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domingo, 11 de junho de 2023

Dicas práticas para incluir uma nova namorada ou um novo namorado na rotina dos filhos

Helen Mavichian, psicoterapeuta infantojuvenil, esclarece como fazer para que uma nova paixão de um pai ou uma mãe seja recebida de braços abertos pelas crianças


O Dia dos Namorados é uma data especial para celebrar o amor e os relacionamentos, mas também é uma boa oportunidade para refletir sobre um assunto polêmico que costuma dividir opiniões: Qual é a melhor forma para um pai ou uma mãe incluir um novo relacionamento na rotina de seus filhos? Como fazer isso de uma forma saudável e sem impactos emocionais?

Embora cada situação seja única e cada criança encare de forma individual, existem algumas dicas que podem ajudar nessa transição. Primeiro, é importante segurar a ansiedade até que a relação tenha um certa estabilidade, porque apresentar alguém que não se tem certeza de como será o relacionamento, pode fazer com que a criança se apegue e tenha que vivenciar um luto, caso ocorra um rompimento. 

Passando essa fase inicial repleta de incertezas movidas à paixão, é importante comunicar abertamente aos filhos sobre a presença de um novo relacionamento na vida dos pais e da família. Os pequenos devem ser informados de uma maneira adequada à idade e ao entendimento deles, assegurando que compreendam que essa pessoa recém-chegada ao convívio familiar não irá substituir seu pai ou sua mãe. As crianças precisam entender que a nova pessoa é alguém importante na vida dos pais, que pode ser um novo amigo(a), mas não ocupa o lugar deles.

Ao introduzir alguém na dinâmica familiar, é recomendável começar gradualmente. O ideal é iniciar a interação por meio de atividades simples como sair para um passeio em família, uma maneira leve que permite que todos se conheçam melhor. Outro ponto interessante pode ser apresentar coisas em comum entre a pessoa nova e a criança, para assim terem temas para conversar e se conectar. É importante permitir que os filhos criem seu próprio ritmo para se ajustar à nova dinâmica, sem forçar a intimidade ou a proximidade emocional. Durante o processo de inclusão da nova pessoa na rotina, é essencial que haja respeito, paciência e empatia por todas as partes envolvidas, tendo sempre cuidado para não fazer comparações entre essa pessoa e o pai ou a mãe, lembrando que cada pessoa é única e tem seu papel! 

Além disso, é fundamental manter linhas abertas de comunicação com os filhos. Encoraje-os a expressar seus sentimentos e preocupações sobre a nova dinâmica familiar. Esteja disposto a ouvir e validar suas emoções, mostrando que você se importa com o bem-estar deles. A abertura para a comunicação ajudará a construir confiança e a fortalecer os laços familiares.

É importante estabelecer limites claros e previsíveis, pois crianças precisam desse direcionamento para se sentirem seguros e acolhidos. Isso significa que todos devem ter uma compreensão clara das expectativas e dos papéis de cada pessoa na família. Os filhos devem entender que, embora essa pessoa faça parte da vida dos pais, ela não tem autoridade parental sobre eles, a menos que haja um arranjo específico nesse sentido. Os limites adequados ajudam a criar uma estrutura saudável e a evitar confusões ou conflitos com ambas as partes. 

Cabe ressaltar que cada família é única e o processo de inclusão de uma presença na casa e na rotina pode levar tempo e requer ajustes de todas as partes envolvidas. É essencial ser paciente e compreensivo, tanto com os filhos quanto com a nova pessoa. O respeito mútuo, a comunicação aberta, a flexibilidade e, acima de tudo, o amor são fundamentais para cultivar um ambiente saudável e harmonioso para todos.

 

Helen Mavichian - psicoterapeuta especializada em crianças e adolescentes e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É graduada em Psicologia, com especialização em Psicopedagogia. Pesquisadora do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em neuropsicologia e avaliação de leitura e escrita. https://helenpsicologa.com.br/

 

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Dia dos Namorados tende a acelerar as vendas de produtos de beleza no Brasil

Divulgação Circana
Marcas de luxo e kits de fragrâncias são destaque na comercialização da categoria no mês de junho

 

O Dia dos Namorados tende a impulsionar as vendas de produtos de beleza premium no Brasil. Dados da Circana, empresa líder global em tecnologia de dados para análise do comportamento do consumidor, apontam que em 2022 o mês de junho seguiu a tendência do setor e cresceu dois dígitos em relação ao ano de 2021.

Monitorada constantemente pela Circana, a performance do setor de beleza no mercado de prestígio - marcas de luxo - segue sendo altamente influenciada pelas datas mais importantes do varejo brasileiro. No ano passado, o Dia dos Namorados fez com que junho se tornasse um dos quatro meses mais importantes para o setor de beleza, juntamente com maio (Dia das Mães), novembro (Black Friday) e dezembro (Natal).

Quando o monitoramento é ampliado e considera também as categorias de maquiagem e tratamento, as fragrâncias são as que mais se destacam. O volume de vendas em junho de 2022 representou 2/3 do total das vendas do mês, quando perfumes masculinos e femininos cresceram 23.5% em relação ao mesmo período de 2021.  

Outro destaque que pode ser associado a junho é o desempenho dos kits de fragrâncias, subcategoria que apresentou um crescimento acima da média, registrando um aumento de 39.3% no mês do Dia dos Namorados de 2022. Juntamente com os resultados do mês de dezembro do ano passado, os kits apresentaram a maior participação de vendas na categoria de fragrâncias, cerca de 10.4%, enquanto a média nos outros meses do ano foi de 7.8%.

Quando analisados os tamanhos dos frascos de fragrâncias mais vendidos, o mês de junho segue a tendência de comportamento dos consumidores. Segundo a Circana, entre as femininas, o maior crescimento em unidades vendidas foi de frascos menores, entre 50 e 74ml. Já a procura por fragrâncias masculinas foi maior nos frascos de 100ml. 


Circana
www.circana.com


Dia dos Namorados: brasileiros pretendem gastar até R$ 300 com presentes

 Pesquisa ACSP/Pinion mostra também que roupas, sapatos e acessórios continuam sendo os itens com as maiores procuras para presentear na data comemorativa



A pesquisa Pinion/Associação Comercial de São Paulo (ACSP) de intenção de compras para o Dia dos Namorados revela que, neste ano, 36,4% dos consumidores brasileiros pretendem presentear na data comemorativa de 2023.

A pesquisa, que foi realizada com uma amostra de 1.681 entrevistados em âmbito nacional, revelou também que 45,3% não tem intenção de comprar presentes, enquanto 18,4% dizem ainda não saber.

Em relação ao ano passado, aumentou levemente a proporção dos que manifestaram intenção de compra e diminuiu aquela relativa aos que não pretendem adquirir presentes.

Do grupo de entrevistados que manifestaram intenção de compra, 50,2% pretendem gastar mais do que em 2022, enquanto 31,0% desejam o contrário.

Para o economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP (IEGV/ACSP), Ulisses Ruiz de Gamboa, “na comparação com o ano passado, houve aumento importante na proporção do grupo que quer gastar mais e uma redução na porcentagem relativa no grupo dos que querem comprar presentes mais em conta”. A grande maioria (74,8%) pretende gastar entre R$ 50 e R$ 300.

A exemplo do que ocorreu em 2022, a pesquisa apontou que a maioria das compras serão realizadas em pequenos estabelecimentos (48,4%), e de forma presencial, em lojas físicas (62,0%).

Na tabela abaixo, estão as principais categorias de bens e serviços que fazem parte da intenção de compra dos entrevistados a nível nacional, assim como se o pagamento seria à vista (em dinheiro, cartão ou PIX) ou parcelado (crédito). É importante lembrar que mais de uma opção de presente pode ser escolhida por cada um dos consultados.



Tal como no ano passado, nas intenções de compra prevalecem presentes de uso pessoal e de menor valor, pagos à vista, o que é normal para a data, ao contrário do Dia das Mães quando, além desses presentes, se somam produtos para o lar, como móveis e eletrodomésticos.

A intenção de compra de roupas, calçados e acessórios (35,6%) diminuiu em relação a 2022, ficando ainda mais abaixo do registrado durante o período pré-pandemia (60/70%).

Vale lembrar também que presentes de uso pessoal na área de beleza, além de joias e bijuterias são sempre lembrados para os namorados, representando cerca de 50,4% das preferências. Chocolates e bombons, que apresentam, isoladamente, 26,1% das preferências, continuam figurando na lista de presentes, mesmo após a Páscoa.

Também é importante notar que itens que não eram mencionados no período anterior à COVID-19, tais como cestas de café da manhã e delivery de refeições continuam aparecendo entre os possíveis presentes.

Para Ruiz de Gamboa, “as intenções de compras no Dia dos Namorados não mostraram diferenças significativas com relação ao ano passado, embora continuem refletindo algumas mudanças de hábitos do consumidor, ocorridas durante a pandemia”, comenta.

De todo modo, a maioria daqueles que mostraram intenção de adquirir presentes para a data estariam dispostos a gastar mais e preferem realizar as compras em pequenos estabelecimentos e de forma presencial, o que seria muito positivo para o varejo mais tradicional.

Associação Comercial de São Paulo - ACSP



Temporada de neve na América do Sul acontece entre junho e setembro

Estações de esqui no Chile e na Argentina têm muitas atrações

 

O mês de junho é marcado pelo início da temporada de neve na América do Sul, que se estende até o final de setembro. Muitos viajantes brasileiros aproveitam o período para explorar estações de esqui de países vizinhos. Argentina e Chile, por exemplo, abrigam complexos com pistas para diferentes níveis de esquiadores e snowboarders, instrutores excelentes, diversas opções de hospedagem e atividades de après-ski para adultos e crianças. 

Com cenários formados por lagos, montanhas nevadas e vegetações exuberantes, Bariloche é o destino de inverno mais popular da Argentina. Cheia de encanto, a cidade conquista os visitantes com seu charmoso Centro Cívico, onde é possível encontrar bons restaurantes e fábricas de chocolates artesanais. De quebra, o local é rodeado por excelentes centros de esqui – que ficam a, no máximo, 30 minutos de carro. 

O famoso Cerro Catedral, por exemplo, é perfeito para passeios bate-volta. Com mais de 80 anos de história, o complexo tem 30 meios de elevação, mais de 60 pistas (de diferentes níveis) para esqui e snowboard, além de Snow Park com obstáculos para esportistas que apreciam freestyle e Play Park, espaço que fica na base da montanha e é indicado para famílias e iniciantes que estão aprendendo a praticar modalidades de neve. 

Durante a viagem a Bariloche, também vale a pena ir ao Centro de Ski Nórdico, que oferece esqui, passeios em quadriciclos com esteiras e caminhadas com raquetes de neve. Há ainda as estações de Piedras Blancas e Ski Centenario, onde os visitantes conseguem praticar esportes de inverno, snow tubing e outras atividades divertidas. 

Quem escolhe viajar ao Chile, por sua vez, não precisa ir longe de Santiago para encontrar algumas das melhores estações de esqui do país. Caso o objetivo seja ficar hospedado na capital, a dica é planejar passeios bate-volta a complexos como El Colorado, La Parva e Farellones, que ficam a menos de duas horas de carro. 

Com mais de 40 quilômetros esquiáveis e 19 teleféricos, a estação El Colorado é conhecida por sua escola de esqui e snowboard, que oferece aulas particulares ou em grupos para integrantes de todas as idades e níveis esportivos. Além disso, há professores especialistas em atividades adaptadas para pessoas com deficiências. 

A 2.700 metros de altura, La Parva tem mais de 30 pistas. O local é boa opção para aprender a praticar esportes de neve, tirar fotos incríveis dos cenários naturais e provar as delícias servidas nos sete espaços gastronômicos. Já Farellones é o destino ideal para quem procura atividades diferenciadas além das modalidades esportivas tradicionais, como tubing, tirolesa e até passeios na neve com bicicletas adaptadas. 

Caso o viajante tenha mais tempo no roteiro, a dica é se hospedar por alguns dias nas estações Valle Nevado e Portillo – que também ficam perto de Santiago, a cerca de 1h30min e 2h30min, respectivamente. Só assim é possível curtir os enormes complexos ao máximo e explorar suas dezenas de atividades. 

Valle Nevado conta com três opções de hotéis, escola de esqui e snowboard, e algumas das pistas mais altas do Chile (com mais de 3 mil metros de altitude), onde é possível praticar até modalidades como Heli-Ski. Boutiques, restaurantes, bares, lounges, biblioteca, spa, fitness center e cinema são alguns dos espaços que garantem o entretenimento dos fãs de après-ski. 

Já Portillo tem quatro tipos de hospedagem na montanha, com acomodações em hotel, lodges e charmosos chalés. A estação tem mais de 30 pistas, instrutores especializados e organiza atividades de lazer para viajantes de todas as idades, como concursos de fantasia, partidas de vôlei e até esqui para a terceira idade. Há também piscina com jacuzzi, restaurantes conceituados, bar e experiências como degustações de vinho. 

Osorno, conhecida como a região dos lagos e vulcões, também é muito indicada para aproveitar a temporada de neve no Chile. Além dos cenários inesquecíveis, a região oferece fácil acesso às águas termais de Puyehue e a estações de esqui incríveis. 

A recomendação mais próxima é Antillanca, a aproximadamente 1h30min de carro. Rodeado pelo Parque Nacional Puyehue, o complexo funciona como um resort, com opções de hospedagem, 28 pistas para esportes de neve, restaurantes e trilhas icônicas, como a que permite contemplar o Vulcão Casablanca. 

Outra opção para quem está em Osorno é estender o passeio até cidades como Frutillar e Puerto Varas. A segunda, inclusive, é lar do Centro de Esqui Vulcão Osorno. Além de ser conhecida por suas ótimas pistas, pelo Snowpark e por oferecer atividades como trekking com raquetes, a propriedade tem um Café & Restaurante, que serve desde lanches rápidos até refeições completas e licores deliciosos. 

Quem quiser conhecer os destinos citados acima pode aproveitar as promoções da SKY Airline, companhia aérea chilena de baixo custo que está presente em oito países da América. Até 31 de maio, é possível usar o cupom NEVENASKY para conseguir 15% de desconto em compras feitas pelo site www.skyairline.com/brasil. A oferta é válida para trechos operados entre 1° de junho e 31 de agosto de 2023.

 

O mercado de trabalho agora é da IA? Como gerenciar medo e emoções negativas na profissão

No livro "Inteligência emocional da teoria à prática", especialista em comportamento Juliana Zellauy orienta pessoas que precisam aprender a gerir melhor os sentimentos e a carreira

 

As novas gerações estão preocupadas com as incertezas na vida profissional. De acordo com levantamento da Goldman Sanchs, a inteligência artificial já pode substituir em torno 300 milhões de ocupações no mundo, um dado que causa apreensão em muitos trabalhadores e iniciantes no mercado. Em meio a este cenário, Juliana Zellauy, especialista em Neurociências e Comportamento com formação em Psicologia Positiva e Mindfulness, reforça a importância de gerenciar as emoções para atravessar os desafios que se impõem no cotidiano.

Com duas décadas de experiência em consultoria de empresas e desenvolvimento pessoal, ela publica o livro Inteligência Emocional da teoria à prática. A partir de exemplos reais, a autora mostra como a compreensão dos sentimentos individuais e interpessoais podem impactar positivamente na carreira e no dia a dia, mesmo entre todos os desafios e novos cenários do mercado.

As emoções, ao mesmo tempo em que são uma resposta imediata necessária às situações do dia a dia, nos permitem definirmos nossos parceiros, nossa profissão, nossos sonhos e tantas escolhas importantes, cruciais para a nossa felicidade. Elas nos indicam se algo nos faz bem ou mal, se é agradável ou desagradável, se podemos relaxar ou devemos evitar determinada situação. (Inteligência emocional da teoria à prática, pg. 23)

Apesar de existir uma infinidade de emoções reconhecidas pelo ser humano – 30 delas analisadas e exemplificadas pela autora na obra –, Juliana Zellauy explica que não existe emoção negativa; há sentimentos que as pessoas preferem evitar. Entretanto, tentar suprimi-las é um erro: “evitar as emoções não é algo possível, pois elas surgem de maneira automática. O que podemos fazer é, depois de acontecerem, gerenciarmos as nossas decisões e as atitudes de modo que nos seja mais favorável”.

Para levantar reflexões sobre os sentimentos e seus impactos, a autora faz perguntas como: “qual era o sentimento preponderante?”, “por que ele surgiu?”, “quais suas consequências?” e “quais alternativas de ação você possui para essa situação?”. A partir disso, ela apresenta dicas práticas e técnicas para lidar com as frustrações, aprender a identificar inseguranças e compreender o que verdadeiramente traz felicidade.

Com foco em terapeutas, psicólogos, psiquiatras, professores, pais, coachs e executivos em busca de equilíbrio emocional, Inteligência emocional da teoria à prática ajuda a lidar com as mudanças constantes do mundo externo por meio do entendimento sobre a mente.


Divulgação
 LC Editorial

FICHA TÉCNICA

Título: Inteligência Emocional da teoria à prática
Autora: Juliana Zellauy
ISBN: 978-65-00-65170-6
Páginas: 184
Preço: R$ 42,40 (físico) e R$ 19,90 (e-book)
Onde comprar: Amazon | Uiclap

 

Sobre a autora: Juliana Zellauy é especialista em Neurociências e Comportamento, além de ter formação em Programação Neurolinguística, Psicologia Positiva e Mindfulness. Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento pessoal e corporativo, é escritora, palestrante, professora e fundadora da SimplesMente *seja. A empresa tem objetivo de incentivar as potencialidades das pessoas e conta com mais de 13 mil alunos. A autora de “Inteligência Emocional da teoria à prática” nasceu em São Paulo, mas atualmente mora em um veleiro com sua família em Paraty, no Rio de Janeiro.

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Especialista em dívidas lista diferentes formas de deixar um legado financeiro para os filhos

Carina da Costa, empresária e coach, aposta na educação financeira como base para garantir futuro financeiramente confortável 



Se você faz parte do grupo de pessoas que deseja ter ou já tem filhos, qual é o legado que será deixado para eles? Ao falar em legado, é possível pensar em diferentes tipos de heranças, como a emocional, cultural, moral e financeira, mas, de forma absoluta, todas precisam ser construídas ao longo da vida dos filhos ou da nossa, como é o caso da última citada.

A empresária Carina da Costa, especialista no assunto, explica que é fundamental criar um plano financeiro a longo prazo, mesmo que essa pareça uma tarefa desafiadora: “A maior complexidade está em encontrar coragem para começar do que no processo em si”.

“A criação desse plano começa com a avaliação honesta da própria situação, a visão de onde queremos chegar e a determinação de traçar o caminho entre esses dois pontos. Ajustar gastos e economias, gerenciar dívidas, garantir o futuro com seguros adequados e diversificar os investimentos fazem parte do processo, mas a chave é compreender que ele ocorre a partir de uma série de decisões e ações consistentes que se somam ao longo do tempo. No início pode ser difícil, mas a beleza é ver que, uma vez iniciado, construir esse plano se tornará mais fácil e, eventualmente, até empolgante… Principalmente ao vermos os frutos de todo o esforço”, garante.

Carina faz questão de lembrar que esta é uma jornada onde a força interior será sua melhor aliada: “Com paciência, determinação e uma abordagem consciente, a libertação das dívidas e a segurança financeira para o futuro dos seus filhos são objetivos perfeitamente alcançáveis”, afirma ela, que além de coach, também é CEO da Mentoria DiVida.

Abaixo, confira as dicas da empresária:



1) Compreenda sua situação financeira

É crucial ter uma visão ampla do orçamento: a natureza e o montante de dívidas, as despesas recorrentes e as fontes de renda. Ter essas informações pode exigir esforço, mas é o primeiro passo para a recuperação financeira. Nesta etapa, a questão é priorizar: as dívidas com altos juros devem ser abordadas primeiro, pois causam danos maiores a longo prazo e, além disso, outras estratégias para renegociação podem ser exploradas. Em paralelo, é essencial minimizar despesas e explorar oportunidades para aumentar a renda, seja por meio de um trabalho secundário ou investindo em capacitações para uma carreira melhor remunerada.



2) Invista de maneira inteligente

Criar uma conta de poupança para a educação ou um fundo pode ser um bom começo de economizar para o futuro dos filhos. Aconselho buscar orientação de um consultor financeiro para entender os diferentes veículos de investimento, com atenção especial para aqueles com benefícios fiscais.



3) Priorize a educação financeira

Educar as crianças sobre finanças desde cedo é um dos maiores presentes que podemos dar a elas e, ao fazer isso, também estaremos aprendendo. Quando equipamos nossos jovens com o conhecimento de como o dinheiro funciona, estamos colocando-os no caminho para a independência financeira e o sucesso ao longo da vida. Não é apenas sobre entender o valor do dinheiro, mas também sobre desenvolver habilidades de gestão dele. Isso inclui aprender a economizar, entender a diferença entre necessidades e desejos e começar a compreender conceitos mais complexos, como juros, investimentos e planejamento de aposentadoria, além de inserir na formação deles valores como paciência, prudência e a importância do trabalho.

Carina completa dizendo que o verdadeiro legado vai além das cifras pois ética de trabalho, integridade, generosidade e empatia são igualmente, senão mais, importantes: “Esses valores não apenas orientam a maneira como nossos filhos irão interagir com o dinheiro, mas também moldam a maneira como eles vivem suas vidas e interagem com o mundo ao seu redor”, finaliza.

Portanto, quem acredita que para lidar com dinheiro basta um amontoado de técnicas, enganou-se. É pré-requisito olhar para dentro, entendendo crenças e preparando o emocional para acumular riqueza. Caso contrário, o dinheiro poderá passar por você, mas dificilmente permanecerá em sua vida (e na de seus filhos) por muito tempo.



Consultora financeira dá dicas para casais neste Dia dos Namorados

Internet
Dia de São Valentim, 12 de junho, traz a tona o motivo de muitos divórcios, as finanças


A falta de organização financeira está entre as principais causas de discussões entre casais. No Brasil 57% dos divórcios realizados na última década foram motivados por problemas financeiros. O dado foi levantado pelo IBGE em 2018, mas outros levantamentos mais recentes apontam para a mesma direção.

Um estudo realizado pelo Serviços de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostrou que 46% dos casais brasileiros brigam por causa de dinheiro.

Segundo a Consultora Financeira especializada em Finanças Pessoais, Raquel Benatti, infelizmente, os dados confirmam a causa de separação. “Tem um ditado que me vem à mente quando falo nesse assunto, 'quando a dívida entra pela porta, o amor sai pela janela’. Para algumas pessoas o dinheiro é motivo de divórcio, porque um dos parceiros visa a segurança financeira mais que o outro”, a especialista reflete.

Com o Dia dos Namorados chegando, Raquel responde alguns questionamentos que surgem em suas consultorias com casais. Confira:


1 - Quais são os principais desafios financeiros que os casais costumam enfrentar e como podem superá-los?
A consultora orienta que, para superar esses desafios, é importante estabelecer uma comunicação aberta e regular sobre dinheiro, criar um plano financeiro conjunto, buscar orientação profissional quando necessário e desenvolver habilidades de negociação para encontrar soluções que atendam às necessidades e metas de ambos os parceiros.


2 - Como os casais podem estabelecer metas financeiras em conjunto e garantir que estejam alinhados em relação aos seus objetivos financeiros?

Estatísticas mostram que a definição de metas financeiras em conjunto é crucial para o sucesso financeiro e a estabilidade do relacionamento. Segundo uma pesquisa do American Psychological Association, casais que compartilham metas financeiras têm maior probabilidade de relatar satisfação com o relacionamento.

“Para garantir alinhamento, é importante discutir e estabelecer metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido (metas SMART). Também é essencial revisar e ajustar essas metas regularmente para acompanhar mudanças nas circunstâncias financeiras e pessoais”, aconselha Raquel.


3 - Quais estratégias podem ser adotadas para evitar conflitos e tomar decisões financeiras de forma colaborativa dentro do relacionamento?

“Para evitar conflitos e tomar decisões colaborativas, é importante estabelecer um ambiente de comunicação aberta, praticar a escuta ativa, buscar compromisso, dividir responsabilidades financeiras equitativamente e considerar a consulta a um consultor financeiro para mediar questões complexas”, instrui a especialista.


4 - Além do compartilhamento de contas bancárias, quais são as práticas recomendadas para garantir uma gestão financeira saudável e equilibrada para casais?

Raquel diz que, quando os dois parceiros possuem renda, o primeiro passo para pensar em uma divisão justa seria descobrir a renda conjunta e o percentual que cada um gera. Um exemplo: uma das pessoas recebe R$ 3.000 por mês enquanto a outra recebe R$ 7.000. Neste caso, a renda conjunta do casal é de R$ 10.000 mensais. Como as duas pessoas contribuem de formas diferentes, aquela com o salário maior é responsável por 70% da renda enquanto a outra é responsável por 30%. “Neste caso, a divisão de despesa mais justa seria de forma proporcional à renda”, afirma a consultora financeira.


Ainda neste exemplo, ela sugere que se a despesa total mensal for de R$ 7.000, quem ganha R$ 3.000 deveria contribuir com R$ 2.100 (30%) e quem ganha R$ 7.000, contribuiria R$ 4.900 (70%). Forma mais simples, porém não existe regra, é somar rendas, entender contas fixas e variáveis do casal e determinar quanto irão investir todo mês sem esperar sobras.

Além do compartilhamento de contas bancárias, a consultora recomenda estabelecer um orçamento familiar, criar uma reserva de emergência, evitar dívidas excessivas, planejar e discutir grandes despesas com antecedência, e buscar aconselhamento financeiro quando necessário. Manter a transparência, confiança e colaboração na tomada de decisões financeiras também é essencial para a saúde financeira do casal.

Afinal, nada melhor do que comemorar o Dia de São Valentim com seu parceiro, e ter segurança financeira pode potencializar muito essa experiência, com passeios românticos, jantares à luz de velas, viagens surpresa ou presentes atenciosos, sem quaisquer preocupações ou restrições.

 

Raquel Benatti
Especialista em Finanças Pessoais da W1 Consultoria Financeira
@raquelbenatti.consultora


Atividades de enfrentamento ao trabalho infantil estão previstas em todas as Regiões brasileiras durante o mês de junho

Fóruns estaduais de erradicação do trabalho infantil, instituições públicas e ONGs de todo o país estão participando da campanha nacional contra o trabalho infantil 

 

Desde o início do mês, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FNPETI) juntamente com seus fóruns estaduais e organizações membro estão trabalhando na sensibilização da população em relação ao trabalho infantil e seus riscos e malefícios à infância e à adolescência, a partir da campanha nacional que marca o Dia 12 de junho como o Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil. 

Centenas de organizações por todo o país estão planejando atividades em seus respectivos territórios[1]. Ações de sensibilização em eventos esportivos, caminhadas temáticas pelos bairros e/ ou no centro da cidade, diálogo e sensibilização de comerciantes e vendedores ambulantes, distribuição de materiais sobre trabalho infantil são algumas das ações de mobilização previstas durante todo o mês nas cinco Regiões brasileiras. 

Promovida pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FNPETI), pelo Ministério Público do Trabalho, pelo Ministério do Trabalho e Emprego), pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a campanha nacional marca o Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho. 

Com a poesia de Bráulio Bessa e as ilustrações em formato de cordel elaboradas pelo ilustrador Ary Falcão, a campanha de 2023 que tem como mote “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil” convida a todas e todos se aliarem contra o trabalho infantil. 

Além disso, durante a semana do Dia 12 de Junho, o FNPETI participará de atividades de âmbito nacional como a posse da nova membresia da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (CONAETI), no dia 12 de junho, às 9h, no Ministério do Trabalho e Emprego; o lançamento da atualização do Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho Infantil (SmartLab), no dia 13 de junho, às 14h, no Auditório da PGT/ Ministério Público do Trabalho; o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo da Aprendizagem, no dia 14 de junho, às 16h30, na Câmara dos Deputados; e, a Audiência Pública na Comissão do Trabalho para debater o combate ao trabalho infantil no Brasil, no dia 15 de junho, às 14h, no Plenário 12 do Anexo II, da Câmara dos Deputados. 

“Iniciativas que tragam à luz a problemática e o enfrentamento ao trabalho infantil são fundamentais para que consigamos mudar o cenário desolador que temos. São mais de 440 mil crianças e adolescentes em trabalho infantil apenas na agricultura familiar e mais de 83 mil meninas como trabalhadoras infantis domésticas, de acordo com os estudos mais recentes que divulgamos. Chamar a atenção das e dos nossos representantes no Congresso Nacional é imprescindível se objetivamos incidir por mais recursos e mais políticas públicas que enfrentem efetivamente o problema”, sinaliza Katerina Volcov, secretária executiva do FNPETI. 

Também é importante mencionar que, em março desse ano, o FNPETI criou um grupo de trabalho composto por fóruns estaduais e entidades-membro que, voluntariamente, participaram da concepção do mote da campanha desse ano e das 12 Diretrizes para Elaboração de Campanhas contra o trabalho infantil[2] . O objetivo da iniciativa foi possibilitar que os fóruns pudessem partilhar ideias sobre como deveria ser a campanha desse ano. 

Segundo Katerina, além do sentimento de pertencimento e construção coletiva, foi possível observar pelos relatos das e dos participantes, os desafios que muitos municípios têm para realizar uma campanha sem ter parâmetros definidos do que pode ou não pode ser feito para tratar de um tema complexo como o trabalho infantil. “As 12 Diretrizes, por exemplo, fazem menção a uma série de cuidados que a instituição deve tomar para que a campanha seja efetiva. Saber que tipo de imagens podem ser utilizadas e articular a rede de proteção social para o recebimento das denúncias são dois pontos que contemplamos nesse documento. Se a campanha não conversar com seus públicos-alvo e não houver a retaguarda dos serviços públicos, a campanha não atinge o seu maior objetivo que é tirar as crianças e adolescentes do trabalho infantil, devolvendo-lhes a dignidade”, enfatiza a especialista. 

 

Dia 12 de Junho - O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre trabalho infantil. 

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros. 

O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil. 

É válido lembrar que trabalho infantil diz respeito às atividades econômicas e/ ou atividades de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 (quatorze) anos, independentemente da sua condição ocupacional. Toda atividade realizada por adolescente trabalhador, que, por sua natureza ou pelas circunstâncias em que é executada, possa prejudicar o seu desenvolvimento físico, psicológico, social e moral, se enquadra na definição de trabalho infantil e é proibida para pessoas com idade abaixo de 18 anos[3]. 

 

Anote em sua agenda:

- Dia 14 de Junho – Lançamento e Reinstalação da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo da Aprendizagem

Horário - 16h30

Local - Salão Nobre da Câmara dos Deputados

RSVP: dep.tuliogadelha@camara.leg.br (até o dia 10 de Junho)

 

- Dia 15 de Junho - Audiência Pública na Comissão do Trabalho para debater o combate ao trabalho infantil no Brasil,

Horário - 14h

Local - Plenário 12 do Anexo II, da Câmara das e dos Deputados.

 

 

Sobre o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI)

Criado em 1994, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil é uma estratégia da sociedade brasileira de articulação e aglutinação de atores sociais institucionais, envolvidos com políticas e programas de prevenção e erradicação do trabalho infantil no Brasil. Como instância autônoma de controle social, legitimado pelos segmentos que o compõem, coordena a Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, formada pelos 27 Fóruns de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e as 48 entidades-membro.

Para mais informações: www.fnpeti.org.br  e/ou pelos (61) 3349.5660 e fnpeti@fnpeti.org.br.





[1] Lista de atividades de enfrentamento ao trabalho infantil previstas para junho/ 2023: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1GWKQr7UpUKMvYxjz-h-Udx2qVzWnpvGm/edit?usp=sharing&ouid=110955647897383314890&rtpof=true&sd=true

[2] Para acessar as 12 Diretrizes: < https://fnpeti.org.br/media/12dejunho/documentos-de-referencia/Diretrizes_campanhas_trabalho_infantil_FNPETI_2023.pdf >

[3] Mais informações sobre o conceito podem ser acessadas em: < https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2018/novembro/lancado-3o-plano-nacional-de-prevencao-e-erradicacao-do-trabalho-infantil/copy_of_PlanoNacionalversosite.pdf>


Aumenta a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil


Em 13 de junho, das 7h às 13h, no Terminal da EMTU – Metrô Jabaquara, em ação da  II Semana de “Conscientização e mobilização em prol do desenvolvimento saudável e de prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes da cidade de São Paulo” será realizado um mutirão de de combate à violência digital às crianças e aos adolescentes.


O objetivo é esclarecer os cidadãos, particularmente pais e tutores, quanto a ameaças recorrentes no universo digital e orientá-los sobre como combatê-las para proteger seus filhos.


Denominado de Infância, eu abraço o mutirão será interprofissional com participação e apoio de instituições da sociedade civil, entidades médicas, como a Academia Brasileira de Neurologia, Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Associação Paulista de Medicina, entre outras (www.instituto-omp.org.br/infanciaeuabraco). A organização é da ONG Instituto Olinto Marques de Paulo e da Sociedade de Pedriatria de São Paulo.


         A recepção às crianças, pais e responsáveis será calorosa:

·      Balões coloridos para as crianças.

·      Distribuição de rosas brancas, simbolizando a paz, às mães, aos pais e responsáveis.

·      Especialistas acolhendo, prestando orientação e distribuindo cartilhas sobre os direitos das crianças.

·      Educadores esclarecendo sobre os cuidados indispensáveis ao adequado acompanhamento de crianças e adolescentes quando da nevegação em redes sociais e demais plataformas digitais.

·      Performances didáticas de um grupo de “palhaços da informação” chamando atenção para os riscos que se escondem por trás das plataformas digitais e, cada vez com maior frequência, ganham espaços nos noticiários policiais - como atentados em escolas, preparação de sequestros, pedofilia, cyberbullying, entre outros

A campanha Infância, eu abraço também vem mobilizando astros, estrelas e celebridades como o cartunista Mauricio de Sousa, papai da Monica, Cebolinha e Cascão, entre outros, além de estrelas da TV e cinema: Suzana Vieira, Nicholas Torres, Paulo Tatit e Mateus Solano, Yana Sardenberg, Júlia Zimmer e Malu Mader.

 

A propósito, no dia 13, no Terminal da EMTU – Metrô Jabaquara, haverá ainda exposição de telas temáticas especialmente preparadas por alguns dos principais grafiteiros do Brasil.  

 

Dados sobre a violência 

Foi divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde um boletim epidemiológico sobre as notificações de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, com dados de 2015 até 2021. O documento considera crianças aquelas que têm de 0 a 9 anos, e adolescentes, de 10 a 19 anos. Os dados levam em conta características demográficas, como região do País, sexo da vítima, sexo do agressor, local de ocorrência e a quantidade de acontecimentos por criança e adolescente.


Durante os sete anos de análise, houve um crescimento exponencial nas notificações de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, totalizando 202.948 casos, dos quais 41,2% foram cometidos contra crianças e 58,8% contra adolescentes.


Somente em 2015, foram notificados 21.122 casos, e em 2019 este número havia subido mais de metade em relação ao início da pesquisa, chegando a 34.208 casos. No ano de 2020, essa quantidade declinou para 29.265, porém, a pandemia de Covid-19 pode ter afetado diretamente estes dados, visto que em 2021 o número de casos disparou para a casa de 35 mil notificações.


Crianças violentadas

Na violência sexual contra crianças, estima-se que 76,9% das notificações ocorreram entre meninas. Os maiores índices de ocorrência, tanto do sexo feminino quanto do masculino, foram entre a faixa etária de 5 a 9 anos (55,1%), com valores correspondentes a 53,6% e 60,1%, respectivamente.


Observa-se que os tipos de violências mais cometidos são o estupro – 52.436 (56,8%) –, seguido de abuso sexual – 26.995 (29,2%). Entre os abusadores, 81% são do sexo masculino e 4,3% do sexo feminino. Os principais agressores dessa faixa etária são os familiares e amigos/conhecidos, com 41,1% e 26,9%, nesta ordem. Em disparada, o local com maior incidência são as próprias residências, com 70,9% dos registros, em sequência as escolas (4%) e vias públicas (2,3%).


O Sudeste destaca-se como a região com o maior número de ocorrências, registrando 36.482 casos, que corresponde a 43,7% do total. Os encaminhamentos e notificações geralmente são feitos para o Conselho Tutelar. Durante os anos do estudo, o órgão público foi acionado em 56.090 casos (34,7%), e em sequência aparecem a rede de saúde (29,4%) e a de assistência social (15,4%).


Adolescentes

O estudo aponta que, entre os adolescentes, a faixa etária quem mais sofreu algum tipo de violência sexual foram aqueles entre 10 e 14 anos. 35% das meninas e 41,6% dos meninos afirmam já terem sido violentados mais de uma vez, somando-se ao todo 52.968 adolescentes.


O estupro, o assédio sexual e a exploração sexual são os tipos de violência que mais ocorrem com frequência, sendo o primeiro com 59,6% dos casos, e os outros dois aparecem com 27,4% e 4,2%, nesta sequência.


A própria residência é apontada como o local em que mais ocorrem crimes de importunação sexual, cerca de 63,4% dos casos; as vias públicas aparecem logo em seguida, com 10,5%. Em paralelo como os dados referentes à violência contra a criança, o sexo masculino também se manifesta como maior agressor, em torno de 86% dos acontecimentos.


Nesta perspectiva, a região Sudeste também se destaca, com 39.771 (33,3%) casos, seguida de Norte e Nordeste, com 19,7% e 19,3%, respectivamente. Para esta faixa, os lugares para onde mais são encaminhadas as vítimas de abusos sexuais são o Conselho Tutelar e a rede de saúde, com 30,9% e 30,2%; já a rede de assistência social ocupa a terceira posição, com 17,4%.

 

Fonte: Associação Paulista de Medicina


Em Goiás, nenhuma campanha de vacinação atinge meta; cenário preocupa especialistas

Imagem ilustrativa
Freepik
Médica infectologista, Marília Turchi, que atende no Órion Complex, em Goiânia, ressalta a importância da imunização para evitar surtos de doenças


O baixo índice de imunização em Goiás chama a atenção da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e preocupa especialistas. Neste ano, de acordo com a SES, nenhuma das campanhas voltadas ao público a partir de 1 ano conseguiu atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS). 

De acordo com a médica infectologista, Marília Turchi, que atende no Órion Complex, em Goiânia, a imunização é fundamental para prevenir aumento de casos graves, internações e de óbitos pelos vírus Influenza. Estas infecções foram responsáveis  por grande número de vítimas, neste primeiro semestre de 2023, em Goiás.

A preocupação, também, foi debatida pela Organização Pan-Americana da Saúde, que em abril emitiu um alerta para o risco de surtos de doenças preveníveis por vacinação. Segundo o comunicado, no cenário atual, o índice é o mais alto em 30 anos, devido à baixa cobertura vacinal. 


Vacinação em Goiás

A vacina contra a poliomielite, por exemplo, alcançou 72,72% do público alvo em Goiás. No ano passado, o número subiu para 76,65%, tendo um retrocesso em 2023, caindo para 67,93%. A meta do MS é de 95%. O mesmo ocorreu com a vacina BCG, que protege contra a tuberculose, e a Tríplice Viral D1 (sarampo, caxumba e rubéola).

A BCG, de acordo com a pasta, tem meta de 90%, mas em 2021 a cobertura alcançou 74,21%, passando para 79,59% em 2022 e, novamente, caindo para 71,1% em 2023. A Tríplice Viral D1, por outro lado, imunizou 79,53% do público em 2021, 82,34% em 2022 e 72,45% neste ano, sendo que a meta é de 95%. A queda vem ocorrendo desde de 2016, conforme a SES.

Em relação à imunização contra a gripe, a SES conseguiu vacinar apenas 46,74% da população, fazendo com que a campanha fosse prorrogada para conseguir atingir a meta de 90%. Em 2022, a cobertura vacinal contra a influenza em Goiás foi de 70,1%. Foram 1 milhão de doses aplicadas no público-alvo.

“A vacina tem um tremendo impacto na saúde das populações e individual. Uma das principais estratégias para prevenir mortes, sequelas e sofrimento por parte de doenças é a vacinação, que também foi responsável pela erradicação de algumas doenças”, contou Marília.


Baixa em Goiânia 

A baixa procura pelos imunizantes também refletiram. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação contra a gripe, meningite, sarampo, rubéola e caxumba foi de 65,7% em 2022. Os imunizantes estão disponíveis em 72 postos de saúde da capital e 36 de Aparecida de Goiânia. 

O calendário de vacinação continua até o dia 9 de setembro, período no qual a SMS tem a expectativa de ampliar as coberturas vacinais da faixa etária. Os pais e responsáveis devem apresentar o cartão de vacina da criança ou adolescente para conferência dos imunizantes faltantes. 

“É muito importante pensar a vacina trazendo proteção ao indivíduo e proteção à coletividade. Em 2016, o Brasil recebeu a certificação da eliminação do vírus  do sarampo . Entretanto, com a queda progressiva da cobertura vacinal, o número de casos de sarampo aumentou muito desde 2018.  E o Brasil  perdeu a certificação de país livre de sarampo”, explicou a médica infectologista.


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