Muitas empresas já ganham dinheiro com as ferramentas atuais por meio de posts, reels, stories, lives e IGTV
Contas comerciais e criadores
de conteúdo lidam desde 2020 com novos recursos do Instagram. Diferente do
YouTube, que trabalha com monetização por visualizações, na rede social ainda
não há formas de obter dinheiro desta forma.
Anunciado em 2020, o recurso
Instagram Badges (selos, na tradução para o português), até então disponível
para uma base selecionada de perfis para testes, passou esse ano a ter
abrangência mais ampla na plataforma, mas ainda gera algumas dúvidas. A seguir,
vamos esclarecer algumas delas:
É possível monetizar um
reels já postado?
Quando um perfil passa a ter
a possibilidade de ser monetizado, muita gente se pergunta se
aquele conteúdo já produzido, que muitas vezes tem milhares
de visualizações, pode passar a ser monetizado, mas não. Valerá somente
aquilo que for produzido dali em diante.
É possível monetizar com
menos de dez mil seguidores?
É preciso ter uma conta
comercial ou, no mínimo, dez mil seguidores para ter acesso às ferramentas
de monetização. Além disso, essa ainda é uma função que depende de
liberação do Instagram conta a conta. Não dá para prever quando isso vai acontecer.
Teoricamente, sempre que um perfil cumpre os requisitos, ele entra numa espécie
de fila para receber essa função de monetização.
Posso fazer mais lives para
liberar a função de selos e monetização?
Fazer lives regulares, todos
os dias ou maiores não adiantará a liberação dessas funções.
Como meu perfil pode receber
um selo azul?
Trata-se na verdade de um
selo de verificação, ou seja, uma marca exibida ao lado do nome de uma conta do
Instagram. Isso significa que o Instagram confirmou que aquele perfil é a
presença autêntica de uma figura pública, da celebridade ou da marca que ela
representa. Portanto, é uma ferramenta para ajudar as pessoas a encontrar as
contas reais de figuras públicas e marcas de forma segura.
O Instagram considera
diversos fatores para determinar se cada perfil cumpre os critérios de
verificação, como, por exemplo:
Autenticidade: representa uma
pessoa real ou uma entidade/empresa registrada.
Única: representa a presença
única da pessoa ou empresa em questão. Apenas uma conta por pessoa ou por
empresa pode ser verificada, com exceções para contas específicas de idiomas.
Completa: a conta deve ser
pública e ter uma biografia, uma foto do perfil e estar ativa quando for
inscrita.
Notável: deve representar
pessoas, marcas ou entidades famosas e muito pesquisadas. Não se considera
conteúdo de mídia pago ou patrocinado como fontes para análise.
Usuários que pagam ou tentam
driblar as diretrizes podem ter suas contas automaticamente canceladas pela
plataforma. Além disso, o fornecimento de informações falsas ou enganosas
durante o processo de verificação também pode levar à remoção do selo de
verificação.
Há duração específica do
reels para monetização?
Não existe nenhuma
especificação do Instagram nesse sentido.
Quais perfis podem ser
monetizados por meio de lives?
Em geral, perfis
profissionais - comerciais e de criadores de conteúdo (perfis oficiais e
verificados). Importante estar atento e manter uma conta ativa e pública
com 10 mil seguidores, no mínimo, ter registrado mil interações (comentários ou
curtidas) nos últimos 60 dias ou ainda, cem horas de visualizações de conteúdos
próprios.
O que são os selos do
Instagram?
Conhecido como selos no
Instagram, esse recurso fica disponível durante os vídeos ao vivo para que os
seguidores demonstrem apoio aos perfis que desejarem.
Funciona da seguinte forma:
os espectadores podem comprar selos durante uma transmissão ao vivo, ou
Instagram Live para que cada criador de conteúdo possa monetizar os vídeos ao
vivo. Depois de comprados, os selos aparecem ao lado do nome da pessoa durante
a transmissão. Os fãs que adquiriram o selo recebem destaque nos comentários ao
vivo, e também podem ter outros recursos adicionais desbloqueados, como serem incluídos
em uma lista especial daquele criador de conteúdo.
Quanto posso ganhar por selo
vendido?
Os selos no Instagram estão
disponíveis em um total de três níveis diferentes, que são baseados no número
de corações que os usuários estão dispostos a comprar. As opções disponíveis
durante a transmissão ao vivo são as seguintes:
Um coração: R$ 4,90
Dois corações: R$ 10,90
Três corações: 27,90
Posso trocar a forma de
pagamento escolhida a qualquer momento?
Para quem, inicialmente,
cadastrou um banco e quer fazer alguma troca, como, por exemplo, optar pelo
paypal, basta ira até as configurações do painel de monetização e alterar a
forma de pagamento. Mas é preciso ter cuidado com a data em que essa
modificação será feita. Se feita até dez dias antes do pagamento, o Instagram
irá cancelar a ordem de pagamento e deixá-la para o mês seguinte. Os
pagamentos começam no primeiro dia útil de cada mês
Repórter
mserrain@dcomercio.com.br
Fonte: https://dcomercio.com.br/categoria/tecnologia/tira-duvidas-mais-sobre-a-monetizacao-do-instagram