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sexta-feira, 2 de junho de 2023

Você sabe que precisa de treinamento


Ser treinado e treinar. Mas como? Quem define é você, gestor ou dono de imobiliárias. Você melhor do que ninguém entende suas carências e objetivos estratégicos para definir em que melhorar. Mas para isso, vai aqui uma ajudinha.

Vamos listar abaixo 4 tipos de treinamentos* que vão ajudar você a pensar e elencar que treinamentos você e seu time administrativo e comercial precisam:


  1. Treinamento corporativo
    Aborda tudo o que é típico de uma empresa, independente do ramo: código de ética, código de vestimenta, missão, visão, valores, sistema utilizado (e como é utilizado), expectativas sobre o trabalho de colaboradores e parceiros, entre outras informações. É um verdadeiro manual de tudo o que está ligado à mentalidade de uma organização em específico, seja por vocação da empresa ou decisão da gestão.
  1. Treinamento técnico
    Destaca assuntos relacionados à atividade-fim de uma empresa, no nosso caso, imobiliárias. Fazendo um paralelo: se um médico cirurgião precisa conhecer o funcionamento de um centro cirúrgico, um corretor precisa saber como funciona uma avaliação de imóveis, processos cartoriais ou o que é DIMOB, enfim, tudo o que é típico do cotidiano do ramo. Esse tipo de treinamento deve ser incluído na rotina da imobiliária, para oferecer aos corretores parceiros e demais colaboradores um bom conhecimento técnico relacionado ao mercado. Quanto mais capacitados estiverem os corretores e funcionários administrativos, melhor será a entrega de valor ao cliente.
  1. Treinamento comportamental
    Desenvolve competências atitudinais e emocionais. Abrange temas como liderança, trabalho em equipe, resiliência, motivação, autogestão etc. Inclui a realização de dinâmicas, ambientações, atividades que ajudem a reduzir o estresse característico da profissão e que ampliem as reflexões em torno do comportamento e da psique.
  1. Treinamento aplicado
    Engloba conhecimentos que originalmente não são típicos do mercado imobiliário, mas podem ser aplicados com ótimo proveito. O marketing, por exemplo, que vem do conhecimento acadêmico e costuma ser amplamente direcionado a outros mercados, pode ser adaptado para aplicação nas especificidades do mercado imobiliário. Os treinamentos aplicados em língua portuguesa (redação), fotografia e até fenômenos contemporâneos, como performance em redes sociais, também são muito úteis para a atividade de corretagem.

 

(**) trecho retirado do livro “A Natureza do Mercado Imobiliário”.

 

Daniel Claudino - Administrador de Empresas, especialista em Planejamento em Marketing, Designer de Serviços e Direito e Negócios Imobiliários por diferentes instituições. Autor do livro “A Natureza do Mercado Imobiliário” (Literare Books International). Instagram: @claudino78

 

3 dicas para trabalhar a intencionalidade de times e lideranças, e alcançar melhores resultados

Estudo realizado pela SPUTNiK revelou que a intenção faz parte das principais macrotendências a guiar líderes e equipes em 2023 (e no futuro)

 

 

O trabalho se transforma rapidamente. E, cada vez mais, o desenvolvimento de colaboradores e suas competências se torna essencial para a criação de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Assim, em um mundo influenciado por novas tecnologias a todo momento e necessitado de novas propostas que substituam modelos datados de cultura corporativa, qual é o papel da intencionalidade?

 

O termo explicita a relação intrínseca entre o ambiente corporativo, e o trabalho individual e subjetivo, aplicando um juízo crítico sobre o processo de aprendizagem, com uma compreensão de si mesmo e do lugar que se ocupa. Buscando caminhos que o mercado tem tomado para alcançar uma aprendizagem de alto impacto, SPUTNiK, hub de educadores e profissionais especialistas em soluções de aprendizagem para educação dentro das empresas, desenvolveu uma pesquisa que mapeou as principais macrotendências que estão guiando as lideranças em 2023 e no futuro. O estudo teve como base os pilares de cultura e lifewide & lifelong learning, trabalhados pela SPUTNiK junto às empresas e já consolidados como um "must do" dos negócios de sucesso.

 

De acordo com Mari Achutti, fundadora e CEO da SPUTNiK, as empresas precisam operar de modo que a intenção individual se materialize em uma jornada de aprendizagem. “Cada pessoa tem uma intenção diferente. Por isso a aprendizagem autodirigida é tão poderosa”, explica. 

 

A empresa mapeou 3 reflexões sobre o propósito da intencionalidade e de seu impacto, tanto no ambiente de trabalho quanto na qualidade de vida dos colaboradores. Confira: 

 

Compreensão do sujeito

A linha que divide o “ser profissional” do “ser pessoal” é imaginária e, em si, não existe. Os interesses confluem e as duas partes devem estar em equilíbrio. No trabalho, existe propósito; e, em propósito, intenção. O que acontece fora do horário de expediente impacta diretamente o fluxo de atividades do colaborador.

Para a autora, pesquisadora, especialista em inovação no mercado de trabalho, e professora da SPUTNiK, Tonia Casarin, “essa mecanização é tão cruel que acabamos esquecendo que somos seres integrais. A linha imaginária que traçamos na mente para separar o ‘ser profissional’ do ‘pessoal’ nunca existiu. Eles caminham juntos e afetam a vida como um todo. Portanto, o que acontece dentro da empresa tem relação direta com o pós-expediente e vice-versa”.

O ser humano é multifacetado e, se suas relações impactam diretamente na maneira com que ele se comporta e interage consigo e com suas demandas, então, seu próprio trabalho também reflete suas subjetividades. Nesse ponto, cabe às empresas entenderem que seus colaboradores existem e, portanto, têm propósitos e soluções - que devem ser encorajados. Já aos colaboradores, também cabe a compreensão contemplativa e consciente de suas ações para além do produto material - algo que precisa ser encontrado junto às lideranças.

 

Indústrial x Participativo

Estamos vivendo uma nova revolução industrial, explicitada pela ideia da Indústria 4.0. Modelos de produção que se baseiam em linhas de montagem, onde cada indivíduo é responsável por uma única tarefa, que se manifesta de maneira mecânica, estão cada vez mais datados.

Com a evolução dos meios de produção e de novas tecnologias que impactam diretamente a lógica do trabalho humano, também é necessário que as empresas desenvolvam o propósito participativo de seus colaboradores. Em um mundo tomado pela multiplicidade e velocidade de circulação de informações e dados, as soluções precisam ser cocriadas - de forma a se tornarem mais assertivas, completas e ágeis. 

 

Treinamento caduco

O conceito de treinamento das empresas está aplicado dentro de um modelo de trabalho retrógrado que, diante das transformações da modernidade, não é capaz de suprir a necessidade imposta pelo novo mercado. Para Achutti, “A palavra ‘treinar’ remete automaticamente a algo imposto. Inclusive tem como sinônimo ‘adestramento’, e aplicação ‘treinar para disputas’. Claramente, temos que revisitar essa expressão para algo mais condizente com os valores contemporâneos de educação”.

Dessa forma, não é suficiente partir da proposta de treinamento somente pelo caráter utilitário de sua finalidade. Em um mundo em que a subjetividade e a criação de soluções transformadoras são essenciais, é necessário formar atores. E, nesse sentido, a utilização de técnicas pré-definidas e pouco reflexivas é insuficiente para o desenvolvimento de uma equipe.

Assim, a criação de propostas que visam à subjetividade, à construção participativa e ao senso crítico, serão cada vez mais necessárias para o desenvolvimento de ambientes saudáveis e produtivos.

 

SPUTNiK


Dia Mundial do Meio ambiente é comemorado em 5 de junho

A data clama para que população reflita sobre a sobrevivência no planeta, preservando a natureza.

 

Em 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência de Estocolmo. 

Esta data visa conscientizar a sociedade sobre a crescente necessidade de proteger e cuidar do meio ambiente, além de ser uma oportunidade de abordar os impactos que as empresas causam ao planeta. 

"Em um mundo no qual a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade estão em constante crescimento, é crucial que todas as áreas da sociedade se envolvam na adoção de práticas mais conscientes e responsáveis. Esta data é importante para refletirmos sobre as nossas práticas, como estamos inseridos nesse contexto e de que forma podemos evoluir ainda mais neste sentido", salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios. 

Conectadas a esses objetivos, algumas empresas vêm revolucionando o mercado, trazendo modelos de negócios inovadores e que corroboram para que seja possível atingir a agenda da ONU até 2030. 

"Cuidar do ecossistema ambiental é fundamental para nossa geração e as futuras. Não existe planeta B, não existe "jogar fora". Por isso, emissões de carbono, economia circular, geração de energia limpa e renovável, reciclagem de resíduos sólidos e orgânicos, são pontos fundamentais para que a iniciativa privada exerça seu papel de empresa cidadã", comenta Hugo Bethlem, cofundador e chairman do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. 

Segundo o estudo global Vida Saudável e Sustentável 2022, 84% dos brasileiros querem reduzir o impacto pessoal sobre o planeta. O levantamento ainda mostra que na percepção do consumidor, marcas de cuidado pessoal, de produtos de limpeza, e de alimentos e bebidas estão mais empenhadas em serem ecologicamente corretas. 

"É preciso conscientizar a sociedade sobre a importância reduzir, monitorar e incentivar a fiscalização dos contaminantes emergentes, que são substâncias, geradas pelos processos produtivos industriais e contidos nos materiais e produtos domésticos, que por meio dos efluentes que geram, alcançam e contaminam o meio ambiente", explica Diogo Taranto, especialista em gestão e tecnologias ambientais, diretor de Desenvolvimento de Negócios no Grupo Opersan. 

O compromisso das empresas com a responsabilidade socioambiental e a transparência na divulgação de atributos de sustentabilidade de produtos e ações em ESG são fundamentais, principalmente para auxiliar a escolha do consumidor. 

"A sustentabilidade é um caminho sem volta e representa muito mais que uma tendência. Temos observado eventos climáticos extremos, como: altas temperaturas, derretimento de geleiras e aumento do nível dos oceanos, tempestades severas que vêm causando enchentes e deslizamentos de terras, aumento da seca e dos períodos de estiagem, além do aumento do volume e frequência de chuvas. Cuidar de todas as formas de vida, da economia, da saúde e do meio ambiente é preciso para garantir a sobrevivência no planeta", finaliza Vininha F. Carvalho.


Simulado on-line gratuito prepara os vestibulandos para o Enem 2023

Simulado Aberto Enem prepara os vestibulandos para o
Exame Nacional do Ensino Médio (Divulgação/Curso Etapa)
Prova realizada pelo Curso Etapa acontecerá em duas fases, a partir do dia 24 de junho; participantes terão acesso a uma análise de desempenho após o exame


Os vestibulandos que realizarão o Enem 2023 poderão treinar seus conhecimentos com o Simulado Aberto Enem, oferecido pelo Curso Etapa a partir do dia 24 de junho. O simulado on-line e gratuito acontecerá em duas fases, como o próprio Exame Nacional do Ensino Médio, para que o estudante tenha uma experiência próxima à realidade da prova. 

A partir do dia 24 de junho, os participantes poderão realizar o simulado digital da primeira prova, com 90 questões de múltipla escolha de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias; além de uma Redação. O tempo para realização da prova será de 5 horas e 30 minutos, como no Enem. 

O simulado on-line da segunda prova será disponibilizado a partir do dia 1º de julho e contará com 90 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O tempo para realização da prova será de 5 horas, também como no Enem. 

As provas reúnem questões oficiais do Inep e perguntas originais elaboradas pelo Etapa, que refletem as últimas tendências dos exames. “Para ter mais sucesso nas provas, é necessário treinar e analisar o próprio desempenho. Os simulados ajudam o jovem a fixar os conhecimentos e consolidar o que já foi estudado”, explica João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Curso Etapa. 

Após a realização do simulado, os participantes terão acesso ao gabarito de respostas, resolução das questões e uma análise de desempenho, que compara sua pontuação com a de outros participantes do simulado. Além disso, poderão conferir um vídeo explicativo que mostra como corrigir a própria redação e avaliar os pontos de melhoria. 

 

Serviço:

Simulado Aberto Enem do Curso Etapa

Provas on-line a partir do dia 24 de junho.

Inscrições gratuitas pelo site do Curso Etapa.

 

 Curso Etapa 

Saiba como recorrer de uma multa de trânsito

Freepik

Elas podem ter um valor alto e os pontos acumulados na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) podem levar até à suspensão do direito de dirigir. De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Setran), o excesso de velocidade é uma das principais causas de infração no país. Roberson Alvarenga, CEO da Help Multas, rede de franquias especializada em recursos de multas de trânsito, processos de suspensão e cassação da CNH, listou algumas dicas de como resolver essa questão de maneira prática e rápida.


Seja ágil na solicitação 

O acúmulo de pontos pode gerar suspensão da CNH, por isso que, quanto mais rápida a solicitação de recurso for feita, menor a chance de perder o documento, já que o prazo para reverter ou cancelar a penalidade é de até 30 dias a partir da data em que foi recebida. “As multas auto suspensivas, ou seja, aquelas que sozinhas podem tirar o direito de dirigir, também devem ser objeto de atenção por parte dos motoristas, pois independente da pontuação podem suspender o direito de dirigir de 2 a 12 meses. Por isso é importante recorrer antes que chegue ao ponto de suspensão”, aponta Roberson.


Saiba para qual órgão vai recorrer

É importante atentar-se ao órgão que vai recorrer. Algumas multas não são de responsabilidade do Detran, já que esse é de responsabilidade do Estado. Algumas penalidades são federais e outras municipais. Por isso, é necessário confirmar qual foi o órgão regulador para não se atrasar ou perder o prazo por ter encaminhado a defesa para a entidade errada.


Atenção aos documentos

Tenha em mãos:

  • Carteira Nacional de Habilitação; 
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo digital (CRLV-e); 
  • Documento de identificação pessoal do condutor ou do procurador; 
  • Requerimento para Recurso de Multa; 
  • Notificação da Penalidade ou multa por Infração à Legislação de Trânsito (MILT); 
  • Outros documentos comprobatórios. 

A partir destes listados acima é possível dar entrada no pedido de recurso tanto pelo site do detran quanto por uma empresa especializada no assunto.


Escolha um especialista

Recorrer às multas pode ficar mais fácil com a contratação de um serviço especializado. “Um profissional garante soluções ágeis para recorrer, já que possui eficácia em elaborar uma defesa administrativa, com os documentos necessários a serem apresentados aos Órgãos de Trânsito. Esse auxílio de alguém que entende sobre direito de trânsito é de extrema valia, já que o conhecimento sobre as leis e os trâmites pode acelerar a solicitação do recurso”, afirma o CEO. 


Help Multas
https://helprecursos.com.br/


Serasa lança campanha para combater vídeos fakes na interne

Série “Fato ou Fake” foi produzida para desmentir conteúdos falsos sobre exclusão de dívidas, aumento de score e outras armadilhas financeiras que circulam na internet


Com o objetivo de combater conteúdos falsos veiculados nas redes sociais e orientar os brasileiros na verificação de vídeos mal-intencionados sobre finanças pessoais, a Serasa lança a série “Fato ou Fake”, apresentada pela economista e influenciadora digital Olivia Carneiro, conhecida nas redes sociais como @olivia.sensata. 

A série de quatro vídeos aborda pautas sobre saúde financeira, com foco em temas sensíveis que são costumeiramente espalhados de maneira mentirosa em forma de “notícia” ou de “informação exclusiva” nas redes sociais. Milagres que prometem subir a pontuação do score, excluir dívidas prescritas e restringir negociações de dívidas graças a fictícias diretrizes do Banco Central são algumas das fake news divulgadas para fisgar consumidores menos esclarecidos. 

 

 

"Desconfie de vídeos que prometem milagres financeiros, oferecem dicas para ganhar dinheiro fácil ou acusam instituições reconhecidamente idôneas”, diz Patricia Camillo, especialista em fraudes da Serasa. “Ao fisgar os interessados nessas supostas facilidades, os golpistas pedem dados de acesso à conta do Instagram, podendo utilizar essas informações para roubar a conta e aplicar golpes", alerta Patrícia. No Blog da Serasa há um artigo sobre os golpes mais praticados no Instagram: acesse aqui.

 

Para Clara Aguiar, especialista da Serasa em educação financeira, os vídeos reforçam o propósito da empresa de levar informação econômica gratuita ao maior número possível de brasileiros. "O Serasa Ensina, plataforma com mais de 140 milhões de visualizações, compartilha conteúdo gratuito e educativo sobre finanças pessoais com linguagem assertiva e acessível".

 

Para endossar ainda mais confiabilidade às mensagens de alerta, a Serasa convidou a influenciadora digital Olivia Carneiro, economista e Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Chicago. Na série, Olívia responde e explica como evitar pegadinhas e armadilhas das redes sociais.

 

"Falar de finanças na internet é desafiador porque existem muitas pessoas que se aproveitam da desinformação para ganhar dinheiro. É uma satisfação participar dessa ação com a Serasa para dar voz à verdade e auxiliar os brasileiros a entender melhor sua situação financeira", comenta Olivia.

 

Para a economista, é importante a sinergia entre instituições e influenciadores no combate às fake news financeiras. "Lutar contra esses conteúdos falsos é ajudar os brasileiros a tomarem melhores decisões. A desinformação tira a autonomia das pessoas no momento de tomar decisões. Não importa o público ou a forma como você comunica, é preciso convergência na mensagem”, complementa.

 

O episódio que abre a série “Fato ou Fake” nesta terça-feira (30/05) aborda Negociação de Dívidas e Registrato no Banco Central e pode ser conferido aqui. Os episódios irão ao ar nas próximas terças-feiras nos canais da Serasa no Youtube (Serasa Ensina), Instagram (@serasa) e TikTok (@tonaserasa).

 

 


 




 
Programação: 

·  06/06: Segundo episódio: Score

·  13/06: Terceiro episódio: não negocie antes de saber disso (ciclo da dívida, dívida caducada, validador de boletos)

·  20/06: Quarto episódio: excluir histórico de consulta

 



Serasa
www.serasa.com.br


O impacto positivo do planejamento financeiro na vida das pessoas


Muitos são os aspectos que abrangem o planejamento financeiro e eles vão muito além do simples conhecimento de se ter dinheiro suficiente para pagar um determinado valor ou somente economizar e ter uma conta bancária positiva. Saber o quanto ganhamos e gastamos, a fim de equilibrar os gastos e conquistar objetivos, por exemplo, é um fator primordial neste processo.

 

Há quem pense também que o planejamento financeiro é focado unicamente no futuro. Mas a realidade não é bem essa. A partir de um controle diário de gastos é possível ter uma visão melhor das suas finanças e se preparar para realizar investimentos, fazer uma viagem dos sonhos, comprar um apartamento ou automóvel, e qualquer outra coisa que se desejar. Quem tem uma boa gestão financeira vive com mais tranquilidade e segurança, sem aquela preocupação de saber se a conta bancária vai fechar no vermelho ou se sobrará algum dinheiro no final do mês. Sem contar que, quando as finanças estão em ordem, é possível criar uma reserva para começar a investir.

 

Dentre algumas dicas importantes para a manutenção e execução do planejamento financeiro estão: o conhecimento de receitas e despesas, a negociação e eliminação de dívidas, a definição de metas e objetivos, a economia de gastos e outros. Neste contexto, o consórcio é uma das ferramentas que pode ser utilizada para a aplicação do planejamento na vida financeira das pessoas, impactando positivamente seu cotidiano como um todo. A modalidade é conhecida por muitos brasileiros como uma forma de poupança. Afinal, trata-se de um “boleto do bem” que você paga para você, projetando uma compra a pequeno, médio ou longo prazo, com parcelas e condições atrativas que cabem no bolso.

 

Os números apontam que este é um mercado realmente promissor e em constante crescimento. Dados da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC) mostram que em janeiro e fevereiro deste ano, as vendas de novas cotas atingiram 637,54 mil, ao avançar 11,8% sobre as 570,38 mil de adesões do mesmo período de 2022, com destaque para o setor de imóveis que cresceu 24,9%. Os negócios realizados, decorrentes destas comercializações, também registraram expressiva alta, ao alcançar R$ 42,13 bilhões em fevereiro. O total de participantes ativos chegou aos 9,47 milhões apurados no mesmo mês do ano anterior, 11,3% acima dos 8,51 milhões de consorciados, atingidos em fevereiro de 2022.

 

Já uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, no final do ano passado, com 880 pessoas, mostrou como o brasileiro compreende a organização financeira. Segundo o levantamento, a maior parte dos entrevistados (61%) se considera organizada e que 75% dos respondentes acreditam que o consórcio pode funcionar como uma opção de investimento.

 

Tais números, além de muito relevantes, demonstram que mais da metade dessas pessoas considera o consórcio como uma alternativa viável para a aquisição de um bem, seja um imóvel, um veículo, ou outro. Além disso, esse resultado é um instrumento importante para o entendimento do comportamento dos brasileiros no que diz respeito a suas finanças pessoais. 

Muitas vezes as pessoas não têm acesso ao crédito e a modalidade de investimento democratiza este caminho, promovendo a realização de nove a cada dez desejos dos brasileiros. Além de mostrar a direção para um planejamento financeiro efetivo, que tenha resultados positivos com base num presente e futuro melhor para todos.

 

 Tatiana Schuchovsky Reichmann - CEO da Ademicon


Entenda os desafios e como acolher alunos idosos na pós-modernidade

Hebe de Camargo Bernardo, professora doutora do curso de Psicologia da Módulo, fala sobre um dos problemas que pessoas mais velhas sofrem no mundo moderno


Quando se trata de discriminação, tem-se aumentado as discussões sobre os problemas que os idosos sofrem no mundo todo. No Brasil, especificamente no âmbito universitário, o ingresso de alunos mais velhos tem sido visto cada vez mais – ao passo que há notícias da discriminação conhecida como etarismo por conta da faixa etária desse público. 

Segundo dados do Censo de Educação Superior de 2019, o mais recente disponibilizado pelo Ministério da Educação, 27 mil idosos fazem cursos universitários no Brasil. De 2015 a 2019, o total de idosos em universidades cresceu 48%. 

A psicóloga Hebe de Camargo Bernardo, professora doutora do curso de psicologia da Módulo, explica que o fenômeno se deve ao fato de muitas pessoas idosas buscarem mais qualidade de vida e novas oportunidades, ao se lançarem nos bancos acadêmicos. 

"As faixas etárias não representam a importância da idade mental, portanto, os estereótipos estão diretamente ligados a faixas etárias muitas vezes não representativas do mundo interno do sujeito”, afirma. “A troca de saberes pode ser explorada e enriquecida nos encontros intergeracionais vividos nos espaços escolares e, nesses encontros, quando existe o estímulo flexibilidade de parte a parte, todos saem ganhando”, detalha a docente.  

Para refletir sobre o ingresso a pessoas idosas nesses espaços, Hebe sugere algumas formas de como deve ser o melhor acolhimento a essa “nova juventude”. 


O que os jovens devem fazer para o acolhimento neste espaço assumir um importante valor:  

  • Canalizar sua energia e potencial para prover aos mais velhos as necessidades referentes às informações e tecnologias no sentido de aprender a desenvolver o senso de cidadania e serem úteis na integração social; 
  • Dissipar os preconceitos e estereótipos de ambas as partes; 
  • Refletir sobre a ação e se comprometer com o dever ao próximo.  

A docente esclarece que, em caso de um colega sofrer preconceito, é importante lembrarmos que existe um Tratado Internacional de Direitos Humanos e que todos têm o direito de convivência em espaço educacional. “A educação e o conhecimento não têm idade. A Constituição Federal permite o direito de estudar a todos independentemente da idade. Devemos reagir contra esse tipo de comportamento informando pelas leis existentes e o direito do cidadão”, completa. 


Leis que protegem o idoso contra etarismo e velhofobia:  

  • Estatuto de Idoso: prevê de seis meses a um ano de reclusão e multa em caso de discriminar sobre pessoa idosa;  
  • Delegacias do idoso em algumas cidades que podem ser procuradas;  
  • Tratado Internacional dos Direitos Humanos.  

Para as Instituições, Hebe sugere trabalhar o tema com disciplinas que contemplem essa faixa etária, programas de prevenção e atividades em que possam ter uma ampla visibilidade dentro do espaço educativo e no espaço público também, por esse ser um problema político-social. 

Por fim, a docente salienta o estímulo do convívio entre diferentes idades que pode renovar as energias dos mais velhos e promover maior ganhos de amadurecimento emocional nos mais jovens. “No ambiente escolar, a única coisa que separam jovens e “velhos” é o registro do RG, porém o tempo vivido é o presente, e esse tempo é o mesmo vivido neste momento por todos nós”, pontua.

 

Centro Universitário Módulo
www.modulo.edu.br


Faculdade São Sebastião
www.fass.edu.br

 

Estratégias certeiras ajudam a impulsionar as vendas no Dia dos Namorados

 Executivo da FCamara aponta quais estratégias implementar, tanto do ponto de vista da experiência do consumidor quanto de negócio

 

Datas comemorativas são os momentos ideais para as empresas mostrarem seu potencial, seja atraindo novos consumidores ou alavancando as vendas. O Dia dos Namorados, comemorado dia 12 de junho, é uma das datas que mais agitam o varejo – em 2022, por exemplo, movimentou mais de R$ 6,5 bilhões, de acordo com relatório da All In em parceria com ClearSale e Neotrust. Isso só prova a força da data e a importância de ficar atento para tirar o melhor proveito para seus negócios.

 

“Não é de hoje que as datas comemorativas se tornaram momentos chave para impulsionar as vendas, atrair novos clientes e fidelizar consumidores. Com a gama de opções de novas tecnologias e recursos, os lojistas devem se antecipar, se preparar e organizar o negócio, tanto do ponto de vista estratégico quanto da experiência do consumidor”, comenta Eric Vieira, head de e-commerce da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação.


Com isso, o executivo aponta quatro sugestões para os varejistas aplicarem nos e-commerces a fim de incrementar as vendas no Dia dos Namorados. Confira: 

 

1- Considere oferecer frete grátis e cupons de desconto

Segundo pesquisa da Opinion Box, empresa de dados e análises, 64% dos consumidores afirmaram que as vantagens no frete são fatores essenciais para convencê-los a fechar o pedido, além dos 76% que disseram que a oferta de bons preços e promoções seriam suficientes. Nesse sentido, é fundamental avaliar a implementação de cupons de desconto e até mesmo frete grátis para atrair a atenção dos clientes e conquistar sua escolha.

 

2- Adapte seu e-commerce para o mobile

Pode parecer óbvio, mas muitos comércios eletrônicos ainda não atualizaram suas plataformas para o modelo mobile. E os dados mostram a importância de se atentar a isso: 95% das compras online registradas no Dia dos Namorados do ano passado foram feitas por meio de smartphones, segundo a Criteo, empresa de publicidade. Tal atualização é importante porque garante que a experiência do usuário, ao navegar pela plataforma a partir de um dispositivo móvel, seja fluida e intuitiva, facilitando sua jornada e fidelizando-o para compras futuras.

 

3- Reforce o omnichannel 

Ainda que as compras via celular sejam altas, é preciso também que os negócios se adaptem ao omnichannel, trabalhando diversos canais de forma simultânea. O consumidor explora várias opções antes de decidir realizar a compra, avaliando a escolha mais conveniente, então torna-se primordial ter uma presença tanto no físico, quanto no digital. Isso promove ao cliente um fácil acesso a sua marca, deixando em suas mãos a escolha de onde, como e quando comprar.

 

4 - Faça uma análise estratégica do seu negócio

Mais do que incrementar pequenos detalhes, é necessário se antecipar para o volume de vendas das datas comemorativas e ter uma visão estratégica e 360º do seu comércio digital, avaliando onde estão as principais dificuldades das operações e aperfeiçoando a experiência do consumidor da nova geração. 

 

Para auxiliar nesse processo, o Full Digital Commerce, solução da FCamara, ajuda os e-commerces em três etapas: Estratégia, com um time voltado a identificar os desafios, oportunidades e objetivos do negócio; na Implementação e operação, isto é, na migração da plataforma, integração com outros canais, plataformas de cloud, entre outros; e por fim, no Growth, que é a parte analítica, com os resultados e dados estratégicos que ajudarão a evolução da loja.

 

“Com o Full Digital Commerce, FCamara se torna o parceiro ideal, pois a solução atende toda a jornada de comércio digital, independente do segmento. Por meio dela, é possível entender as dores e desafios dos negócios e de seus consumidores para oferecer soluções customizadas, resultando em experiências personalizadas e que geram resultados concretos para os lojistas. Ter essa análise 360º para se preparar para as datas comemorativas coloca o comércio eletrônico em vantagem para garantir a melhor jornada ao cliente”, finaliza Vieira.

 


FCamara
www.fcamara.com


C-Level: jovialidade ou maturidade?

O que é mais importante no perfil daqueles que irão comandar uma empresa: sua jovialidade ou experiência adquirida ao longo de sua trajetória profissional? Essa é uma das dúvidas mais inquietantes em diversos empreendimentos, na busca em encontrar o melhor talento para alavancar os resultados.

Apesar de ambos os fatores poderem pesar – e muito – nessa escolha de quem contratar para assumir algum cargo C-Level, existem muitas outras características e comportamentos bem mais importantes de serem levados em consideração neste processo seletivo, as quais poderão ser decisivas para a conquista dos objetivos desejados.

As posições de C-Level são de extrema importância para assegurar o sucesso da organização, sendo responsáveis por conectar os objetivos corporativos ao bom desempenho e felicidade dos times. Segundo dados divulgados pela consultoria americana Signium, como exemplo, houve um crescimento de 62% no volume de contratações C-Level no primeiro semestre de 2022 – em resposta, principalmente, à urgência em adotar estratégias disruptivas de retomada econômica das empresas no pós-pandemia.

Mas, apesar da busca intensa, muitas dúvidas e desentendimentos se tornaram comuns no processo seletivo destes profissionais e em sua adaptação na empresa. Há quem diga, por exemplo, que estes executivos seniores devem ter uma ampla experiência em sua área, tendo adquirido a expertise necessária para analisar os pontos fortes e fracos do negócio para conduzi-lo rumo à prosperidade. Outros, por sua vez, prezam por profissionais mais jovens e com a “mente mais fresca”, cheios de ideias brilhantes para implementar inovações internamente.

As discussões sobre esse perfil são tamanhas que, de acordo com outro estudo feito pela Infojobs, cerca de 57% dos profissionais já passaram por algum episódio de preconceito devido à sua idade. Deles, 55% fazem parte da geração X, a que costuma representar boa parte daqueles que assumem o posto de C-Level. Esse é um cenário muito presente no mercado que, na verdade, ressalta apenas um pré-conceito não determinante no que realmente faz a diferença no perfil de um bom executivo.

Ter mais idade não é sinônimo de estar melhor preparado para gerenciar uma companhia com êxito. Em um levantamento feito pela Distrito, foi identificado que a média de idade dos CEOs das principais startups no Brasil é de 39,5 anos. Ao longo de 2022, essas empresas captaram US$ 4,45 bilhões, quantia 23,96% maior que em 2020, em uma expansão que permanece atraindo investidores mundiais em vista do enorme potencial de sucesso destes negócios.

Diante de um mercado que está sempre mudando, o que definirá a capacidade de um profissional em assumir um cargo de tamanha relevância será sua postura em relação a esse aprendizado contínuo e outras escolhas pessoais em seu cotidiano que influenciem neste bom desempenho – tais como a manutenção de exercícios físicos frequentes, uma alimentação mais saudável, e outras ações que promovam uma maior qualidade de vida.

Na prática, devemos buscar o maior equilíbrio possível ao contratar um C-Level, considerando não apenas a bagagem adquirida ao longo de sua carreira, como também suas escolhas em âmbito pessoal e profissional, no que tange uma rotina de vida mais saudável e sua não defasagem em termos de estudo. Afinal, o mercado muda a todo o momento, e é indiscutível a importância de se manter constantemente atualizado sobre as melhores práticas, sistemas e métodos lançados em seu respectivo segmento.

Ao invés da jovialidade ou maturidade meramente, a capacidade de adaptação destes talentos frente às atualizações do setor é o novo fio condutor a ser relembrado nestes processos seletivos. Todas, características essenciais que, quando devidamente equilibradas, se reverterão em energia vital no trabalho, em dedicação e aprimoramento destes profissionais para a conquista de resultados cada vez melhores para a empresa.

 


Ricardo Haag - sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.


Wide
https://wide.works/


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