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sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Linfoma: o câncer que ataca glândulas e tem sintomas confundidos com outras doenças

Neste Dia Mundial de Conscientização Sobre Linfomas (15/9), médica hematologista faz alerta sobre sinais da doença
 


Linfoma é um conjunto de cânceres que ataca o sistema de defesa do corpo, chamado de sistema linfático. Composto por vasos, glândulas e órgãos, funciona como um exército interno que protege contra infecções.

A doença, que atinge 750 mil pessoas a cada ano no mundo, ocorre quando as células normais do sistema linfático se multiplicam de forma descontrolada.

Existem vários subtipos de linfomas, sendo os mais comuns o de Hodgkin, que representa cerca de 10% dos casos, e o linfoma não-Hodgkin, mais recorrente, representando cerca de 90% dos casos.

A médica hematologista Andréia Moraes, que atua no Hospital Metropolitano Vale do Aço, unidade referência em oncologia capacitada para realizar tratamento de linfoma, explica que os sintomas da doença podem variar de acordo com o tipo e o estágio da doença.


Os sintomas mais comuns são:


• Inchaço nos gânglios linfáticos, especialmente no pescoço, axilas ou virilha;

• Febre;

• Suores noturnos;

• Perda de peso sem causa aparente;

• Fadiga;

• Náuseas e vômitos;

• Dor abdominal;

• Dor nos ossos ou nas articulações.



“É importante atenção, pois por se tratar de sinais comuns, muitas vezes pode ser confundido com outras doenças, como infecções virais ou bacterianas, o que pode levar a atrasos no diagnóstico e no tratamento adequado”, afirma a especialista.

A hematologista recomenda que qualquer sintoma persistente, especialmente quando combinado os itens acima, o paciente deve procurar um especialista para avaliação completa.

“O diagnóstico precoce do linfoma é fundamental para o sucesso do tratamento. Os avanços na medicina e na pesquisa estão melhorando as opções terapêuticas e a qualidade de vida dos pacientes com linfoma. Portanto, a conscientização sobre os sintomas e a importância da busca de cuidados médicos adequados são cruciais para combater essa doença”, enfatiza a médica.

O diagnóstico do linfoma é feito com exames de sangue, biópsia de linfonodo e exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.

A médica explica que o tratamento depende do tipo e estágio da doença, da idade e do estado de saúde do paciente. “O tratamento do linfoma pode ser realizado de forma isolada ou combinada utilizando quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, transplante de células-tronco, entre outros”, finaliza a hematologista.


Dia do cliente: data comemorativa genuinamente brasileira e que movimenta o E-commerce

Em 2022, foram mais de 5,8 bilhões movimentados no varejo eletrônico, em função da data que foi lançada pelos gaúchos e se espalhou pelo país. Plataforma digital de permutas também quer aproveitar o período de ofertas especiais


Você sabia que o Dia do Cliente, a ser celebrado no próximo dia 15 de Setembro, é uma data comemorativa 100% brasileira? O dia foi instituído no ano de 2003, no estado do Rio Grande do Sul, e foi pensado pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em marketing e Recursos Humanos. A ideia era movimentar o comércio varejista em setembro, mês até então considerado fraco para o comércio varejista, já que é marcado por dois importantes feriados para os gaúchos, o 7 de Setembro e o 20 de Setembro, que comemora a Revolução Farroupilha naquele estado.

Com o passar do tempo, a celebração da data se espalhou pelo país e se tornou uma oportunidade para organizar grandes campanhas promocionais com o objetivo de estreitar as relações entre o comércio e seus consumidores. No ano passado,o Dia do Cliente movimentou cerca de R$ 5,8 bilhões só no comércio eletrônico, segundo relatório da consultoria All iN Social Miner. E é de olho nessa boa expectativa para o E-Commerce que a plataforma digital de permutas multilaterais, XporY.com, traz para seus mais de 12 mil usuários e também não usuários que queiram se cadastrar uma série de ofertas especiais.

A plataforma, que é uma ferramenta oficial do Sebrae, realiza suas transações na moeda digital X$, sendo cada X equivalente a R$ 1,00. Produtos variados, que vão de roupas e eletroeletrônicos a lotes e carros; ou então uma enorme variedade de serviços, como salão de beleza, spa, aulas particulares, restaurantes, reparos em residências, manutenção de veículos, contabilidade e consultorias diversas são oferecidos pelos usuários da XporY e negociados em X$.

Com o crédito em X$, o usuário da plataforma fica livre para adquirir qualquer produto ou serviço ofertado por membros cadastrados de qualquer segmento e ou de qualquer cidade. A única taxa administrativa paga em reais é o valor de 10% sobre as compras realizadas. O cadastro na plataforma é totalmente gratuito e e pode ser pelo site www.xpory.com. Confira a seguir o que a plataforma pode oferecer para esse Dia do Cliente.


Servivos especializados

A X por Y disponibiliza vários serviços especializados para empresas e pessoas físicas, entre elas estão: serviços de contabilidade, aulas de inglês,  avaliação de perfil comportamental e profissional, consultoria para adequação da Lei de Proteção de Dados, serviços de manutenção telefônica, manutenção de alarmes e câmeras de segurança, de cercas elétricas e higienização/limpeza de ar condicionado. 


Bem-estar

O segmento de bem-estar também é outro que tem grande oferta de serviços na X por Y, entre eles destacam-se drenagem linfática, curso de ginástica para o cérebro, tratamento com Ozonioterapia, sessões de laser para remoção de melanose solar e depilação a laser.


Lazer

A X por Y também possui um enorme número de ofertas de serviço de lazer para toda a família como Day Use individual para hotel fazenda, hospedagens em pousadas e voucher de restaurantes.

 

XporY.com

 

Seis filmes e séries que ajudam a ganhar repertório para o Enem

Lista traz indicações para estudantes que querem aproveitar até horário de lazer para se preparar para exame


À medida que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximam, os estudantes intensificam a rotina de estudos. Mas especialistas orientam que, nesses últimos meses antes da prova, é importante garantir também momentos de descanso e até mesmo de lazer. Isso não significa necessariamente deixar a preparação de lado. É possível relaxar e, ao mesmo tempo, continuar se preparando para o tão esperado exame.

A assessora de História do Sistema Positivo de Ensino, Stephanie Jimenez Tassoulas, dá a dica. "Para obter bom desempenho, principalmente nas provas dos componentes curriculares de Humanas - História, Geografia, Filosofia e Sociologia - e na Redação, o candidato precisa ter bom repertório e dominar assuntos e fatos importantes atuais e do passado. Uma das maneiras de adquirir essa bagagem é assistir a filmes e séries cujos temas vão permitir ao estudante melhorar a visão do mundo em que vive", explica. 

De acordo com a assessora, alguns conteúdos de entretenimento encontrados nas plataformas de streaming podem oferecer aos estudantes referências e contextos que os façam entender melhor sobre diversos temas. "Ao assistir a um filme sobre determinado assunto, o jovem às vezes consegue absorver o conhecimento de forma muito mais natural. E o melhor é que isso acaba acontecendo sem que o candidato pareça estar estudando de fato", destaca. Ela aponta seis produções disponíveis on-line para aqueles que querem relaxar ao mesmo tempo em que adquirem conhecimento para as provas de 2023. 


Que horas ela volta? (Netflix)

Lançada em 2015, essa obra fala muito sobre as relações de classe e divisões regionais da sociedade brasileira, partindo da história da relação entre uma empregada doméstica nordestina e a família paulistana para a qual ela trabalha. É um retrato comovente das muitas desigualdades existentes no país.  


Guerras do Brasil (Netflix)

Com cinco episódios, a série fala sobre os muitos conflitos vividos em nosso país ao longo de seus 500 anos, desde a chegada dos portugueses. Do encontro violento com os povos originários, passando pela Guerra do Paraguai, de Palmares e pela Revolução de 1930, até chegar à falência do sistema prisional brasileiro e à questão do tráfico de drogas, o espectador é convidado a conhecer e a refletir sobre as guerras travadas em território nacional. 


O Dilema das Redes (Netflix): 

O documentário traz um alerta sobre os impactos negativos das redes sociais para a democracia e também para a humanidade, temática em alta para ser abordada nas provas de Ciências Humanas. Por meio de depoimentos, especialistas em tecnologia apontam para os riscos de vício trazidos pelo uso indiscriminado das redes e analisam as responsabilidades éticas e morais das grandes empresas de tecnologia do mundo. O longa ainda retrata de que forma as redes sociais, com a ajuda da inteligência artificial e dos algoritmos, podem contribuir para a disseminação de fake news e, consequentemente, para a manipulação política.


Explicando -  A Mente (Netflix)

Série documental que aborda de forma rápida e com explicações muito bem feitas o funcionamento da mente humana. Os episódios de cerca de 20 minutos mostram como o cérebro atua em relação a tópicos como ansiedade, memória, sonhos, meditação, entre outros. Excelente aposta para retomar e reforçar os aprendizados da área de Ciências da Natureza.


Merlí (Netflix)

Essa produção espanhola mostra como a Filosofia pode ser apaixonante e divertida. Os episódios retratam a vida de um professor de Ensino Médio que foge do convencional com seus métodos de ensino. Por meio de situações dramáticas e até bem humoradas, o espectador é convidado a refletir sobre o que defendiam os grandes pensadores e a compreender como a Filosofia se conecta com nossos cotidianos. 


Emicida: AmarElo – É tudo pra ontem (Netflix)

No documentário, o músico Emicida apresenta a história por trás de suas músicas e o processo de criação do disco/projeto AmarElo. Ele explica os motivos que o levaram a escolher o Teatro Municipal de São Paulo como palco para o lançamento de seu álbum, uma vez que o local raramente é frequentado por moradores da periferia. Cheia de referências a outros conteúdos, a obra é uma oportunidade rica de conhecer a história da música brasileira e as influências do movimento negro na História do Brasil.

 

Sistema Positivo de Ensino

 

Estado de São Paulo tem redução de 15,8% em mortes no trânsito no mês de agosto, aponta Detran-SP

Estatísticas do Infosiga SP também indicam queda de 7,7% nos óbitos em sinistros no comparativo do acumulado entre os oito primeiros meses de 2022 e 2023

 

De acordo com os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e coordenado pelo Detran-SP, o estado de São Paulo apresentou queda de 15,8% no número total de mortes no trânsito, na comparação entre agosto de 2023, quando ocorreram 433 óbitos, com o mesmo mês do ano passado, que teve 514 ocorrências do tipo. 

A queda de óbitos no trânsito no Estado também é evidenciada pela comparação entre os oito primeiros meses do ano passado e o mesmo período deste ano. Foram 3.573 ocorrências de janeiro a agosto de 2022, contra 3.298 de janeiro a agosto de 2023 - uma redução de 7,7% neste ano.

Entre os números do Infosiga, destaca-se ainda a queda de ocorrências fatais entre todos os modais analisados: pedestres, automóveis, bicicletas e motocicletas. A maior redução ocorreu nos óbitos envolvendo pedestres, que caíram 8,1% no comparativo dos oito primeiros meses de 2022 para 2023, de 828 para 761 casos. As mortes em sinistros com ocupantes de automóveis tiveram queda de 7,5% no mesmo período, de 830 para 768 ocorrências. 

Os óbitos decorrentes de ocorrências com ciclistas caíram 5,4% no comparativo dos oito primeiros meses de 2022 e 2023 (de 242 para 229, respectivamente). E as mortes de ocupantes de motocicletas registraram uma redução de 4,1% neste período, de 1.402 para 1.345 casos. 

Com relação aos sinistros com vítimas não fatais, o Estado de São Paulo registrou um aumento de 5,6% no comparativo entre agosto de 2022 e 2023. Foram 15.801 ocorrências naquele mês em 2022, contra 16.692 no mês passado. No acumulado entre janeiro e agosto, foram 116.767 sinistros sem vítimas fatais em 2022, contra 127.038 ocorrências do tipo no mesmo período de 2023, o que representa um aumento de 8,8% no acumulado deste ano.

 

Capital 

No município de São Paulo, foi registrada queda de 4% no número de óbitos no trânsito, no comparativo entre os oito primeiros meses de 2022 e 2023, de 577 para 556 ocorrências. Entre os modais, destaca-se na capital a redução de 7% na mortes envolvendo ocupantes de motocicletas, que caíram de 259 ocorrências entre janeiro e agosto de 2022 para 240 no mesmo período deste ano.  

 

Reestruturação 

Para analisar de forma ainda mais qualitativa os dados referentes ao trânsito paulista, incluindo a identificação de iniciativas preventivas eficientes, está sendo estruturado o novo Observatório Estadual de Trânsito, sob coordenação do Detran-SP, com o respectivo aperfeiçoamento do Infosiga, mediante investimento de R$ 9 milhões em tecnologias e inteligência artificial. O Observatório trará o Infosiga com informações na nuvem, com maior capacidade de processamento e de escalabilidade. 

Com a base de dados mais completa, será possível realizar o cruzamento de dados, como: informações de condutores habilitados e veículos registrados no estado de São Paulo, além das infrações de trânsito cometidas pelos motoristas, para fins de geração de informações visando adoção de políticas públicas voltadas à segurança viária. Há previsão também de cruzamento desses dados com informações de sistemas da Secretaria da Saúde, Instituto Médico Legal, ARTESP, DER, cartórios de registro civil e do aplicativo de trânsito Waze, entre outros.

 

Pacote de melhorias de segurança viária 

Com o objetivo de proteger a vida de todos os cidadãos paulistas, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo apresenta nesta sexta-feira, dia 15 de setembro, um pacote de melhorias de segurança viária, com o objetivo de proporcionar à população um deslocamento mais seguro, além de conscientizá-la a agir com mais segurança enquanto condutor, pedestre ou passageiro. Entre as medidas estão: Reativação do Observatório Estadual do Trânsito e ampliação do Infosiga, Acordo entre Detran-SP e Fundación Mapfre, nova campanha educativa e ações educativas para a Semana Nacional de Trânsito, além da ampliação do programa Respeito à Vida.

  

Portabilidade de número de celular de clientes Pessoa Jurídica passa a exigir confirmação por SMS

Medida começou a valer em 11 estados e no Distrito Federal na última segunda-feira (11) e será expandida para os outros estados de forma gradual. Mensagem enviada ao celular para confirmar a solicitação deve ser respondida em até seis horas


A portabilidade numérica dos clientes Pessoa Jurídica contará com uma etapa a mais de confirmação, por meio de uma resposta via SMS confirmando a portabilidade, a partir do número que está sendo portado. A medida passou a valer em 11 estados e no Distrito Federal na última segunda-feira (11) e será expandida para os outros estados de forma gradual. A medida já foi implementada para os clientes Pessoa Física de todos os DDDs.
 
No dia 11 de setembro a mudança passou a valer para os seguintes DDDs: Goiás (61, 62 e 64), Distrito Federal (61), Tocantins (63), Mato Grosso do Sul (67), Mato Grosso (65 e 66), Rondônia (69), Acre (68), Maranhão (99 e 98), Pará (91, 93 e 94), Amapá (96), Amazonas (97 e 92) e Roraima (95).
 
Com a atualização, o cliente que solicitar a portabilidade de seu número de telefone móvel receberá uma mensagem informativa na tela do celular e um SMS para confirmação do pedido de mudança de prestadora. Importante, para que a portabilidade seja confirmada o SMS deve ser respondido em até seis horas a partir do chip no qual está sendo solicitada a portabilidade, ou seja, do chip da prestadora que está atendendo no momento do pedido e não do chip da nova prestadora que receberá a portabilidade.
 
A portabilidade numérica no Brasil existe desde 2008 e deve ser solicitada pelo cliente. A partir do momento que ele solicita a transferência junto a nova operadora, a efetivação acontece em três dias úteis ou após esta data, quando o titular do contrato solicitar postergação.
 
De setembro de 2008 a 31 de dezembro de 2022, foram realizadas 83,17 milhões de trocas de operadoras segundo balanço da ABR Telecom.
 
Caso não receba o SMS ou ainda tenha dúvidas, o usuário deve consultar a lista de perguntas frequentes sobre portabilidade no site ou ligar para o Atendimento ao Cliente da operadora para a qual esteja migrando as suas linhas telefônicas.

 

Conexis


Dia do (a) Caminhoneiro (a): uma data tão importante que é comemorada três vezes ao ano

 

As comemorações de 16 de Setembro são marcadas pelo Dia Nacional do Caminhoneiro

 

Um profissional de tamanha relevância não poderia ter apenas um dia para ser homenageado, por isso, no Brasil, existem três datas em que se comemora o Dia do (a) Caminhoneiro (a): 30 de junho, 25 de julho e 16 de setembro, que é o Dia Nacional do Caminhoneiro. As três datas foram criadas de formas diferentes e todas elas homenageiam o profissional do volante, que desempenha um papel fundamental na economia brasileira, garantindo que mercadorias e produtos cheguem aos seus destinos com segurança e eficiência.

 

No dia 30 de junho a comemoração acontece no estado de São Paulo, pois no dia 30 de dezembro de 1986, o então governador do estado, Franco Montoro, assinou a Lei Estadual nº 5.487, estabelecendo 30 de junho como o “Dia do Caminhoneiro(a)” no Estado de São Paulo.

 

O 25 de julho é o dia de santo padroeiro dos caminhoneiros, São Cristóvão. Nesta data costumam ser realizadas missas, procissões, festas e carreatas com a bênção dos veículos. São Cristóvão não é apenas o padroeiro dos caminhoneiros e caminhoneiras, mas também de todas as pessoas que estão à frente dos volantes/guidões, incluindo motoqueiros, motoristas de ônibus, taxistas, e outros pilotos e motoristas de todos os meios de transporte.

 

Já o 16 de setembro é a data comemorativa oficial, que vale para o Brasil todo. O Dia Nacional do Caminhoneiro foi oficialmente decretado com a Lei Federal n° 11.927, de 17 de abril de 2009, assinada pelo então vice-presidente no exercício do cargo de Presidente da República, José de Alencar Gomes da Silva.

 

Os caminhoneiros merecem todas essas homenagens, pois enfrentam longas jornadas, condições climáticas adversas e desafios nas estradas para garantir que o Brasil continue a funcionar. Eles desempenham um papel crucial no transporte de mercadorias que abastecem supermercados, hospitais, fábricas e todas as áreas da economia nacional. Neste 16 de setembro, diversas iniciativas são realizadas em todo o país. Empresas, sindicatos, associações e comunidades locais organizam eventos especiais, como carreatas, festas, e cultos religiosos, para demonstrar apreço aos caminhoneiros. Além disso, muitos eventos distribuem brindes e descontos em postos de combustível, restaurantes e serviços de manutenção, para tornar este dia ainda mais especial para os profissionais das estradas.

 

O Dia do Caminhoneiro também serve como uma oportunidade para discutir questões relevantes para a categoria, como segurança nas estradas, melhores condições de trabalho e regulamentações governamentais. É uma chance de destacar a importância de apoiar esses profissionais, que desempenham um papel vital na economia do Brasil. Além de seu papel econômico, os caminhoneiros também desempenham um papel social importante, conectando as diferentes partes do país e tornando possível a vida cotidiana que conhecemos. Suas viagens muitas vezes envolvem sacrifícios pessoais, longe da família e de casa, demonstrando uma dedicação admirável.

 

Segundo o Gerente de Negócios Linha Pesada da DPaschoal, Igor Mazzi, todas as homenagens são mais que merecidas a esses profissionais que dedicam suas vidas ao progresso do país e ao bem-estar de todos. “Comemorar em 30 de junho, 25 de julho ou em 16 de setembro, demonstra a importância em homenagear os profissionais do volante. Os caminhoneiros são verdadeiros heróis das estradas, desempenhando um papel fundamental na economia, na coesão social e no bem-estar geral do Brasil. Reconhecer e apoiar esses profissionais é essencial para manter o país em movimento e garantir uma sociedade próspera e funcionando de maneira eficiente. Parabéns a todos os caminhoneiros!”, comemora Mazzi.

 

A DPaschoal, possui 124 lojas instaladas em mais de 100 cidades, de oito estados do Território Nacional, onde além de oferecer uma linha completa de pneus, também disponibiliza, como diferencial, a revisão de segurança gratuita a seus clientes, o que certamente vai ajudar a diagnosticar possíveis problemas na segurança do veículo. O princípio de “Medir e Testar Antes de Trocar” está no DNA das lojas DPaschoal, graças a ferramentas exclusivas que avaliam a real necessidade de ter que trocar peças, pneus e a realização de serviços. A Companhia oferece em seus Trucks Centers a experiência otimizada com tecnologia e sustentabilidade, para que ela seja completa e ajude a economizar ainda mais tempo e recursos para o bolso e para o planeta. Líder desse segmento no Brasil, a DPaschoal oferece alto padrão de qualidade, inovação e confiabilidade para o pneu recapado, com produtos, serviços e garantias.

 

Evento Programa Pé na Estrada

 

A DPaschoal participa neste sábado, dia 16 de setembro, das comemorações do Dia do Caminhoneiro, realizadas pelo Programa Pé na Estrada, no Posto Graal 56, instalado no km 56 da Pista Sul (sentido São Paulo) da Rodovia dos Bandeirantes, em Jundiaí/SP, das 11h às 15h. Durante as festividades os apresentadores do programa, Pedro Trucão e Paula Toco estarão em uma ação de blitz com os caminhoneiros, com brincadeiras, distribuição de brindes e gincanas.  

 

Serviço

Festividades Dia do Caminhoneiro

Data: 16 de setembro de 2023.

Horário: das 11h às 15h 

Local: Posto Graal 56, km 56 - Pista Sul (sentido São Paulo) - Rodovia dos Bandeirantes - Jundiaí/SP. 

 

DPaschoal

https://www.dpaschoal.com.br 

 

Dia do Cliente: celebrando direitos e proteções

 

No dia 15 de setembro, celebramos o Dia do Cliente, uma data que destaca a importância do consumidor na economia e na sociedade. A data também é uma oportunidade para refletirmos sobre o papel do Código de Defesa do Consumidor (CDC), criado em virtude da Constituição de 1988, para a proteção dos direitos dos clientes. 

 

É importante que cada vez mais o consumidor conheça seus direitos e que as empresas cumpram seus próprios deveres. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), o CDC tem sido essencial na proteção dos consumidores no Brasil. Em 2022, por exemplo, houve um aumento de 20% nas reclamações registradas nos órgãos de defesa do consumidor em comparação com o ano anterior.

 

Além disso, as sanções administrativas previstas pelo CDC também têm sido aplicadas com maior frequência, com um aumento de 15% nas multas impostas às empresas que desrespeitam os direitos dos consumidores. Esses números refletem a importância contínua do CDC na garantia dos direitos dos consumidores e na promoção de relações de consumo justas e equilibradas.

 

O CDC é um marco na proteção dos consumidores, estabelecendo que eles devem ser tratados como hipossuficientes em relação aos fornecedores. Isso significa que, em geral, os consumidores têm menos recursos financeiros, técnicos e jurídicos para resolver conflitos, tornando necessária uma proteção especial para eles.

 

A criação do CDC em 1990 foi motivada pela Constituição de 1988, que determinou que o Estado promoveria a defesa do consumidor. Desde então, o CDC tem sido fundamental na garantia dos direitos dos consumidores no Brasil.

 

O CDC garante uma série de direitos básicos, como a proteção à vida, a educação sobre consumo adequado, o acesso a informações claras sobre produtos e serviços, a proteção contra publicidade enganosa e a reparação de danos.

 

Também é importante ressaltarmos que o CDC promove a isonomia material, buscando equilibrar as relações entre consumidores e empresas, mesmo que eles tenham posições e capacidades diferentes.

 

Um dos principais avanços é o acesso à justiça, oferecendo mecanismos para a resolução de problemas relacionados ao consumo, incluindo ações coletivas, quando muitas pessoas são afetadas por condutas danosas das empresas

 

O consumidor pode acionar o CDC sempre que houver danos em uma relação de consumo, seja na compra de produtos, na contratação de serviços ou mesmo em questões financeiras. O CDC também estabelece penalidades para empresas que desrespeitam os direitos dos consumidores.

 

Para além do ajuizamento de ações judiciais por parte dos consumidores que se sentirem lesados pelas condutas ilícitas praticadas pelas empresas, o CDC estabelece, em seu art. 56, diversas sanções administrativas, tais como multa, apreensão do produto, inutilização do produto, interdição (total ou parcial) do estabelecimento e imposição de contrapropaganda.

 

Com a tecnologia e o comércio online, os consumidores têm acesso a uma ampla gama de produtos e serviços, mas também enfrentam novos desafios. Nesse sentido, a possibilidade de que eventuais danos lhes sejam causados aumenta, ainda que a informação sobre o que se adquire seja de mais fácil acesso.

 

Como forma de demonstrar como as relações de consumo foram alteradas em razão da tecnologia, nota-se que o direito ao arrependimento passou a ter grande preponderância. É que o art. 49, CDC estabelece que o consumidor tem um prazo de 7 (sete) dias para se arrepender do produto ou serviço adquirido pela via não presencial.

 

Mário Henrique Martins - advogado do Martins Cardozo Advogados Associados, e especialista em Direitos Difusos e Coletivos.

 

Dia do Cliente: 10 dicas da Serasa Experian para consumidores aplicarem o ano todo e fugirem de golpes

 Material também apresenta dicas para as empresas que precisam mitigar os riscos de fraude para proteger a si e seus clientes

 

Períodos comemorativos no comércio são sempre uma boa oportunidade para as pessoas aproveitarem condições e descontos exclusivos – o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, é uma dessas datas especiais. Mas, com um grande volume de transações financeiras acontecendo, os brasileiros estão suscetíveis a golpes financeiros e fraudes de identidade. Segundo o Fraudômetro, primeiro contador de tentativas de fraudes em tempo real do país, no primeiro semestre de 2023 foram registradas mais de 4,8 milhões de tentativas estimadas de fraudes no Brasil. 

A Serasa Experian, datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, separou 10 dicas para que essas situações sejam contidas em todas as épocas do ano e melhorar a experiência dos consumidores. Confira: 

1.   Desconfie de links de origem desconhecida, mesmo quando enviados por conhecidos: aplicativos mensageiros e e-mails são as origens mais comuns de links maliciosos, como os que pedem atualização cadastral em lojas, ofertas tentadoras ou promoções. Antes de clicar, certifique-se da veracidade do conteúdo.

2.   Pesquise a idoneidade da empresa: confira os dados comerciais da empresa ao acessar o site, aplicativo de vendas ou marketplaces. Os canais virtuais devem fornecer dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ, de preferência em sua página de entrada. Desconfie de sites e aplicativos que não seguem essa regra. Também fique atento a três elementos no endereço eletrônico: se tem o https na URL, o cadeado na barra de navegação e a inscrição ‘site seguro’. Se não encontrar, desconfie;

3.   Cuidado com dados pessoais: não forneça suas informações por meio de e-mail, aplicativos de mensagens ou redes sociais, muito menos senhas bancárias, que são de uso privado e exclusivo;

4.   Compra on-line? Prefira o cartão virtual: depois que estiver com seu cartão de crédito em mãos e for realizar uma compra on-line, prefira sempre que possível usar o cartão de crédito virtual, disponível no aplicativo das instituições bancárias, que gera dados diferentes para cada transação;

5.   Tenha o hábito de consultar seu extrato e fatura do cartão de crédito: a demora em consultar o histórico permite que criminosos façam várias transações num curto intervalo de tempo. De preferência, acione o sistema do banco que emite notificações no celular sempre que a conta é movimentada;

6.   Fique atento na hora de fazer um PIX ou pagar boletos: os golpes de boleto falso e os que utilizam o PIX na transação estão cada vez mais comuns e é preciso garantir que a operação é verídica;

7.   Informações sobre garantias e devoluções: a política de devolução e garantia do site de e-commerce informa os prazos e condições para devolver ou trocar um produto, bem como as garantias oferecidas pela empresa. É importante ler essas informações para evitar problemas caso seja necessário devolver um produto ou acionar uma garantia;

8.   Use dispositivos seguros: utilize Wi-Fi, computador ou smartphone seguros. Nunca faça compras virtuais por meio de computadores de outras pessoas ou usando redes públicas de Wi-Fi. Isso só aumenta a chance de ação de pessoas mal-intencionadas. Usar dispositivos e redes seguras para conectar ao Wi-Fi é importante para garantir a proteção de dados pessoais, prevenir ataques cibernéticos, proteger outros dispositivos conectados e evitar o uso de conexões não seguras;

9.   Fuja de promoções mirabolantes: se determinado produto está com o preço tão tentador que você quase não consegue deixar de comprar, pare, respire fundo e avalie. Preços muito reduzidos podem ser sinal de tentativa de fraude. Promoções com descontos extremamente altos em relação aos preços de mercado podem ser um sinal de que algo está errado. Golpistas frequentemente usam preços muito baixos para atrair clientes, mas os produtos ou serviços anunciados podem ser falsos, defeituosos ou até inexistentes;

10.               Guarde os comprovantes das compras: imprima ou salve no computador as telas que indicam que a compra foi realizada, anote códigos de confirmação e guarde e-mails que chegam com dados da transação. Eles podem ser úteis no futuro. Guardar comprovantes de compras online é importante para verificar as informações do pedido, rastrear a compra, acionar garantias e devoluções, controlar as finanças e comprovar despesas em alguns casos. 

 

As empresas também têm um papel fundamental no combate às fraudes. Veja abaixo seis dicas bônus para as companhias protegerem elas mesmas e seus clientes.

 

1.   Contar com uma plataforma de pagamento on-line: a empresa que deseja atuar de forma on-line, prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a máxima atenção com os pagamentos. É preciso que ela adote uma operação que alie rapidez no processamento das transações à segurança;

2.   Analisar as compras: invista em camadas preditivas de crédito e fraude, principalmente as que realizam a análise comportamental dos seus clientes e usuários. Assim, sua empresa pode avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo;

3.   Realizar um contato prévio por e-mail ou telefone para confirmar dados ou a própria compra também é uma dica para resguardar o seu negócio contra fraudes, avaliar os riscos de uma operação e assegurar quem é quem;

4.   Garantir que seu cliente ou usuário é quem realmente diz ser: ter acesso a um cadastro atualizado dos consumidores pode ser considerado uma estratégia para reduzir os riscos na hora de realizar uma venda;

5.  Investir em soluções antifraude em camadas: não existe uma bala de prata que funcione para todos os casos. Por isso, é importante munir o seu negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem a blindar todas as etapas da jornada do seu cliente.



Serasa Experian
www.serasaexperian.com.br


Brasil é avançado quanto à cobrança de pensão alimentícia, diz especialista

Advogada Vanessa Paiva lembra que "há países que sequer preveem prisão para o devedor" 

 

No Brasil, a questão da pensão alimentícia nunca sai da pauta – e parece inesgotável em suas incontáveis abordagens e nuances. Notícias que mencionam o tema também não faltam. Na última terça-feira (12), por exemplo, o ídolo do Santos – e ex-auxiliar do clube – Serginho Chulapa foi preso na Baixada Santista pelo não pagamento de pensão alimentícia. Mas ele é apenas um em um oceano de casos semelhantes.

A pergunta é: o que precisa acontecer, exatamente, para alguém ser preso por não pagamento de pensão alimentícia (PA) no Brasil? A advogada e especialista em Direito de Família e Sucessões – sócia do Paiva e André Advogados – Vanessa Paiva explica.

“É necessário que o alimentante – aquele que presta alimentos – esteja em débito com o alimentado: o menor. Isso significa que os últimos três meses de pensão em atraso geram o direito do alimentado ingressar com um cumprimento de sentença/decisão com pedido de prisão. Neste sentido, a lei dispõe até os últimos três meses, mas não há a necessidade de esperar esse período de inadimplemento. Em regra, um dia de atraso já dá ensejo ao pedido de cumprimento de sentença ou decisão judicial.”

Vanessa acrescenta que ninguém é pego de surpresa com um mandado de prisão expedido. “Na verdade, depois que o juiz recebe o pedido de prisão, ele manda citar o executado pessoalmente para que, em três dias, este pague o débito, prove que o fez ou justifique a impossibilidade de fazê-lo. Se mesmo assim o executado não conseguir efetivar uma defesa aceita pelo juiz, aí sim haverá a expedição do mandado de prisão.”

E qual a pena nestes casos? “A lei deixa a pena a critério do juiz, que deverá se atentar ao prazo de um a três meses, nos termos do artigo 528, § 3º do Código de Processo Civil”, esclarece Vanessa, que é também mestre em Direito e  professora de Direito de Família.

E se o pagamento da PA for realizado de forma informal? “O pagamento dos alimentos deve ser efetuado na conta do representante legal do menor e da forma determinada pelo juiz. Qualquer pagamento diferente disso não será considerado. Por exemplo, o pai que ao invés de pagar a pensão em dinheiro, faz a compra do mês e leva para a criança. Neste caso, poderá haver a execução do valor que não foi pago.”

Aparentemente, o Brasil está muito avançado neste quesito, se comparado a outros países até mais desenvolvidos. “Sim, estamos muito avançados neste sentido – pois a única hipótese de prisão civil é pelo inadimplemento da pensão alimentícia. Há países que não têm previsão de prisão para o devedor. Temos de lembrar que a prisão deve ser a exceção, e a prisão civil não deixa registro em ficha de antecedentes; além disso, o devedor não fica preso com criminosos: a prisão é efetuada em sala especial.”

  

Fonte:

Vanessa Paiva - advogada, sócia do Paiva e André Advogados, especialista em Direito de Família e Sucessões, Direito da Mulher, mestre em Direito e  professora de Direito de Família.


Conselho Federal de Medicina flexibiliza as regras para publicidade médica: o que muda na prática?

Mudanças devem entrar em vigor em 180 dias, mas a comunidade médica já comemora a modernização


Após uma longa discussão que durou mais de 3 anos com sociedades e profissionais da área, o Conselho Federal de Medicina anunciou novas regras específicas para a publicidade médica. Agora, o especialista pode explorar muito mais as redes sociais para expor o seu trabalho, mostrar a estrutura que possui, equipamentos e até imagens de seus pacientes, o famoso antes e depois, desde que seja autorizado por escrito. Repostar elogios e depoimentos também está permitido, desde que feito de maneira clara sem induzir ou prometer resultados.

Para Ícaro Samuel, cirurgião plástico que é membro fundador da Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos (BAPS), membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), a mudança é benéfica e deve ser comemorada. “A comunidade médica aguardava por isto, os decretos que regulam a nossa publicidade eram bem antigos e essa modernização era necessária. Nem fake news a gente conseguia combater, então essa liberação vai ser benéfica para informar a sociedade de forma correta e responsável”, diz. 

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, além da permissão para o médico mostrar o seu trabalho, a nova resolução também autoriza a divulgação dos preços das consultas, a realização de campanhas promocionais e investimentos em negócios não relacionados à área. Em alguns procedimentos, como nos partos, a captura de imagens só pode ser feita por terceiros para não colocar em risco a segurança do paciente.

Mayla Carbone, médica dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), destaca que é essencial acelerar as atualizações que se referem ao exercício da medicina. “Em 2011, muitas redes sociais que conhecemos hoje, sequer existiam e podemos esperar pelo surgimento de novas ferramentas no horizonte. Acredito que ao otimizar nosso trabalho, estamos contribuindo para fornecer informações confiáveis aos pacientes, ajudando-os a evitar a disseminação de notícias falsas”, aponta.

Continuam proibidos o ensino de técnica médica a profissionais de outras áreas, imagens não podem ser manipuladas e o paciente não pode ser identificado. A intimidade e a segurança de cada um devem ser sempre preservada e apesar da liberdade nos anúncios, a responsabilidade e o combate ao sensacionalismo vêm em primeiro lugar.

A Resolução CFM 2336/2023 entra em vigor 180 dias após a publicação oficial em 13 de setembro.

 

Pais vítimas de alienação parental: uma realidade sombria


A alienação parental é uma realidade sombria que muitos pais infelizmente enfrentam. Ainda há aqueles que vivem uma experiência dolorosa, afastados de seus filhos devido a táticas manipulativas e prejudiciais empregadas por um ex-parceiro (a). A prática, uma dinâmica complexa e destrutiva, é um sinal da necessidade urgente de conscientização e ação.

E isso acontece quando um dos genitores, muitas vezes após uma separação conturbada e litigiosa, procura deliberadamente influenciar de forma negativa a relação entre a criança e o outro genitor. Essa tática pode envolver a disseminação de informações falsas, desencorajamento e impedimento de comunicação, limitação do tempo de convivência criando até desculpas inócuas e até mesmo a criação de uma narrativa que demonize um dos pais. O objetivo implícito é criar uma barreira emocional entre a criança e o genitor alvo, resultando em sofrimento para ambos, criança e genitor.

No entanto, para os pais vítimas de alienação, essa conexão é frequentemente fragmentada, deixando-os com uma sensação de vazio e impotência. A alienação não apenas prejudica os pais, mas também tem efeitos profundos e duradouros nas crianças envolvidas. Elas podem experimentar confusão emocional, sentimento de culpa e uma sensação de perda de um dos pais. Além disso, essa prática prejudica seu desenvolvimento emocional e psicológico, impactando suas relações futuras e autoestima. Portanto, o preço pago é alto e recai tanto sobre os pais quanto sobre as crianças.

É imperativo que a sociedade, os profissionais de saúde mental e o sistema jurídico estejam atentos a essa problemática. A conscientização sobre tal problema deve ser ampliada para que os pais, familiares, amigos e comunidade possam oferecer o suporte necessário. Além disso, o sistema legal deve agir para proteger os interesses das crianças e garantir que ambas as partes tenham a oportunidade de manter um relacionamento saudável e significativo com os filhos.

Somente através da conscientização e da busca por soluções eficazes podemos começar a iluminar a sombra que paira sobre essas relações parentais e proporcionar um futuro mais saudável e harmonioso para todos os envolvidos.

É de suma importância que os pais que se encontram nesta situação se conscientizem que seus filhos não são mobílias mas sim, seres humanos que precisam do afeto e orientação paternal para o desenvolvimento saudável de suas vidas. 

 

Paulo Eduardo Akiyama - formado em economia e em direito desde 1984. É palestrante, autor de artigos, sócio do escritório Akiyama Advogados Associados e atua com ênfase no direito empresarial e direito de família.

Akiyama Advogados
site 
(11) 3675-8600.


FGTS Digital: como as empresas podem se adequar ao novo sistema?

A primeira fase de testes para o FGTS digital, destinada para as empresas enquadradas no Grupo 1 do eSocial, já começou, e benefícios já podem ser observados no que diz respeito à segurança nas prestações das informações corporativas aos órgãos responsáveis. Apesar de sua vigência definitiva ocorrer apenas em janeiro de 2024, é importante que as empresas, desde já, comecem a conhecer as funcionalidades do sistema, para que consigam se adequar às mudanças e garantir, assim, tranquilidade na transição.

Regulamentado pela Portaria nº 3.211/ 2023 do Ministério do Trabalho e Emprego, a criação do FGTS digital vem com o intuito de aperfeiçoar os processos de arrecadação, prestação de informações, fiscalização, apuração, lançamentos e cobranças dos recursos deste fundo de garantia – se tornando a principal ferramenta de recolhimento dos valores mensais e rescisórios a partir da sua data de implantação oficial, prevista para o primeiro dia de janeiro do próximo ano.

Além de integrar as informações com os eventos do eSocial – substituindo, assim, a SEFIP – a digitalização deste processo é um ponto favorável à automatização, possibilitando a geração de uma guia rápida e personalizada, eliminando a duplicidade de recolhimento (uma vez que seu pagamento será feito, obrigatoriamente, via Pix), e dispensando a necessidade de gerar sua chave de liberação.

Com isso, não só o tempo no processamento dessa obrigação será reduzido significativamente, como também serão mais rápidas as análises para liberação do FGTS ao trabalhador e facilitará a auditoria pelos órgãos responsáveis.

Um dos pontos importantes a ser observado é que a SEFIP permanecerá sendo a ferramenta de arrecadação dos valores mensais e rescisórios dos fatos ocorridos até o dia 31 de dezembro deste ano. Após esta data, qualquer necessidade de retificação ou pagamento de diferenças deverá ser feito no sistema que originou o débito – seja ele a própria SEFIP ou o FGTS Digital.

Durante esse período de testes, a integração das informações acontecerá por etapas, conforme os grupos selecionados. Esse é o momento ideal para que todas as correções e diferenças sejam feitas, para que, a partir do próximo ano, elas estejam 100% em ordem para operação. Garantindo, assim, uma plataforma robusta que centralize as informações corporativas no digital, proporcionando maior otimização, agilidade, e a unificação das datas de vencimento com envio automático, favorecendo o fluxo de caixa corporativo.

É essencial que as empresas busquem o apoio de uma consultoria contábil de renome no segmento, de forma que consigam auxiliá-las e estejam preparadas para lidar com essas novidades e envios imediatos ao governo, com praticidade e rapidez.

Contar com a orientação de especialistas fará toda a diferença para que as empresas consigam se ajustar às novas regras do FGTS Digital, tendo softwares preparados para trazer segurança no cumprimento dos prazos, datas de pagamento e todo o cronograma de entregas, se pautando na agilidade e confiabilidade em prol de seu compliance. 



Caroline Rigacci e Daniela Gurtovoi - são da área de Folha de Pagamentos da ECOVIS® BSP.


BSP
https://ecovisbsp.com.br/


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