Muitas pessoas acreditam que a sua empresa está investindo em marketing, quando na verdade ele está investindo em uma área muito limitada que não traz os resultados esperados, explica a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula
O marketing nunca foi tão importante para o sucesso de uma empresa, por isso, cada vez mais empreendedores têm investido nesse setor do seu negócio, mas um problema muito comum é acreditar que o que está sendo feito é suficiente, quando na verdade seus esforços se concentram em apenas 1% do que o marketing pode oferecer, afirma a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula.
“O marketing muitas vezes é reduzido
a apenas uma das suas áreas como, por exemplo, o marketing de conteúdo, e as
empresas acreditam que isso é tudo que ela pode oferecer, quando na verdade ela
é bem mais ampla e pode ser necessário mais de um profissional para atender a
demandas específicas da empresa”, explica.
Cada área tem um
objetivo
O marketing é composto por diversas áreas diferentes e cada uma tem um objetivo específico, podendo ou não serem usadas em paralelo, explica Jennifer de Paula.
“Temos, por exemplo, o marketing de conteúdo, que gera conteúdo direcionado para o público de determinado negócio, mas também temos o marketing de relacionamento, que busca criar conexões com o público, ele pode conter o marketing de conteúdo, mas também utilizar outras técnicas”.
“Mas supomos que alguma empresa
busca, na verdade, uma melhor comunicação com seus funcionários, ela não deve
investir em marketing de conteúdo e sim no endomarketing, que é voltado para
isso, mas se ela quer aumentar as vendas, ela não deve investir em
endomarketing e sim em e-mail marketing ou tráfego pago. Ou seja, não basta ser
genérico ao dizer que investe em “marketing”, quanto mais específico, melhores
serão seus resultados”, explica Jennifer de Paula.
Qual área do
marketing devo investir?
De acordo com Jennifer de Paula, o primeiro passo para ter uma estratégia mais bem direcionada é definir objetivos claros para a sua empresa.
“A empresa deve, inicialmente, identificar claramente seus objetivos, seja aumentar as vendas, fortalecer a marca ou ampliar a presença digital, depois disso, deve apresentar esses objetivos ao profissional de marketing e ele será capaz de alinhar estratégias específicas que atendam às metas estabelecidas”.
“Quando se compreende de maneira precisa as necessidades e da empresa, o profissional pode direcionar os esforços para a área de marketing mais eficaz, o que, além de trazer resultados alinhados aos objetivos do negócio, também ajuda a empresa a economizar ao evitar investimentos desalinhados que podem significar literalmente dinheiro jogado fora quando não se tem estratégia”, explica Jennifer.
Jennifer de Paula - Jennifer de Paula é
Pós Graduada com MBA em Marketing e Negócios Interativos,
diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma
agência de comunicação internacional. Responsável por
gestão de mídias sociais, carreira,
posicionamento de marca, comunicação integrada e
construção de autoridade no mercado de profissionais que
somam milhões de seguidores nas redes sociais. A especialista é
referência no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital.
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