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sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Inteligência de crédito tem vagas em aberto e a expectativa de contratação para 2024 impulsiona o crescimento do setor

Mercado de trabalho na área de tecnologia apresenta muita demanda e oportunidades


Segundo o Ministério do Trabalho, o desaquecimento das contratações é evidente no mercado formal. Nos sete primeiros meses do ano, o País gerou 1,2 milhão de empregos com carteira assinada, 28% menos que em igual período de 2022.

Entretanto, algumas empresas estão na contramão dos números apresentados. É o caso TMB Educação, fintech especializada em crédito educacional, que atua com inteligência de crédito. A empresa está com diversas vagas abertas, principalmente na área de tecnologia.

De acordo com Renato Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB, “o setor está sujeito a mudanças econômicas, tecnológicas e sociais, e fatores como a oferta e demanda de empregos, a qualificação dos candidatos e a situação econômica de um país influenciam a dinâmica desse mercado. Nossa empresa tem uma alta demanda de profissionais de tecnologia, só neste ano já contratamos 48 profissionais e temos algumas posições em aberto. Importante o candidato ter vontade de fazer acontecer, correr atrás, um dos valores da TMB é “Você é o seu Futuro”, ou seja, em uma instituição que cresce muito todos os meses como a nossa, tem inúmeras oportunidades.

Para Boesso, há uma crescente demanda por profissionais de TI devido à digitalização de empresas, avanços tecnológicos e transformação digital. “Estamos com vagas nas seguintes posições: customer success, analista de telemarketing, analista de dados, desenvolvedor sênior,  desenvolvedor pleno e  desenvolvedor Júnior, a maior demanda é para tecnologia.  E a nossa expectativa para 2024 é  de contratar 52 pessoas”, comenta.

O mercado de trabalho no ramo tecnológico é frequentemente descrito como aquele com muita demanda e oportunidades. Entretanto, Boesso defende que alguns aspectos importantes precisam ser considerados:

Diversidade de Funções: A área TI abrange uma ampla gama de funções, desde desenvolvimento de software e engenharia de dados até segurança cibernética e design de experiência do usuário (UX).

Habilidades em Alta: Ter habilidades em programação, análise de dados, aprendizado de máquina, inteligência artificial e cibersegurança é altamente valorizado.

Inovação Constante: A tecnologia evolui rapidamente, o que significa que os profissionais precisam estar atualizados com as últimas tendências e tecnologias.

Remuneração Atrativa: Os salários na área de tecnologia costumam ser competitivos devido à alta demanda por profissionais qualificados.

Flexibilidade de Trabalho: Muitas empresas de tecnologia oferecem opções de trabalho remoto ou horários flexíveis.

Certificações e Educação Contínua: Investir em certificações e educação contínua é fundamental para avançar na carreira de tecnologia.

A situação do mercado de trabalho pode variar dependendo da localização geográfica e das condições econômicas. Para aqueles interessados em ingressar no setor de tecnologia, é importante identificar as áreas de interesse e adquirir as habilidades necessárias.

As vagas da TMB Educação estão disponíveis no site ou nas redes sociais @tmbeducacao.

 


Reinaldo Boesso - CEO da TMB Educação, uma fintech especializada em crédito educacional, que tem como grande missão democratizar o conhecimento para transformar a economia através da educação. É formado em Análise de Sistema e possui pós-graduação em gestão empresarial e gestão de projetos. Também é especialista financeiro liderando times de M&A em fundos de investimento.

TMB
site ou pelo @tmbeducacao.

 

Empreendedorismo popular é sonho nas favelas

Sebrae atua no apoio à formalização, na capacitação e orientação dos empreendedores. Dia da Favela é comemorado em 4 de novembro


Cerca de 5,2 milhões de empreendedores. Essa é a quantidade de donos de pequenos negócios que vivem nas mais de 13,5 mil favelas de todo o país. Os dados fazem parte da pesquisa Data Favela 2023. O levantamento também observou que o maior sonho profissional para 35% das pessoas que vivem nessas comunidades é abrir o próprio negócio. Neste sábado (4), quando é comemorado o Dia da Favela, o Sebrae ressalta o seu papel na capacitação e estímulo ao empreendedorismo nessas regiões que reúnem cerca de 18 milhões de habitantes. "Trabalhamos, em todo país, com o empreendedorismo popular com projetos de inclusão produtiva. São ações efetivas que permitam que essas famílias possam superar as dificuldades. Dessa forma, com geração de emprego e renda. É preciso criar oportunidades para que se tornem ativamente produtivos e capazes. O Sebrae atua para que a população que está na favela também realize o seu sonho de empreender", ressalta Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

Neste ano, o Sebrae realizou diferentes edições locais da Expo Favela, uma feira de negócios que reuniu e deu visibilidade para empreendedores e startups das comunidades. Além disso, esse foi um espaço para tirar dúvidas sobre formalização e regularização do Microempreendedor Individual (MEI), precificação, gestão do tempo e planejamento, entre outros temas. “Em um evento com esse porte, conseguimos apresentar e conhecer novas empresas e ter contato com empreendedores de diferentes comunidades”, comenta Anderson Marcelo, empresário da Delivery de Favela, do Rio de Janeiro.

“Os empreendedores de favelas são sedentos por oportunidades para alavancar seus negócios. Em todas as atividades do Sebrae houve uma rotatividade alta porque esses empresários estavam em busca de conhecimento”, explica Carla Panisset, coordenadora de Empreendedorismo Social do Sebrae Rio.

Na cidade carioca também é realizado o projeto Comunidade Sebrae, que está atualmente em 18 favelas, totalizando mais de 100 comunidades. Já são mais de 41 mil atendimentos com foco em oferecer oportunidades para uma economia competitiva, inclusiva e sustentável.

O empresário Carlos Pedro da Silva, um dos fundadores da empresa Carteiro Amigo, conta que há 21 anos trabalha com o Sebrae no Rio de Janeiro. A empresa é responsável pela distribuição e digitalização de postagem e entregas nas favelas da capital carioca. “Com a orientação do Sebrae, conseguimos otimizar o tempo, o espaço, conseguimos mudar o local da loja. Tudo isso representou uma grande mudança na rotina do nosso negócio”, destaca.

Além disso, com a experiência de conhecer as principais dificuldades de quem empreende em favelas, o Sebrae Rio também promoveu o programa gratuito Top Empreendedor. Por meio de capacitações e consultorias, os participantes conheceram práticas do mercado para aprimorar a gestão do negócio.


Projetos sociais e Jornada empreendedora

Saindo das ações para as comunidades cariocas, o Sebrae também atua no Morro das Pedras, da Região Oeste de Belo Horizonte. Por lá, as empreendedoras locais criaram a “Barbie” do morro. Essas mulheres fazem parte do projeto Ully – uma ação social que incentiva o empreendedorismo feminino na comunidade com o apoio do Sebrae Minas. A iniciativa, que oferece cursos e oficinas de panificação, costura, crochê, beleza e estética, foi apresentada na Expo Favela Minas.

“Queremos prepará-las para que possam ser donas de suas próprias vidas, sejam mais independentes e ganhem autoestima para que sigam em frente, criem seus filhos e tenham uma opção de sustento para suas famílias”, explica Eliete Jesus dos Santos, idealizadora do projeto que transforma a vida de 800 mulheres.

O grupo Famílias Empreendedoras do Bairro Coqueiros, também na capital mineira, que atende 40 moradores das comunidades da região Noroeste, foi outra que recebeu atenção do Sebrae Minas. Carmen Lúcia de Matos Barcelos, idealizadora do grupo, passou pela Jornada Empreendedora e junto a outras quatro mulheres, criou uma feira de expositores sempre no segundo domingo do mês. “As orientações ajudaram a ampliar minha visão sobre os negócios e de como poderia transformar o lugar onde moro desde 1976”, explica Carmem.

O professor Miltinho Souza, da comunidade Cabana do Pai Tomás, na região Oeste de Belo Horizonte, é outro que foi capacitado por meio da Jornada Empreendedora. Antes atuando como professor particular, hoje ele treina docentes recém-formados e estudantes da comunidade, ensinando sua técnica criada a partir da experiência que teve em estudar com a filha. Com o Sebrae ele recebeu orientações sobre planejamento, marketing digital, precificação e atendimento ao cliente, além de consultorias individuais para estruturação de um novo modelo de negócio.

Agora, além das aulas e para estimular o empreendedorismo na comunidade, Miltinho também teve a ideia de comercializar, no local onde ensina, produtos feitos pelos pais dos alunos. “A gente aprende ensinando. Meu objetivo é ajudar as pessoas que têm dificuldade com a matemática, por exemplo, para que aprendam e possam ensinar. Além disso, por meio de parcerias estratégicas, conseguimos também oferecer novas oportunidades e expectativas de vida para os moradores da comunidade”, justifica o professor.

A programação da Jornada Empreendedora, criada em 2019, inclui seis palestras sobre os temas: como se tornar microempreendedores individuais (MEI), vantagens da formalização e do cooperativismo, como potencializar as vendas pelas redes sociais, controle financeiro, fluxo de caixa, precificação de produtos, criação de modelos de negócios e como melhorar o atendimento e fidelizar clientes.


Projeto Mães da Favela SEBRAE

Projeto Mães da Favela foi criado pela Central Única das Favelas (CUFA) e tem o apoio do Sebrae. O objetivo é levar renda e auxiliar todas as mães “solo” que vivem nas favelas dos 17 estados do Brasil e do Distrito Federal.

O Sebrae apoia a iniciativa e está aqui para te ajudar a transformar a sua realidade por meio do conhecimento e do empreendedorismo. Preparamos uma série de conteúdos e cursos gratuitos selecionados especialmente para que você em frente o desafio de ter o seu próprio negócio!

Na cidade carioca também é realizado o projeto Comunidade Sebrae, que está atualmente em 18 favelas, totalizando mais de 100 comunidades. Já são mais de 41 mil atendimentos com foco em oferecer oportunidades para uma economia competitiva, inclusiva e sustentável.


Golpes em bancos digitais: desafios jurídicos e proteção ao consumidor

Clientes devem monitorar regularmente suas contas bancárias, transações e atividades suspeitas


Durante a era virtual, os bancos digitais e as fintechs surgiram como protagonistas do mercado financeiro, oferecendo aos consumidores a facilidade e conveniência de operações ágeis e práticas. No entanto, essas facilidades e conveniências são acompanhadas do lado sombrio: a vulnerabilidade dos sistemas digitais que, muitas vezes, são explorados por golpistas para a prática de crimes financeiros. 

A cada dia que passa, o número de bancos digitais e fintechs autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN) para operar com PIX e CDC (Crédito Direto ao Consumidor) aumenta, mas, infelizmente, também cresce o número de golpes. Atualmente temos aproximadamente 800 fintechs que estão autorizadas pelo BACEN a operar com essas modalidades financeiras. 

Golpistas habilidosos exploram as vulnerabilidades dos sistemas destas instituições e assim buscam vantagens ilícitas, aplicando “golpes” e ainda movimentam os recursos obtidos por estes golpes dando a conotação de lavarem este dinheiro, trazendo enormes prejuízos aos consumidores destes serviços bem como às instituições que operam neste mercado.

De acordo com Paulo Akiyama, advogado que atua na área de direito empresarial, é importante destacar os desafios jurídicos que envolvem os golpes em clientes dos bancos digitais. “Os operadores dos sistemas digitais, tanto bancos como fintechs têm a obrigação de proteger as informações dos clientes. Caso ocorra uma violação de dados devido à negligência da instituição, os usuários têm o direito de buscar reparação por eventuais perdas e danos”, revela.

Nesse cenário é importante orientar os consumidores. “Adotar práticas seguras, como a escolha de senhas robustas e a verificação de autenticidade dos sites, os clientes contribuem ativamente para sua própria proteção. Importante também ao receberem ligações telefônicas que se identificam serem do banco, que confirme antes de fornecer qualquer dado, os bancos não solicitam senhas e nem fotos tipos “selfies” e muito menos cópia de seus documentos”, pontua.

Ainda é de suma importância que as instituições operadoras do sistema digital prezam pela segurança de seus sistemas bem como, sigam as normativas do BACEN confirmando os dados daqueles que abrem uma conta digital, fato este que na prática não está ocorrendo ou pode estar sendo fraudado pelos “golpistas” levando a abertura de contas “fantasmas”.

Segundo o advogado, a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, em vigor desde setembro de 2020, assegura aos consumidores o direito à privacidade e à proteção de informações pessoais. “O vazamento ou uso indevido desses dados sem o consentimento de seus titulares pode levar a sérias repercussões legais, como multas significativas para as empresas envolvidas e até mesmo sanções que proíbem o tratamento de dados pessoais, impactando diretamente as operações”, alerta.

Vale lembrar que a LGPD concede aos titulares de dados o direito de solicitar acesso às informações que uma empresa possui sobre eles, bem como corrigir dados incompletos, inexatos ou desatualizados. 

Para Akiyama, é essencial orientar os consumidores sobre as precauções que eles devem adotar para se protegerem de golpes em bancos digitais. “Educar os usuários sobre práticas seguras de navegação e reconhecimento de sites e comunicações fraudulentas é fundamental para sua prevenção. Além disso, é preciso incentivar os clientes a monitorarem regularmente suas contas bancárias, transações e atividades suspeitas. Qualquer atividade não reconhecida deve ser relatada imediatamente à instituição financeira e, potencialmente, à um advogado e ainda as instituições operadoras do sistema devem zelar pela autenticidade dos documentos apresentados pelo candidato a correntista, evitando assim as contas “fantasmas” que buscam apenas serem de passagem de dinheiro obtido de forma ilícita”, finaliza.



Paulo Akiyama - formado em economia e em direito desde 1984. É palestrante, autor de artigos, sócio do escritório Akiyama Advogados Associados e atua com ênfase no direito empresarial e direito de família.
Para mais informações acesse o site


A importância do registro da marca para o pequeno empresário


Marca é a representação simbólica de um produto ou serviço relacionando-a com uma pessoa física ou jurídica, que a criou, qualquer que ela seja. Marca é algo que permite a identificação de um modo imediato de um produto ou serviço, como, por exemplo, Coca-Cola, que todos sabem a que se refere.

 

Ninguém pede um refrigerante, mas sim uma Coca-Cola, como Havaianas, Gilette e outras marcas que, de tão fortes, viraram sinônimo dos produtos que elas representam. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode trazer à mente do consumidor o produto que ela representa. A marca é um conceito de marketing bastante fácil de entender, ela trata da imagem que os consumidores têm do produto que ela representa.

 

Há quem diga que a marca é o melhor elo de ligação entre a empresa e os seus consumidores. um sinal de presença, uma associação. Por essa razão, é importante que ela seja protegida e sua propriedade garantida para quem a criou. Para isso, é importantíssimo que tão logo a empresa e seus produtos ou serviços sejam criados, essa marca seja registrada.

 

O registro de marca é um processo legal que garante ao proprietário o direito de uso exclusivo da marca dentro do território nacional autorizado. O registro de marca é uma ferramenta essencial para a proteção e promoção das micro e pequenas empresas. Ele oferece proteção legal, valoriza ativos intangíveis, distingue a empresa da concorrência e facilita a expansão para novos mercados, sem risco de apropriação pela concorrência.

 

A utilização da marca como diferencial de competitividade requer o seu registro e proteção, para garantir ao seu proprietário o direito de uso exclusivo da marca dentro do território nacional autorizado. Além disso, o registro é a única forma de proteger legalmente a marca contra possíveis copiadores, da concorrência e de ganhar espaço no mercado.

 

Podemos afirmar com segurança que o registro de marca é um investimento essencial para qualquer empreendedor, tanto para pequenas empresas quanto para grandes corporações. Afinal, além de proteger, ele pode valorizar sua marca, facilitando negociações, abertura de franquias e se tornando patrimônio imaterial da empresa.

 

O registro de uma marca protege os interesses da empresa que a criou. A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem cuidada, pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta, pois é o principal elo entre o negócio e o cliente e a principal garantia de que aquele produto ou serviço é exatamente o que o consumidor procura.

 


Elizabeth Nogueira Lemes Nunes - engenheira, especialista em marcas e patentes e sócia fundadora da Patentex - @Patentex.brasil

 


Estudo aponta aumento de 14% em produtividade com utilização de IA


Um número cada vez maior de empresas estão utilizando a tecnologia para melhorar, dinamizar e deixar seus processo mais assertivos 


A Inteligência Artificial é o grande assunto na área de tecnologia neste ano. Muito tem se discutido se, com a chegada da tecnologia, trabalhadores serão substituídos e perderão seu espaço no mercado. Porém, em pesquisa realizada pela Universidade de Stanford e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o impacto da IA vem se mostrando positivo. Segundo o estudo, a utilização de ferramentas de IA generativa, aquelas capazes de responder como humanos, resultou em um aumento de 14% na produtividade.

Resultados semelhantes também podem ser vistos no Brasil. Rodrigo Nascimento, um dos maiores especialistas de Marketing por dados no país e CEO da Buscar ID, empresa líder em soluções de marketing por dados, conta que, após a implementação de soluções que utilizam inteligência artificial, a equipe da Buscar ID aumentou em cinco vezes a produtividade, além de registrar aumento de 200% nos resultados para seus clientes.

“A IA está provando ser uma aliada poderosa para os profissionais da comunicação e marketing, aumentando a produtividade, a eficiência e a qualidade do trabalho, sendo integrada com sucesso em várias facetas da indústria, demonstrando que o futuro da comunicação e marketing é mais brilhante e eficaz do que nunca”, destaca Nascimento.

Nascimento conta como a introdução da IA no cotidiano da BuscarID aumentou a produtividade da equipe. “Esse aumento significativo na produtividade teve um impacto direto nos resultados, começamos a utilizar a inteligência artificial de forma extensiva para criar e treinar modelos que pudessem gerar conteúdo com base no material de nossas aulas. Por exemplo, possuíamos mais de 150 horas de aulas gravadas. Colocamos esses vídeos à disposição da inteligência artificial, que os assistiu e, em seguida, instruímos a IA a criar ebooks, resumos e guias relacionados a essas aulas ou vídeos. Hoje, economizamos cerca de dois a três dias por semana graças ao uso da IA dessa maneira.”


Além disso, a IA foi empregada na análise de concorrentes, reduzindo o tempo necessário para análises complexas de horas para minutos. “Se precisamos fazer uma análise de concorrência, orientamos a IA e a treinamos adequadamente.  Ela consegue realizar análises que anteriormente nos tomavam duas ou três horas em questão de minutos para diversos concorrentes. Esse aumento de produtividade, resultando em uma eficiência cinco vezes maior, foi inteiramente impulsionado pelo uso da inteligência artificial”, conta o CEO. 

Segundo Nascimento, o aumento da produtividade refletiu diretamente nos resultados da equipe.”Com a IA, conseguimos aumentar nossos lucros em até duas ou três vezes ao utilizar dados de forma mais eficaz. Um exemplo disso é a plataforma IDFY que lançaremos no ID 360, que possui uma IA capaz de analisar as métricas e indicadores do Google Ads e Facebook Ads. O que costumava levar meia hora ou até 40 minutos para fazer, agora é realizado com um único clique, graças ao treinamento da IA.”

O especialista destaca que, além de aprimorar o trabalho, a IA dá mais liberdade para os colaboradores. “Agora, podemos dedicar mais tempo ao trabalho com dados, pois tarefas que demandam muito tempo, como a criação de conteúdo, são agora executadas pelas inteligências artificiais.” 

 


Buscar ID
https://www.buscarid.com/

  

Inovação Jurídica: Sistema de Intimações com Inteligência Artificial ultrapassa 1 milhão de recomendações

Em apenas dois meses, AASP faz história ao transformar a experiência e rotina de milhares de advogados pelo Brasil, recomendando cursos, doutrinas e jurisprudência

 

Prestes a completar apenas dois meses de lançamento, o novo recurso de Inteligência Artificial, vinculado ao sistema de intimações da AASP – Associação de Advogados, tem muito a comemorar. Até o momento, já se somam 1.227.667 recomendações feitas aos advogados de todos país, divididos entre jurisprudência (454.527), seguidos das doutrinas (388.239) e das recomendações de cursos (384.901).

“Sem dúvida esse é um grande marco na história da advocacia brasileira. Estamos completando oito décadas de atuação em 2023 com o lançamento inédito do uso da Inteligência Artificial (IA), que chegou para potencializar e facilitar o exercício da profissão no país. Mais do que realizar e lançar produtos, é preciso manter-se à frente e olhar em direção ao futuro, e inovar é uma premissa da AASP”, afirma Eduardo Mange, presidente da entidade.

A novidade passou a funcionar no processo de intimações em 24 de agosto, anunciada durante o 14º Encontro Anual da AASP, e foi recebida com entusiasmo pelos profissionais na área.

O sistema de intimações da instituição já era uma referência no país, por ser totalmente informatizado e distribuído no formato digital para cerca 75 mil pessoas do corpo associativo em todo o Brasil. Atualmente, uma equipe especializada faz a leitura de 119 diários. As informações coletadas são organizadas e atualizadas no sistema, além de serem conferidas, em último nível, por agentes que garantem mínimo de falha, reduzindo quase a zero envios de homônimos e outros erros. Só no primeiro semestre de 2023, a AASP tratou mais de 50 milhões de publicações. Agora, o recurso ficou ainda mais eficiente e dinâmico com a implantação de recursos de IA que passou a recomendar a jurisprudência, doutrinas e cursos AASP relativos ao processo.

“O sistema incorpora, assim, a habilidade de aprender com dados históricos para informar suas decisões. Dentro desse subgênero de Inteligência Artificial Limitada, há a capacidade de armazenar, processar e recuperar informações, o que eleva a complexidade dos comportamentos propensos a tomadas de decisões bem fundamentadas. Além disso, a nova funcionalidade é aprimorada a cada minuto, com o uso da plataforma por milhares de associados. Assim, o desenvolvimento do recurso ocorrerá rapidamente, por conta da força do associativismo”, explica Helton Germano, gerente de Tecnologia da AASP.

Hoje, sua capacidade de assertividade pela amostragem é de 60%, ou seja, quanto mais usado for, maior sua chance de entregar a jurisprudência e a doutrina dentro de melhores parâmetros.

Um exemplo concreto desse conceito é encontrado nas recomendações de streaming, em que a plataforma utiliza memórias limitadas para sugerir vídeos com base nas preferências previamente manifestadas pelo usuário.

 

AASP – Associação dos Advogados

 

Atendimento humanizado é o melhor caminho para encantar e fidelizar clientes

Para o palestrante Alexandre Slivnik, adotar essa filosofia pode maximizar o número de vendas e a lucratividade de um negócio


No mundo empresarial, a capacidade de oferecer um serviço que vai além das expectativas não apenas satisfaz os clientes, mas cria laços duradouros e leais. Compreender a importância de um atendimento de excelência tornou-se um movimento fundamental para as organizações que buscam não apenas atrair, mas também fidelizar seus consumidores. 

Uma pesquisa realizada pela Zendesk, em 2021, indicou que 82% das pessoas entrevistadas estão dispostas a gastar mais para ter uma experiência de compra e atendimento mais completa. Além disso, 76% acreditam que a experiência do cliente, atualmente, é mais importante se comparada ao período pré-pandemia. 

De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil, um atendimento de excelência é aquele que vai além do que era esperado pelo cliente. “Quando uma família planeja uma viagem para a Disney, por exemplo, cria-se uma alta expectativa. Se o parque não consegue exceder o que é esperado, a experiência é frustrada e a excelência não é perceptível”, relata. 

Por outro lado, quando o cliente possui uma baixa expectativa, o encantamento é mais fácil de ser atingido. “É preciso gerenciar a expectativa dos consumidores. Quanto mais efetivo esse gerenciamento, maiores as chances de exceder as perspectivas esperadas e proporcionar um atendimento de excelência que seja perceptível para os clientes”, pontua.

O especialista acredita que quanto melhor a experiência oferecida, maiores as chances de retorno ao estabelecimento. “Muitas empresas investem em estratégias de marketing robustas mas não são capazes de fidelizar os clientes. Isso acontece porque esses critérios não geram encantamento. É fundamental oferecer a melhor experiência de compra para que os consumidores queiram voltar e indiquem o local para outras pessoas. O marketing será automático e exponencial.”, revela.

Um levantamento realizado em 2020 pela PWC apontou que conquistar um novo cliente é 25 vezes mais caro do que fidelizar os clientes antigos. “Apostar em um melhor atendimento é a chave para realizar esse movimento de fidelização e aumentar a lucratividade de um negócio”, declara Slivnik. 

Para o palestrante, o primeiro passo em um processo de venda deve ser o completo entendimento das necessidades do cliente. “Muitos profissionais querem ir direto ao final da venda sem ao menos escutar o consumidor. O vendedor não deve falar mais do que o cliente na primeira etapa do atendimento. É preciso fazer perguntas para entender o que eles precisam e, então, criar um mapeamento com as melhores opções para esse comprador”, aponta.

Após esse entendimento inicial, os vendedores podem ser mais ativos e participativos. “Esse é o momento para falar sobre as propriedades do produto e seu impacto na vida do cliente, aumentando significativamente as chances da venda ser realizada”, revela o vice-presidente da ABTD. 

Slivnik acredita que os profissionais de vendas devem estar atentos ao humor de cada cliente. “Existem consumidores mais retraídos, que não querem sentir-se o centro das atenções. Se o vendedor chega com uma energia muito alta, pode espantar esse tipo de pessoa. Por outro lado, se o cliente entra em uma loja falando alto e mostrando alguma irreverência, o atendente deve compartilhar dessa mesma energia para gerar uma conexão”, relata.

Para o especialista, um atendimento de excelência deve ser consultivo e humanizado. “O vendedor deve entender as necessidades do cliente e oferecer exatamente o que ele precisa. Com as facilidades do comércio digital, que não possui nenhuma interação humana, realizar compras em uma loja física passou a exigir essa conexão. Os profissionais devem olhar nos olhos dos consumidores, perguntar sobre seus gostos, preferências e fazer com que eles se sintam verdadeiramente importantes”, finaliza. 



Alexandre Slivnik - reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando-FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA/USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, Europa, África e Ásia, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education - Boston/EUA).
Para mais informações, acesse o site oficial.

 

Geração distribuída solar traz economia líquida de mais de R$ 84,9 bilhões a todos os consumidores brasileiros, revela estudo

Cálculos da consultoria Volt Robotics, encomendados pela ABSOLAR, apontam que a geração própria solar reduz custos com termelétricas, custos de operação do sistema, encargos de serviços do sistema e perdas elétricas em R$ 403,90 por megawatt-hora


A geração própria solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos ajuda a reduzir custos para todos os consumidores de energia elétrica no País. Ao calcular os custos e benefícios da chamada geração distribuída (GD), estudo da consultoria especializada Volt Robotics, encomendado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), concluiu que a economia líquida na conta de luz de todos os brasileiros é de mais de R$ 84,9 bilhões até 2031.
 
De acordo com o estudo, os benefícios líquidos da geração distribuída equivalem a um valor médio de R$ 403,9 por megawatt-hora (MWh) na estrutura do sistema elétrico nacional (fonte: Volt Robotics, 2023), ante a uma tarifa média residencial de R$ 729 por MWh (fonte: Aneel, 2023) no País.
 
O objetivo do estudo foi calcular os custos e benefícios da microgeração e da minigeração distribuída, de acordo com o artigo 17 da Lei nº 14.300, de 6 de janeiro de 2022, que estabeleceu o marco legal do segmento. Foram identificadas sete dimensões de avaliação: Energia, Encargos, Risco Financeiro, Perdas, Segurança Energética, Meio Ambiente e Socioeconômica, com análises qualitativas e qualitativas, subdividida em mais de duas dezenas de variáveis.
 
Os cálculos foram feitos com base no cenário oficial de crescimento projetado para a geração distribuída no Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 (PDE 2031), de autoria do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
 
A própria Lei nº 14.300/2022 determina que todos os benefícios da GD sejam corretamente identificados, calculados e incorporados no segmento. A lei estabelece que as diretrizes destas contas sejam definidas e oficializadas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a partir das quais a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizará os cálculos, para posterior auditoria da sociedade e incorporação no setor.
 
Na sexta-feira, 27 de outubro, a ABSOLAR e a Volt Robotics se reuniram com a Aneel, para apresentar os resultados do estudo com os cálculos de custos e benefícios da geração distribuída solar fotovoltaica no Brasil. O trabalho concluiu que os benefícios do crescimento da geração própria solar na matriz elétrica brasileira superam, em muito, os custos, trazendo relevantes ganhos líquidos para os consumidores e a sociedade. A reunião, realizada na sede do órgão regulador, buscou sensibilizar as equipes técnicas e especialistas da Aneel, para que os cálculos sejam realizados de forma completa, justa e transparente, bem como para que sejam finalizados com agilidade, dada sua importância para o mercado.


 
Veja os cálculos
 
Em dez das principais variáveis avaliadas minuciosamente para calcular os custos e benefícios da modalidade, como operação, expansão da geração, transmissão e distribuição, energia de reserva, encargos de serviços, risco hidrológico, sobrecontratação, variação cambial e de preço de combustível e perdas em distribuição e transmissão, sete ficaram com saldo positivo, principalmente na dimensão de energia (operação e expansão do sistema elétrico), com total de R$ 70,3 bilhões em benefícios nesta dimensão. Apenas três das dez variáveis apresentam saldo levemente negativo, como energia de reserva, risco hidrológico e sobrecontratação, com déficit acumulado de menos de R$ 4,3 bilhões.

Fonte: Estudo Volt Robotics/ABSOLAR, 2023 (em R$ bilhões).

Fonte: Estudo Volt Robotics/ABSOLAR, 2023 (em R$/MWh).

Para Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR, depois de mais de um ano e meio de minucioso trabalho técnico de alta qualidade feito pela Volt Robotics, é possível afirmar, com segurança e confiança, que os benefícios da geração distribuída solar são cruciais para a sociedade brasileira. Adicionalmente, o avanço da fonte solar fortalece a transição energética sustentável do Brasil, dando aos consumidores mais poder de escolha, autonomia e independência energética. 

“Quando se analisa os ganhos socioeconômicos e ambientais da geração própria solar, como atração de investimentos, geração de empregos, aumento da renda, aumento do poder de compra da população, redução de emissões de gases poluentes e avanços na transição energética e sustentabilidade do País, benefícios estratégicos ao Brasil, o saldo é ainda mais positivo para uma nação que pode ser protagonista na geopolítica global do século XXI”, acrescenta.
 
Já Guilherme Susteras, conselheiro e coordenador do grupo de trabalho de geração distribuída da ABSOLAR reforça que, com o estudo realizado a partir de dados e ferramentas computacionais oficiais de planejamento, a entidade cumpre seu compromisso de entregar contribuições valiosas e auditáveis à Aneel, para ajudar no trabalho de definição da metodologia tarifária a ser aplicada aos consumidores que geram sua própria energia, a partir de 2029.
 
“Desta forma, a ABSOLAR trabalha para garantir que a geração própria solar seja tratada de forma justa e equilibrada, conforme determina a Lei nº 14.300/2022, e que os benefícios da modalidade sejam corretamente identificados, valorados e incorporados nas políticas públicas em benefício da sociedade”, conclui Susteras.


 
Mais Indicadores
 
A geração própria solar acaba de ultrapassar a marca de 24 gigawatts (GW) de potência instalada em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos no Brasil, com mais de 3,1 milhões de unidades consumidoras atendidas pela tecnologia fotovoltaica, segundo mapeamento da ABSOLAR.
 
De acordo com a entidade, o País possui mais de 2,1 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Desde 2012, foram cerca de R$ 121,0 bilhões em novos investimentos, que geraram mais de 720,7 mil empregos acumulados no período, espalhados em todas as regiões do Brasil, e representam uma arrecadação aos cofres públicos de R$ 30,8 bilhões. A tecnologia fotovoltaica já está presente em 5.539 municípios e em todos os estados brasileiros.


Pesquisa mostra sacrifícios dos jovens em prol da carreira

Veja aspectos renunciados para alcançar o sucesso profissional

 

Escolher e manter uma profissão é um grande desafio para muita gente. Isso porque existe toda uma pressão em prol de ser bem sucedido na área decidida. Nesse sentido, o Nube - Estagiários e Aprendizes realizou um levantamento em seu site, entre 2 e 13 de outubro, com a participação de 16.635 jovens, de 15 a 29 anos, perguntando: o que você sacrificaria na sua vida para ter sucesso na carreira?. Como resultado, foi analisada uma tendência para o futuro do Brasil. 


 

44% sacrificariam seus horários de lazer para ter mais sucesso 

 

Em primeiro lugar no estudo, 44,17% (7.348) optaram por ter menos horários de lazer. Para Bianca Leal, analista de treinamento do Nube, é algo muito comum abandonar certos pontos em busca de melhores condições corporativas. “Porém, é importante ressaltar como fazer renúncias pelo sucesso é uma decisão pessoal, considerando como cada sujeito tem limites diferentes. Então, é preciso trabalhar o autoconhecimento e refletir sobre as suas prioridades e valores ao tomar decisões sobre como equilibrar ambas as vertentes”, inicia. 


 

Mais de 25% renunciariam relacionamentos pessoais importantes

 

Nesse cenário, 15,62% (2.598) aceitaram passar menos tempo perto da família e 10,22% (1.700) adiaram um relacionamento sério com o objetivo de crescer empresarialmente. “Para muitas pessoas, o êxito na própria ocupação é indispensável, pois traz a satisfação profissional, estabilidade financeira e também oportunidade de evolução. Por esse motivos, podem abrir mão de lazer, momentos com os parentes e até mesmo de viver o amor”, explica Bianca. 

 

Entretanto, para contornar essa situação, a especialista aponta alguns conselhos. “É necessário cada um fazer um planejamento pensando sobre os recursos nos quais pretende investir para conquistar seus sonhos. Assim, o tempo, energia, esforços e renúncia, feitos por um período organizado e de acordo com suas metas, terão impactos menores. Quando a finalidade for alcançada, certamente trará uma sensação de realização”, afirma. 


 

Para 13%, o estilo de vida viria em primeiro lugar para ser bem sucedido profissionalmente

 

Ainda, 13,01% (2.165) comentam sobre mudar o estilo e ser uma pessoa menos crítica. Todavia, mesmo para ajustar seus comportamentos, é preciso ter noção de como isso influenciará outros setores do dia a dia. “O equilíbrio é sempre o melhor caminho. A longo prazo, sua falta entre as diferentes áreas da existência acarreta diversos malefícios, principalmente à saúde física e mental, pois pode levar ao estresse, ansiedade, maus hábitos alimentares e falta de qualidade no sono, por exemplo”, aponta a analista de treinamento do Nube. 


 

“Até acho importante a carreira, mas não me sacrificaria por ela”

 

Essa foi a escolha de 16,98% (2.824) dos respondentes. “Para algumas pessoas, a carreira vem em primeiro lugar, como objetivo número um, por isso estão dispostas a fazer mais renúncias para alcançar sua visão de sucesso. Entretanto, para outros, trata-se apenas de um meio de sustento, o qual não deve ser priorizado em relação aos outros campos da rotina”, contextualiza Bianca. 


 

3 dicas para equilibrar sua vida pessoal e profissional 

 

De forma geral, a expert já deixa claro: “não existe uma receita de bolo para facilitar a conciliação entre todas as áreas da vida, mas é possível refletir sobre alguns fatores”. Sendo assim, fique por dentro: 

 

1) Foque em autoconhecimento:

Trabalhe seu entendimento sobre si mesmo, assim conhecerá mais suas vontades e desejos, bem como a motivação para guiá-lo no cotidiano. Desse modo, também conseguirá traçar planos mais assertivos, com base nos seus objetivos, auxiliando na tomada de decisões eficientes. 

 

2) Trace metas realistas: 

Para Bianca, esse ponto é imprescindível. “Quando já sabe onde quer chegar e como quer alcançar, é essencial planejar com metas realistas, levando em consideração os recursos necessários para chegar lá, tais como tempo, esforço e as demais renúncias”, ressalta. 

 

3) Cuide de si: 

De nada adianta estar no topo da hierarquia se te falta saúde para vivenciar os dias. “Mesmo disposto a sacrificar vários aspectos, é fundamental cuidar de si mesmo, tanto fisicamente quanto mentalmente. Por isso, separe um tempo para fazer a sua atividade preferida, passar um tempo de qualidade com quem você gosta, entre outras ações de autocuidado”, finaliza Bianca. 

 

 


Fonte: Bianca Leal - analista de treinamento do Nube

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Detran-SP realiza força-tarefa e soluciona 10 mil processos relacionados a pátios e leilões

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) encerrou uma força-tarefa para solucionar aproximadamente 10 mil processos que estavam parados, todos relacionados aos serviços de pátios e leilões de veículos de todo o estado. A força-tarefa iniciou em abril deste ano e envolveu 17 servidores, entre diretores técnicos, agentes estaduais de trânsito, oficiais estaduais de trânsito e oficiais administrativos das Unidades de Atendimento e Seções de Trânsito.  

A iniciativa visou solucionar processos que estavam estagnados, sem o devido andamento processual, alguns deles desde 2018. Sem a devida devolutiva, o cidadão era obrigado a reiterar a solicitação ou acionar os meios jurídicos para garantir seus direitos. Com a eliminação das pendências, os reclamantes podem reaver o veículo apreendido ou serem ressarcidos em relação a eventuais prejuízos comprovados junto a pátios, por exemplo. A medida integra a proposta da nova gestão do Detran-SP de busca incessante pela excelência de serviços prestados ao cidadão, ao promover maior agilidade na resolução dessas demandas. Além disso, estimula a inovação e a melhoria contínua dos processos e serviços no órgão de público paulista, abrindo novas frentes de trabalho internas, focadas no atendimento a outras demandas da população.

Segundo o diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização, Milfran Melotti Evangelista, que coordenou a força-tarefa, a iniciativa é uma prova do comprometimento com os valores de respeito, integridade, segurança e eficiência da instituição. “O processo traduz o comprometimento da equipe com os valores do respeito, integridade, segurança e eficiência que regem nossa autarquia”, pontua Milfran. 

O gerente de Pátios da autarquia, Heitor Frozel, reforça a relevância do trabalho realizado para o melhor atendimento à população: “Ao conseguir finalizar esse imenso passivo, o Detran-SP deixa claro que o engajamento da nova gestão está surtindo efeito, com o propósito de garantir a segurança no trânsito e a excelência nos serviços prestados ao cidadão, vislumbrando a meta de se tornar o melhor órgão de trânsito do país e referência em segurança viária e em qualidade dos serviços”, afirmou.  

Ações como esta estimulam a inovação e a melhoria contínua dos processos e serviços, aumentando a satisfação dos usuários, reduzindo os custos com indenizações judiciais, melhorando a reputação e a imagem da Autarquia perante a sociedade.


Na reta final do Enem 2023, especialistas listam 6 dicas valiosas para fazer uma boa prova

Falta pouco para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. A primeira etapa será realizada em 5 de novembro (sábado) e contemplará os conteúdos de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Já o segundo dia de prova, 12 de novembro, contempla conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática. 

Com a proximidade do exame, começam a surgir incertezas nos estudantes sobre questões práticas, como a preparação para o dia do exame, como, ´por exemplo, a alimentação adequada, otimização do tempo para cada matéria, como usar os textos de apoio para a redação etc. Para ajudar esclarecer esses pontos, reunimos um time de especialistas que trazem dicas importantes para alcançar a nota desejada e garantir a entrada no Ensino Superior. Confira!


 

Dicas para relaxar antes da prova


À medida em que as datas das provas se aproximam, é natural que a ansiedade aumente. Por isso, é preciso desenvolver e praticar o equilíbrio emocional, é aconselhável diminuir a quantidade de estudo e direcionar mais atenção para a preparação mental. Isso não implica em parar de estudar completamente, mas, sim adotar uma estratégia equilibrada para preservar a saúde mental. Nesse estágio, as revisões também desempenham um papel importante.

 

“A autoconfiança emerge do conhecimento que o estudante tem de seus próprios resultados e habilidades", explica Heleomar Gonçalves, assessor pedagógico do Líder em Mim. Essa percepção pode impactar no preparo e no desempenho do candidato nos vestibulares. Além disso, os intervalos e o tempo de descanso são tão cruciais quanto às horas de estudo e de dedicação. Essas pausas são essenciais para a saúde mental. Portanto, é importante dedicar tempo a atividades de lazer, encontrar amigos e familiares para descontrair.

 


Como se organizar para o dia do exame?

Faltando poucos dias para a prova, o estudante precisa, mais do que em qualquer outro momento, otimizar o tempo de preparação. André Freitas, Diretor do Fibonacci Sistema de Ensino, reconhecido pelo alto índice de aprovação pelo Enem (Instituição com a maior nota do Enem, no Sudeste), comenta: “Conforme realiza simulados e treina para o Enem, o estudante deve montar uma estratégia pessoal para o dia da prova, de acordo com o que acredita que funciona melhor para o seu rendimento. Pode começar pela área do conhecimento que se sente mais confortável ou resolver as questões mais difíceis primeiro. É uma escolha individual que deve ser definida com antecedência”.


 

Como se organizar para a prova de linguagens?


Uma dica importante para os estudantes é elaborar um cronograma de estudo com base nos objetivos a serem alcançados nesta prova. De acordo com Rosana Horta, assessora pedagógica e professora da área de Linguagens e suas Tecnologias da Rede Pitágoras, o ideal é dividir o tempo em blocos de estudos. “Procure estudar espaços de 30 a 50 minutos, intercalados com pausas de 5 a 10 minutos, considerando o ritmo pessoal de aprendizado”, explica.

 

A especialista afirma ainda que é essencial intercalar os conteúdos estudados, variando entre leituras, resolução de exercícios, revisão e prática de simulados, por exemplo. “Os bons materiais didáticos possuem um papel fundamental na preparação. Por isso, é importante usar aplicativos e ferramentas digitais de aprendizagem que contenham materiais como livros, notas, resumos e recursos diversos, como a Plataforma Plurall, plataforma educacional digital”, afirma.

 

Como se organizar para a redação?

O mês de outubro é, oficialmente, a reta final para os vestibulares. Nesse período, além de buscar meios para diminuir a ansiedade, é fundamental que o estudante anote dicas valiosas para a prova. Para aqueles que estão focados no Enem, escrever uma boa redação fará toda a diferença na média final, o que pode garantir o ingresso na universidade dos sonhos.

 

“A redação do Enem possui particularidades que precisam ser atendidas para se obter uma nota alta. Dentre essas especificidades, existem: a proposta interventiva, a presença adequada e constante de elementos coesivos e a mobilização de ao menos um repertório legitimado externo aos textos motivadores, relacionado ao tema proposto - e com uso produtivo, isto é, que fundamente a argumentação do estudante”, explica Julia Ferreira, coordenadora de redação da plataforma Redação Nota 1000.

 

Importância do trainee

Para antecipar o primeiro contato dos alunos com o Enem, muitas escolas começam a realizar um treinamento a partir do 1° ano do Ensino Médio por meio de simulados aplicados em sala de aula, com conteúdos que normalmente são cobrados nos testes. Pensando neste cenário, Raphael Mantovano, Diretor da Plataforma Amplia, sistema de ensino para educação básica, explica a importância da preparação para as provas ao longo dos 3 anos do EM.

 

“Quanto antes o estudante iniciar o treinamento para o Enem, mais tempo terá para se adaptar ao estilo da prova, considerando o tempo de cada questão, as abordagens, a familiaridade com os temas mais cobrados. Assim, ele conseguirá desenvolver maturidade para realizar o exame, colocando-se em uma situação muito próxima da real e quando for o momento dele, tudo será mais fácil”, afirma o Diretor.

 

Revisitando provas dos anos anteriores


O Enem deste ano não mudou! Então, como o modelo do exame permanece o mesmo, é valido revisitar as últimas edições para se familiarizar com o formato das questões. Talita Fagundes, Gerente Pedagógica da Plataforma PAR, explica que essa é uma maneira de identificar assuntos que possam reforçar a assimilação do conteúdo. “Refazer provas das edições anteriores pode servir como um mapa dos pontos fortes e também um indicativo do que pode ser aprimorado”, afirma. 

A especialista pontua que o ato de fazer os exercícios também é fundamental para analisar o tempo de resolução gasto para cada questão. “É importante lembrar que ficar tempo demais em uma das questões pode comprometer a resolução da prova como um todo. No entanto, “chutar” respostas deve ser a última alternativa. Isso diminui o risco de penalizações em questões afins, já que a prova é corrigida pela TRI (Teoria de Resposta ao Item)”, diz ela.


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