Ser treinado e treinar. Mas como? Quem define é
você, gestor ou dono de imobiliárias. Você melhor do que ninguém entende suas
carências e objetivos estratégicos para definir em que melhorar. Mas para isso,
vai aqui uma ajudinha.
Vamos listar abaixo 4 tipos de treinamentos* que
vão ajudar você a pensar e elencar que treinamentos você e seu time
administrativo e comercial precisam:
- Treinamento
corporativo
Aborda tudo o que é típico de uma empresa, independente do ramo: código de ética, código de vestimenta, missão, visão, valores, sistema utilizado (e como é utilizado), expectativas sobre o trabalho de colaboradores e parceiros, entre outras informações. É um verdadeiro manual de tudo o que está ligado à mentalidade de uma organização em específico, seja por vocação da empresa ou decisão da gestão.
- Treinamento
técnico
Destaca assuntos relacionados à atividade-fim de uma empresa, no nosso caso, imobiliárias. Fazendo um paralelo: se um médico cirurgião precisa conhecer o funcionamento de um centro cirúrgico, um corretor precisa saber como funciona uma avaliação de imóveis, processos cartoriais ou o que é DIMOB, enfim, tudo o que é típico do cotidiano do ramo. Esse tipo de treinamento deve ser incluído na rotina da imobiliária, para oferecer aos corretores parceiros e demais colaboradores um bom conhecimento técnico relacionado ao mercado. Quanto mais capacitados estiverem os corretores e funcionários administrativos, melhor será a entrega de valor ao cliente.
- Treinamento
comportamental
Desenvolve competências atitudinais e emocionais. Abrange temas como liderança, trabalho em equipe, resiliência, motivação, autogestão etc. Inclui a realização de dinâmicas, ambientações, atividades que ajudem a reduzir o estresse característico da profissão e que ampliem as reflexões em torno do comportamento e da psique.
- Treinamento
aplicado
Engloba conhecimentos que originalmente não são típicos do mercado imobiliário, mas podem ser aplicados com ótimo proveito. O marketing, por exemplo, que vem do conhecimento acadêmico e costuma ser amplamente direcionado a outros mercados, pode ser adaptado para aplicação nas especificidades do mercado imobiliário. Os treinamentos aplicados em língua portuguesa (redação), fotografia e até fenômenos contemporâneos, como performance em redes sociais, também são muito úteis para a atividade de corretagem.
(**) trecho retirado do livro “A Natureza do
Mercado Imobiliário”.
Daniel
Claudino - Administrador de
Empresas, especialista em Planejamento em Marketing, Designer de Serviços e
Direito e Negócios Imobiliários por diferentes instituições. Autor do livro “A
Natureza do Mercado Imobiliário” (Literare Books International). Instagram:
@claudino78