. O que queremos é fortalecer esse setor, que é grande para a geração de emprego no nosso país”, completou.


União entre os estados

O 1º Encontro de Dirigentes do Sistema Sebrae de 2024 está sendo realizado nesta quarta (6) e quinta-feira (7), em Brasília, e reúne os representantes do Sebrae de todos os estados. O evento tem o objetivo de avaliar as ações realizadas e discutir os planos para a promoção da inclusão, sustentabilidade e inovação. “Esse encontro é para nos aproximar, trocarmos experiências e para os estados trazerem suas dificuldades, aquilo que precisamos melhorar”, disse Décio Lima.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, avaliou que muito foi realizado no ano passado e que 2024 deve ser um ano de entregas com qualidade. “Estamos comprometidos com o futuro do país. As MPE têm cada vez mais importância para a economia e queremos colocá-las em maior destaque”, frisou. Já o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, destacou a necessidade de convergência entre os estados.  “Nesse simbolismo de nos unirmos, compartilhar o que sentimos e construirmos um caminho, o resultado só pode ser o sucesso. Precisamos entender que somos um instrumento de política pública”, explicou.


Desafios

Na manhã desta quarta-feira (6), o encontro também contou com um painel que discutiu os desafios e as perspectivas do Brasil para 2024 e os impactos na vida do empreendedor. Participaram do debate o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochman, e o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello.

 

Finalizando o trimestre com freelas? Veja 10 aplicativos que podem ajudar a organizar os jobs

Freepik
 Da organização de tarefas ao controle financeiro, especialista traz ferramentas essenciais para aprimorar as entregas e a rotina do dia a dia 

 

Ser freelancer oferece uma liberdade única, como trabalhar em qualquer lugar com uma conexão à internet e ser capaz de definir o próprio horário. Essa autonomia permite um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, adaptando a rotina às necessidades individuais. No entanto, a independência também traz desafios e responsabilidades, como a gestão do próprio tempo e a busca constante por novas oportunidades de trabalho. Por isso, buscar ajuda de ferramentas de gestão tem sido crucial para a organização. 

 

“O sucesso profissional está muito ligado à eficiência em sistematizar as demandas. Usar aplicativos especializados potencializa essa capacidade. Eles oferecem um ambiente digital que otimiza o gerenciamento de tarefas e informações, tornando-as mais práticas e eficientes. Com elas, é possível centralizar dados, criar listas de tarefas, entre outros recursos”, comenta Samyra Ramos, especialista de marketing da Higlobe, fintech de pagamentos para freelancers e contratados brasileiros que trabalham remotamente para empresas nos EUA.

 

Ao integrar soluções tecnológicas na rotina de trabalho, os freelancers podem ganhar uma vantagem significativa em termos de eficiência e produtividade. A executiva traz algumas dicas de aplicativos e ferramentas para ajudar nos aspectos financeiro, criativo e de organização. Confira:

 

1- Trello

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos, que facilita a organização de atividades por meio de quadros visuais. Sua principal vantagem reside na capacidade de fornecer uma visão clara e intuitiva do progresso das atividades. Pela divisão das tarefas em listas e cartões, os usuários podem acompanhar o status de cada etapa do projeto, estabelecendo prazos e atribuindo responsabilidades.

 

2 - Google Drive

Essa famosa plataforma de armazenamento em nuvem oferece aos freelancers a capacidade de centralizar todos os seus arquivos em um único local, acessível pela internet. Isso simplifica a organização e o acesso aos documentos, pois elimina a necessidade de dispositivos físicos para armazenamento. Além disso, o Google Drive facilita o compartilhamento de arquivos com clientes e colaboradores, permitindo que várias pessoas trabalhem e colaborem em documentos simultaneamente.

 

3 - MindMeister 

Construído especialmente para criar mapeamentos mentais, o MindMeister facilita a visualização e o desenvolvimento de ideias. Com uma interface intuitiva e amigável, permite aos usuários criar mapas mentais de maneira colaborativa e organizada. Ele oferece recursos como a adição de texto, imagens e links, tornando possível representar visualmente informações complexas com clareza, concisão e criatividade.

 

4 - Zoom

O Zoom é uma plataforma de videoconferência amplamente utilizada. Ela é especialmente útil para interações virtuais com clientes e colegas de equipe quando a presença física não é possível. Através do Zoom, é possível realizar chamadas de vídeo e áudio, compartilhar telas, apresentações e documentos, promovendo uma comunicação dinâmica.

 

5 - Notion

Muito versátil para organização e produtividade, o Notion é considerado um workspace personalizável. Ele traz recursos de anotações, organização financeira, sistematização de projetos, calendários, listas, entre inúmeras outras possibilidades. Cada um pode usar o Notion do seu jeito, e esse caráter adaptável faz dele um dos grandes amigos dos freelancers e dos trabalhos colaborativos.

 

6 - Grammarly

Ferramenta indispensável para freelancers, o Grammarly se dedica à redação e edição em inglês. Esta plataforma tem a capacidade de corrigir erros de gramática e ortografia, além de oferecer sugestões de estilo, garantindo assim a produção de textos impecáveis.

 

7 - Harvest

O Harvest foi projetado para auxiliar freelancers no gerenciamento eficiente do tempo e do faturamento. O aplicativo tem como principal função fazer o rastreamento preciso das horas trabalhadas. Além disso, oferece a capacidade de criar faturas de um jeito profissional e organizado.

 

8 - Figma

Designers gráficos e de UI/UX vão encontrar no Figma um bom aliado. Voltado ao design colaborativo, ele tem como principal vantagem a capacidade de permitir o compartilhamento da edição dos produtos com os clientes. Isso significa que várias pessoas podem colaborar em um projeto ao mesmo tempo, sem a necessidade de alternar entre diferentes versões do arquivo.

 

9 - Hootsuite 

Útil para freelancers que atuam no campo das mídias sociais, a ferramenta Hootsuite possui uma série de funcionalidades para otimizar esse trabalho. Uma das principais vantagens é a capacidade de agendar postagens, o que significa que é possível preparar o conteúdo com antecedência e programar sua publicação nos horários mais estratégicos para a audiência.

 

10 - Mobills

Voltado para a gestão financeira, o Mobills ajuda os usuários a controlar seus gastos, estabelecer metas e controlar investimentos. Ao oferecer uma visão detalhada do orçamento pessoal, a plataforma permite uma administração mais eficaz do dinheiro e auxilia os usuários a alcançar seus objetivos.

 

Higlobe

 

Mês da Mulher: qual é o cenário para lideranças femininas nas empresas?

Segundo a presidente da Mark Up, a igualdade de gênero evoluiu nas empresas, mas é preciso mais ações afirmativas e sociais para acabar com disparidades ainda existentes 

 

O Mês da Mulher não é apenas um período de celebração, mas também uma época que promove discussões essenciais sobre a igualdade de gênero. Especificamente no contexto das lideranças femininas nas empresas, há avanços, mas ainda existem disparidades a serem superadas.


Em 2023, o percentual de 10% de lideranças femininas comandando as empresas da Fortune 500 nos Estados Unidos foi registrado. No Brasil, cerca de 17% das mulheres ocupam cargos de CEOs, de acordo com o estudo “Panorama Mulheres 2023”, realizado pelo Talenses Group em parceria com o Insper.


Silvana Torres, fundadora e presidente da Mark Up, uma empresa de brand experience que desenvolve estratégias de relacionamento B2B baseadas em Business Intelligence. Com três décadas de atuação no mundo do live marketing, em sua empresa Mark Up, a igualdade de gênero é uma realidade: 55% da equipe é composta por colaboradoras, e 76% delas ocupam posições de liderança. No entanto, Silvana reconhece que ainda há desafios a serem enfrentados, como a disparidade salarial e a falta de representação nos cargos de gestão. A busca por equilíbrio entre vida pessoal e profissional também é um obstáculo a ser superado. “Ainda vemos no mercado a disparidade de salários, falta de representação nos cargos de gestão, desafios para equilibrar o lado pessoal e profissional, entre outros obstáculos. Por isso, iniciativas que promovem a diversidade e a inclusão, como programas de mentoria, oportunidades exclusivas e redes de apoio, são fundamentais para criar ambientes mais equitativos e justos para as mulheres, sejam elas líderes ou não”, explica.


Portanto, é fundamental continuar promovendo ações afirmativas e sociais para avançar na conquista de uma sociedade mais igualitária e justa. O caminho está sendo trilhado, mas ainda há muito a ser feito para garantir que as mulheres ocupem cada vez mais espaços de liderança nas empresas.


Novas regras da publicidade médica passam a valer a partir de 11 de março

Médicos terão mais liberdade para divulgar postagens nas redes sociais, desde que sigam as regras em vigor

 

Após três anos de estudos, entrará em vigor, no dia 11 de março, a Resolução 2.336/2023, do Conselho Federal de Medicina (CFM), que trata sobre as novas regras da publicidade médica. Entre outras atualizações, a norma permite que os profissionais divulguem o chamado “antes” e “depois”, preços cobrados por consultas e como funcionam os tratamentos, mostrando o dia a dia de trabalho nas redes sociais de forma elaborada, desde que as publicações estejam alinhadas com os princípios éticos e demais regras da resolução. 

Para a Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), embora as possibilidades de divulgação tenham sido ampliadas, os profissionais devem ter prudência e se atentarem para as regras, uma vez que o caráter informativo e educativo deve ser preservado. Não será permitido, por exemplo, postar imagens que produzam concorrência desleal e conteúdos sensacionalistas, nem utilizar imagens manipuladas. Republicar comentários e elogios de pacientes fica liberado, assim como realizar campanhas promocionais. 

O objetivo da Resolução, segundo o CFM, é permitir a promoção das virtudes da medicina. Assim, a partir de agora, os posts serão regulamentados e os profissionais poderão elaborar um conteúdo mais rico e atraente para o seu público nas mídias sociais, com critérios que permitem uma produção semelhante à realizada pelos chamados influencers, mas com a devida orientação, a fim de que não haja prejuízo ao cumprimento do Código de Ética e à privacidade do paciente. 

“De modo geral, as novas orientações garantem maior segurança jurídica aos médicos em relação ao julgamento de suas condutas publicitárias no âmbito dos respectivos Conselhos Regionais de Medicina. Ainda que as novas regras sejam cumpridas à risca, é preciso estarmos atentos sobre os possíveis impactos que as flexibilidades trazidas podem causar a estes profissionais em processos cíveis, principalmente no que tange àqueles que discutam a insatisfação estética dos pacientes quanto ao resultado”, afirma o presidente da Anadem, Raul Canal.

 

Como ficará?

Em suas publicações, os médicos deverão incluir o nome; o número do CRM (Conselho Regional de Medicina); e, se for especialista, informar também o RQE (Registro de Qualificação de Especialista). Caso o profissional seja pós-graduado, poderá indicar o aperfeiçoamento profissional, desde que inclua a inscrição “não especialista”. Já para clínicas e hospitais, serão exigidos o nome do diretor técnico-médico com o respectivo CRM e do diretor técnico com o RQE, caso haja oferta de especialidades médicas. 

Médicos e estabelecimentos devem assegurar a disponibilidade das informações exigidas pela Resolução em plataformas como redes sociais, blogs e sites. A Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) supervisionará a divulgação de temas específicos e analisará postagens de terceiros ou de pacientes para identificar irregularidades.

 

Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética - Anadem

 

Sua empresa pode estar jogando dinheiro fora!: Os perigos de investir errado no marketing

 

Muitas pessoas acreditam que a sua empresa está investindo em marketing, quando na verdade ele está investindo em uma área muito limitada que não traz os resultados esperados, explica a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula 

 

O marketing nunca foi tão importante para o sucesso de uma empresa, por isso, cada vez mais empreendedores têm investido nesse setor do seu negócio, mas um problema muito comum é acreditar que o que está sendo feito é suficiente, quando na verdade seus esforços se concentram em apenas 1% do que o marketing pode oferecer, afirma a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula. 

O marketing muitas vezes é reduzido a apenas uma das suas áreas como, por exemplo, o marketing de conteúdo, e as empresas acreditam que isso é tudo que ela pode oferecer, quando na verdade ela é bem mais ampla e pode ser necessário mais de um profissional para atender a demandas específicas da empresa”, explica.

 

Cada área tem um objetivo

O marketing é composto por diversas áreas diferentes e cada uma tem um objetivo específico, podendo ou não serem usadas em paralelo, explica Jennifer de Paula. 

Temos, por exemplo, o marketing de conteúdo, que gera conteúdo direcionado para o público de determinado negócio, mas também temos o marketing de relacionamento, que busca criar conexões com o público, ele pode conter o marketing de conteúdo, mas também utilizar outras técnicas”. 

Mas supomos que alguma empresa busca, na verdade, uma melhor comunicação com seus funcionários, ela não deve investir em marketing de conteúdo e sim no endomarketing, que é voltado para isso, mas se ela quer aumentar as vendas, ela não deve investir em endomarketing e sim em e-mail marketing ou tráfego pago. Ou seja, não basta ser genérico ao dizer que investe em “marketing”, quanto mais específico, melhores serão seus resultados”, explica Jennifer de Paula.

 

Qual área do marketing devo investir?

De acordo com Jennifer de Paula, o primeiro passo para ter uma estratégia mais bem direcionada é definir objetivos claros para a sua empresa. 

A empresa deve, inicialmente, identificar claramente seus objetivos, seja aumentar as vendas, fortalecer a marca ou ampliar a presença digital, depois disso, deve apresentar esses objetivos ao profissional de marketing e ele será capaz de alinhar estratégias específicas que atendam às metas estabelecidas”. 

Quando se compreende de maneira precisa as necessidades e da empresa, o profissional pode direcionar os esforços para a área de marketing mais eficaz, o que, além de trazer resultados alinhados aos objetivos do negócio, também ajuda a empresa a economizar ao evitar investimentos desalinhados que podem significar literalmente dinheiro jogado fora quando não se tem estratégia”, explica Jennifer. 

 

 Jennifer de Paula - Jennifer de Paula é Pós Graduada com MBA em Marketing e Negócios Interativos, diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de seguidores nas redes sociais. A especialista é referência no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital.

 

Mulheres ganham cada vez mais destaque no mercado imobiliári

 

Apesar dos desafios, colaboradoras vêm conquistando respeito e espaço em mercado historicamente dominado por homens; hoje, mulheres em importantes construtoras de Goiânia estão nos escritórios, obras e à frente de departamentos 

 

Com a chegada de mais um 08 de março, é imperativo refletir sobre a presença feminina em setores historicamente dominados por homens, como a construção civil e o setor imobiliário. Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), divulgada pelo Ministério do Trabalho, em 2010, 7,8% dos trabalhadores formais do setor eram mulheres, enquanto em 2021, esse número aumentou para 10,85%. Apesar do crescimento tímido, é fato que mulheres têm conquistado espaços cada vez mais significativos nesse mercado, liderando equipes e até configurando maioria da equipe nas grandes empresas em Goiânia.

É o caso da Sousa Andrade Construtora, em que 54% da equipe é composta por mulheres. Juliana Queiroz, que é superintendente de Incorporação e Projetos da Sousa Andrade, explica que, apesar das mulheres estarem mais presentes no backoffice do que nos canteiros de obras, o número já é um indicativo de mudança no cenário imobiliário. “Na empresa temos programas de desenvolvimento que valem para todos os colaboradores, mas vemos claramente como as mulheres têm ganhado destaque. Ter mais mulheres no time do escritório nos mostra como força de trabalho feminina pode agregar em diversas frentes dentro do mercado de imóveis”, diz.

Já na EBM Desenvolvimento Imobiliário, maior construtora da região Centro-Oeste, são 362 mulheres, em que 27 delas ocupam cargos de liderança na coordenação ou gestão de equipes. O número de destaque vai justamente para a quantidade de mulheres nos canteiros de obras – são 122. “O detalhismo, atenção e cuidado fazem com que as mulheres sejam mais solicitadas para acabamento de obras, finalização de detalhes e revestimento, por exemplo”, explica Thais Nayara Aguiar Martins, coordenadora de obras da EBM.

Thais afirma que é visível o aumento da quantidade de mulheres no mercado, o que reflete uma mudança positiva no cenário rumo à igualdade de gênero. “Acredito que nós, mulheres, somos mais comunicativas e empáticas, o que ajuda a estabelecer uma conexão com o cliente e compreender suas necessidades. Temos também facilidade para realizar múltiplas tarefas e somos mais adaptáveis a mudanças”, justifica.

Na CMO Construtora, entre os canteiros de obras e os escritórios administrativos, são 78 mulheres, com 15 delas em cargos de liderança na empresa, sendo que todos os departamentos contam com profissionais do sexo feminino. Para a gerente do departamento comercial da CMO, Fátima Stival, que comanda uma equipe de 11 pessoas, a força de trabalho feminina tem ganhado cada vez mais o merecido valor no segmento imobiliário. “Nós seguimos uma filosofia de trabalho muito pautada pelo planejamento, o engajamento cuidado, uma gestão ativa e participativa, assim como o envolvimento da equipe na busca de resultados. São quesitos que demonstram como a postura feminina de conduzir, orientar e executar o trabalho é assertiva, comprometida e cuidadosa”, diz. Nesse sentido, a construtora investe na realização de algumas ações de qualificação, como o projeto de patrocínio de bolsas de estudo, com o intuito de incentivar a capacitação, o desenvolvimento individual e em equipe.


Desafios

De fato, a entrada das mulheres no mercado da construção não apenas quebra estereótipos de gênero, como também traz benefícios tangíveis para o setor, afinal, a diversidade de ideias e perspectivas resulta em soluções mais inovadoras e eficazes. “As mulheres costumam ter uma percepção mais ampla e sistêmica do negócio, e, ao mesmo tempo, estão sempre atentas aos detalhes. Ao nos aprofundarmos nos assuntos do setor, conseguimos agregar esse ponto de vista que é muito importante para a empresa”, esclarece a superintendente da Sousa Andrade.

Apesar do claro avanço do público feminino, ainda persistem desafios no mercado, como a desigualdade salarial e a sub-representação em cargos de liderança. Um cenário que já não se vê hoje na Sousa Andrade, visto que existe uma forte presença de mulheres à frente de departamentos como Engenharia, Comercial, Incorporação, Projetos, Jurídico, Secretaria de vendas e repasse e Gente, além da equiparidade salarial entre os gêneros. “Um grande exemplo a ser seguido por outras empresas”, afirma Juliana.

Ainda segundo a profissional, para trilhar uma carreira – em qualquer área, mas principalmente nas que ainda são predominantemente masculinas – é necessário acreditar em si mesma. “É importante termos domínio de conteúdo, acreditarmos em si e sermos firmes em nossas colocações. Precisamos ter todas atribuições que qualquer bom profissional precisa ter, porém os desafios ainda nos exigem mais pulso”, reitera.

Thais também lembra que lembra que conciliar a vida profissional e pessoal ainda é um desafio, visto que as mulheres continuam enfrentando expectativas desproporcionais em relação à gestão do lar e família. “Essa perspectiva pode impactar a percepção sobre nossa disponibilidade e comprometimento com papéis de liderança e alta demanda. Por isso, muitas vezes, precisamos provar nossa capacidade para alcançar o mesmo reconhecimento e ter as mesmas oportunidades que os homens”, diz a coordenadora de obras da EBM.

Felizmente, Thais comemora o apoio que sempre recebeu da empresa, que investe em qualificação, treinamento e projeção de carreira para suas colaboradoras. “Na EBM, a liderança estabelece relações de confiança com as profissionais que são mulheres, a fim de escutá-las e estabelecer estratégias que atendem suas necessidades. Para mães, a título de exemplo, é oferecido um benefício chamado auxílio-creche, que ajuda nos cuidados com filhos pequenos. Assim, vamos conquistando lugares cada vez mais importantes”, assegura.


Incentivo ao crescimento

A diretora de empreendimentos da Consciente Construtora e Incorporadora, Camila Inácio, relata os esforços da empresa para aumentar a representatividade feminina na construção civil. "Promovemos iniciativas para a ascensão feminina, contando com colaboradoras em todas as esferas de trabalho e mais de 100 profissionais ativas no administrativo e operacional”, destaca. Ela ressalta a importância do programa desenvolvido pela empresa, 'Empodera', que discute tanto questões femininas quanto experiências profissionais das colaboradoras.

Camila enfatiza a necessidade de aumentar e celebrar a presença feminina para promover a igualdade de gênero como um processo natural na empresa. “Quanto maior a presença feminina, mais significativa a discussão sobre sua importância”, conclui, apontando para o impacto positivo dessa estratégia na cultura corporativa e no setor como um todo.

Na Brasal Incorporações, os dados do aumento do número de mulheres surpreendem – a porcentagem passa dos 2500% nos últimos 10 anos. “Nos cargos de liderança elas dominam aqui na filial de Goiânia e das oito cadeiras de coordenação e gerência, cinco são delas”, explica a psicóloga e analista de gestão de pessoas, Júlia Nunes. Ela destaca que a empresa pratica a valorização da confiança como geradora de resultados, independentemente do gênero, e oferece benefícios especiais para as mulheres, como licença maternidade estendida para 5 meses, incluindo um kit natalidade para as mães funcionárias.

 

Eleições 2024: Band acerta datas dos primeiros debates com os candidatos a prefeito

 

Eduardo Oinegue e Adriana Araújo durante
mediação do debate em 2022.
Crédito: Renato Pizzutto/Band

Encontros do primeiro turno devem acontecer entre 6 e 8 de agosto

 

Uma reunião realizada no início desta semana com representantes dos partidos e a direção de Jornalismo do Grupo Bandeirantes definiu as datas dos primeiros debates dos candidatos a prefeito, como já é tradição na emissora. Os confrontos devem ocorrer entre os dias 6 e 8 de agosto. Já nos municípios que tiverem segundo turno, os encontros serão realizados de 8 a 10 de outubro.

 

Ao longo dos meses que antecedem a votação, o público poderá interagir diretamente com os políticos em busca de soluções para os problemas das regiões. “Nossa cobertura estará focada no dia a dia da vida das grandes, médias e pequenas cidades. Sendo uma eleição municipal, vamos investir muito nisso. O eleitor terá uma presença importante em todo esse processo. Vamos também levantar os horizontes nacionais porque essa campanha de 2024 terá muito a ver com a de 2026, evidentemente”, avalia Fernando Mitre, diretor Nacional de Jornalismo da Band.

 

Outra novidade é o projeto “Nossa Cidade”, que abordará as dificuldades que a população enfrenta diariamente, como transporte ruim, falta de medicamentos e ensino precário. As administrações serão avaliadas por meio do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que reconhece o bom trabalho dos prefeitos no Prêmio Band Cidades Excelentes. 

O canal ainda vai contar com o tradicional Band Eleições, que terá três edições locais e uma nacional.


Em março, Dia Mundial da Água inspira visitas guiadas, oficinas, música e dança no Museu da Energia em Salesópolis, cidade nascente do rio Tietê

Ao longo do mês, museu que abriga uma usina histórica instalada no Rio Tietê oferece apresentações artísticas, visita guiadas e passeios em trilhas de Mata Atlântica 


Celebrando o Dia Mundial da Água (22/03), o Museu da Energia de Salesópolis, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, promove uma série de atividades em torno da temática ao longo de março, como oficinas e atrações artísticas. As atividades também incluem visitação à fauna e flora da Mata Atlântica próxima à nascente do rio Tietê, por meio de trilhas e observação de pássaros.

Inaugurando a agenda do mês, entre 05 e 09 de março, o Museu oferece visitação gratuita ao roteiro “Caminhos da Energia”, que apresenta a importância da água na geração de energia em usinas hidrelétricas. 


Dia Mundial da Água 

Entre os dias 19 e 22 de março, o Museu organiza duas atividades sobre a importância da água para a vida, ambas com o patrocínio da EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê. Na primeira delas, o passeio guiado “As águas que você não vê - Educação Ambiental pelas águas do Tietê” permite aos visitantes entenderem conceitos importantes como economia de água e as peculiaridades do rio Tietê, a partir de ecokits que avaliam a qualidade da água. O roteiro acontece entre os dias 19 e 21 de março e 

No Dia Mundial da Água, 22 de março, o Museu oferece a atividade cultural “Das Águas às Cirandas” com o grupo cultural Fuá de Cá. A atividade consiste na apresentação de cantigas que trazem a água como tema e convida os participantes a refletirem sobre a importância desse recurso vital.

O apoio da EDP ao Museu acontece através do Programa de Ação Cultural (ProAC), lei de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.


Caminhada na Trilha

Fechando a agenda de março, o Museu oferece, ainda, uma caminhada pela “Trilha da Figueira” no dia 30. O trajeto é acessível para crianças e adultos e possibilita aos visitantes conhecerem a biodiversidade da Mata Atlântica, além de contemplar uma figueira centenária com mais de 20 metros de altura. 

Algumas atividades são gratuitas e outras necessitam de ingresso. Para mais informações, entre em contato no WhatsApp (11) 99115-0020 ou pelo e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br.

 

Serviço

Programação de março

Local: Museu da Energia de Salesópolis - Estrada dos Freires, km 06 - Salesópolis/SP

Atrações:

1) Até 09/03 – Semana de Gratuidade - 26 anos da FES (Visita ao roteiro “Caminhos da Energia”), das 10h às 16h15 

Público-alvo: livre

Inscrição: gratuita

 

2) 19/03 a 21/03 - As águas que você não vê - Educação Ambiental pelas águas do Tietê, às 10h (Patrocínio: EDP Brasil)

Público-alvo: todos os públicos, com limite máximo de 10 participantes por grupo

Inscrições: R$ 11,00 por pessoa, com agendamento prévio no WhatsApp do Museu da Energia Salesópolis (11) 99115-0020 ou e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br

 

3) 22/03 – Das Águas às Cirandas: contação de histórias e apresentação com o grupo cultural Fuá de Cá, às 10h (Patrocínio: EDP Brasil)

Público-alvo: público geral de 10 a 70 anos e limitação de 40 pessoas. 

 

4) 30/03 – Caminhada na Trilha da Figueira, às 10h

Público-alvo: a partir de 7 anos, com limite máximo de 15 participantes por grupo

Inscrições: R$ 16,00 por pessoa com agendamento prévio no WhatsApp do Museu da Energia Salesópolis (11) 99115-0020 ou e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br

 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

 

Site: http://www.museudaenergia.org.br/

Instagram: @museudaenergia 

Facebook: https://www.facebook.com/museudaenergia

YouTube: https://www.youtube.com/c/MuseudaEnergia



Sobre a EDP no Brasil

O grupo EDP atua em quatro regiões mundiais – América do Norte, Ásia Pacífico, Europa e América Latina - e está presente no Brasil há mais de 27 anos. Suas empresas, EDP Brasil e EDP Renováveis Brasil, possuem R$ 41 bilhões em ativos no país, caracterizando essa como a segunda maior operação do grupo. A empresa conta com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados no Brasil e atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, além de desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e hidrogênio verde. A EDP oferece ainda soluções de energia voltadas ao mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Em Distribuição atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo.

Referência em ESG, a EDP voltou a ser reconhecida como a empresa elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no índice de Igualdade de Género da Bloomberg. Em seus mercados de atuação na Europa e América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP conquistou o Top Employer 2024, além de ter sido eleita por quatro anos consecutivos a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico.

Site: https://www.edp.com.br/

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Nova Resolução de Publicidade Médica: Mudanças e Implicações

 Patricia Vasconcellos – CEO da Destak Consultoria- fala sobre o tema

 

Uma nova resolução de publicidade médica, a Resolução CFM nº 2.336/2023, está programada para entrar em vigor em 11 de março, marcando um avanço significativo nas práticas de comunicação na área médica. Esta resolução apresenta mudanças importantes nas diretrizes de publicidade para profissionais médicos, trazendo maior clareza e liberdade em certos aspectos.

 

As atualizações permitem que os médicos tenham algumas liberdades nas redes sociais, como a divulgação de imagens "antes e depois" para fins educativos, repostagem de elogios, anúncios de preços de consultas e procedimentos, além da realização de campanhas promocionais. No entanto, é fundamental ressaltar que essas práticas devem estar em conformidade com os requisitos estabelecidos pela resolução.

 

Patrícia Vasconcellos, CEO da Destak Consultoria Médica, compartilha sua perspectiva sobre essas mudanças: "Esta nova resolução representa um passo significativo para a comunidade médica. Oferece uma maior clareza nas práticas de publicidade, ao mesmo tempo que garante a ética e a transparência nas comunicações entre médicos e pacientes."

 

As novas diretrizes estabelecem requisitos específicos para peças de publicidade/propaganda, incluindo a obrigação de incluir informações como nome, número de registro no CRM e especialidade do médico. Além disso, a utilização de redes sociais para fins publicitários deve ser feita de maneira ética, evitando sensacionalismo ou concorrência desleal.

 

A resolução também permite a utilização de testemunhos de pacientes em redes sociais dos médicos, desde que sejam sóbrios e não prometam resultados exagerados. Patrícia Vasconcellos acrescenta: "É importante que os médicos ajam com responsabilidade ao compartilhar experiências de pacientes em suas redes sociais, garantindo sempre a integridade e o respeito aos mesmos."

 

Essas mudanças representam um avanço significativo na maneira como os médicos podem se comunicar com o público, proporcionando maior transparência e informação aos pacientes.

 

Para mais informações sobre a resolução, consulte a íntegra da Resolução CFM nº 2.336/.


Programa de Concessões Rodoviárias gera mais de 15 mil empregos no primeiro bimestre de 2024

  

 Fonte: ARTESP
Vagas geradas pelas concessionárias fomentam o mercado de trabalho e impulsionam a economia do Estado

 

O Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo registrou, neste primeiro bimestre de 2024, mais de 15 mil novos postos de trabalho, entre diretos e indiretos, gerados pelas concessionárias integrantes do programa, que é supervisionado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP). São 20 concessionárias, atuando em 11,1 mil quilômetros de rodovias, o que representa mais de 40% da malha estadual, abrangendo 335 municípios.

 

Responsáveis pela operação, manutenção e melhorias das rodovias, as concessionárias desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e na segurança viária, além de fomentar o mercado de trabalho, oferecendo oportunidades de emprego em diversas áreas, desde a administração até a manutenção das vias.

 

“O investimento em infraestrutura, como o realizado por meio das concessões rodoviárias, não apenas melhora a qualidade de vida dos cidadãos ao garantir estradas mais seguras e eficientes, mas também atua como um catalisador do crescimento econômico”, destaca Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP. “Esses números refletem não apenas a vitalidade do setor rodoviário, mas também o impulso que o investimento em infraestrutura proporciona à economia do estado”, completa o diretor.

 

As vagas geradas estão distribuídas por diferentes localidades, abrangendo regiões como São Paulo, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, Marília, Araçatuba, Andradina, Caraguatatuba, São Sebastião, Barueri, Osasco, Sorocaba, entre outras. Esse impacto positivo não só promove a dinamização da economia local, mas também fortalece a infraestrutura rodoviária do estado, vital para o desenvolvimento socioeconômico de São Paulo.

 

Para quem busca oportunidade de trabalho nas rodovias concedidas, os sites das concessionárias e as redes sociais da ARTESP disponibilizam informações detalhadas sobre as vagas abertas, os requisitos e os processos de seleção.


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