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sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Percepções de um Millennial sobre como liderar a Geração Z

 

Você se lembra dos anos 2000, onde as notícias sobre mercado de trabalho falavam sobre a geração do milênio (os chamados Millenials) como se fossem alienígenas que vão para o escritório jovem e colorido para jogar pingue-pongue e beber cerveja? Bem, a Geração Z é agora a geração que deve agitar o local de trabalho e nos forçar, mais uma vez, a desafiar padrões confortáveis. A Geração Z, de jovens entre 17 e 22 anos,  já representa 32,7% da população mundial. São quase 2,5 bilhões de pessoas que nasceram no mundo digital.

À medida que mais membros da Geração Z entram na força de trabalho, pode parecer que linhas de batalha estão sendo traçadas entre funcionários mais jovens e trabalhadores mais estabelecidos (inclusive os Millenials). Com a força de trabalho multigeracional de hoje, os líderes não podem operar com uma única mentalidade. Hoje, as pessoas mudam de trabalho sem sair do quarto. Morar na cidade do seu trabalho, dependendo do cargo e função, nem sempre é um diferencial. É cada vez mais comum ver equipes que estão em locais e até países diferentes, mas que trabalham juntas e em harmonia. 

É preciso se perguntar: o que é preciso para ser um líder melhor para a minha equipe? Como reter essa geração? Conceitos clássicos como "reter talentos" e "deixar as portas abertas" mudam de paradigma com a Geração Z. Ao invés de tentarmos “mimar”, é mais importante deixarmos os profissionais à vontade para que saibam que podem sair a qualquer momento mas que também,aqui dentro, estamos frequentemente fazendo o máximo para que eles tenham o melhor ambiente de trabalho e possibilidade de  crescimento profissional e pessoal.

Outros fatores importantes são: 

  • Ter líderes com foco, que ajudem o time a organizar seu fluxo de trabalho. É uma geração acostumada com multitarefas, muitas boas ideias e, também, muita distração. Esse suporte pode fazer toda diferença na produtividade do time;
  • Ter líderes inspiradores. É uma geração que busca propósito nas coisas e, caso o líder seja muito autoritário à moda antiga ou ainda motivador como um técnico de futebol, ele corre sérios riscos de não ter a verdadeira admiração da equipe.
  • Ter líderes sempre dispostos a ouvir. Tanto para Millenials como Geração Z é importante que o ambiente de trabalho seja um espaço seguro e aberto às novas ideias. Isso é ainda mais essencial em empresas onde a criatividade e inovação são cruciais.

Semelhante aos pais da Geração X e colegas mais velhos, a Geração Z é bastante crítica, principalmente em comparação aos Millenials. Seu tom de ceticismo em relação às estruturas de poder, é bastante justificado quando você considera tudo o que eles cresceram testemunhando - de economia global em recessão, passando por crises climáticas, pandemia e guerra. É, portanto, essencial para aqueles que lideram a Geração Z ser honesto, aberto e transparente, se você deseja ganhar e manter sua confiança. E prepare-se para muitos feedbacks!

Por estarem expostos o tempo inteiro (principalmente pelas redes sociais), o julgamento é um fator limitante para a performance da Geração Z, e isso é um dos primeiros desafios do líder: pensar empaticamente a carreira da outra pessoa e passar a confiança para que o liderado confie no seu potencial e escute menos a chamada “platéia invisível”, uma voz limitante que parte da própria pessoa. 

A Geração Z está liderando esforços para normalizar as conversas sobre saúde mental. Pense desta maneira - eles estão valorizando a estabilidade emocional em níveis que muitas gerações anteriores valorizavam apenas a estabilidade financeira. A integração entre trabalho e vida pessoal para a população da Geração Z será mais do que apenas respeitar o horário de trabalho. Também será sobre fornecer saídas significativas para as coisas pelas quais eles são apaixonados na sociedade e abrindo espaço para que eles realmente tragam todo o seu eu para o trabalho.

Perspectivas, opiniões e desejos muitas vezes mudam. Se você pensar nos Millennials, as expectativas, normas e desejos que você via no início dos anos 2000 com os mais velhos da geração entrando no mercado de trabalho, provavelmente eram diferentes daqueles que você encontrou em meados de 2010 com os mais jovens. Suspeito que o mesmo acontecerá com a Geração Z. Além disso, à medida que o futuro se desenrola e passamos por uma pandemia global única na vida, tendemos a ver muitas características da Geração Z evoluir, como resultado. Temos um perfil geracional que engaja com a mesma rapidez que desengaja, mas ainda assim não é possível rotular toda uma geração. No fim, ver e ouvir como se comportam no mercado de trabalho deve ser visto como uma oportunidade e não um problema. 

Afinal, nada está escrito em pedra. E, felizmente, rótulos existem para serem desconstruídos e virarem aprendizado. 

 

Bruno Campos de Oliveira - CMO da ADSPLAY. É professor, com matérias lecionadas em institutos como IBMEC-SP  e EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia), onde foi embaixador de digital marketing. Também é co-autor do livro “Mídia Programática de A a Z”, o primeiro livro impresso sobre o tema no Brasil.


Conheça as principais tendências de inovação para 2023

FCamara aponta a importância de investir em inovação e elenca as tendências que têm sido mais comentadas e prometem revolucionar o setor

 

A inovação entre as organizações têm se tornado fator crucial para investimento nas empresas, pensando cada vez mais na visão de futuro e também, no acompanhamento da tecnologia que anda de mãos dadas com a inovação. Porém o Brasil ainda está em uma posição não tão considerável no ranking, atualmente, no 54º lugar segundo o ranking do Índice Global de Inovação, da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês). 

 

“É preciso impulsionar e investir em tecnologia e inovação para se manter em alta dentro de um mercado competitivo, além é claro, de fazer com que sua empresa esteja à frente de grandes negócios, motivando e incentivando os colaboradores com o intraempreendedorismo, que gera como consequência, crescimento e credibilidade para a empresa”, comenta Laura Leme, especialista em inovação na FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente. A FCamara conquistou ainda mais espaço no mercado de inovação com o Imagine, plataforma de Gestão de Inovação, que conecta ideias dos colaboradores à estratégia do negócio, incentivando o intraempreendedorismo por meio da proposição e implementação de projetos. A solução funciona como uma rede social, em que colaboradores podem cadastrar ideias para serem avaliadas. Aquelas com maior potencial de retorno viram projetos, que são criados e gerenciados também na plataforma.

 

Aproveitando o embalo da entrada de um novo ano, onde a tecnologia e a inovação seguem em constante crescimento, a executiva trouxe as quatro principais tendências discutidas em grandes eventos de inovação em 2022, que já são tendência e evoluirão de forma grandiosa em 2023. Confira:

 

1- Blockchain

Dentre algumas tendências para o setor, temos a tecnologia blockchain, que possibilita democratizar a internet, garantir segurança de dados e personalizar a experiência do usuário, entre outros usos, está cada vez mais em alta, se tornando uma grande tendência para 2023, e, com isso tecnologia e inovação são setores complementares, e os que mais crescem no mundo. 

 

2- Web3

Definida como “nova fase” da World Wide Web, ou Web 3.0, tem como premissa democratizar a internet e a economia, além de dar mais controle e transparência ao usuário, utilizando blockchain e inteligência artificial. “A Web3 promete mais privacidade e melhorias no armazenamento de dados, mas o principal fator é o empoderamento, o poder de usar a internet sem um meio, canal ou intermediador”, conta Laura.

 

3- NFTs 

NFT é a sigla em inglês para non-fungible token (token não fungível, na tradução para o português). São ativos digitais que representam objetos no mundo real. Eles existem para serem utility tokens, chaves que dão acesso a um ativo digital e garantem a propriedade sobre ele. Cada NFT é único e insubstituível, como uma obra de arte - só que registrada em blockchain.

 

4- Metaverso 

Termo já conhecido e muito abordado em veículos de comunicação de todos os tipos, o metaverso vem para personalizar ainda mais a experiência do cliente, além de otimizar tempo. “Trata-se de uma réplica da realidade, usada por meio da tecnologia e do mundo digital. Também podemos falar em realidade virtual, ou aumentada”, explica Leme. 

 

O ponto em comum 

Tanto o metaverso como as NFTs dependem da tecnologia blockchain, seja para registro, construção ou negociação, e é através dele que as pessoas podem manusear seus dados do jeito que quiserem. Não há como dissociar o metaverso da Web3. O metaverso já utiliza a tecnologia de criptomoedas, dinheiro virtual inserido no universo dos games, na compra e venda de terrenos e imóveis, na customização de avatares e na oferta de bens e serviços virtuais, por exemplo As transações são autenticadas por meio da blockchain.

 

“Metaverso e Web3 são realmente grandes apostas para 2023. O fato é que fundos, aceleradoras, empresas e estúdios acreditam que são movimentos estruturantes e de longo prazo para uma economia que ainda vai se formar", analisa Laura. “Outro ponto é que embora tenha muita coisa no mercado, ainda existem muitas discussões sobre como estamos realmente no início dos debates, discutindo experiência do usuário e segurança, dois fatores também muito importantes. Ou seja, essas tendências tendem a evoluir muito nesse ano, e as empresas de tecnologia e inovação precisam se atualizar e andar conforme a carruagem”, pontua a executiva.

 

Depois de tantos aprendizados e trocar em 2022, Laura Leme toma um próprio conselho para si. “Para esse e os próximos anos, é necessário evoluir o roadmap do nosso produto cada vez mais. Afinal, se a Alexa está com evolução de roadmap para se tornar um produto que proporcione uma experiência cada vez mais única, porque nós não estaríamos? E a gente acredita cada vez mais que estamos no caminho certo”, conclui. 




FCamara
www.fcamara.com


Planejamento previdenciário: quando e por que pensar nisso?

De acordo com a advogada Tatiana Sampaio, planejar pode minimizar erros e ajudar na conquista dos objetivos para a aposentadoria 

 

O sistema previdenciário no Brasil é conhecido por suas regras burocráticas e complexas. É natural que muitos se sintam perdidos quando estão prestes a se aposentar, já que apenas nessa fase começam a se preocupar com documentos trabalhistas e valores a receber, entre outros pontos. Para tornar o processo mais tranquilo e minimizar erros, existe o planejamento previdenciário.

De acordo com a advogada Tatiana Sampaio, especialista em Direito Previdenciário, o planejamento é uma medida que ajuda a conquistar os objetivos esperados, fazendo com que o trabalhador consiga se organizar antes da aposentadoria para que possa receber o melhor benefício possível. 

“O planejamento previdenciário é algo para todos, já que permite que o trabalhador se prepare para o futuro, ajudando, inclusive, a definir as contribuições que ele deve fazer para receber um determinado valor de aposentadoria”, esclarece Tatiana.

A especialista explica que, sem planejamento, o trabalhador pode contribuir de forma errônea inclusive. “Se alguém espera receber o teto, mas contribui toda a vida com o valor de um salário mínimo, isso não vai se realizar”, afirma. 

O planejamento previdenciário garante que seja feito uma espécie de estudo preliminar que vai indicar os melhores caminhos para a aposentadoria do trabalhador. “Ele evita sustos desnecessários e permite definições mais claras para que a fase da aposentadoria não seja uma incógnita, mas algo planejado”, avalia a advogada.

E quando é o momento ideal para começar a pensar em planejamento previdenciário? De acordo com a especialista, quanto antes o planejamento começar, mais fácil será obter o resultado esperado. “Podemos dizer que por volta dos 30 ou 35 anos já seria indicado começar a organizar a documentação e buscar ajuda especializada”, alerta Tatiana.

Ela argumenta que um planejamento previdenciário é indicado para quem quer se aposentar no momento certo, considerando as diversas mudanças na legislação.

“Também é para quem deseja contribuir com o valor correto. Ou seja, nem mais e nem menos que o ideal para receber o esperado. Trata-se de uma medida importante para planejar o futuro sem erros”, conclui. 



Tatiana Sampaio - Além de advogada há mais de 17 anos, Tatiana Sampaio é especialista em Direito Previdenciário, além de criadora do Método Advogada Referência. Ela é reconhecida nacionalmente pelo Marketing Jurídico Digital e Gestão de Escritório, o que abriu portas também para atuar como professora e palestrante.
https://tatianasampaio.com.br/
instagram @dratatianasampaio
TIK TOK @dra. aposentadoria.

 

Seis lições que a Copa do Mundo deixou para os negócio

A importância do trabalho em equipe, bons líderes e ousadia estão entre as lições do maior evento esportivo do mundo 

 

De quatro em quatro anos, seleções do mundo todo se encontram para colocar as estratégias em prática, mostrar o melhor do futebol em busca da taça e do reconhecimento de todo o planeta. E o que os líderes querem para seus negócios? Sucesso, reconhecimento e a certeza de que suas estratégias estão dando certo. Portanto, há muito mais pontos em comum entre a Copa e os negócios do que se imagina. 

Estratégia, planejamento, trabalho em equipe, lideranças, campanhas e mobilização ganham jogos de futebol, além de garantir a posição de empresas de qualquer porte no mercado. “Uma das lições fundamentais é dar à equipe a noção de que são um time”, diz João Alfredo Lopes Nyegray, doutor em estratégia, coordenador do curso de Comércio Exterior e professor de Geopolítica e Negócios Internacionais na Universidade Positivo (UP). Já Cristiano Caporici, diretor de Marketing da Tecnobank, lembra que a Copa pode inspirar mudanças de estratégia de marketing.

Veja a seguir seis lições que a Copa deixou para os negócios.


Trabalho em equipe é essencial

Todo esporte em grupo mostra que é preciso mais do que apenas talento individual, afinal, a seleção portuguesa não ganha copas tendo apenas Cristiano Ronaldo como um dos grandes nomes do time. “Não importa quem faz o gol, o que importa é que o time vença. Da mesma forma que, muitas vezes, tomar um gol não é uma falha única do goleiro, mas da defesa como um todo”, explica João Alfredo Lopes Nyegray. Para ele, o senso de coletividade surge não apenas de um ambiente em que as pessoas possam se sentir parte de um todo maior do que elas mesmas, mas também da confiança nos colegas: “É claro que construir um ambiente assim não é fácil. Esse papel é de todos, de maneira coletiva.”


Todo time precisa de um bom líder

Assim como senso de equipe, ter um bom técnico e capitão de time é imprescindível para o sucesso. Segundo Nyegray, durante muito tempo, acreditou-se que a liderança era algo inato, mas liderança é um tema que pode ser incentivado, criado e moldado. “Jim Collins sempre falava na chamada ‘liderança nível 5’, e apontava que são pessoas e não circunstâncias que causam resultados. A criação de bons líderes depende de uma cultura organizacional que permita o crescimento pessoal, que não sancione pessoas por tentarem o novo, e de um ambiente favorável”, explica. Empresas engessadas, onde é comum rechaçar novas ideias utilizando o famoso bordão “mas sempre fizemos assim por aqui”, são empresas que repelem não só a inovação, mas também a formação de lideranças. “O incentivo à busca de qualificação e aprimoramento profissional também é importante para a criação de bons líderes. A gerência de times funcionais, por sua vez, passa também pelas pessoas: profissionais qualificados, com senso de pertencimento e com confiança nos colegas.”


Poder de mobilização

O público tende a sentir-se parte de algo maior em que acredita. Na Copa do Mundo, isso acontece, mas não é só durante a Copa. Muitas empresas vêm investindo em ações de sustentabilidade e responsabilidade social pelo mesmo motivo. Foi-se o tempo em que pessoas compravam algo por ser bom ou bonito; agora é importante que o consumidor se identifique com os valores compartilhados por uma marca. “Os valores das empresas não podem e não devem estar apenas no planejamento estratégico, ou seja, devem ser praticados de fato. Se eu não for capaz de mobilizar meu time e meus liderados em torno desses propósitos, jamais conseguirei mobilizar multidões. No fundo, valores compartilhados e o pertencimento a uma experiência única são as respostas”, afirma Nyegray.


Marketing de expectativa

A Copa, assim como as Olimpíadas, acontecem só de quatro em quatro anos, gerando uma expectativa imensa no público. “Nos dias de hoje, de hiper concorrência, é mais difícil fazer com que clientes voltem do que fazer com que comprem de uma empresa pela primeira vez. Aí entra o marketing de expectativa, tanto para engajar o público quanto para ampliar seu envolvimento em torno da marca. É algo que gestores de grandes eventos estão relativamente acostumados, mas que, no geral, outras áreas tendem a desconsiderar”, pontua Nyegray. Para ele, estreitar relacionamentos, divulgar adequadamente para o público e promover expectativa – seja por meio de campanhas específicas para aberturas de vendas, vídeos com personalidades da área ou sorteios de experiências ligadas ao produto ou serviço – são pontos muito relevantes. “Lembrando que aqui a parcimônia vem na promessa: não adianta prometer tudo e não entregar nada”, destaca. 


Campanhas eficazes

A Copa do Mundo concentra milhares de campanhas de marketing com ações práticas direcionadas para um público abrangente e que geram retorno. Mas como uma empresa pode fazer o mesmo fora da Copa? Nyegray lembra que as campanhas devem entender o público, seus desejos e expectativas. “Depois, entra o marketing de expectativa,  que serve também para estreitar laços e relacionamentos. As redes sociais, por exemplo, podem e devem ser usadas nessas campanhas”, afirma. 


Desafio de ousar

A Copa do Mundo é desafiadora para as seleções, e para os empreendedores e empresários. Mas também é momento de aproveitar a oportunidade para gerar vendas e engajamento. “É preciso pensar em muitos aspectos, como por exemplo, como compensar os dias de baixo movimento por causa dos jogos. Ou como romper paradigmas e criar promoções e ações pensadas nessa temática, nesse ambiente de torcida, de patriotismo, de união”, aponta o diretor de Marketing da Tecnobank, Cristiano Caporici. 



Universidade Positivo
up.edu.br/


Nova lei federal autoriza serviço de telessaúde, que deve se expandir pelo país já este ano

A sanção da Lei 14.510/22, ocorrida nos últimos dias do mês de dezembro, promete universalizar ainda mais os serviços de saúde no Brasil já a partir de 2023. Isso porque a nova legislação nasce com o objetivo de autorizar a criação de telessaúde em todo o país. Na prática, qualquer profissional de saúde passa a ter autonomia de realizar atendimentos também de maneira remota, condição que deve ser explorada com intensidade em curto prazo. 

“As teleconsultas são um anseio dos próprios profissionais de saúde, que entendem que as tecnologias da informação podem ajudar no atendimento com a mesma eficiência, segurança e privacidade que a consulta presencial”, explica Rodrigo Felipe, presidente do Grupo First, responsável pela You Saúde, operadora de planos de saúde. “Já estamos deparando com profissionais que querem agregar o atendimento remoto ao plano, oferecendo novas condições aos usuários”, revela.

Ele aposta numa rápida aceitação dos pacientes aos serviços de telessaúde no Brasil, e lembra que os cuidados com a saúde tradicionalmente já avançam em direção à acessibilidade das pessoas. “O brasileiro adapta-se muito bem ao uso das novas tecnologias no seu cotidiano, e percebo que na área da saúde também vai ser assim. Já vimos esse movimento antes. Por exemplo, quando as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) foram criadas para atender à população em suas casas. Foi uma primeira saída do consultório”, lembra o executivo da You Saúde. 

Rodrigo ainda esclarece que os profissionais não serão obrigados a oferecer consultas online, e que os pacientes também podem solicitar o atendimento presencial no consultório. “A lei é bastante cuidadosa no sentido de evitar uma mudança forçada. Oferece quem quer. O mais importante é garantir a preservação da relação profissional-paciente nos moldes que ocorrem hoje, que consiste na valorização do profissional, no cuidado integral do paciente e da confidencialidade dos seus dados. Tudo isso está contemplado na nova lei”, pontua.


O futuro da mobilidade é agora: cinco temas para ficar de olho na CES 2023

Sanjay Ravi, gerente geral de Indústria Automotiva, Mobilidade e Transporte da Microsoft 

 

É difícil acreditar que, há apenas 200 anos, o cavalo e a carruagem eram o meio de transporte predominante - e assim foi por centenas de anos. E então, com a invenção do motor de combustão interna, a movimentação de pessoas e mercadorias mudou imensamente em um curto período de tempo. A mobilidade tornou-se mais acessível e criou oportunidades muito além do alcance da imaginação.

Foi essa mudança que nos trouxe até onde estamos hoje.

Agora, estamos enfrentando outra transformação inédita

A indústria da mobilidade está em um ponto crítico de inflexão. Uma grande inovação está em andamento: os veículos estão se tornando mais inteligentes, conectados e definidos por software – e, em alguns casos, são autônomos. A eletrificação está tomando conta. O foco na sustentabilidade está em alta. Inovadores em nosso setor estão reinventando todos os aspectos da movimentação de pessoas e mercadorias em todo o mundo, e a Microsoft tem orgulho de ser parceira daqueles que estão reinventando a mobilidade.

No entanto, essa metamorfose está sendo impactada por desafios macroeconômicos globais, interrupções na cadeia de suprimentos, escassez de energia e menor disponibilidade de mão de obra. Nunca foi tão importante fazer mais com menos.

Com o início da CES 2023 em Las Vegas, veremos ênfase em ambos os lados dessa mudança de paradigma – inovações que melhoram a mobilidade e, ao mesmo tempo, aumentam a eficiência, oferecendo oportunidades para reduzir nossa pegada ambiental e conectando pessoas de diferentes maneiras. Como parceira importante do setor, a Microsoft tem um ponto de vista exclusivo sobre sua evolução - não produzimos veículos, lucramos com os dados de nossos clientes ou competimos com suas marcas. Em vez disso, ajudamos a capacitar montadoras e provedores de serviços de mobilidade com tecnologias inteligentes de nuvem e borda para ajudá-los a criar suas próprias plataformas digitais exclusivas para ultrapassar os limites do que é possível.

A Microsoft acelera a transformação de empresas automotivas, de mobilidade e transporte em provedores de serviços de mobilidade baseados em dados e software. Os serviços de análise de dados baseados na nuvem Azure revelam informações exclusivas coletadas em interações com clientes, bases de dados, força de trabalho e desempenho de operações, e estes serviços em nuvem combinados ao nosso ecossistema de parceiros permitem novos fluxos de receita com serviços de mobilidade diferenciados.

A CES deste ano apresenta um espaço dedicado ao transporte, oferecendo a oportunidade de mergulhar e explorar o futuro da mobilidade. Aqui estão os principais temas a serem observados enquanto as organizações trazem o que há de melhor e mais recente para o evento de tecnologia mais influente do mundo.

Criando cadeias de suprimentos sustentáveis e colaborativas que melhoram a resiliência

Embora a resiliência seja um ingrediente-chave para a viabilidade organizacional de longo prazo, ela assumiu um novo significado no cenário atual. Quase todos os setores sentiram os impactos das interrupções na cadeia de suprimentos, e mitigar esse processo é crucial para restaurar as expectativas.

Na indústria de transporte pesado, tempo é tudo. Garantir que os caminhões cheguem aos clientes no prazo requer a identificação de problemas com antecedência e a capacidade de responder com agilidade. Mas a falta de visibilidade em toda a cadeia de suprimentos dificulta a identificação de quando há problemas que podem impactar a produção e, consequentemente, a entrega. Para ajudar a agilizar os processos e monitorar sua cadeia de suprimentos de ponta a ponta, a Daimler Truck North America está usando a Microsoft Supply Chain Platform para ampliar a visibilidade, reduzir o tempo de inatividade e aumentar a eficiência.

E quando se trata de veículos, a visibilidade da cadeia de suprimentos é essencial para a produção. Com a nova plataforma de dados MO360, a Mercedes-Benz está conectando cerca de 30 fábricas de automóveis de passageiros em todo o mundo ao Microsoft Cloud, aumentando a transparência e a previsibilidade em toda a sua produção digital e cadeia de suprimentos. A plataforma de dados MO360 é a evolução do ecossistema de produção digital MO360 da Mercedes-Benz e permite que as equipes identifiquem possíveis gargalos na cadeia de suprimentos mais rapidamente e uma priorização dinâmica dos recursos para produção.


Usando IA e dados conectados para criar processos de negócios ágeis

A IA e os dados estão ajudando a reimaginar processos críticos de negócios e desempenham um papel fundamental na simplificação de atividades complicadas. Quando utilizados de forma responsável, a IA e o aprendizado de máquina podem ter um impacto positivo na vida cotidiana – e diversos setores estão aproveitando essa oportunidade para melhorar as experiências de funcionários e clientes, ao mesmo tempo em que atuam para atingir os seus objetivos de sustentabilidade.

Viagens e turismo estão se aproximando – e até superando – os níveis pré-pandêmicos, e a American Airlines está se preparando para esse fluxo usando a tecnologia de novas maneiras para tornar seus negócios mais eficientes e a experiência de viagens mais perfeitas para seus clientes. Ao construir sua plataforma no Microsoft Azure e aplicar IA, aprendizado de máquina e análise de dados a seus sistemas, ela conseguiu reduzir o tempo de espera na pista, economizando milhares de galões de combustível de aviação por ano e dando aos clientes tempo extra para fazer seus próximos voos.

Com mais de 180 unidades de produção em todo o mundo, capacitar os funcionários da linha de frente é algo obrigatório para a ZF. Sendo uma empresa de tecnologia global que fornece materiais para automóveis de passageiros, veículos comerciais e industriais, a empresa capacitou funcionários a usar soluções de baixo código do Microsoft Power Platform para colaborar com seus desenvolvedores profissionais. Em um exemplo, os funcionários da companhia ajudaram a melhorar as auditorias de manufatura desenvolvendo uma solução que erradicou o uso de planilhas e migrou dados para relatórios robustos de Power BI — e gerou uma economia significativa de tempo e recursos.


Oferecendo experiências personalizadas para o cliente dentro do carro

O diferencial é determinante quando as opções são abundantes. Marcas que investem em conhecer seus clientes e fornecer experiências especializadas ao longo do ciclo de vida do cliente vão se destacar, e veremos uma nova ênfase na personalização do espaço automotivo. Os compradores não estão mais “presos” à experiência estática oferecida na compra do veículo. A personalização dentro do carro definida por software e conexão desbloqueia a capacidade de fornecer atualizações contínuas para a experiência do cliente.

Ainda nesta semana, a General Motors anunciou que está em parceria com a Microsoft para implantar novos serviços de veículos definidos por software. À medida que a plataforma Ultifi da GM se aproxima da implantação em 2023, a empresa usará os serviços de nuvem e IA do Microsoft Azure para ajudar a simplificar seu desenvolvimento de software e oferecer serviços de mobilidade digital convenientes e seguros a milhões de clientes com mais rapidez.

E falando de produtividade, a Lynk & Co desenvolveu um aplicativo de reuniões exclusivo e integrado ao sistema de multimídia de seu veículo modelo 01, trabalhando em conjunto com a Microsoft. O aplicativo permite que os usuários participem de reuniões do Teams em movimento, trazendo uma nova dimensão da experiência dentro do carro e adicionando versatilidade à mobilidade.


Abraçando a inovação com veículos autônomos e definidos por software

A inovação no contexto de veículos autônomos e definidos por software está acontecendo em um ritmo muito rápido, e não devemos ignorar a importância de nos unirmos para reduzir a complexidade e incentivar a colaboração. Juntos, podemos ir mais longe, mais rápido.

Acreditamos que um ambiente de código aberto é fundamental para o sucesso a longo prazo, e o trabalho que a Eclipse Foundation está conduzindo é fundamental para isso. A Microsoft pretende melhorar a eficiência do desenvolvedor fornecendo uma camada de abstração que simplifica o gerenciamento da arquitetura oculta do veículo e dos recursos de nível inferior, e contribuímos com dois projetos que se concentram no modelo de programação de aplicativos moderno e gêmeos digitais para o trabalho da fundação. Esses dois projetos inter-relacionados visam reduzir significativamente a complexidade envolvida no desenvolvimento de aplicativos veiculares e habilitar uma grande comunidade de desenvolvedores.

Continuamos a apoiar o desenvolvimento da condução assistida e autônoma e estamos entusiasmados com a parceria com muitos players do setor, incluindo Wavye, Cruise e outros.

Esta semana, a Supernal, empresa de mobilidade aérea avançada do Hyundai Motor Group, anunciou uma colaboração conosco para promover autonomia, operações digitais e tecnologias de integração em nuvem para o setor de aviação, habilitados pela plataforma Microsoft Cloud. Com o Microsoft Azure, a Supernal pode aproveitar a flexibilidade e o poder de computação em nuvem necessários para executar simulações seguras em escala e acelerar o tempo de comercialização de seus produtos.


Desenhar novas experiências no metaverso que inspirem, conectem e empoderem

“Metaverso” é talvez a palavra da moda da indústria, com o entusiasmo crescendo sobre o que é possível fazer nessa nova dimensão. Estamos vendo várias aplicações que são particularmente eficazes para o setor, tanto no lado industrial quanto no voltado para o consumidor.

Em particular, o metaverso industrial oferece oportunidades para cenários de treinamento aprimorados, com especialistas e aqueles que se conectam a eles sendo capazes de estarem baseados em locais distantes um dos outros.

Com HoloLens 2 e Dynamics 365 Guides, montadoras como Toyota Motor North America, Nissan Motor Corporation entre outras, treinam funcionários sem ter especialistas fisicamente no mesmo local, sem pilhas de manuais em papel e de uma forma que permite que os funcionários aprendam enquanto praticam. Essa abordagem pode reduzir o tempo necessário para aprender novos processos e habilidades, e o conteúdo pode ser criado sem programação especial ou habilidades de TI.

E estamos vendo nossos clientes adotarem a simplificação e a melhoria das experiências voltadas para o consumidor também. Recentemente, a FIAT anunciou um showroom totalmente virtual para seu novo FIAT 500 hospedado no metaverso  rodando no Microsoft Azure, onde os clientes na Itália podem interagir com especialistas do produto para conhecer o veículo, simular um test drive na famosa La Pista 500 e fazer a compra de um novo automóvel - no conforto de seus sofás. Você já pode experimentar esse showroom virtual que foi desenvolvido pela Microsoft e pela Touchcast.

Estas são apenas algumas das tendências que esperamos continuar neste próximo ano. Embora nenhum de nós saiba exatamente o que está por vir, uma coisa é certa – a indústria está evoluindo mais rápido do que nunca – e estamos entusiasmados em ajudar a criar um futuro seguro, sustentável e produtivo da mobilidade.


Confira 4 carreiras do mercado da beleza que dominarão 2023

Setor de saúde, beleza e bem-estar teve um crescimento de 27.8% em 2022, comparado a 2021

Um dos serviços que mais cresce na área da beleza, é o de design de sobrancelhas
 (Imagem: Sóbrancelhas)

Com o novo ano batendo na porta, vem aquela vontade de renovar em várias áreas, seja vida pessoal ou profissional. E se sente a necessidade de mudar de profissão e buscar algo que esteja bombando no mercado de trabalho, então é a hora de investir no mercado de beleza. Segundo um balanço feito pela ABF, Associação Brasileira de Franchising, setor de Saúde, Beleza e Bem-estar teve um crescimento de 27.8% em 2022, comparado ao ano passado. 

O setor de beleza/bem-estar tem se reinventado a cada dia. Com novas técnicas e produtos, é impossível um profissional da área manter o mesmo ritmo sem estar se aprimorando todos os dias. Na Sóbrancelhas, maior rede de estética facial da América Latina, inovação faz parte da marca. A empresa foi fundada, em 2013, e hoje, tem praticamente todos os serviços que são tendências no mercado, desde alongamento de cílios a micropigmentação labial e produtos exclusivos da marca. 

“Desde que eu criei a Sóbrancelhas, o objetivo sempre foi fazer a diferença. As inovações no mercado de beleza seguem se transformando no mercado, é por isso que trabalhamos sempre para que nossos clientes tenham a experiência completa na nossa marca. Nossos produtos, por exemplo, são todos veganos e possuem fórmulas com muitos diferenciais”, comenta Luzia Costa, CEO da Sóbrancelhas. 

O mercado da beleza possui diversas áreas para você se especializar e dar certo em uma carreira. Pensando nisso, Luzia Costa, CEO da Sóbrancelhas, traz as 4 profissões que mais terão destaque em 2023:
 

1 - Designer de Sobrancelhas: Essa área presta serviços de embelezamento, tanto para homem quanto para mulheres. Nele, podem ser incluídos vários serviços de micropigmentação, preenchimento e sobrancelhas definitivas. E o melhor de tudo: você não precisa de um investimento muito alto para começar a atuar.
 

2 - Maquiador: A indústria da maquiagem cresce freneticamente e, com isso, a busca por profissionais talentosos também aumenta. Como maquiador(a), você pode trabalhar em vários ambientes, alguns exemplos: spas, salões, televisão, eventos e etc.
 

3 - Cabeleireiros: Uma das mais famosas profissões no mundo da beleza, mas a demanda nunca baixa. Ou seja, sempre terá muitas oportunidades de empregos, principalmente relacionados a moda e TV.
 

4 - Esteticista: O profissional visa a manutenção da saúde, beleza e do bem-estar, por meio de cosméticos e aparelhos de alta tecnologia. É possível nas áreas de estética facial, capilar e corporal.
 

Agora que você já tem algumas direções da onde iniciar sua carreira na área da beleza em 2023, pode investir em capacitações e cursos de acordo com as suas preferências e ter um futuro de sucesso.

 

Sóbrancelhas

 sobrancelhas.com.br/


quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Fake news e cirurgia plástica: combinação perigosa


Que fake news ganham proporções de compartilhamento muito maiores que as notícias verdadeiras, isso todo mundo já sabe. Mas quando elas atingem a área da Saúde, esses prejuízos podem ser ainda mais perigosos.

 

Por isso, o cirurgião plástico Dr. Fernando Amato, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), explica abaixo o que é verdadeiro e o que é falso na especialidade.

 

●      A cirurgia plástica está indicada para qualquer pessoa.

Falso! É preciso analisar a condição de saúde física e psicológica do paciente. Comorbidades crônicas, quando não controladas, podem ser um impedimento.

 

●      É possível fazer a cirurgia plástica junto com a bariátrica.

Fake News! Para pessoas que passaram por cirurgia bariátrica, a recomendação é que a abdominoplastia seja realizada quando o peso estiver estável pelo período de seis meses, normalmente, o que acontece após dois anos da cirurgia bariátrica.

Indicada quando há um excesso de pele e gordura nessa região, a abdominoplastia é muito mais do que apenas deixar a barriga esticada; a cirurgia pode ser realizada concomitantemente com correções de hérnias da parede abdominal e o tratamento da musculatura reto abdominal (diástase).

 

●      Quem vai fazer cirurgia plástica pode fumar.

Fake News! Quem é fumante deve abandonar o cigarro pelo menos quatro semanas antes do procedimento, pois ele interfere na circulação sanguínea, aumentando o risco de complicações.

 

●      A cinta modeladora é obrigatória para toda cirurgia plástica feita no abdômen.

Fake News! A cinta modeladora não é obrigatória, mas faz parte da recomendação de quase todos os cirurgiões plásticos.

 

●      Além da gordura, a lipoaspiração também acaba com a celulite.

Falso. Se houver flacidez e celulite, como em casos de cirurgia bariátrica, pode acontecer até uma piora do quadro.

 

●      As estrias podem desparecer com a abdominoplastia.

Verdade.  As estrias que estiverem localizadas na região de pele que será retirada sairão com a cirurgia, mas não impede o aparecimento de novas estrias.

 

●      Mulheres que fazem implante mamário não podem amamentar.

NORMALMENTE não interfere. Isso porque o implante fica abaixo da glândula ou até embaixo da musculatura peitoral. Durante a colocação, quase não ocorre trauma na glândula mamária. 



Dr. Fernando C. M. Amato – Graduação, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Mestrado pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Membro Titular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).
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Verão exige ainda mais cuidados no pós-operatório de silicone

O procedimento estético necessita de auxílio de profissionais de diversas áreas da saúde para garantir um resultado positivo  

 

Assim como toda cirurgia, o procedimento de implantes de silicone também merece atenção e cuidados especiais. Uma das melhores formas de ter um pós-operatório tranquilo é respeitar o tempo de recuperação e, claro, ter profissionais que estejam de prontidão auxiliando em todo o período. 

Todo o processo de prevenção acontece ainda no hospital, e o direto do Centro Nacional - Cirurgia Plástica, Arnaldo Korn, explica: o paciente recebe anestesia local e sedação. Depois disso, o tempo de internação é de, aproximadamente, cinco horas e o de repouso pós-cirurgia dura cerca de quatro dias”. Em seguida, é necessário que paciente mantenha todos os curativos, utilize apenas remédios prescritos pelos médicos, não realize esforços e poupe-se de movimentos bruscos. Esses simples cuidados ajudam a acelerar a recuperação e também a garantir que o resultado do procedimento não seja afetado. “É preciso considerar também que, para que o resultado corresponda ao esperado, os cuidados com o pós-operatório devem ser mantidos cuidadosamente e vistos como essenciais para a satisfação do paciente. Se esses cuidados não forem bem-feitos, isso influenciará diretamente no resultado da cirurgia”, destaca Korn.  

Além de todos os cuidados já mencionados, pacientes que realizam este tipo de procedimento estético em períodos mais quentes como o verão precisam redobrar o cuidado. Arnaldo Korn explica “por ser um período de alta temperatura e exposição ao sol, é preciso redobrar os cuidados no pós-operatório para não causar desconforto e inchaço”. 

Outro ponto destacado pelo diretor é a importância do auxílio de profissionais. “Nessa etapa, assim como no pré-operatório, existe um trabalho multidisciplinar, que envolve profissionais de outras áreas da saúde, como nutricionistas”, revela o diretor. Manter a alimentação adequada, principalmente nos primeiros dias, evita a retenção de líquidos e até mesmo ajuda na cicatrização, já que alguns alimentos podem interferir e tornar esse processo mais difícil. Dessa forma, é importantíssimo ter o acompanhamento de profissionais especializados. 


Verão: saiba tudo sobre clareamento de manchas escuras na pele.

 

CEO Depyl Action esclarece as principais dúvidas sobre o tratamento 


É certo que no verão a busca por cuidados com o corpo e a pele aumentam consideravelmente. Tempo de curtir o sol, praia e piscina, um período em que maiôs, biquinis, roupas curtas e mais cavadas ganham protagonismo, trazendo algumas questões estéticas à tona. É o caso das manchas escuras na pele, que podem surgir em regiões do corpo como virilha, axila, parte interna da coxa, vulva e região perianal, gerando muitas vezes desconforto em algumas pessoas.

O clareamento íntimo é um tratamento que muitas pessoas já experimentaram ou, pelo menos, ouviram falar, mas que ainda é motivo de muitas dúvidas. Por isso, Danyelle Van Straten, CEO da Depyl Action, esclarece aqui 15 pontos. com base no feedback da grande clientela da rede de franquias, em todo país.

 

1) Como funciona o clareamento íntimo com luz pulsada?

Unindo os melhores dermocosméticos com a tecnologia da luz pulsada, as células da região escurecida são fragmentadas em pequenas partículas, reduzindo as manchas e estimulando a renovação saudável da pele da região íntima e sensível.


2) Em quais as áreas que podem ser feito o clareamento?

As regiões de tratamento comprovadamente eficaz e seguro são vulva (lábios externos) virilha, perianal (ânus e períneo), interno de coxas, glúteos, axilas, cotovelos e joelhos.


3)Quais os benefícios do clareamento íntimo?

Além de clarear em 85% as regiões íntimas tratadas, o clareamento também melhora a tônus, viço e vitalidade e melhora a hidratação da pele.


4) Essa linha pode ser usada em todos os fototipos?

É possível realizar o tratamento que associa dermocosméticos associados à luz pulsada até o fototipo V.


5) Existem contraindicações?

Sim, o tratamento não é indicado para gestantes e lactantes.


6) Quantas sessões são necessárias?

O tratamento completo é feito em 10 sessões, mas, dependendo da reatividade da

pele e da intensidade da mancha, já é possível ver o resultado em uma única sessão.


7) Qual o intervalo entre as sessões?

O tratamento é realizado com intervalos de 7 dias.


8) Quanto tempo em média dura cada sessão?

De 10 a 20 minutos


9) Pode tomar sol depois da sessão?

Durante o tratamento não aconselhamos exposição ao sol na região, mas caso não for possível evitar, deve-se aplicar o protetor solar e usar roupas que protejam a área.


10) Pode ser feita epilação com cera durante o tratamento?

Sim, pode, porém indicamos dar uma pausa de 3 dias de intervalo entre a sessão e a epilação à cera. Mas, caso o cliente queira também que os pelos

sejam reduzidos, a orientação é passar lâmina na região 1 dia antes, pois a luz pulsada também age no cromóforo do pelo.


11) Com qual frequência deve-se usar o home care?

O home care deve ser utilizado todos os dias, de manhã e à noite.


12) Quais as causas do escurecimento da pele?

Atrito com tecidos e com a própria pele (comum em pessoas acima do peso), alterações hormonais, gestações, uso de lâminas etc


13) O tratamento é eficaz em todos os tons de pele

Não, é preciso primeiramente fazer uma análise do fototipo (escala de classificação numérica dada para a reação de cada pele quando exposta ao sol)


14) Quais os tipos de clareamento que existem no mercado?

Existe o clareamento feito somente com dermocosméticos. A Depyl Action oferece o tratamento que associa os dermocosméticos à luz pulsada, potenializando o resultado.


15) Que tipo de profissional pode fazer o tratamento? É necessário ter alguma graduação?

É necessário diploma ou certificado de conclusão do curso superior na área da saúde / estética (Tecnólogo de estética, biomédico, enfermeiro, fisioterapeuta e farmacêutico).


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