Segundo a FGV, a pandemia acelerou a integração das capacidades humanas com as digitais
Segundo a Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso
nas Empresas, realizada pelo Centro de Tecnologia da Informação Aplicada
(FGVCia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), o
Brasil chegará à marca de um computador (desktop, notebook e tablet) por
habitante no início de 2023. As vendas em 2021 tiveram um crescimento de 27%,
alcançando a marca de 14 milhões de unidades.
Aulas, lives, webinars e videoconferências se tornaram comuns
desde o início da pandemia, mudando a rotina profissional e a forma de se
comunicar. De acordo com os pesquisadores, trabalhar e estudar de forma híbrida
ou blended resultaram em uma solução que integra e potencializa as capacidades
humanas com as digitais.
Entretanto, nem todo mundo possui habilidade com a comunicação
virtual, tanto na questão operacional, mas, principalmente, no quesito
expressividade.
“Apesar de já ser comum há tempos, muitas pessoas não têm o hábito
ou até não gostam de se comunicar por vídeo. Mas, com a nova realidade, se
tornou inviável não aderir ao universo digital”, afirma Cristiane Romano,
coordenadora da pós-graduação em Liderança da EBPÓS, mestre e doutora em
Ciências e Expressividade pela USP.
Para driblar o desconforto x necessidade, a especialista cita 6
estratégias que irão trabalhar sua expressividade, melhorando três pontos
fundamentais: voz, postura e conteúdo.
Tenha objetividade e clareza
Quando falamos de mídia digital, é fundamental ser objetivo e
passar a mensagem de forma clara, lembrando que seu discurso pode ser óbvio
para você, mas não para quem te assiste.
“Antes de elaborar seu vídeo, tenha em mente as respostas das
seguintes perguntas: Qual é o meu público? Quais os desafios da minha
audiência? O que eles esperam de mim? Como eu quero que este vídeo impacte as
pessoas? Com essas respostas, fica mais fácil partir para a escolha do
vocabulário e conteúdo. E sempre avalie se este conteúdo condiz com o que você
pretende, seja informar, vender ou ensinar”, pontua Cristiane Romano.
Pratique o aquecimento vocal
A forma como você usa a voz pode mudar completamente a sua
mensagem. Para transmitir credibilidade, module sua voz de acordo com o
conteúdo a ser passado.
Antes de iniciar um vídeo, faça aquecimento vocal, para que sua
emissão seja suave e, ao mesmo tempo, sem soprosidade (ar na voz). “Para
trabalhar o aquecimento vocal, o ideal é buscar acompanhamento com um
fonoaudiólogo”.
Trabalhe a expressão corporal
A comunicação não verbal é um recurso imprescindível que
complementa a mensagem, como a expressão facial, por exemplo. “O rosto é a
parte do corpo que costuma ficar mais exposta no vídeo. Por isso, explore, com
bom senso, o olhar, o meneio de sobrancelha, o sorriso e qualquer outro recurso
que esteja no contexto do assunto. E utilize os movimentos de mãos e braços
sutilmente”, aconselha a coordenadora da EBPÓS.
Mas, se estiver com os músculos contraídos, seu desempenho será
afetado. Por isso, faça estes exercícios de relaxamento:
- Gire a cabeça para o lado direito e para o lado esquerdo.
- Movimente a cabeça para cima e para baixo.
- Faça caretas, procurando usar todos os músculos do rosto.
Cuidado com dicção e pronúncia
Para expressar bem, é preciso treinar voz e dicção. Realizar
leituras em voz alta ajudará a perceber seus vícios de linguagem, bem como
pronúncia inadequada e erros de concordância.
Atente-se ao falar de forma clara e precisa, articulando todos os
fonemas. Cuidado para não parecer artificial. Os movimentos de uma boa
articulação devem ser naturais, sem exageros, como não abrir a boca
demasiadamente, por exemplo.
Foque nas palavras-chave
Enfatize as palavras de maior valor, ou seja, aquelas que você
quer fixar na mente do público e relacioná-las a sua imagem. Por exemplo, se
seu objetivo é dar dicas sobre carreira, reforce as palavras-chave, como
futuro, objetivo, meta, sucesso, entre outras que remetam ao tema central.
“Na introdução, as três primeiras frases precisam ser de impacto e
responder a dor, ou seja, a necessidade da pessoa em lhe assistir até o final.
Aposte também nas perguntas reflexivas, que despertam curiosidade e motivam a
audiência”.
Aposte em um script
Um roteiro bem feito, com tópicos alinhados ao seu tema, será de
grande suporte para você não se perder e sentir mais segurança na apresentação.
Faça também um breve resumo para cada tópico, caso dê um branco momentâneo.
“Vale lembrar que a expressividade será o seu diferencial.
Pratique-a e potencialize seus recursos e suas qualificações. A partir do
momento em que você se expõe virtualmente, todos os itens acima devem ser
trabalhados minuciosamente, para garantir solidez e confiança em tudo o que
você transmitir”, finaliza Cristiane Romano.
EBPÓS - Escola Brasileira de Pós-Graduação