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segunda-feira, 7 de maio de 2018

Veículos de "zero emissão" são de verdade "zero emissão"? [Uma nova análise]


Estamos todos familiarizados com os 'veículos elétricos de emissão zero' mais famosos como Tesla, BMW i3 e Nissan Leaf. Eles vendem a imagem de emissão zero e, geralmente, a ideia de um futuro mais limpo e melhor. No entanto, se você analisar o processo de criação desses automóveis desde sua fabricação até a eventual eliminação, quantas emissões ao longo da vida eles realmente liberam?  Há três partes neste processo:

A Produção: Quantas emissões são lançadas durante a produção do veículo? Isso inclui todas as emissões dos fornecedores para a produção, mineração, entrega e empacotamento das peças.


O Uso do Veículo: Quantas toneladas de CO2 são emitidas na queima de combustível comparado com a quantidade emitida na geração de eletricidade para um carro elétrico?


Descarte do Veículo: Quantas emissões são gastas durante o descarte do veículo?


Aqui é uma análise curta para você entender de verdade quão mais limpo é um carro elétrico. Vamos dar uma olhada mais profunda:



Produção


Vamos começar com um exemplo ilustrativo das instalações de produção de bateria da Tesla e os processos envolvidos na sua montagem. IVL, o Swedish Environment Institute, apresentou um relatório que descreve o potencial impacto do carbono da produção de baterias. Ele mostra que a produção de baterias dá origem a 150-200 quilos de equivalente de CO2 por quilowatt-hora de bateria produzida. Tesla Model S, por exemplo, tem uma bateria de 100 kWh, o que significa que quando alguém compra o carro, ele(a) já está levando para casa uma bateria que criou uma média de 17,5 toneladas de CO2 em seu processo de produção.

Segundo The Guardian, uma revista britânica, um carro de médio porte gasta 17 toneladas de CO2 durante o processo de produção. Esse número é semelhante ao de um carro elétrico, não incluindo a bateria. Contudo, os carros elétricos precisam ser leves, o que significa que eles incluem muitos metais de alto desempenho. Outros, metais raros estão espalhados por todo o carro, principalmente nos ímãs que estão em tudo, desde os faróis até a eletrônica de bordo.  Então, enquanto um carro tradicional gasta só 17 toneladas de CO2, um carro elétrico gasta um total de 34,5 - resultado de 17,5 na bateria e mais 17 no resto dos componentes. 


Mesmo assim, um carro elétrico gera mais ou menos 2x mais CO2 do que um carro tradicional. A bateria dentro dos carros elétricos é muito suja e gera muita emissão.

 O Uso do Veículo

É verdade que um carro elétrico tem "zero emissões". Mas de onde vem essa eletricidade?
Nos EUA, apenas 30% da eletricidade vem de fontes renováveis como a hidrelétrica, nuclear e solar. Logo, os carros elétricos fazem pouca diferença porque ao invés de queimar combustível no carro, está queimando combustível, gás natural, ou carvão para criar aquela eletricidade.  Quando você ponderar o fonte de eletricidade do país, o Union of Concerned Scientists, você chega nos números abaixo:

Em resumo, um carro tradicional cria 3x mais CO2 durante a vida útil, mas ainda gera menos emissões que o carro elétrico quando incluído as emissões com a sua fabricação

 Descarte

O descarte é a reciclagem das peças e também a gestão dos resíduos. As emissões de descarte são tipicamente menos que 1% das emissões da vida do veículo e são 0,3 toneladas para carros elétricos (assumindo a reciclagem responsável da bateria) e 0,15 toneladas para um carro tradicional.

 Então, será que veículos de "zero emissão" são de verdade "zero emissão"?

No total, carros elétricos criam menos emissões, mas eles produzem muito mais na produção e menos no uso. Você também acaba mudando o problema de petróleo para cobalto e lítio, produtos com processo de mineração bem sujo, que são os componentes principais nas baterias. No fundo, os problemas não foram resolvidos. Apenas mudaram o problema de materiais de uso como combustível para materiais de produção como a bateria.

Você precisa usar um carro elétrico minimamente por 3.8 anos para de verdade criar menos emissões. Para carros de frota e outros carros super usados e com uma vida mais curta, provavelmente carros tradicionais serão mais limpos. Dito isso, a tecnologia de bateria está acelerando bastante e deve dobrar em potência nos próximos 7-8 anos, segundo o banco Liberum.

Ainda com a tecnologia de bateria acelerando, existem carros tradicionais leves que tem menos emissões de vida que alguns carros elétricos. Por exemplo, carros de 500Kg como o francês Ligier microcarro ou o “kei car” do Japão tem as menores emissões de qualquer carro.  


Então, se você quiser de verdade criar menos emissões até a tecnologia de bateria ser aperfeiçoada, a melhor coisa a se fazer é usar um carro com menos peso!













5 dicas de hospitalidade que devemos aprender com os filmes da Disney


Os filmes da Disney têm consistentemente contado com alguns elementos-chaves que fizeram o seu sucesso. E para celebrar o Dia Nacional do Turismo, que acontece todos os anos no dia 08 de maio, a EHL - Ecole Hôtelière de Lausanne, líderes e pioneiros em proporcionar a melhor formação acadêmica na indústria da hotelaria, selecionou abaixo cinco dicas que devemos aprender com esses grandes clássicos do cinema. Confira: 


1.Invista no Storytelling:

As empresas de hospitalidade estão gradualmente se voltando para o marketing de conteúdo para se conectar com os consumidores, para os fidelizar e, em última análise, para aumentar os seus negócios. Para algumas empresas, o conteúdo é o núcleo do negócio e não apenas uma ferramenta promocional. Intemporal e envolvente, os clássicos da Disney, como o Bambi, O Livro da Selva ou a Bela e a Fera, todos inspiraram, entretiveram e até nos influenciaram durante a nossa criação. Esses filmes de animação estão no centro do poder narrativo e as empresas podem aprender muito a contar boas histórias com eles.

Sleeping Beauty - Once upon a dream – 1959. Confira mais no vídeo: https://bit.ly/2HzO02T


2.Aposte na Inovação:

O espírito de inovação é a convicção de que o amanhã ainda precisa ser inventado. Sendo o setor de hospitalidade altamente competitivo, é importante que seus players mantenham ou melhorem suas posições de mercado e sua reputação. A inovação em vários níveis pode ser um fator essencial para o sucesso de toda a indústria da hospitalidade. Os filmes da Disney eram frequentemente pioneiros no uso da tecnologia para levar entretenimento ao próximo nível, por exemplo, quando o primeiro desenho animado "totalmente sincronizado" foi lançado.

Mickey Mouse - Steamboat Willie – 1928. Assista mais no vídeo: https://bit.ly/1nFnWXS


3. Tenha um padrão de excelência: 

Manter um padrão de excelência em qualquer campo, requer compromisso, dedicação e trabalho duro. E, quanto se trata de hotelaria e turismo esse quesito é ainda mais importante e faz toda a diferença nos negócios, já que o setor é frequentemente entendido como "Excelência em Serviços" ou que atende além das expectativas dos clientes. O Disney Institute vem ensinando profissionais de outras indústrias a aperfeiçoar a arte do atendimento ao cliente desde a década de 1990. E a música do filme a Bela e a Fera “Be Our Guest”, ou, “Seja O Nosso Convidado” reflete bem essa questão.

 Beauty and the Beast - Be Our Guest – 1991. Veja mais: https://bit.ly/PcoWCV


4. Respeite estilos de vida diferentes: 

De fato, as empresas de hospitalidade estão operando cada vez mais em nível internacional. Funcionários e gerentes são, portanto, confrontados diariamente com desafios transgeracionais e transculturais. Colocar a noção de respeito como um valor central para o setor de hospitalidade é essencial para a interação efetiva entre as diferentes funções de hospitalidade e para o sucesso geral da empresa. Os filmes da Disney evoluíram ao longo do tempo ao lado das atitudes de nossa sociedade para representar estilos de vida muito diferentes.

Cinderella - The work song (Cinderelly) – 1950. Confira mais no vídeo: https://bit.ly/2oVsEmK


5. Tenha Atitude e Otimismo:

"A atitude é fundamental para fornecer serviços de qualidade no setor de hospitalidade", explica o Sr. Neequaye Sasraku, diretor adjunto do Instituto de Treinamento em Hotelaria e Turismo (HOTCATT). Na verdade, o desempenho dos players da indústria ainda é muito baseado no trabalho em equipe, atitude positiva, criatividade e dinamismo. Como uma indústria do povo, isso é transmitido principalmente por seus funcionários. Independente do filme, os clássicos da Disney são, em sua maioria, sobre esperança, aspiração e resultados positivos.

Peter Pan - You Can Fly Clip – 1953. Confira o clássico no vídeo: https://bit.ly/2vTN8Vi

 
A EHL lembra que, embora este artigo use filmes da Disney para ilustrar temas que possam ser aplicados com sucesso à hospitalidade, não se pretende garantir opiniões passadas ou presentes da Walt Disney Company e de seus proprietários.






Ecole Hôtelière de Lausanne (EHL)
www.ehl.edu
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