O especialista em
tráfego e audiência pela internet, Samuel Pereira, mostra que a presença de um
negócio na internet hoje é questão de sobrevivência, e não de “diferencial”
Há uma frase do Bill Gates que diz:
“Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócio pela
internet e as que estão fora dos negócios.” Foi a partir desse pensamento que
Samuel Pereira, criador do maior evento de tráfego e audiência da América
Latina, o “Segredos da Audiência Ao Vivo”, decidiu mostrar que a internet não é
apenas uma vaidade ou um diferencial no mundo do empreendedorismo.
O Hootsuite, plataforma de
gerenciamento de redes sociais, e a agência We Are Social fazem pesquisas
anuais sobre o uso da internet e das redes sociais pelo mundo. A pesquisa deste
ano mostrou que, das 7,6 bilhões de pessoas no mundo, 4,3 bilhões são usuários
da internet. É surpreendente: mais da metade da população mundial está no mundo
online.
É muito provável que empresários de
segmentos ativos apenas no “mundo real” não vejam a exposição virtual como uma
estratégia muito efetiva, e ainda continuem apostando nas mídias off-line e nas
indicações do “boca a boca”. No entanto, os cinco pontos a seguir, estudados e
levantados pelo especialista em tráfego e audiência pela internet provam que é
tudo uma questão de abordagem e conteúdo. “Infelizmente, muitas empresas ainda
não entenderam isso e deixam os dias passarem sem desenvolver uma estratégia
para atuar neste mundo em que o online se torna cada vez mais importante”, diz
Samuel.
1º A atenção de todos os públicos
mudou
“Se compararmos o modo como vivemos
hoje às nossas rotinas de dez anos atrás, perceberemos rapidamente mudanças em
todas as frentes: o modo como nos relacionamos com amigos e parentes mudou; o
modo como trabalhamos mudou; o modo como consumimos mudou; o modo como fazemos
negócios mudou”, analisa o especialista.
Segundo Samuel, tudo isso é
consequência da forma como a informação é veiculada hoje. “A democratização do
acesso às tecnologias dos dispositivos móveis (como os smartphones) faz com que
os comportamentos, os anseios e as necessidades das pessoas sejam, hoje,
totalmente diferentes do que eram há alguns anos”, completa.
2º O poder nas mãos do consumidor
David Ogilvy, um dos maiores
publicitários do mundo, dizia: “Se você falar com uma pessoa da mesma maneira
como faz uma propaganda, vai levar um soco na cara”. Ou seja, está cada vez
mais difícil ficar interrompendo o tempo das pessoas com propagandas – o
YouTube é um exemplo disso. Quantas vezes você espera a propaganda de 1 minuto
terminar, ao invés de “pular o anúncio” nos primeiros 5 segundos?
“Obrigar” o consumidor a ver sua propaganda
não é efetivo. Ele precisa estar na posição de escolher o que assiste/ouve/lê.
O melhor jeito de fazer isso é oferecendo conteúdo de interesse ao público. “O
que o seu cliente ideal consome na internet? Quais são os interesses dele? Uma
vez que você define questões como essas, a sua produção de conteúdo vai atrair
e reter a atenção dos compradores certos”, observa Samuel.
3º Case de sucesso
“O Luis Navarro e o Eduardo Miranda
são ótimos exemplos. Em 2012, depois de quebrar duas empresas no off-line, eles
resolveram arriscar um terceiro negócio: uma empresa de cursos on-line focada
em segurança com eletricidade, a Engehall Elétrica”. Com as estratégias certas
de entender o que a audiência quer ouvir (qual o conteúdo esperado), como quer
ouvir (em qual mídia quer recebê-lo) e quando quer ouvir (qual o contexto), em
pouco mais de dois anos, o canal do YouTube deles saltou de 2.500 inscritos
para mais de um milhão, tornando-se o maior canal de elétrica da América
Latina.
4º O caso da Blockbuster
No ano 2000, a Blockbuster vivia o
auge do seu sucesso. O empreendedor Reed Hastings propôs ao CEO, John Antioco,
uma empresa de aluguel de filmes on-line. John não aceitou com a justificativa
de que o valor cobrado, 50 milhões de dólares, não geraria o retorno necessário
e que o nicho de atuação era “muito pequeno”. John chegou a escrever na carta
para os acionistas que a preocupação sobre a internet era “exagerada”. Essa empresa
de aluguel de filmes era a Netflix, que, no ano passado, ultrapassou o valor de
mercado de 100 bilhões de dólares. Já a Blockbuster, 13 anos depois da
proposta, declarou falência.
A questão aqui, dada as devidas
proporções, é a mesma de vários empreendedores brasileiros: não perceber que o
público dele vai estar, sim, na internet. E, além disso, como foi citado no
segundo ponto, o poder de escolha deve estar nas mãos do consumidor. A ideia da
Netflix para a Blockbuster era apenas uma transição natural do mundo off para o
mundo on-line, já prevendo que esse fluxo aconteceria em todos os setores do
mercado.
5º O cliente como embaixador da sua
marca
Lembra-se do marketing “boca a boca”
que foi citado no começo? Ele está presente nas estratégias online, mas com
algumas adaptações. “O seu cliente vai continuar sendo sua melhor propaganda,
mas isso acontece se ele consumir seu conteúdo antes da compra do seu serviço ou
produto, e esse conteúdo estará nas redes sociais da sua empresa, da sua marca.
É de lá que novos clientes tirarão suas próprias conclusões e decidirão comprar
de você e indicar para os outros”, analisa Samuel.
No entanto, existem fatores
fundamentais que precisam ser observados para atingir sua audiência: o momento
certo de expor seu público-alvo à venda, a preparação correta e o porquê do seu
produto ser o melhor investimento para o seu público naquele momento. Ao
trabalhar tais estratégias, o seu destaque entre a concorrência é mais
garantido e as chances de atrair e reter a atenção do seu público aumentam.
“Afinal, se mais da metade da
população mundial está na internet, como é que pode você e sua empresa ainda
não estarem!?” indaga o especialista.
Samuel Pereira - publicitário, empresário, especialista
em tráfego e audiência na internet e criador do Segredos da Audiência Ao Vivo,
o maior evento de tráfego e audiência do mundo, que em sua última edição reuniu
quase 3 mil pessoas. Concentra o seu trabalho em ajudar empreendedores a criar
negócios online sustentáveis a longo prazo, por meio de estratégias de tráfego
e audiência que não dependam das constantes mudanças de regras das redes
sociais, atraindo um público extremamente qualificado e capaz de gerar
resultados. É ainda autor do livro “Atenção: o maior ativo do mundo – o caminho
mais efetivo para ser conhecido, gerar valor para seu público e ganhar
dinheiro” e co-autor de “Negócios Digitais”. Site: https://www.samuelpereira.com/