Sanjay Ravi,
gerente geral de Indústria Automotiva, Mobilidade e Transporte da Microsoft
É difícil acreditar que, há apenas 200 anos, o cavalo e a
carruagem eram o meio de transporte predominante - e assim foi por centenas de
anos. E então, com a invenção do motor de combustão interna, a movimentação de
pessoas e mercadorias mudou imensamente em um curto período de tempo. A
mobilidade tornou-se mais acessível e criou oportunidades muito além do alcance
da imaginação.
Foi essa mudança que nos trouxe até onde estamos hoje.
Agora, estamos enfrentando outra transformação inédita
A indústria da mobilidade está em um ponto crítico de
inflexão. Uma grande inovação está em andamento: os veículos estão se tornando
mais inteligentes, conectados e definidos por software – e, em alguns casos,
são autônomos. A eletrificação está tomando conta. O foco na sustentabilidade
está em alta. Inovadores em nosso setor estão reinventando todos os aspectos da
movimentação de pessoas e mercadorias em todo o mundo, e a Microsoft tem
orgulho de ser parceira daqueles que estão reinventando a mobilidade.
No entanto, essa metamorfose está sendo impactada por
desafios macroeconômicos globais, interrupções na cadeia de suprimentos,
escassez de energia e menor disponibilidade de mão de obra. Nunca foi tão
importante fazer mais com menos.
Com o início da CES 2023 em Las Vegas, veremos ênfase em
ambos os lados dessa mudança de paradigma – inovações que melhoram a mobilidade
e, ao mesmo tempo, aumentam a eficiência, oferecendo oportunidades para reduzir
nossa pegada ambiental e conectando pessoas de diferentes maneiras. Como
parceira importante do setor, a Microsoft tem um ponto de vista exclusivo sobre
sua evolução - não produzimos veículos, lucramos com os dados de nossos clientes
ou competimos com suas marcas. Em vez disso, ajudamos a capacitar montadoras e
provedores de serviços de mobilidade com tecnologias inteligentes de nuvem e
borda para ajudá-los a criar suas próprias plataformas digitais exclusivas para
ultrapassar os limites do que é possível.
A Microsoft acelera a transformação de empresas
automotivas, de mobilidade e transporte em provedores de serviços de mobilidade
baseados em dados e software. Os serviços de análise de dados baseados na nuvem
Azure revelam informações exclusivas coletadas em interações com clientes,
bases de dados, força de trabalho e desempenho de operações, e estes serviços
em nuvem combinados ao nosso ecossistema de parceiros permitem novos fluxos de
receita com serviços de mobilidade diferenciados.
A CES deste ano apresenta um espaço dedicado ao
transporte, oferecendo a oportunidade de mergulhar e explorar o futuro da
mobilidade. Aqui estão os principais temas a serem observados enquanto as
organizações trazem o que há de melhor e mais recente para o evento de
tecnologia mais influente do mundo.
Criando cadeias de suprimentos sustentáveis e
colaborativas que melhoram a resiliência
Embora a resiliência seja um ingrediente-chave para a
viabilidade organizacional de longo prazo, ela assumiu um novo significado no
cenário atual. Quase todos os setores sentiram os impactos das interrupções na
cadeia de suprimentos, e mitigar esse processo é crucial para restaurar as
expectativas.
Na indústria de transporte pesado, tempo é tudo. Garantir
que os caminhões cheguem aos clientes no prazo requer a identificação de
problemas com antecedência e a capacidade de responder com agilidade. Mas a
falta de visibilidade em toda a cadeia de suprimentos dificulta a identificação
de quando há problemas que podem impactar a produção e, consequentemente, a
entrega. Para ajudar a agilizar os processos e monitorar sua cadeia de
suprimentos de ponta a ponta, a Daimler
Truck North America está usando a Microsoft Supply Chain Platform para
ampliar a visibilidade, reduzir o tempo de inatividade e aumentar a eficiência.
E quando se trata de veículos, a visibilidade da cadeia
de suprimentos é essencial para a produção. Com a nova plataforma de dados
MO360, a Mercedes-Benz
está conectando cerca de 30 fábricas de automóveis de passageiros em todo o
mundo ao Microsoft Cloud, aumentando a transparência e a previsibilidade em
toda a sua produção digital e cadeia de suprimentos. A plataforma de dados
MO360 é a evolução do ecossistema de produção digital MO360 da Mercedes-Benz e
permite que as equipes identifiquem possíveis gargalos na cadeia de suprimentos
mais rapidamente e uma priorização dinâmica dos recursos para produção.
Usando IA e dados conectados para criar processos de
negócios ágeis
A IA e os dados estão ajudando a reimaginar processos
críticos de negócios e desempenham um papel fundamental na simplificação de
atividades complicadas. Quando utilizados de forma responsável, a IA e o
aprendizado de máquina podem ter um impacto positivo na vida cotidiana – e
diversos setores estão aproveitando essa oportunidade para melhorar as
experiências de funcionários e clientes, ao mesmo tempo em que atuam para
atingir os seus objetivos de sustentabilidade.
Viagens e turismo estão se aproximando – e até superando
– os níveis pré-pandêmicos, e a American
Airlines está se preparando para esse fluxo usando a tecnologia de novas
maneiras para tornar seus negócios mais eficientes e a experiência de viagens
mais perfeitas para seus clientes. Ao construir sua plataforma no Microsoft
Azure e aplicar IA, aprendizado de máquina e análise de dados a seus sistemas,
ela conseguiu reduzir o tempo de espera na pista, economizando milhares de galões
de combustível de aviação por ano e dando aos clientes tempo extra para fazer
seus próximos voos.
Com mais de 180 unidades de produção em todo o mundo,
capacitar os funcionários da linha de frente é algo obrigatório para a ZF. Sendo uma empresa de
tecnologia global que fornece materiais para automóveis de passageiros, veículos
comerciais e industriais, a empresa capacitou funcionários a usar soluções de
baixo código do Microsoft Power Platform para colaborar com seus
desenvolvedores profissionais. Em um exemplo, os funcionários da companhia
ajudaram a melhorar as auditorias de manufatura desenvolvendo uma solução que
erradicou o uso de planilhas e migrou dados para relatórios robustos de Power
BI — e gerou uma economia significativa de tempo e recursos.
Oferecendo experiências personalizadas para o cliente
dentro do carro
O diferencial é determinante quando as opções são
abundantes. Marcas que investem em conhecer seus clientes e fornecer
experiências especializadas ao longo do ciclo de vida do cliente vão se
destacar, e veremos uma nova ênfase na personalização do espaço automotivo. Os
compradores não estão mais “presos” à experiência estática oferecida na compra
do veículo. A personalização dentro do carro definida por software e conexão
desbloqueia a capacidade de fornecer atualizações contínuas para a experiência
do cliente.
Ainda nesta semana, a General Motors anunciou que está em
parceria com a Microsoft para implantar novos serviços de veículos definidos
por software. À medida que a plataforma Ultifi da GM se aproxima da implantação
em 2023, a empresa usará os serviços de nuvem e IA do Microsoft Azure para
ajudar a simplificar seu desenvolvimento de software e oferecer serviços de
mobilidade digital convenientes e seguros a milhões de clientes com mais
rapidez.
E falando de produtividade, a Lynk
& Co desenvolveu um aplicativo de reuniões exclusivo e integrado ao
sistema de multimídia de seu veículo modelo 01, trabalhando em conjunto com a
Microsoft. O aplicativo permite que os usuários participem de reuniões do Teams
em movimento, trazendo uma nova dimensão da experiência dentro do carro e
adicionando versatilidade à mobilidade.
Abraçando a inovação com veículos autônomos e definidos
por software
A inovação no contexto de veículos autônomos e definidos
por software está acontecendo em um ritmo muito rápido, e não devemos ignorar a
importância de nos unirmos para reduzir a complexidade e incentivar a
colaboração. Juntos, podemos ir mais longe, mais rápido.
Acreditamos que um ambiente de código aberto é
fundamental para o sucesso a longo prazo, e o trabalho que a Eclipse Foundation
está conduzindo é fundamental para isso. A Microsoft pretende melhorar a
eficiência do desenvolvedor fornecendo uma camada de abstração que simplifica o
gerenciamento da arquitetura oculta do veículo e dos recursos de nível
inferior, e contribuímos com dois projetos que se concentram no modelo de
programação de aplicativos moderno e gêmeos digitais
para o trabalho da fundação. Esses dois projetos inter-relacionados visam
reduzir significativamente a complexidade envolvida no desenvolvimento de
aplicativos veiculares e habilitar uma grande comunidade de desenvolvedores.
Continuamos a apoiar o desenvolvimento da condução
assistida e autônoma e estamos entusiasmados com a parceria com muitos players
do setor, incluindo Wavye,
Cruise
e outros.
Esta semana, a Supernal,
empresa de mobilidade aérea avançada do Hyundai Motor Group, anunciou uma
colaboração conosco para promover autonomia, operações digitais e tecnologias
de integração em nuvem para o setor de aviação, habilitados pela plataforma
Microsoft Cloud. Com o Microsoft Azure, a Supernal pode aproveitar a
flexibilidade e o poder de computação em nuvem necessários para executar
simulações seguras em escala e acelerar o tempo de comercialização de seus
produtos.
Desenhar novas experiências no metaverso que inspirem,
conectem e empoderem
“Metaverso” é talvez a palavra da moda da indústria, com
o entusiasmo crescendo sobre o que é possível fazer nessa nova dimensão.
Estamos vendo várias aplicações que são particularmente eficazes para o setor,
tanto no lado industrial quanto no voltado para o consumidor.
Em particular, o metaverso industrial oferece
oportunidades para cenários de treinamento aprimorados, com especialistas e
aqueles que se conectam a eles sendo capazes de estarem baseados em locais
distantes um dos outros.
Com HoloLens 2 e Dynamics 365 Guides, montadoras como Toyota
Motor North America, Nissan
Motor Corporation entre outras, treinam funcionários sem ter especialistas
fisicamente no mesmo local, sem pilhas de manuais em papel e de uma forma que
permite que os funcionários aprendam enquanto praticam. Essa abordagem pode
reduzir o tempo necessário para aprender novos processos e habilidades, e o
conteúdo pode ser criado sem programação especial ou habilidades de TI.
E estamos vendo nossos clientes adotarem a simplificação
e a melhoria das experiências voltadas para o consumidor também. Recentemente,
a FIAT
anunciou um showroom totalmente virtual para seu novo FIAT 500 hospedado no
metaverso rodando no Microsoft Azure, onde os clientes na Itália podem
interagir com especialistas do produto para conhecer o veículo, simular um test
drive na famosa La Pista 500 e fazer a compra de um novo automóvel - no
conforto de seus sofás. Você já pode experimentar esse showroom virtual que foi
desenvolvido pela Microsoft e pela Touchcast.
Estas são apenas algumas das tendências que esperamos
continuar neste próximo ano. Embora nenhum de nós saiba exatamente o que está
por vir, uma coisa é certa – a indústria está evoluindo mais rápido do que
nunca – e estamos entusiasmados em ajudar a criar um futuro seguro, sustentável
e produtivo da mobilidade.