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segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Wikiconcurso Mulheres Brasileiras no Esporte tenta sanar desigualdade de gênero entre atletas na internet

Ação realizada pelo Museu do Futebol, Wiki Movimento Brasil
 e ONU Mulheres vai de 2 de outubro até 30 de novembro.
 Divulgação
Ação realizada pelo Museu do Futebol, Wiki Movimento Brasil e ONU Mulheres vai de 2 de outubro até 30 de novembro. Participantes poderão ampliar e inserir dados online sobre mulheres do esporte brasileiro. As pessoas que mais contribuírem vão ganhar prêmios.


Embora o esporte seja o tema mais editado na Wikipédia, há uma enorme desigualdade quando se observa o gênero dos atletas representados em verbetes: no Brasil, enquanto os homens jogadores de futebol somam 4.457 registros, as mulheres contabilizam apenas 156. No basquete, são 162 homens e apenas 65 mulheres – e a discrepância se repete em outras modalidades. Para mudar esse quadro e promover a visibilidade das atletas por meio de informações qualificadas na internet, o Museu do Futebol, o Wiki Movimento Brasil (WMB) e a ONU Mulheres realizam, a partir de 2 de outubro, o Wikiconcurso Mulheres Brasileiras no Esporte. Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. 

O Wikiconcurso é uma competição de edições na Wikipedia, inclusive com premiações para as pessoas que editarem o maior número de informações na plataforma. Para o Wikiconcurso Mulheres Brasileiras no Esporte, o Museu do Futebol e o WMB levantaram, até agora, 725 nomes de atletas brasileiras, times e competições de mulheres, treinadoras, árbitras, dirigentes e jornalistas que podem ter seus verbetes criados ou melhorados. A lista inicial inclui 304 jogadoras de futebol de campo, futsal e futebol de areia – todas se enquadram nos critérios de notoriedade estabelecidos pela Wikipédia, como terem participado de seleções brasileiras em mundiais ou vencido campeonatos nacionais ou internacionais.  

Participe aqui: https://w.wiki/7WNY 

Entre as personalidades que precisam ter seus verbetes melhorados estão as jogadoras da Seleção Brasileira convocada para o Torneio Experimental da China, em 1988. O perfil da jogadora Elane – que em 1991 seria a primeira brasileira a marcar gol em uma Copa oficial organizada pela FIFA – tem apenas sete linhas. Dilma Mendes, que foi eleita em 2022 a melhor treinadora do mundo de Futebol de 7, nem sequer tem um verbete. O mesmo acontece com muitas outras atletas de diferentes modalidades.  

“As mulheres brasileiras ficaram proibidas de jogar bola, por Lei, entre 1941 e 1979, o que ajuda a explicar a desigualdade de gênero no futebol – mas não em outros esportes, em que não houve proibição. Os fatores são complexos e múltiplos, e ampliar a visibilidade das atletas, em ações como o Wikiconcurso, é uma medida importante de reparação”, afirma Marília Bonas, diretora técnica do Museu do Futebol.  

Para Érica Azzellini, gestora de comunidades do WMB, “a Wikipédia é uma plataforma fundamental para a democratização da informação e a expectativa é que esse esforço coletivo tenha um impacto na forma como as trajetórias das mulheres brasileiras no esporte são disponibilizadas para um público amplo. Tanto pessoas que já editam como pessoas que têm interesse em aprender a editar a Wikipédia são bem-vindas no concurso, também como uma forma de conhecerem mais sobre as mulheres do nosso esporte. 

"A ONU Mulheres tem liderado diversas iniciativas para promover a igualdade de gênero no esporte e por meio dele. Um caminho prioritário para desafiar as normas sociais que historicamente afastaram meninas e mulheres do esporte é justamente a criação e a promoção de conteúdos respeitosos e livres de estereótipo sobre as atletas, que promovam suas conquistas e seu desempenho esportivo e possam alçar essas mulheres a modelos de referência e inspiração para toda a sociedade", destacou Ana Carolina Querino, Representante Adjunta da ONU Mulheres no Brasil. 

 
Como participar? 

O Wikiconcurso tem por objetivo estimular a participação da comunidade de editores e editoras da Wikipédia no aprimoramento dos verbetes relacionados as mulheres brasileiras no esporte. Os editores e as editoras devem obrigatoriamente possuir uma conta nos projetos Wikimedia e editar a Wikipédia lusófona a partir de suas contas para que suas contribuições sejam contabilizadas. O concurso vai de 2 de outubro a 2 de dezembro. 

As cinco pessoas com maior volume de conteúdo editado receberão prêmios em vale-presentes (veja abaixo), além de uma camisa da Seleção Brasileira Feminina de futebol (modelo torcedor) e um kit exclusivo do concurso. Além disso, do 1º ao 30º lugares receberão também convite para visitar o Museu do Futebol gratuitamente.  

Ao longo do concurso, serão realizadas oficinas e lives com dicas sobre pesquisa em fontes confiáveis e edição de verbetes. 

Prêmios em vale-presente: 
1º lugar: R$ 2.500 
2º lugar: R$ 1.500 
3º lugar: R$ 500 
4º lugar: R$ 300 
5º lugar: R$ 200 

Clique aqui para participar: https://w.wiki/7WNY  


SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL 

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte. 

PATROCÍCIO E PARCERIAS - A Temporada 2023 do Museu do Futebol conta com Patrocínio Máster do Banco Bmg, são Patrocinadores: Goodyear, Rede, Sabesp, Cabot e Farmacêutica EMS. Conta ainda com Apoio do Mercado Livre e com as Empresas Parceiras: Evonik Brasil e Banco Safra. São parceiros por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Braskem, Pinheiro Neto Advogados e TCL. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus Parceiros de Mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. 


SOBRE O WIKI MOVIMENTO BRASIL 

 O Wiki Movimento Brasil (WMB) é uma associação brasileira sem fins lucrativos afiliada à Fundação Wikimedia. Fundado em 2013, o WMB busca, entre outros objetivos: ampliar, qualificar e diversificar o conteúdo e a comunidade nos projetos da Wikimedia, em especial a Wikipédia; e apoiar a atuação de organizações sociais no ecossistema do conhecimento livre.  

Contatos Site do WMB: https://wmnobrasil.org/ Redes sociais do Wiki Loves Monuments Brasil: Instagram: @wmnobrasil Facebook: @wmnobrasi 


 SOBRE A ONU MULHERES 

A ONU Mulheres é a entidade das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres. Defensora global das mulheres e meninas, a organização foi criada para acelerar o progresso no atendimento de suas necessidades em todo o mundo. A ONU Mulheres trabalha globalmente para tornar a visão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável uma realidade para mulheres e meninas e apoia a participação igualitária das mulheres em todos os aspectos da vida. 

Site: https://www.onumulheres.org.br
 @onumulheresbr

 

Gastos com cesta de Higiene e Beleza crescem 23% no primeiro semestre de 2023

Pesquisa da Kantar aponta que brasileiros buscam rotina de cuidados mais simples


O aquecimento da economia e a desaceleração da inflação marcam um momento positivo para o consumo dentro do lar no primeiro semestre de 2023. Uma cesta que se beneficia nesse sentido é a de Higiene e Beleza. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, ela cresceu 10% em unidades e 23% em valor. Os destaques em unidades ficam para lenços umedecidos (+21%), protetor solar (+19%), pós shampoo (+18%), lâminas para barbear (+17%), papel higiênico (+14%), tintura para cabelos (+13%), desodorante (+13%), creme dental (+13%), escova dental (+11%), maquiagem (+10%). Os dados são do Consumer Insights 2023, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria.

O levantamento também aponta que as tendências de consumo da cesta variam entre homens e mulheres. Para elas, as categorias que mais cresceram em ocasiões de uso foram maquiagem, sabonetes e limpeza facial. Eles, por sua vez, priorizam produtos para barba, cuidados para cabelos e sabonetes.

Ainda é válido ressaltar que homens e mulheres têm necessidades diferentes quando o assunto é cuidado com as madeixas. Homens têm maior foco em hidratação, redução do frizz e força, utilizando mais produtos: Shampoo, Pós-Shampoo e Secadores. Já as mulheres têm aderido aos produtos que proporcionam resultados mais naturais, como Condicionadores, Leave-In e Máscaras de Tratamento.
O Consumer Insights acompanha o comportamento do comprador brasileiro de maneira contínua, trazendo uma visão em 360 graus dos bens de consumo massivo – alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza pessoal. Para dados dentro do lar, a Kantar consultou 60 milhões de domicílios. Dados de uso de produtos de higiene e beleza vem do Painel de Uso, que conta com entrevistas de 4.000 indivíduos, que representam 120 milhões de brasileiros.


Kantar
https://www.kantar.com/brazil

 

Cargo de confiança segue as regras da CLT

Profissionais contratados com base na confiança inspiram credibilidade e segurança na visão dos contratantes


Muitas pessoas conhecem o termo cargo de confiança, principalmente pelo fato dessa função estar ligada ao serviço público, mas não conhecem as características em comparação às de um empregado do setor privado, bem como as diferenças jurídicas para um emprego comum. Além dos benefícios, esses funcionários passam a ter atribuições mais complexas. 

O advogado especialista em direito trabalhista Dr. Jonas Figueiredo de Oliveira, da BW Advogados, explica que o cargo de confiança está previsto na CLT - Consolidação das Leis do Trabalho e pode ser ofertado para empregados que inspiram credibilidade e segurança para os donos da empresa, diferentemente do concursado, no serviço público, que normalmente é regido pelo regime jurídico único. “Para os funcionários é importante atentar se todas as características do cargo de confiança estão no escopo de trabalho. Isso porque muitas vezes as empresas utilizam esses registros como uma maneira de evitar pagar horas extras, uma vez que nessa modalidade o empregador não precisa se preocupar com essa obrigação trabalhista”, relata. 

Para se adequar às regras do cargo de confiança, é necessário que o colaborador em questão tenha um papel de liderança e comando de equipe, sendo capaz de realizar a  fiscalização de atividades e a admissão e demissão de subordinados, em razão das responsabilidades que a função impõe. “Se o empregado, por mais que exerça papel de liderança na equipe, não for a última pessoa dentro de seu departamento, com altos poderes, podendo demitir e admitir, por exemplo, ele deveria ter controle de ponto e receber horas extras”, afirma o advogado.

Além disso, esses profissionais, para serem enquadrados realmente como cargos de confiança, devem receber mais que 40% dos proventos de seus subordinados. Se for promovido também deve-se aplicar o mesmo percentual de aumento, justificado pela diferenciação da responsabilidade. “Há diversos casos na Justiça em que o empregado recebe R$ 2.000,00 e a empresa se justifica que não paga horas extras, devido a exercer cargo de confiança, o que é um total absurdo”, aponta Figueiredo.

Caso não haja o cumprimento desses requisitos (mais alto poder dentro da sua área ou a diferença de salário), não há cargo de confiança e por consequência o empregado deve receber horas extras.

De forma geral, é importante os empregadores e colaboradores terem em mente quais são as atividades relacionadas ao cargo de confiança para garantir que estejam de acordo com as premissas da CLT. “É comum que funcionários estejam de acordo por conta da liberdade de horários e salário, mas muitas vezes essa é uma maneira do empregador apenas evitar o pagamento de horas extras”, finaliza.  

 

Jonas Figueiredo de Oliveira - advogado trabalhista, especialista em PJ, profissionais de tecnologia e setor bancário. Sócio do Figueiredo Sociedade de Advogados, auxiliando juridicamente trabalhadores e empreendedores sempre de forma personalizada. Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela EPD (Escola Paulista de Direito), também MBA em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, além de formação em Técnicas de Negociação e Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia ambos pela Fundação Getúlio Vargas (FGVSP). @jonasfigueiredoadv 

 

Relatório de visão das redes sociais na América Latina aponta que credibilidade cultural e transparência são essenciais para os consumidores da GenZ

 Estudo feito pela Labelium, consultoria de performance digital, ressalta comportamento dos clientes na região e o desempenho das mídias sociais

 

A próxima geração de consumidores de luxo busca credibilidade cultural e criação de comunidades online, visto que estes movimentos estão em ascensão, principalmente no TikTok. Atualmente, as dicas de cultura vão além da qualidade do produto e estão diretamente atreladas a como a marca se posiciona em seus conteúdos de mídias. Portanto, é um quesito fundamental para atrair novos consumidores. As informações foram extraídas do estudo “Visão das redes sociais: setor de luxo na América Latina”, promovido pela Labelium, consultoria de performance digital focada em empresas de moda, beleza, turismo e luxo. 

 

“Não podemos deixar de fora a colaboração e a participação que marcam a GenZ - a troca cultural acontece quando as marcas se conectam com as vozes reconhecidas por essa geração e o luxo, por si, é um setor que tem a ver com tradição e história, no entanto, a participação é fundamental para impulsionar o envolvimento destes novos consumidores. Usar uma marca é usar uma causa.”, detalha Gustavo Franco, Country Manager da Labelium.

 

Para as marcas, a atenção do consumidor é um dos recursos mais importantes disponíveis nas redes sociais. Ao mesmo tempo, torna-se cada vez mais difícil para as marcas criarem disponibilidade mental nos clientes. Nessa linha, o TikTok se mostra como detentor do maior engajamento de todas as redes sociais, isso indica que os criadores de conteúdo são importantes, principalmente com comunicações descentralizadas e co-criação com os consumidores. 

 

Outros valores importantes são a autenticidade e a transparência. A credibilidade nas mídias é fator fundamental ao redor do mundo. Em países com cenários políticos mais complexos, por exemplo, existe uma maior dificuldade em alcançar a atenção do consumidor. Criadores, storytelling e conexões profundas podem ajudar as marcas a obterem sucesso. E, por último, quanto mais curto o conteúdo, melhor. Com as pessoas cada vez mais sobrecarregadas com vídeos, textos e anúncios, qualidade também significa ter um material rápido e direto. 

 

O novo papel das agências de comunicação social

 

O relatório da Labelium ainda traz uma reflexão sobre o novo papel das agências de comunicação: anteriormente a estratégia e o tático eram misturados tendo em vista as necessidades de negócios, de marketing e de mídia com o intuito de melhorar o desempenho das empresas por meio de gerenciamento ativo, recomendações táticas e conhecimento especializado de canais. Hoje, a estratégia é separada do tático, porém ainda respeitando os pontos de negócios, marketing e mídia, porém com o objetivo de entender os motivadores de negócios, os insights de cada categoria e os propósitos de marketing para fornecer informações precisas para mídias sociais orientadas por IA.

 

Desempenho das redes sociais

 

O estudo ainda aponta que mais usuários da internet usam as redes sociais na região da América Latina do que em qualquer outro lugar do mundo. O relatório também indica que, principalmente em países como Brasil e Colômbia, as plataformas sociais representam a maior parte do mix de anúncios digitais.

 

Dados de 2023 da empresa de pesquisa de mercado e-marketer apontam dados semelhantes: a mídia social está florescendo na América Latina: quase 400 milhões de pessoas usarão redes sociais na região até o final de 2023, isso representa 59,0% da população total da região. 


Quanto às redes sociais, o Facebook continua sendo a plataforma líder, por enquanto. Em 2023, a base de usuários na América Latina será 1,4 vezes maior que a do Instagram e mais que o dobro da do TikTok. Porém, a estimativa é que o Instagram ultrapassará o Facebook no Brasil, seu maior mercado na América Latina, em 2025. E, em 2023, a taxa de penetração do Facebook entre os utilizadores de redes sociais cairá para 85,3% – o nível mais baixo desde 2012. 

 

Já o Twitter, entre 2022 e 2024, perderá 5,4 milhões de usuários na América Latina. Plataformas como o aplicativo de mídia social indiano Koo são as que mais se beneficiam à medida que os usuários procuram alternativas ao Twitter. O TikTok, por sua vez, será a rede social que mais crescerá até o final deste ano, apesar da desaceleração do crescimento frente à concorrência regional com o Instagram e no Brasil com o Kwai. 

 

Tendência nova no mercado das redes, o threads mobilizou 101 milhões de usuários em apenas 5 dias. “Para as marcas, é aconselhável ter uma presença orgânica na rede para testar as novidades e entender o que os usuários buscam neste canal.”, finaliza Franco. 

 

Labelium


ARTESP inicia processo seletivo para estagiários

Vagas são destinadas para estudantes do Ensino Superior de diversos cursos

 

O Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE está com inscrições abertas para processo seletivo da Agência Reguladora de Serviços Delegados de Transporte do Estado de São Paulo, a ARTESP. As 46 vagas abertas são voltadas para estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências de Dados, Direito, Economia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Jornalismo, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, e Tecnólogo em Transportes Terrestres.

 

Os interessados devem se inscrever até o dia 09/10, no portal do CIEE no seguinte link:https://pp.ciee.org.br/vitrine/11399/detalhe. Com carga horária de 30 horas semanais, os candidatos contratados contarão com bolsa-auxílio no valor de R$ 787,58 mensal. Entre os benefícios estão: Auxílio Transporte no valor de 17,60 (por dia estagiado), Auxílio Refeição de R$1.320,00 e Auxílio Alimentação R$1.380,00.

 



Sobre o Centro de Integração Empresa-Escola
Fundado há mais de meio século, o CIEE é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos. Reconhecida como a maior referência do Brasil em empregabilidade jovem, faz a ponte, anualmente, entre 300 mil jovens e adolescentes e o mundo do trabalho. Suas ações socioassistenciais englobam a promoção de conhecimento e fortalecimento de vínculos de jovens em situação de vulnerabilidade. Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | Linkedin | Tik Tok
www.ciee.org.br


Você sabe o que faz um Agente Comunitário de Saúde?

Mais do que realizarem visitas domiciliares, esses heróis invisíveis desempenham um papel vital na estratégia de saúde pública do SUS


Seja em dias de sol ou de chuva, eles estão lá, auxiliando diferentes comunidades a buscarem todos os cuidados necessários para sua saúde. Mais do que um prestador de serviço, eles já são até considerados amigos para muitos, pois estão sempre pertinho, acompanhando os seus diferentes hábitos e necessidades.

Você sabe de que profissional eu estou falando? Isso mesmo, do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Em celebração ao seu dia, comemorado em 04 de outubro, vamos esclarecer um pouco mais sobre essa categoria que ainda gera dúvidas na população. 

Parte da equipe multiprofissional dos serviços de atenção básica da saúde pública, eles desempenham um papel de extrema importância na Estratégia Saúde da Família (ESF) ao desenvolver ações de prevenção e promoção à saúde.

Adriana Macedo, ACS no território atendido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Ipava, gerenciada pelo CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, explica que as suas visitas são realizadas de acordo com as necessidades identificadas no contato com cada cidadão.

“Um exemplo é a gestante que deixa de fazer o acompanhamento pré-natal, não cumpre a vacinação dos filhos ou falta em uma consulta. Como temos esse olhar de acompanhamento, nós, ACS, fazemos esse levantamento de saúde e, com base nele, identificamos essas questões e vamos até o domicílio verificar como atender a demanda necessária naquele momento”, exemplifica.

Paula Aparecida, também ACS no território Cidade Ipava, destaca que algumas famílias recebem visitas mensais e, quando necessário, há novas visitas, nas quais o agente segue acompanhado de um profissional médico, enfermeira ou equipe multidisciplinar - composta por nutricionista, educador físico, assistente social e fisioterapeuta, entre outras especialidades – para atuar de acordo com a patologia e necessidade do paciente.

Agente há 13 anos, a profissional conta que com essas visitas, diariamente, lida com anseios, angústias e conquistas dos moradores locais. “Quando conseguimos orientar e o paciente absorve o que foi dito, é muito gratificante”.  

Adriana, por sua vez, também relata enfrentar situações delicadas no dia a dia da profissão. Para ela, um dos momentos mais marcantes foi quando teve que auxiliar uma paciente idosa que estava enfrentando um quadro de depressão e se recusava a iniciar o tratamento, além de não aceitar a visita da equipe de saúde.

"Aos poucos e com muita insistência, finalmente consegui chamar a atenção dela, o que a levou a permitir minhas visitas mensais. Conquistando sua confiança a cada encontro, pude orientá-la sobre a importância de receber o acompanhamento adequado para sua saúde mental. Com o tempo, ela concordou em realizar uma consulta e fazer os exames necessários, possibilitando, assim, o início do seu tratamento. Por fim, foi possível convencê-la a se juntar ao grupo de caminhada", comemora a profissional.

No geral, as profissionais avaliam que o cotidiano do trabalho é bastante desafiador uma vez que muitos moradores não querem recebê-las por enxergarem que são um incomodo. “Mesmo assim seguimos com a nossa missão e é gratificante quando conquistamos o devido reconhecimento sobre a importância do nosso trabalho”, pontua.

Para a gerente da UBS Cidade Ipava, Simone Menezes, o papel do ACS vai muito além de cadastrar e acompanhar famílias. “É criar laços, ser empático. Atuamos como o elo entre a comunidade e a unidade básica de saúde. São profissionais de extrema importância na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Em 2022, os agentes do CEJAM realizaram 2,7 milhões de visitas domiciliares em São Paulo e 878 mil em Mogi das Cruzes. Já 2023, foram 1,6 milhão de visitas em São Paulo e 192 mil em Mogi das Cruzes, neste primeiro semestre do ano.

 

Muito além do que você imagina

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) tem como objetivo primordial fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador, por meio do aprimoramento de competências específicas e necessárias para o desempenho de suas atividades. A partir disso, os agentes realizam uma variedade de processos voltados para auxiliar a população. Abaixo, conheça alguns deles:

  • Trabalho em equipe;
  • Visita domiciliar;
  • Planejamento das ações de saúde;
  • Promoção da saúde;
  • Prevenção e monitoramento de situações de risco e do meio ambiente;
  • Prevenção e monitoramento de grupos específicos;
  • Prevenção e monitoramento de doenças crônicas degenerativas e transmissíveis;
  • Acompanhamento e avaliação das ações de saúde.

 

Quero ser um agente de saúde, o que é necessário saber?

Conforme estabelecido pela lei, o candidato interessado em se tornar um agente comunitário de saúde deve residir em um dos bairros que fazem parte da área de atuação do distrito para o qual se inscreveu. O processo seletivo inclui não apenas uma prova objetiva, mas também a participação obrigatória em um Curso Introdutório de Formação, com carga horária de 40 horas. É necessário que o candidato registre 100% de presença durante todo o curso.

 


CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim
@cejamoficial
cejam.org.br/noticias


Black Friday: como evitar experiências negativas com a marca?

Que atire a primeira pedra quem nunca esperou a Black Friday para comprar aquele item tão desejado. Essa é uma das datas mais queridas pelos brasileiros e, também, pelas empresas, a qual pode trazer excelentes resultados de vendas. Mas, é preciso muita cautela ao estabelecer as promoções ofertadas, para que nenhuma ilusão financeira seja criada com o consumidor e, com isso, acabe gerando uma experiência e reputação negativas com a marca.

Também considerada por muitos como um “aquecimento” para o Natal, o consumidor já espera das empresas descontos agressivos nessa época do ano, o que exige delas uma organização intensa em seus estoques, gerenciamento de entregas e atendimento ao cliente, para que atendam a essas demandas com sucesso. Principalmente, diante da facilidade em realizar compras graças aos avanços da digitalização do mercado.

No evento do ano passado, como exemplo, dados divulgados pela Confi Neotrust identificaram que 61,4% dos acessos aos sites das empresas se deram via mobile, o que demandou delas um maior cuidado frente a uma experiência de compras positiva e fluída no ambiente online. Até mesmo, considerando que muitos desses usuários podem finalizar sua jornada presencialmente nas lojas físicas da marca.

Mas, para que esse sucesso seja atingido, existem certos cuidados fundamentais que devem ser tomados desde já, evitando que a marca gere qualquer percepção negativa ao seu público-alvo – sobretudo, no que diz respeito aos descontos que serão ofertados. Afinal, a famosa crítica da “metade do dobro” ainda é uma prática vista em muitas empresas, e que não acaba trazendo nenhum resultado positivo para suas operações.

Essa frequente armadilha financeira cria uma ilusão de que o consumidor está pagando por um produto realmente barato e, hoje, aquelas que tentam permanecer nesse discurso são rapidamente descobertas. Afinal, com a popularização das redes sociais e o avanço da digitalização, os clientes ficaram muito mais atentos frente a essas tentativas e, quando notam qualquer ação parecida, rapidamente podem denunciá-la em sites de reclamações e outras plataformas.

O extenso acesso à informação tem seus dois lados da moeda. Ao mesmo tempo que trouxe diversas vantagens ao mercado, também pode ser uma arma perigosa quanto à imagem corporativa. Aderir à Black Friday meramente por uma tendência de mercado não é uma estratégia inteligente. Isso é, aquelas que desejam obter um aumento de vendas precisam compreender, a fundo, o que seu público-alvo busca nessa data e, com isso, se preparar devidamente para atender a essas demandas com êxito.

E, não podemos falar sobre essas necessidades, sem incluir também a questão dos meios de pagamento. Afinal, em meio à tantas soluções que vêm emergindo nos últimos anos, é dever das empresas dispor de diversas opções a seus clientes, de forma que escolham aquela que mais faz sentido perante sua realidade.

Em 2022, como exemplo, o Pix representou 15,05% das compras realizadas durante a Black Friday, ainda segundo os dados divulgados pela Confi Neotrust, o que o torna uma estratégia obrigatória a ser oferecida pelas empresas. Mas, ainda assim, o cartão de crédito se manteve como principal meio de pagamento, com 50,16% do total de compras efetuadas.

A mesma diversidade se aplica, também, aos canais de atendimento. Seja presencialmente ou em qualquer canal digital, o consumidor precisa ser atendido onde ele preferir, recebendo a mesma qualidade e atenção ao longo de sua jornada. Caso contrário, as chances de abandonar o carrinho, cancelar suas compras e não buscar mais pela marca em futuras compras, certamente será maior.

Se planejar com antecedência é fator primordial para que as empresas tenham resultados excelentes na Black Friday. Estude a fundo seu público-alvo, o que eles esperam nesta data, sua capacidade de gestão de estoque e logística e, com isso, organize estratégias promocionais dentro da realidade do negócio. Essas informações serão fundamentais para definir os descontos que serão ofertados e garantir que seus clientes tenham uma boa experiência de compras.

 

Thiago Gomes - Diretor de Customer Success da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

 

Médicas recebem menos da metade de salários dos colegas homens

Novos dados do Medscape destacam a disparidade salarial de gênero, o uso crescente da teleconsulta e os desafios enfrentados pelos médicos


A maioria dos médicos recuperou as condições salariais e de trabalho, prejudicadas pela pandemia de covid-19.  Porém, o que chamou atenção da pesquisa realizada pelo Medscape e divulgada recentemente, é que a desigualdade de gênero se aprofundou: mesmo desempenhando as mesmas tarefas, as mulheres continuam ganhando consideravelmente menos que os homens na medicina. 

A pesquisa, realizada entre 17 de janeiro de 2022 a 14 de maio de 2023, contou com a participação de 1.711 médicas e médicos. Os resultados são baseados nas respostas de 1.204 médicos empregados em tempo integral. A análise destaca uma grande diferença salarial entre homens e mulheres na profissão. Em 2018, as médicas ganhavam em média 31,77% menos do que seus colegas. Em 2022, essa diferença aumentou para 51,64%.

Surpreendentemente, quase metade (48%) dos médicos entrevistados não recebe nenhum benefício trabalhista.  O dado lança luz sobre a situação atual da profissão médica, destacando a crescente precariedade das condições de trabalho. 

" Em 2020, essa proporção era de 44%. Comparando o levantamento de 2020 com os dados obtidos em 2022, pelo menos oito benefícios tiveram uma queda de 3% ou mais no número de beneficiados entre os respondentes, tais como o seguro de vida, que era concedido a 13% dos respondentes em 2020, e agora abrange apenas 8% deles", comenta Leoleli Schwartz, editora sênior do Medscape em português. 

Uma mudança notável na prestação de serviços médicos, é o uso crescente da teleconsulta. Atualmente, 64% dos médicos relatam oferecer teleconsulta, marcando uma revolução na maneira como os pacientes acessam cuidados médicos. No entanto, a adoção de outras tecnologias inovadoras, como smartwatches e dispositivos similares, ainda está aquém do seu potencial, com apenas 40% dos médicos incorporando essas ferramentas em suas práticas. Esta disparidade entre a adoção da teleconsulta e a implementação de outras tecnologias aponta para um cenário em evolução que pode trazer novos desafios e oportunidades para a medicina moderna.

As extensas jornadas de trabalho e as complexidades inerentes à negociação com operadoras de saúde surgem como os principais desafios enfrentados pelos médicos. A pesquisa também revela discrepâncias nas percepções de médicos e médicas sobre os prós e os contras da profissão. Detalhando as respostas, contribuir para um mundo melhor é considerado altamente gratificante por 25% das mulheres, enquanto apenas 15% dos homens partilham esta visão. Para 18% dos médicos do sexo masculino, a remuneração satisfatória e a capacidade de seguir suas paixões ocupam o centro das prioridades, em comparação com 13% das mulheres. No que diz respeito às dificuldades enfrentadas, a pesquisa identificou que 22% dos especialistas enfrentam obstáculos nas negociações com operadoras de saúde, um desafio que afeta aproximadamente 9% dos médicos generalistas. Essa questão também representa uma fonte de frustração para 29% dos entrevistados que atuam em consultórios e 18% dos que trabalham em ambientes hospitalares. As longas jornadas de trabalho são um peso adicional para 38% dos participantes.

A medicina continua a exercer um forte apelo para a maioria dos participantes da pesquisa, mesmo diante dos desafios e da redução na satisfação profissional. Surpreendentemente, quase 70% afirmaram que, se pudessem voltar atrás, escolheriam novamente a medicina como carreira, indicando um forte vínculo com a vocação médica. No entanto, é importante notar que a pesquisa, também, revela uma perspectiva ambivalente, pois 43% dos entrevistados não recomendariam a medicina como profissão aos filhos.  Esta tendência sinaliza que questões relevantes afetam a satisfação ou as perspectivas dos profissionais de saúde.


Dados da pesquisa

Foi realizado por um total de 1.711 médicos residentes no Medscape em português, 36% mulheres e 64% homens. Estudo completo pode ser encontrado no site https://portugues.medscape.com/slideshow/65000167


Medscape
medscape.org


Justiça condena empresas de aplicativos por problemas causados por trabalhador parceiro

Freepik

Jusdocs revela qual é o Estado com maior demanda por responsabilidade do fornecedor
 


Os tribunais de Justiça de norte a sul do país têm condenado empresas de aplicativos, como Uber, 99, iFood e Rappi, por problemas causados por seus motoristas e entregadores. As decisões reconhecem o dever de indenizar clientes e terceiros, por danos morais e materiais. As reparações mais comuns são por bens esquecidos em veículos, acidentes de trânsito, mau atendimento e produto não entregue.

“O artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) deixa claro a responsabilidade do fornecedor em reparar os prejuízos causados”, afirma Carlos Stoever, sócio do JusDocs, site de compartilhamento de peças jurídicas entre advogados em todo o Brasil.

Atualmente, existem mais de 1,6 milhão de pessoas trabalhando como entregadores ou motoristas de aplicativos em território nacional, de acordo com a pesquisa feita pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec).



Mercadoria não entregue

O site que disponibiliza modelos de inicial Jusdocs, com a ajuda da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), revela que no primeiro semestre deste ano, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) foi o que mais julgou causas de responsabilidade do fornecedor. O Poder Judiciário baiano analisou 433.387 ações, dos 1,9 milhão de casos julgados no Brasil.

A relatora, desembargadora Maria Virginia Andrade de Freitas Cruz, da 4ª turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Bahia, condenou, por exemplo, a Uber a pagar R$ 2 mil para uma cliente do serviço Uber Flash. Na sentença, a relatora frisou a lesão moral passível de indenização, por causa da atitude do entregador. “Ele retirou a mercadoria da loja, na qual a cliente fez a compra online, mas não a entregou, tomando posse do produto”.



Mau atendimento

O relator, desembargador Thiago de Siqueira, da 14ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), fixou que a Uber e o seu motorista terão de pagar indenização à passageira com transtorno do espectro autista que teve a corrida cancelada após pedir para baixar o som da música que tocava no veículo. O valor da reparação é de R$ 5 mil pelos danos morais.

A mesma quantia foi arbitrada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A sentença ordenou que o aplicativo de transporte indenize um cliente que perdeu o voo, após o motorista atrasar a chegada ao destino por errar o caminho do aeroporto.

No Distrito Federal, a Uber foi sentenciada a indenizar em R$ 1.800,00 o passageiro que esqueceu o telefone celular no veículo do motorista e não teve o aparelho restituído.

No Rio de Janeiro, o aplicativo 99 foi condenado por intolerância religiosa. A plataforma digital vai pagar R$ 10 mil a um casal de passageiros, que foi impedido de entrar no veículo porque estava vestido com roupas religiosas de matriz africana.

Já as reclamações contra empresas de delivery, como a iFood e a Rappi, são por atraso na entrega, produto errado, comida fria, embalagem amassada, lacre violado, alimento impróprio para o consumo e golpe da maquininha.

“O entendimento da Justiça é no sentido de que a empresa não pode esperar ter lucro na intermediação do transporte e compra de produto e não responder por dano provocado ao usuário desse serviço”, frisa Carlos Stoever, do Jusdocs.



Acidente de trânsito


Em agosto, a 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) condenou a Uber e o seu condutor por causarem um acidente de trânsito. Ambos terão de pagar R$ 22.647,58 para cobrir danos morais, estéticos e materiais a um motorista atingido pelo prestador de serviço do aplicativo, que dirigia em alta velocidade.

“Na decisão, a relatora, desembargadora Ana Maria Ferreira da Silva, considerou que o motorista, apesar de não ser cliente da plataforma, foi vítima da falha na prestação do serviço pelo aplicativo, conforme determina o artigo 17 do CDC”, conta o sócio do site de petições personalizáveis.



Outros imbróglios jurídicos

Além de responder na esfera consumerista, as empresas de aplicativos também são alvo de reclamações trabalhistas e previdenciárias. Os requerimentos impetrados por advogados discutem a suspensão e bloqueio da conta do trabalhador parceiro sem motivação justificada, a obrigação de auxiliar financeiramente em caso de doença ou acidente e o vínculo empregatício.

“O trabalhador de aplicativo que se sentir de alguma forma prejudicado, pode denunciar a situação ao Ministério Público do Trabalho e ao sindicato da categoria, bem como ingressar com ação na Justiça”, indica Carlos Stoever.

Para saber mais, basta acessar o site JusDocs (https://jusdocs.com).



Emanuelle Oliveira
Mtb 59.151/SP


domingo, 1 de outubro de 2023

Conheça os benefícios dos óleos essenciais extraídos das flores

Com componentes naturais, a aromaterapia protege a pele contra a oleosidade excessiva e o ressecamento comum na primavera

 

Com a chegada da estação mais florida do ano chega, também, a preocupação com os cuidados com a pele. Isso ocorre porque, na primavera, temos dias mais ensolarados, que colaboram para o aumento da oleosidade, mas, com os resquícios dos dias secos do inverno, sofrem também com a opacidade. Por isso, o primeiro passo é criar uma rotina de cuidados como limpeza, tonificação e hidratação para reparar a pele da estação anterior e prevenir a oleosidade excessiva que pode aparecer. Pensando nisso, a Phytoterápica - marca de cosméticos naturais e especialista em aromaterapia, separou algumas dicas para ajudar a mesclar esses cuidados nessa nova estação.

Confira:


Cuidados com a oleosidade:

Com as temperaturas mais altas, o suor natural pode ocasionar mais oleosidade na região do rosto e uma boa sinergia entre os óleos essenciais pode controlar a oleosidade e o aspecto da pele.

Produtos indicados: óleo essencial de gerânio e óleo essencial de lavanda.

Sugestão de uso: o óleo essencial de gerânio atua no equilíbrio da oleosidade e controle dos poros dilatados. Já o óleo essencial de lavanda acalma e regenera a pele, além de possuir poderoso efeito antiacne. Devem ser utilizados diluídos em óleo vegetal, creme neutro ou máscara de argila*.


Proteção da pele contra o ressecamento:

Após o inverno, a pele pode ter sofrido fissuras derivadas do ressecamento, por isso a primavera propicia uma ótima oportunidade para reparar a pele e prepará-la para o verão.

Produtos indicados: óleo essencial de ylang ylang

Sugestão de uso: o óleo essencial de ylang ylang atua contra o ressecamento, tonifica a pele, e pode ser usado para dar brilho aos cabelos também. Deve ser utilizado diluído em óleo vegetal ou creme neutro para obter a umectância e a emoliência, evitando, assim o ressecamento e a descamação da pele.
Para potencializar a hidratação, uma outra dica interessante é pingar 15 gotas do óleo essencial de ylang ylang em 50 ml de extrato oleoso de calêndula. Misture, massageie o rosto, pescoço e colo todas as noites.


Óleos florais como aromaterapia

Ainda, entre tantos benefícios dos óleos essenciais, ambos podem ser utilizados em forma de aromaterapia para auxiliar quem encontra dificuldade para dormir, baixa autoestima e desejam uma estabilização das emoções como um todo.

Para utilizar como aromaterapia, a indicação da Phytoterápica é o uso dos óleos por meio do aromatizador de ambiente (de 5 a 8 gotas no aparelho com água) ou colar aromático (de 1 a 3 gotas no orifício), ou feltro do colar.

 

Phytoterápica
www.phytoterapica.com.br

 

'Não tinha ninguém pra avisar?', desabafa Gkay após remover 3 litros de ácido do rosto

Divulgação
Gkay, a influenciadora que desfez procedimentos estéticos e removeu quase 3 litros de ácido do rosto, compartilhou sua jornada de arrependimento após ter passado por uma série de intervenções cirúrgicas e estéticas. Nas redes sociais, essa personalidade digital abriu-se com seus seguidores, discutindo abertamente as transformações em seu corpo e rosto, revelando que não sente mais vontade de se submeter a nenhum outro procedimento. 

 

Para um fã que pedia para que ela não mexesse mais no rosto, Gkay tranquilizou o seguidor e desabafou. "Isso aí vocês não precisam se preocupar, não. Vejo umas fotos antigas minhas e penso assim: 'Não tinha ninguém para avisar, não? Ninguém? Não tinha uma pessoa para avisar: 'Mulher, está podre'", disse.  

A história da influenciadora vai além de sua recente revelação. Algum tempo atrás, ela abriu-se sobre suas lutas pessoais com a distorção de imagem, um desafio que a levou a tomar uma decisão drástica: remover três litros de ácido hialurônico do rosto. Essa experiência levanta questões sobre a possível relação com o dismorfismo corporal e sua influência em sua decisão.  

A médica especialista em dermatologia, Dra. Kelly Pico fala que, nesse contexto, é crucial compreender a influência da sociedade na percepção da beleza. As mídias sociais e os padrões estéticos estabelecidos têm um papel significativo na formação de ideais inatingíveis. É essencial reconhecer a importância da diversidade e valorizar a singularidade de cada indivíduo. A beleza vai além das aparências, e a autoaceitação deve ser construída com base em qualidades intrínsecas, talentos e conquistas pessoais.

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O que define o dismorfismo corporal?

O dismorfismo corporal, também conhecido como transtorno dismórfico corporal (TDC) ou dismorfofobia, é um transtorno mental caracterizado por uma preocupação excessiva e irracional com um defeito imaginado ou leve em sua aparência física. Pessoas com dismorfismo corporal têm uma visão distorcida de como se parecem e geralmente se concentram em características específicas do seu corpo, acreditando que são anormalmente feias, deformadas ou desfiguradas. 

Essa preocupação persistente com a aparência física pode levar a um sofrimento significativo e afetar negativamente a vida diária das pessoas que sofrem com o dismorfismo corporal. Elas podem se sentir extremamente autoconscientes e envergonhadas sobre sua aparência, evitando situações sociais e até mesmo buscando isolamento para evitar o julgamento dos outros. Além disso, o dismorfismo corporal pode levar a uma baixa autoestima, depressão, ansiedade e até mesmo ideação suicida. 

Imersas na incessante busca pela perfeição estética, muitas pessoas se submetem a uma série de procedimentos que frequentemente ultrapassam os limites da naturalidade. A harmonização facial e o preenchimento labial podem oferecer resultados visíveis, porém, quando realizados em excesso e de maneira desproporcional, podem levar à falta de identificação com a própria imagem e, consequentemente, ao arrependimento.  

No ponto central dessa jornada de transformação, encontramos a complexa relação entre a imagem corporal e a autoaceitação. Gkay compartilhou abertamente suas experiências de distorção de imagem, revelando os desafios emocionais enfrentados ao lidar com expectativas irreais. Suas reflexões fornecem uma visão profunda sobre os impactos psicológicos da busca incessante pela perfeição, destacando a importância de cuidar da saúde mental e emocional em primeiro lugar. 

Entender que a decisão de realizar procedimentos estéticos é pessoal e complexa é essencial. Tomar decisões informadas requer pesquisa detalhada, consulta a profissionais qualificados e expectativas realistas. É necessário compreender os riscos e as possíveis consequências envolvidas, garantindo que cada passo seja cuidadosamente considerado. 

A Dra. Kelly Pico conclui que, no fim das contas, o exemplo da Gkay nos leva a uma conclusão poderosa: a verdadeira beleza reside na saúde física e mental, na aceitação de si mesmo e na construção de uma autoestima sólida e autêntica. A aparência externa pode ser aprimorada, mas a verdadeira transformação ocorre quando abraçamos nossa singularidade e valorizamos quem somos, para além das expectativas impostas.

 

Dra. Kelly Pico: CRM – 97978 - Especialista em dermatologia estética. Com mais de 22 anos de experiência na medicina, Kelly Pico é formada pela Faculdade de Medicina ABC  Pós graduação em Medicina Estética e Medicina Preventiva.


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