Pesquisar no Blog

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Lojista! Inflação exige precisão na hora de definir preços

 

Pixabay

Não adianta só multiplicar por dois ou três o custo do produto para obter o preço. Para especialistas, é preciso considerar impostos, aluguéis, concorrência e entender o cliente

 

Comprar por 100 e vender por 200 era o que Samuel Klein, fundador da Casas Bahia, costumava dizer para justificar o sucesso do seu negócio.

No passado, até que o mantra poderia dar certo. Na era de e-commerce, cliente mais exigente e consciente e revolução nos hábitos de consumo, a prática não funciona mais.

Quem garante são os especialistas em formação de preços. E neste momento de inflação beirando os 10% ao ano, dizem eles, vai sobreviver só quem não errar no preço.

Definir o preço de um produto é uma das maiores dificuldades do pequeno empreendedor brasileiro, de acordo com Felipe Chiconato, consultor financeiro do Sebrae SP.

Das cerca de 1.400 consultorias que deu no último ano, diz ele, pelo menos 70% estavam focadas em ajudar os empresários a estabelecer preços para os seus produtos.

Depois da Covid-19, cerca de 80% das demandas de clientes de Gustavo Marques, consultor financeiro especializado em varejo, estão concentradas em precificação.

“Estou há 12 anos no Sebrae e nunca trabalhei tanto quanto neste período de pandemia. O empreendedor se dá conta que está com preço errado quando a economia está ruim”, diz.

Na última quarta-feira (05/01), Chiconato deu consultoria para cinco empreendedores. “Em quatro delas, eles me pediram para ensinar como definir preços.”

“Como a receita caiu, a participação das despesas fixas subiu. Soma-se a isso a alta da inflação. Resultado: uma tempestade perfeita para causar uma tragédia nas empresas”, diz Marques.


NÃO TEM FÓRMULA

A precificação começa a incomodar o empreendedor, de acordo com Chiconato, quando a conta da empresa não fecha.

Isto é, quando a despesa é maior que a receita e a operação não dá mais lucro.

Em tempo de custos em alta e temporada de promoções e liquidações no comércio, a pressão sobre as finanças das empresas só aumenta.  

Diferentemente do que muitos empresários entendem, não existe uma fórmula pronta para chegar ao preço de uma mercadoria.

“O preço não é definido por uma conta matemática. Há outros aspectos que o define.”

É claro, diz Chiconato, que o preço não pode ser menor do que o custo do produto mais impostos, frete, comissões e taxas pagas para administradoras de cartões, marketplaces.

O empreendedor tem de olhar também o preço dos concorrentes e estabelecer um posicionamento da marca ou do produto. Isto é, a faixa de valor que vai disputar no mercado.

O exemplo que ele dá é de um X-salada, sanduíche formado por pão, carne, queijo, alface e tomate.

O X-salada de uma padaria pode custar R$ 10, e o de uma hamburgueria gourmet, R$ 40.

“Em qual faixa de preço o empreendedor quer se posicionar?” Esta é a pergunta que precisa ser respondida para qualquer tipo de produto.

O empresário também precisa identificar qual é a percepção de valor que o cliente tem de seu produto e ou serviço.

“Se ele disser que o seu hamburguer é um clássico dos anos 70, pode agregar mais valor para o produto? Ninguém consegue vender para todo mundo. Precisa identificar o cliente-alvo”, diz.

Neste cenário de instabilidade econômica, o empresário não pode simplesmente ficar preso, por exemplo, ao que faz uma grande marca.

“Uma loja que vende camiseta básica não pode subir R$ 1 o preço só porque a Hering subiu R$ 1 o preço na semana anterior”, afirma.

Os lojistas que buscam por sua consultoria, diz ele, tendem a multiplicar por 2 ou por 2,5 o preço que pagaram pelos produtos para estabelecer o deles.

Na verdade, diz ele, isso não está errado, mas é uma prática que funciona como uma loteria.

“Pode dar certo, como pode não dar. O momento atual exige um controle muito mais apurado dos custos para formar os preços, inclusive na casa de centavos.”

Os dissídios dos trabalhadores no comércio precisam ser considerados, diz ele, assim como os aluguéis, que chegaram a subir 30% em 12 meses com correção pelo IGP-M.

É preciso também, neste momento, ter muito cuidado com promoções e liquidações.

Uma cliente de Marques do setor de vestuário colocou por R$ 190 um modelo de calça jeans que, para não ter prejuízo, teria de ser vendido a R$ 198, no mínimo.

“Essa empreendedora multiplicava tudo por 2,3. Se pagava R$ 100 por uma calça, vendia a R$ 230. Para ter uma margem boa, na verdade, ela teria de multiplicar por 2,4”, diz.

Leyre da Silva Pinto, diretor da rede de franquia Código Girls, diz que cada grupo de produtos de sua rede tem uma margem sobre o custo.

“No jeans aplicamos 1,2, nas peças básicas de alto giro, 0,9, nas diferenciadas, 2,5. Às vezes, reduzimos os preços em uma das lojas por conta da concorrência local”, afirma ele.

Neste período de inflação, de acordo com Marques, o lojista precisa ter bem claro os itens que vendem mais e os que vendem menos, e antecipar as compras dos mais demandados.

“Um cliente vendia bem bombas para piscina, e o que ele fez foi comprar mais este produto. Quando dobrou de preço, ele repassou só uma parte, ficando competitivo no mercado”.

De acordo com ele, fazer estoque de produto que vende, e não é perecível, é um bom negócio em época de inflação alta, pois o lojista não pode cair na armadilha de subir preço todo o mês.

A mesma fórmula que teria dado certo para o fundador da Casas Bahia, comprar por 100 e vender por 200, não teria a menor chance de dar certo hoje, diz ele, com o e-commerce.

Tem empresário que compra por 100 e vende por 160, diz Marques, porque consegue ter custo menor na operação.

Abaixo, Marques dá algumas pistas de como definir preços em época de inflação elevada.

  • Identifique os itens (despesas fixas, incluindo o pró-labore, financeiras, impostos e comissões) que compõem a margem agregada utilizada para a formação de preços
  • Faça um orçamento anual de suas despesas fixas, contemplando as projeções para cada item. No caso do aluguel, utilize o IGP-M, além de salários e dissídios da categoria
  • Invista em estoque de itens com maior giro e não-perecíveis, fazendo compras de maior valor, pagamento à vista, ou até prospectando fornecedores alternativos
  • Controle com lupa as despesas fixas, analise a evolução e as compare com o orçamento. Faça reduções, substituições e até elimine itens
  • Reavalie os percentuais de descontos em promoções, liquidações e saldões

Há empresas especializadas em pesquisa de preço de mercado, com ênfase em gestão de preços e sortimento de produtos, capazes de dar um norte para os empreendedores.

“O empresário costuma fazer o preço olhando para o próprio umbigo. Ele desconhece a concorrência e a percepção do cliente em relação à sua loja”, afirma Fernando Menezes, diretor da Pesquise Já.

Menezes pediu recentemente para um cliente supermercadista dar uma lista de produtos que, em sua percepção, eram mais baratos do que os da concorrência.

Pesquisa feita pela Pesquise Já constatou que apenas dez dos cem produtos listados eram de fato mais baratos e que os clientes não tinham essa percepção.

“A loja tem de estudar os concorrentes e os clientes e definir estratégia de preços”, afirma Menezes.

Neste momento de inflação em alta, escassez de matéria-prima e dólar caro, o varejista, diz ele, precisa acompanhar os passos da concorrência e renegociar com os fornecedores.

Para Menezes, o lojista deve trabalhar com mix de margens por produto, uns com 20%, outros com 50% ou 70%, por exemplo, não adotar um percentual para todos.

Ele recomenda que os lojistas estudem as novas soluções que existem no mercado brasileiro para gestão de preços, que podem ser uteis neste momento.

Para Fernanda Sales, especialista em precificação da InfoPrice, neste período de inflação elevada não tem outro jeito, os lojistas vão ter de sair do conforto.

Além de estudar a concorrência e o cliente e fazer pesquisa, eles terão de monitorar a participação de mercado para conhecer o posicionamento atual e qual querem atingir.

“Pricing não é só preço. O lojista precisa do comercial para comprar melhor, do marketing para fazer as promoções, do produto para não faltar mercadoria na loja”, diz.

Abaixo as dicas de Fernanda para o lojista cuidar do preço neste momento.

  • Entender melhor o processo de compra e procurar sempre as melhores negociações com a indústria. Não esqueça de avaliar custos fixos, variáveis e impostos
  • Estudar quais são os seus concorrentes diretos, os que têm o mix de produtos similares, que atendem ao mesmo tipo de público e que estão em uma distância próxima
  • Identificar os preços dos concorrentes diretos nas diferentes categorias de produtos. Não reduza os preços de todos os produtos na tentativa de ganhar mercado. É preciso conhecer os produtos capitães e aqueles que possibilitam maiores margens
  • Para formar o preço, tome cuidado para não trabalhar somente com a margem de contribuição. É importante entender qual é o índice de preço do mercado e adequar a sua precificação de acordo com o preço médio do mercado
  • Acompanhar as alterações de preços no mercado para verificar se geraram efeitos positivos ou não

 

Fátima Fernandes - Jornalista especializada em economia e negócios e editora do site varejoemdia.com

 

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

“Maluquinho por Robótica” traz interatividade, conhecimentos físicos e diversão para as férias do Shopping Campo Limpo


Atração, que estimula o aprendizado de maneira lúdica e interativa, é gratuita e ocorre até 31 de janeiro

Um espaço lúdico, didático e interativo que alia conceitos de mecânica, eletrônica e programação em um só lugar. Este é o “Maluquinho por Robótica”, circuito de atividades que promete transportar a criançada para o universo da ciência em um formato inovador e divertido nas férias do Shopping Campo Limpo.

 

Inspirado no projeto homônimo, que já impactou mais de 100 mil crianças em escolas de todo o Brasil, tendo os conceitos da robótica educacional como base da diversão, o evento “Maluquinho por Robótica” estará dividido em cinco estações: Batalha de Robôs, Speed Racer, Desafio Alta Tensão, Espaço Maker e Criart.

 

“O Menino Maluquinho fez parte da infância de pessoas que hoje são adultas e muitos já se tornaram pais. Agora, chegou o momento de apresentar este universo mágico para as novas gerações. É uma experiência que instiga a imaginação das crianças e, durante o circuito de atividades, traz desafios que as motivam a trabalhar em equipe e a desenvolverem habilidades como a criatividade, o raciocínio lógico, a concentração e a coordenação motora”, diz Leonardo Monaci, superintendente do Shopping Campo Limpo.

 

O espaço “Maluquinho por Robótica” seguirá os protocolos de segurança, incluindo o uso obrigatório de máscara, distanciamento entre os participantes e higienização frequente.

 

Para acompanhar esta e outras novidades, siga o Shopping Campo Limpo no site ou nas redes sociais:

https://www.facebook.com/shoppingcampolimpo

https://www.instagram.com/shopcampolimpo/

 

 

 

Maluquinho por Robótica

Período: até 31 de janeiro de 2022

Horário: domingo a sexta: 14h às 20h e sábado das 10h às 22h

Local: praça de eventos – piso Carlos Caldeira

Classificação indicativa: recomendado para crianças de 4 a 10 anos

Capacidade: 15 crianças por turma - o circuito completo tem duração média de 30 minutos.

Endereço: Estrada do Campo Limpo, 459, Vila Prel, São Paulo - SP, CEP 05777-001 

 www.shoppingcampolimpo.com.br 


São Paulo é revelada com afeto, música e poesia em espetáculo com Regina Braga

 Com estreia em 28 de janeiro, espetáculo São Paulo marca a reabertura do Teatro Unimed, depois de quase dois anos fechado em decorrência da pandemia.

Na semana de aniversário da cidade, Regina Braga estreia espetáculo dedicado a São Paulo. (créditos: Roberto Setton / Teatro Unimed)


Uma cidade que assusta, desafia, acolhe, estimula e encanta. Uma atriz que faz questão de compartilhar com todos sua crescente paixão pela cidade por meio de histórias garimpadas ao longo de anos. Um grupo musical que traz à tona versos e melodias que mostram uma cidade única, contraditória, misteriosa e muito divertida. Assim é São Paulo, espetáculo teatral com a atriz Regina Braga que estreia na sexta-feira, 28 de janeiro, celebrando o aniversário da cidade, no Teatro Unimed (Ed. Santos Augusta, na esquina das duas ruas, ao lado da Av. Paulista, em São Paulo). Agora, o aguardado espetáculo poderá, finalmente, ser visto presencialmente pelo grande público, pois a estreia prevista para 12 de março de 2020 foi desmarcada em decorrência da pandemia. 

Desde a sua fundação, em 25 de janeiro de 1554, na área conhecida como Campos de Piratininga, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí, onde já existia o Pateo do Colégio, a cidade de São Paulo tem vivido contínuas transformações, sempre acolhendo quem chega, multiplicando sua diversidade e acelerando sua evolução. Esta cidade ocupa o papel de personagem principal do espetáculo dirigido por Isabel Teixeira, que reúne histórias deliciosas como o relato do Padre José de Anchieta sobre subir a serra do mar (a pé!), a visão poética de Itamar Assumpção sobre o Rio Tietê, a reflexão de Drauzio Varella sobre os passarinhos (bem-te-vis, tico-ticos, sanhaços, sabiás...) que, teimosos, ainda insistem em morar na cidade, e outras preciosidades escritas por ninguém menos que José Miguel Wisnik, Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Paulo Prado, Castro Alves, Paulo Caruso, Guilherme de Almeida, Plínio Marcos, José Ramos Tinhorão, Alcântara Machado, Manuel Bandeira, German Lorca, Frei Gaspar da Madre de Deus, Carlos Augusto Calil, Paulo Bonfim e Pedro Corrêa do Lago. 

A ideia do espetáculo começou a tomar forma há dez anos, estimulada pela leitura do livro A Capital da Solidão, de Roberto Pompeu de Toledo. “Com este livro, a minha relação com a cidade mudou, passou a ser mais amorosa, de afeto mesmo, buscando entender os lugares descritos no livro, como a forca que existia na Liberdade”, revela Regina, que chegou em São Paulo aos 18 anos de idade e, como ela mesma diz, “foi ficando”. São Paulo, uma cidade que nasceu isolada, escondida e assim permaneceu por quase quatro séculos. Ao longo da peça, (re)descobrimos a transformação da pacata vila com o ciclo do café, que fomentou estradas de ferro e estimulou a imigração; a fundação da Faculdade de Direito no largo de São Francisco, que impactou definitivamente em sua vida cultural e de lazer; o crescimento da cidade para além dos rios Tietê e Pinheiros; o surgimento das periferias a partir dos anos 30 e sua imensa força braçal e cultural; o carnaval do jeito bem paulistano e suas primeiras escolas de samba... 

“A evidente paixão de Regina pela cidade de São Paulo é contagiante, conduz o fio narrativo e envolve completamente quem assiste ao espetáculo”, afirma a diretora Isabel Teixeira. Este afeto e este encantamento motivaram uma extensa pesquisa sobre a cidade e o que se escreveu e se cantou sobre ela, com inúmeras ideias anotadas - uma a uma, ano após ano - em um caderninho. Um processo de construção narrativa realizado com as pessoas e para as pessoas, que foi incorporando referências que vieram à tona em uma série de leituras realizadas na Casa de Mario de Andrade, na Biblioteca Mario de Andrade, na Casa das Rosas e em oito exibições no YouTube. 

A própria Regina, responsável pelo roteiro, organizou tudo sobre uma ampla mesa, peça central no processo de criação e que acabou sendo o principal elemento cenográfico na montagem teatral, em volta da qual casos e lembranças são compartilhados e ganham calor, cor e som, como acontece mesmo em uma acolhedora mesa de roda de samba, daquelas que adoramos em um boteco ou no quintal de casa. Cenário perfeito para a música produzida graças ao talento de Xeina Barros (voz e percussão), Alfredo Castro (voz e percussão), Vitor Casagrande (voz, cavaquinho e bandolim) e Gustavo de Medeiros / Guilherme Girardi (voz e violão), que dividem o palco com Regina. 

A boa música que é o elemento condutor do espetáculo, seja complementando os textos que majestosamente ganham vida com a atriz, seja servindo de contraponto à sua atuação. Entre as pérolas resgatadas, São Paulo, Chapadão da Glória (Silas de Oliveira e Joaci Santana), Samba Abstrato (Paulo Vanzolini), Viaduto de Santa Efigênia (Adoniran Barbosa), O Mundo (André Abujamra), No Sumaré (Chico César), Vira (Renato Teixeira), Persigo São Paulo (Itamar Assumpção), entre outras. “A Regina é uma artista muito completa: escreve, canta, produz, sempre muito viva e inquieta. Eu me reconheço nessa inquietação”, complementa Isabel. 

E é por inquietação e afeto que Regina compartilha também algumas de suas lembranças da cidade, como as chegadas de trem na Estação da Sorocabana (como era conhecida a estação Júlio Prestes), os jardins floridos dos casarões da Av. Angélica, a elegância nas ruas, a garoa, as águas que sumiram embaixo do cimento, com os rios subterrâneos e retificados, a efervescência do centro da cidade e de teatros como o Maria Della Costa, o Arena e o Oficina, a Escola de Arte Dramática que funcionava onde hoje é a Pinacoteca, as - também teimosas! - árvores da cidade: ipês brancos, roxos, amarelos; flamboyants vermelhos, alaranjados; tipuanas; jacarandás mimosos; sibipurunas com flores amarelas que imitam canários... Uma cidade sempre viva, estimulante e aberta, como o próprio espetáculo, como sus próprias pessoas. Parafraseando Itamar Assumpção, não é (só) amor, é uma identificação absoluta. São Paulo é Regina, São Paulo somos nós. 

““Estamos muito felizes em retomar os espetáculos presenciais do Teatro Unimed com a Regina Braga, uma referência em talento brasileiro, ainda mais exaltando uma cidade que todos amamos, levando cultura e alegria ao público. A arte e o entretenimento são grandes aliados da saúde mental, fundamentais para uma vida plena e de bem-estar”, afirma Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Central Nacional Unimed

“Regina Braga e o Teatro Unimed têm muito em comum. Todos trabalhamos em prol da produção cultural de alta qualidade, cuja função principal é comunicar, divertir e emocionar. Ao mesmo tempo, faz parte dos nossos objetivos sempre olhar de forma atenta para a cidade, respeitando sua história, suas transformações, suas necessidades, e contribuindo para sua melhor qualidade de vida. Assim como Regina, amamos São Paulo e é por esta cidade que existimos”, declara Fernando Tchalian, CEO da desenvolvedora Reud, controladora do Teatro Unimed.

 

Sinopse

Espetáculo teatral que passeia pelos encantos, mistérios e fatos curiosos da cidade de São Paulo, sua formação, suas transformações, sua gente, suas contradições, sua força. A cidade de São Paulo como personagem principal que ganha vida em textos e músicas garimpados ao longo de uma extensa pesquisa, apresentados de forma divertida, intensa e muito leve.

 

 

Ficha Técnica

Elenco: Regina Braga, Vitor Casagrande, Gustavo de Medeiros/Guilherme Girardi, Alfredo Castro e Xeina Barros

Direção: Isabel Teixeira

Assistente de direção: Aline Meyer

Roteiro: Regina Braga

Colaboração no roteiro: Isabel Teixeira, Aline Meyer, Vitor Casagrande, Alfredo Castro, Guilherme Girardi e Mônica Sucupira

Colaboração artística: Monique Gardenberg

Iluminação: Beto Bruel

Cenografia e Figurino: Simone Mina

Assistente de Cenografia: Vinicius Cardoso

Gravuras: ateliê Fora de Esquadro – Isabel Teixeira (a partir de arquivos antigos, acervo pessoal e fotos de German Lorca)

Projeto Gráfico: Alexandre Caetano e Júlia Gonçalves (Oré Design Studio)

Fotos: Roberto Setton

Vídeo: Gislaine Miyono e Michel Souza

Operação de luz: Ton Ribeiro

Operação de som: Alexandre Martins

Gerente Técnico: Reynold Itiki

Comunicação: Dayan Machado

Assessoria de Imprensa: Fernando Sant’ Ana

Assessoria Jurídica: Carolina Simão

Produção Executiva: Rick Nagash

Direção de Produção: Anayan Moretto

Realização: Ágora Produções Teatrais e Artísticas

 

São Paulo, com Regina Braga

Teatro Unimed

Ed. Santos Augusta, Al. Santos, 2159, Jardins, São Paulo

www.teatrounimed.com.br

Curta temporada: de 28 de janeiro a 20 de fevereiro de 2022

Quintas, sextas e sábados, às 21h. Domingos, às 18h.

Inteira R$ 90 (plateia), R$ 60 (balcão), R$45 e R$ 30 (meia-entrada)

Clientes Unimed têm 50% de desconto com apresentação da carteirinha

Horários da bilheteria: de quinta a sábado, das 13h30 às 21h30. Domingos, das 10h30 às 18h30

Vendas online: www.sympla.com.br

Classificação: livre

Acesso para pessoas com mobilidade reduzida

Serão exigidos comprovante de vacinação contra Covid e uso de máscara durante todo o espetáculo.

Estacionamento com manobrista: R$ 25 (preço único)

www.teatrounimed.com.br

https://www.facebook.com/TeatroUnimed

https://www.instagram.com/teatrounimed/

https://instagram.com/saopauloteatro

 

MUSICAL NOITE DE PATROA ESTREIA NO TEATRO LIBERDADE COM HITS DO FEMINEJO

 

Crédito: Luís França


Montagem estreia em São Paulo dia 27.1 e promete levantar a plateia com músicas dos principais nomes femininos da música sertaneja. Ingressos já estão à venda pela Sympla.


 

Do modão ao universitário, quem curte o estilo sertanejo não pode ficar fora dessa. No dia 27 de janeiro, estreia, em curtíssima temporada, o musical Noite de Patroa. A montagem conta uma historia original costurada por grandes sucessos de Marília Mendonça, Maiara e Maraísa, Simone e Simaria, Naiara Azevedo entre outras. 

 

As protagonistas Bruna Pazinato (Grandes Encontros da MPB) e Pamella Machado (2 Filhos de Francisco) serviram de inspiração para Diego Montez na construção do texto.

 

"Eu sou do interior. Fui criado ouvindo muito sertanejo raiz e frequentando muita festa junina. Sempre tive uma ligação forte com o sertanejo e depois de trabalhar com as meninas, elas me apresentaram novas vozes, vozes potentes, inspiradoras e motivacionais que fazem verdadeiras cenas de suas músicas. Meu trabalho foi muito fácil aqui, foi colocar em ordem em um álbum essas histórias cruzadas que dão força a mulher moderna", comenta Diego Montez – criador do musical.

 

Noite de Patroa acontece no Teatro Liberdade, às quintas e sextas (21h), a partir de 27 de janeiro. Os ingressos da curta temporada custam a partir de R$40 e estão disponíveis para venda pela Sympla - https://bileto.sympla.com.br/event/70834/d/120877 - e bilheteria do teatro. Mais informações no serviço.

 

O musical tem produção da Lab Cultural, texto de Diego Montez, direção de Fabiana Tolentino (M.O.T.I.M), direção musical de Andrei Presser (2 Filhos de Francisco) e Thiago Perticarrari (Assassinato para Dois) e coreografias de Mariana Barros (Heathers). Os figurinos são assinados por Ana Elisa Schumacher (Brilha La Luna) e o cenário é de Higor Valentim.

 

O enredo do espetáculo conta a história da dona de bar Marina e da popstar Larissa Fernandes, que têm algo em comum: foram traídas pelo mesmo cara. Em um dia místico, elas realizam uma simpatia que transforma Adão…em EVA! Por isso, Vida de Patroa trata de empatia. O espetáculo convida a refletir como é estar no lugar do outro e aprender com isso.

 

"Queria muito que a direção fosse feita por uma mulher, a Fabi é uma grande interessada nas discussões que o texto levanta e junto com a Ana Elisa formaram uma dupla que passa uma mensagem poderosa através de um material popular", completa Diego.

 

O espetáculo tem como premissa convidar a família, estudantes universitários, fãs de sertanejo e fãs de musicais a refletirem sobre empoderamento, empatia e respeito. Essas artistas sempre retrataram nossa geração de uma forma fácil de se relacionar, não tem como não cantar junto com uma música como “50 Reais”.

 

O elenco de Noite de Patroa é composto por nomes conhecidos de teatro musical em seu elenco protagonista e jovens talentos estreantes que ajudam a contar a peça. A protagonista, Bruna Pazinato, tem uma sólida carreira no feminejo que leva em paralelo com sua carreira de atriz.


 

Sinopse

Nesse musical original costurado com hits do feminejo, quem manda são elas. Depois de pegar o marido a traindo no dia de seu casamento, Marina se vê mãe solteira com dois empregos para sustentar o filho pequeno que Adão deixou para nunca mais voltar a ver. O que poderia ser a história de qualquer mulher brasileira, tem uma guinada fantástica quando Larissa Fernandes, a popstar com quem pegou o marido naquele fatídico dia, vai ao seu encontro no bar e conta que o mesmo aconteceu com ela. Elas começam a perceber outras similaridades e percebem que são bem mais parecidas do que pensavam. É noite de lua-de-sangue, um fenômeno que acontece uma vez a cada 100 anos e elas brindam a vida, aos seus relacionamentos e ao ex que as uniu: “Que ele sinta na pele por uma noite o que nos fez sentir”…

 

No dia seguinte, Adão acorda um pouco diferente…em um corpo diferente! Agora no corpo de uma mulher, ele vai se aventurar numa viagem com essas duas mulheres fantásticas e aí sim passar pela verdadeira transformação: a interna.

 

Com canções de Marília Mendonça, Naiara Azevedo, Simone e Simaria entre outras vozes femininas poderosas, o espetáculo traztrás uma reflexão profunda sobre respeito, amor-próprio e empatia de forma leve e divertida e de fácil identificação. São mais de 15 atores no palco cantando ao vivo e com coreografias de tirar o fôlego que vão te fazer levantar da cadeira para cantar junto. E é isso que a gente quer!

 

Confira o Instagram de Noite de Patroa: https://www.instagram.com/noitedepatroaomusical/


 

Ficha Técnica:

REALIZAÇÃO: Lab Cultural

ELENCO: Bruna Pazinato, Pamella Machado, Ana Elisa Schumacher, Robson Lima, Gabi Camisotti, Thadeu Torres, Guilherme Lopez, Alicio Zimmerman, Laura Loup, Ísis Mendonça, João Lucas Martins, Yasmin Lifer, Luke Lima.

 

EQUIPE CRIATIVA E DE PRODUÇÃO

 

DIEGO MONTEZ - Roteiro

FABIANA TOLENTINO - Direção

ANA ELISA MATTOS - Direção Residente e Assistente de Direção

THIAGO PERTICARRARI E ANDREI PRESSER - Direção Musical

MARIANA BARROS - Coreografia

LETÍCIA VASCONCELOS - Assistente de direção de movimento

ANDREI PRESSER - Produção Musical

HIGOR VALENTINI - Cenário

ANA ELISA SCHUMACHER - Figurinista

ANDRÉ BEZERRA - Light Design

JOSÉ TORO E ROBERT LIMA – Direção de Produção

 

 

Serviço

 

Data: 27/01/22 – Estreia – Curta Temporada

Horário: 21hrs

Duração: 140 min

Gênero: Teatro Musical

Classificação: Livre

End: Rua São Joaquim nº129 - Liberdade – São Paulo

Local: Teatro Liberdade

Abertura da casa: 1h antes do início do evento

 

SETORES

INTEIRA

MEIA

GLESP

Plateia Premium

R$120,00

R$60,00

R$90,00

Plateia

R$100,00

R$50,00

R$75,00

Balcão A

R$90,00

R$45,00

R$67,50

Balcão B

R$80,00

R$40,00

R$60,00

 

*Clientes Glesp tem 25% de desconto nos ingressos inteiros mediante a aplicação do cupom, limitado a 4 ingressos por cupom. Válido para todos os setores.

 

DESCONTOS

 

50% DE DESCONTO | MEIA-ENTRADA  - De acordo com a Lei Federal 12.852 (Estatuto da Juventude) e 12.933 de 2013 têm direito a compra de até 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento os seguintes beneficiários:

ATENÇÃO - Para Pontos de Venda e Bilheterias é necessária a comprovação do direito ao benefício da 1/2 entrada no ato da compra e no acesso ao evento. Para vendas pela Internet e Telefone é necessária a comprovação do direito ao benefício da 1/2 entrada no acesso ao evento. Caso o benefício não seja comprovado, o portador deverá complementar o valor do ingresso adquirido para o valor do ingresso integral, caso contrário o acesso ao evento não será permitido.

 

ESTUDANTES  - Lei Federal 12.933/13, Decreto Federal 8.537/15 e Medida Cautelar Provisória concedida pelo STF em 29/12/2015 – Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida pela ANPG, UNE, Ubes, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos, conforme modelo único nacionalmente padronizado. Os elementos indispensáveis da CIE são: I  nome completo e data de nascimento do estudante; II  foto recente do estudante; III  nome da instituição de ensino na qual o estudante esteja matriculado; IV  grau de escolaridade; e V  data de validade até o dia 31 de março do ano subsequente ao de sua expedição.

IDOSOS (PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS) - Lei Federal 10.741/03 e Decreto Federal 8.537/15 – Documento de identidade oficial com foto. 

 

JOVENS PERTENCENTES A FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA, COM IDADES DE 15 A 29 ANOS - Lei Federal 12.933/13 e Decreto Federal 8.537/15 - Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto. 

 

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ACOMPANHANTE QUANDO NECESSÁRIO - Lei Federal 12.933/13 e Decreto Federal 8.537/15 - Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social  INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto. 

 

DIRETORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, SUPERVISORES E TITULARES DE CARGOS DO QUADRO DE APOIO DAS ESCOLAS DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAIS - Lei Estadual n° 15.298/14 - Carteira funcional emitida pela Secretaria de Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto. 

 

PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL E DAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO - Lei Estadual n° 14.729/12 - Carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto.


INGRESSOS
Internet (com taxa de conveniência):

https://bileto.sympla.com.br/event/70834/d/120877

Bilheteria física (sem taxa de conveniência)

 

Horário de funcionamento de bilheteria:

Atendimento presencial: A partir de 05/01/2022 de terça a sábado das 13h às 19h. Domingos e feriados das 13h às 16h. Em dias de espetáculos a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação.


Posts mais acessados