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segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

O que se deve evitar para o crescimento da marca pessoal?




Certas atitudes não funcionam bem com o público
 
Autenticidade, personalidade e ser presente nas redes sociais ajudam no posicionamento da sua marca pessoal. Mas e o que não fazer? Estratégias erradas de posicionamento nas redes podem complicar todo o planejamento e tirar a credibilidade do profissional com seu público-alvo. Algumas tarefas devem ser evitadas para não ocasionar crises.

Madalena Feliciano, criadora do 1º MÉTODO IPC (Impacto Positivo Comportamental) e diretora da Outliers Careers, explica o que tanto grandes marcas quanto pessoas comuns devem evitar nas redes sociais, começando por uso de temas polêmicos, já que são prejudiciais a marca e podem gerar ruídos com o público. “Posicionamentos políticos, religiosos. Exceto se for intencional e fizer sentido com a marca. Cuidado com temas polêmicos e sensíveis para a sociedade. O profissional deve entender que tem muitos pontos sensíveis a determinados grupos e ainda aponta que é preferível evitar sua vida pessoal ao máximo: “exposição da vida privada é desnecessário: o que você bebe, quem você beija, pode não ser interessante postar”, complementa Madalena.

O trabalho de personal branding é importante para cativar público e algumas atitudes devem ser evitadas para não prejudicar a comunicação. Uma delas é evitar o chamado overposting. Essa prática consiste em publicar vários itens em um curto espaço de tempo. Isso é mal visto, já que o público-alvo não gosta de entrar nas redes sociais e ver várias postagens de uma só pessoa ou empresa. “Para estabelecer nossa marca pessoal não se deve misturar postagens, muita gente desconhece como postar, o que postar, tipos de assunto. A gente deve seguir um padrão nesse sentido”.

Outro ponto a ser evitado são as já conhecidas fake news, postar notícias falsas é péssimo para o sucesso de uma marca pessoal. É muito fácil desmentir informações, então tenha cuidado ao informar ou repassar informações que não sejam verdadeiras. Ser verdadeiro ajuda a criar uma imagem confiável. Madalena Feliciano, master coach, ainda comenta outra atitude que não é bem-vinda para criar uma marca pessoal, copiar conteúdos de outras fontes: “Mensagens robotizadas ou usar fórmulas prontas desumanizam a forma de contato”. O público pode perceber isso ao comparar com outros perfis do mesmo segmento e sua marca ser rotulada como irrelevante, sem novidades e desinteressante. Além de estar reproduzindo um material elaborado por outra pessoa, essa prática não atrai sua rede de contatos.

Por último, evite a polêmica pela polêmica. Trazer discussões sobre assuntos controversos pode tirar o foco da sua imagem e criar relações conflituosas com seu público, contribuindo a segregá-lo. Suas informações chegarão para diversas pessoas, com gostos diferentes, posicionamentos variados e ideias distintas. Então, entrar em debates só fará com que você crie conflitos. Seguindo esses passos, o profissional se livrará de muitos problemas e crises. Credibilidade e seriedade são essenciais para a relação com o público, é importante trazer isso não só na vida offline, mas também para o público virtual.






Madalena Feliciano - Gestora de Carreira
Professor Aprígio Gonzaga 78, São Judas, São Paulo - SP.
 

Conheça seus direitos em caso de problemas com voos para a Europa



  • Nas últimas férias de final de ano, mais de 95 mil pessoas foram impactadas com problemas de voos para Europa.
  • Apenas 5% dos brasileiros que viajam de avião conhecem seus direitos em caso de atrasos ou cancelamentos.
  • AirHelp orienta os passageiros a buscarem compensação financeira após problemas com voos.


As férias de final de ano estão se aproximando e viajar para Europa é um desejo de muitos brasileiros. No momento de planejar a viagem é preciso atentar-se para algumas dicas e recomendações importantes para evitar transtornos e, assim, aproveitar ao máximo o passeio. 

Com o aumento do fluxo de passageiros devido à temporada de férias no Brasil, os casos de atrasos e cancelamentos de voos para Europa se tornam mais recorrentes, afetando gravemente aquela viagem tão esperada. Com a proximidade da alta temporada, a AirHelp - organização mundial especializada em direitos de passageiros aéreos - orienta sobre os direitos e apoia passageiros impactados a buscarem indenização em caso de atraso ou cancelamento do voo.

 
Tendência de atrasos e cancelamentos 

AirHelp analisou o desempenho das companhias aéreas com voos partindo do Brasil para Europa para verificar a pontualidade e o respeito aos passageiros. A AirHelp examinou mais 2,3 mil voos partindo dos aeroportos brasileiros, no período de 15 de dezembro de 2018 a 15 de fevereiro de 2019, com destino à Europa para mostrar as tendências de atrasos e cancelamentos. No período, 18% dos voos sofreram atrasos de mais de 15 minutos, impactando mais de 93 mil passageiros. Além disso, outros mais de 2 mil turistas foram afetados por voos cancelados durante o período analisado. 

Das dez maiores companhias que voaram entre o Brasil e os países europeus, a que mais desrespeitou os passageiros e teve a maior taxa de atrasos e cancelamentos foi a Azul. A cada dez voos, a companhia registrou problemas com três deles, o que impactou quase 6 mil passageiros.

Em seguida, estão as empresas Latam (24%), AirFrance (20%) e a TAP Portugal (19%). Juntas, as três afetaram 38,5 mil passageiros. Já as três companhias mais pontuais foram a AIR Europa (12%), a KLM (9%) e a espanhola Iberia, com apenas 8,4% de problemas em voos para Europa. 

Vejam na planilha a seguir o total de voos e os passageiros impactados:

Companhias aéreas
Total de voos operados
Voos pontuais (%)
Número de pessoas impactadas com atrasos e cancelamentos de voos
TAP Portugal
Cerca de 650
81%
Mais de 22 mil
Latam
Cerca de 370
76%
Mais de 22 mil
Air France
Mais de 230
80%
Mais de 10 mil
Alitalia
Cerca de 190
82%
Mais de 7 mil
Azul Airlines
Cerca de 150
71%
Quase 6 mil
Lufthansa
Mais de 120
84%
Mais de 5 mil
British Airways
Cerca de 145
85%
Mais de 4 mil
KLM
Mais de 100
91%
Mais de 3,5 mil
Air Europa
Mais de 100
88%
Mais de 2,7 mil
 Iberia
Mais de 100
91%
Mais de 2,2 mil
*A AirHelp analisou dados das companhias aéreas que operaram mais de 100 voos entre Brasil e Europa no período de 15 de dezembro de 2018 a 15 de fevereiro.


Apesar do alto número de passageiros desrespeitados pelas companhias aéreas, 95% dos brasileiros que viajam de avião não conhecem seus direitos em casos de atraso ou cancelamento de voos, segundo pesquisa YouGov encomendada pela AirHelp. Portanto, a grande maioria, não sabe como reagir ou reivindicar seus direitos. 

“Desejamos que todos os passageiros aéreos tenham ótimas experiências em seus voos. No entanto, com a alta temporada é importante estarem preparados para possíveis problemas, como atrasos e cancelamentos de voos. A AirHelp orienta todos os viajantes a conhecerem seus direitos e buscarem o tratamento correto em caso de incidentes”, afirma Carolina Becker, especialista em direitos de passageiros da AirHelp. 

Na mesma análise, a AirHelp também observou as rotas entre Brasil e Europa para identificar quais as rotas aéreas com mais atrasos e cancelamentos. Veja abaixo as cinco empresas menos pontuais e o número de passageiros impactados:

Rotas
Número de passageiros impactados (Voos com mais de 15 minutos de atrasos ou cancelados)
Pontualidade das rotas
GRU - Frankfurt
Quase 10 mil
73%
GRU - Paris / Charles de Gaulle
Mais de 9,7 mil
78%
GRU - Madri
Mais de 8,4 mil
84%
GRU - Roma Fiumicino
Cerca de 8 mil
80%
GRU - Lisboa
Cerca de 5,5 mil
70%
*A AirHelp analisou dados das companhias aéreas que operaram mais de 100 voos entre Brasil e Europa no período de 15 de dezembro de 2018 a 15 de fevereiro.


A dica para quem irá programar uma viagem à Europa é avaliar dia, horário e aeroporto de partida. Segundo levantamento da AirHelp, o melhor horário para voar é no período da tarde, das 12h às 16h, os melhores dias são sábado e domingo e o pior é quarta-feira.


Direitos dos consumidores

Os passageiros brasileiros estão protegidos por uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC), que define claramente as responsabilidades das companhias aéreas em relação aos passageiros quando ocorrem atrasos, cancelamentos e overbooking.

No entanto, em casos de voos operados por companhias da União Europeia, partindo de aeroportos brasileiros, há também o regulamento EC 261, ampliando os direitos dos passageiros e as possibilidades de indenizações.

“A regulação EC 261 se aplica a todos os passageiros que partem de aeroportos europeus e também a todos aqueles que chegam em aeroportos europeus viajando com uma companhia aérea europeia. Em caso de problemas com o voo, a AirHelp detém as melhores tecnologias para avaliar a chance real de cada passageiro obter uma compensação justa. Dessa forma, já ajudamos mais de 16 mil pessoas em todo o mundo a garantir seus direitos”, explica Carolina Becker, especialista em direitos de passageiros da AirHelp.


Atrasos nos voos: o que fazer?

Em uma viagem, nem tudo corre como esperado e atrasos ou cancelamentos de voos, infelizmente, podem acontecer. Mas isso não significa que você tenha que simplesmente aceitá-los. Por isso é tão importante saber os direitos e o que fazer para reivindicar uma indenização.
Para apresentar uma reclamação e futuramente reivindicar sua indenização é preciso evidenciar e atestar as complicações no voo em questão.

Faça valer os seus direitos enquanto passageiro aéreo seguindo os seguintes conselhos:

  • Guarde o seu cartão de embarque ou qualquer outro documento que contenha o código de confirmação da reserva do seu voo; 
  • Garanta provas do atraso, seja por meio de fotos do quadro de partidas ou comunicações da companhia aérea; 
  • Solicite à companhia aérea refeições e, se necessário, estadia e transporte para um hotel — você tem direito à assistência gratuita; 
  • Guarde recibos de todos os gastos decorrentes do atraso do voo em questão, uma vez que você pode ser reembolsado se a companhia não cumprir com a sua obrigação de facilitar a comunicação e de prover refeições e alojamento; 
  • Não assine nem aceite nada que possa comprometer os seus direitos.

Para buscar a indenização correspondente ao atraso ou cancelamento do voo, o passageiro pode contar com o apoio da AirHelp, empresa especialista em direitos de passageiros aéreos e mais bem-sucedida do mundo. A companhia já ajudou mais de 16 milhões de pessoas e está disponível em mais de 35 países.

O processo é rápido e simples. Basta o passageiro acessar o site da AirHelp e preencher um formulário com os dados do voo. Automaticamente o sistema informará sobre os direitos de indenização financeira e, na sequência, trará a confirmação sobre a elegibilidade, sem custo algum.

Se o passageiro decidir levar a reivindicação adiante com a AirHelp, terá assistência operacional e jurídica. Após apresentar os documentos necessários, poderá relaxar e aguardar o resultado do processo. 


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