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sexta-feira, 4 de maio de 2018

O que você tem feito pelo próximo, além de opinar nas redes sociais?


 Monge Hondaku explica que não adianta jorrar ódio nas mídias sociais e fazer meditação para ficar mais calmo. O que muda o mundo são atitudes de compaixão.


Tenho que começar essa conversa confessando que sou um fã de mídias sociais. Desde os primórdios da internet brasileira. Esses meios virtuais me renderam experiências únicas, pois tenho grandes amigos que conheci há 20 anos online e que talvez jamais conheceria por vias físicas.

Posso dizer que até minha própria ordenação como monge e meus estudos no budismo foram facilitados por essas ferramentas virtuais, pois a maioria dos monges brasileiros atuantes se conheceram através de listas budistas criadas nos anos 90.

Dito isso, declaro que venho abandonando aos poucos tudo isso. Não vou me desconectar 100%, porque acredito que essa interação virtual não tem volta, mas como uma pessoa que acompanha a tecnologia há muito tempo, tenho certeza que outros meios virtuais além dos disponíveis hoje surgirão. E espero que sim.

Freud desenvolveu a teoria do “pacto social” na qual ele afirma que o ser humano a partir de certa idade determina sua conduta diante do alheio, ele decide qual será o papel ou a máscara que ele irá usar perante a sociedade para que seja visto como um ser humano de bem, confiável e digno de convivência com os demais.

Esse comportamento inibia em certo grau demonstrações delinquentes ou quebras de condutas sociais pré-estabelecidas por vergonha ou medo de ser execrado e considerado um “pária social”. Um indivíduo poderia ser nazista ou pedófilo, mas só o fato de ter seus pensamentos descobertos o amedrontava perante a sociedade.

Parece que Freud só não previu as redes sociais ou o blog ou o vlog. Simplesmente as mídias sociais de hoje em dia romperam também de forma virtual o “pacto social” freudiano e com tamanha contundência que talvez as teorias terão que ser revistas em breve.

Não sou formado em assuntos psicológicos, mas sei o que são os venenos mentais: a ignorância, a ganância e a raiva! E esses venenos são aqueles que contaminam nosso sangue e nos fazem falar, pensar e agir de modo egoísta e narcisista nos colocando na posição de superioridade social automática, seja para defender uma opinião ou para massacrar um oponente contraditório.

E dos três, a raiva é a que causa mais estrago sem dúvida. Se olharmos as páginas e páginas de postagens veremos raiva, raiva e raiva na grande maioria delas. Pessoas não podem morrer mais, pessoas não podem ter trabalho, pessoas não podem ser ricas, não podem ser pobres, não podem ser ateus, não podem não ser cristãos, não podem ser socialistas, não podem ser capitalistas e recentemente não podem nem mais gostar de coentro.

Quase todas as expressões são criticadas sem argumentação e de maneira violenta. Os seres humanos resolveram achar normal as maiores atrocidades elevando um grande número de pessoas à uma sociopatia virtual.

Se alguém é assassinado, inventa-se desculpas para dizer “bem feito”; se uma mulher é estuprada, o motivo foi a roupa, a maquiagem ou a beleza para justificar o fato; se uma bomba explode a culpa é do explodido.

É uma ode à barbárie de modo virtual onde a indignação não existe mais. Onde atos abomináveis são tratados com a naturalidade de um almoço de domingo. Sem remorso, sem a vergonha da execração como antigamente, sem indignação alguma diante da injustiça ou do terror. Tudo é justificável por algum ângulo que algum especialista virtual inventa.

E aí essas mesmas pessoas que destilam ódio, são as mesmas que curtem e postam mensagens espirituais, vídeos de autoajuda, preces religiosas, correntes infindáveis de email como se Deus tivesse um endereço @ceu.com.br.

Creio que a humanidade nunca se iludiu tanto com a realidade, física ou virtual, como nos dias de hoje. Buda Shakyamuni falava dessa ilusão há 2600 anos, a ilusão de que somos seres individualistas e superiores, esquecendo que todo e qualquer movimento afeta todos nós da mesma rede na qual estamos imersos e não percebemos.

Nos colocamos como entes destacados do mundo sem nos preocuparmos com o alheio. Sem olhar para quem nos cerca e sem tratar as pessoas com compaixão.

Falamos, pensamos e escrevemos o que nossa opinião comanda, o que nosso ego exige, mas esquecemos que tudo isso tem volta, tudo são sementes que plantamos para colhermos mais à frente. É só olhar a condição de nossa sociedade atual para constatarmos que fizemos alguma bobagem no passado.

E não adianta ir fazer curso de meditação para ficar mais calmo diante desse quadro. Você tem que entender que é a SUA atitude que vai mudar o mundo e não seus pensamentos e opiniões. O que você efetivamente FAZ na sociedade é o que vai lhe trazer as consequências. São as suas atitudes. E o que você tem feito?

Não reclame do mundo, mude-o.





Mauricio Hondakuum monge totalmente fora dos estereótipos. Executivo da área de vendas. Adora rock'n'roll, tatuagens e bike de estrada. Segue a filosofia budista há 32 anos e tornou-se Monge há cinco. Pertence à Ordem Shinshu Otani - Higashi Honganji. Apaixonado pela cultura oriental e artes marciais desde a infância, dá uma perspectiva moderna e simples aos ensinamentos budistas, sem perder a tradição. Primeiro monge brasileiro convidado a fazer uma série de artigos para a Revista Tricycle, principal revista budista do mundo.

Em busca dos sorrisos da vida


Muitas de nós vivenciou uma infância difícil, mas a superou desenvolvendo um profundo respeito e um grande amor por aquilo que podia ser, pelo valor de viver e poder fazer. Estas tiveram êxito e se tornaram sorrisos da vida.
O mundo feminino não é de fácil compreensão, tantas vezes somos vistas como santas ou mártires, mas na realidade precisaríamos rever e compreender alguns conceitos. A obra A Feminilidade como Sexo, Poder e Graça, nos oportuniza visionar a excelência da mulher ao lado do homem sobre este planeta. 

Muitas pessoas dotadas de dons especiais, não os sabem administrar e desenvolvem uma permanente incoerência: de um lado aquele dom e do outro aquele que o desperdiça em uma vida onde o êxito não é buscado. É propriamente esta instabilidade que leva a angústia, isto é, a ambivalência na gestão do dom, a contradição entre o privilégio e o desperdício, até o ponto que fisicamente, como observamos em alguns artistas que tanto admiramos, aquele dom que não foi amado e desenvolvido, se vai. O maior retorno que o dom nos propicia consiste em protagoniza-lo e em segundo lugar em desfrutar dos benefícios que produz.

Vivenciar o intransferível protagonismo é reconhecer os próprios dons e coloca-los em marcha, é abrir-se às transformações que proporciona a luta pela vida quando se assume o papel principal e não de simples expectador. A importância do êxito reside no enriquecimento que gera a colocação em marcha dos mecanismos psíquicos para persegui-lo, conclui Clara Coria em sua obra Los laberintos del exito.

A palavra êxito nos lembra sucesso, magnitude, perfeição, resultado satisfatório e feliz. 

Alguns afirmam ainda que persistir é caminhar na busca dos sorrisos da vida.





Alice Schuch - escritora, palestrante, pesquisadora e doutora do universo feminino.


Os significados das bodas nos 10 primeiros anos de casamento


De papel a estanho, conheça os símbolos que representam cada aniversário juntos


Segundo a etimologia da palavra bodas, sua origem vem do latim, vota, que significa votos ou promessa. As Bodas de Casamento, portanto, são a celebração de cada aniversário do matrimônio, reforçando os votos trocados no dia do “sim”. Os anos são representados por variados bens ou materiais, desde o mais frágil de todos, como o papel, no primeiro ano de união, até o mais resistente, como a milenar árvore de jequitibá, designada aos que alcançam os incríveis 100 anos de vida a dois.

A origem desta tradição, porém, é incerta, com crenças de que tenha surgido ainda na Roma antiga ou na Idade Média. Entretanto, os primeiros registros do costume de presentear casais juntos há muitos anos surgiram na Alemanha, em obras que datam de 1800. Naquele tempo, autores descreviam como era comum receber de amigos mimos em prata e outro tanto no Silberhochzeit (aniversário de 25 anos de casamento) quanto no Goldene Hochzeit (50 anos de relação).

O costume evoluiu e cada aniversário passou a ser celebrado de maneira especial. Ainda hoje, os símbolos que representam os anos juntos, em geral, são os mesmos ao redor do mundo, com pequenas adaptações em cada país - o jequitibá, por exemplo, é uma árvore existente somente em regiões tropicais, portanto, na Alemanha, os cem anos de união têm outra designação e são chamados Bodas do Paraíso (Himmelshochzeit).


Os dez primeiros anos de uma vida inteira


A verdade é que, para que uma relação dure tanto tempo, sua base deve ser sólida, capaz de criar raízes robustas e frutificar ano após ano. Pensando nisso, a vitrine virtual UmSóLugar preparou uma lista com os significados de cada símbolo dos 10 primeiros aniversários de matrimônio. Confira: Bodas de Casamento: os significados na primeira década.

No 1º ano de casados, se comemora as Bodas de Papel, justamente para traduzir a fragilidade dos primeiros 12 meses juntos, mas também a flexibilidade do novo casal, aberto a adaptações. No ano seguinte, as Bodas são de Algodão que, um pouco mais resistente que o papel, demonstram a evolução da vida a dois pois, exatamente como o algodoeiro, ainda é delicada e exige cuidados. No terceiro ano, porém, as Bodas de Trigo refletem prosperidade, abundância, fertilidade, parceria e alegria do casal.

No aniversário de 4 anos do “sim”, as Bodas de Frutas, ao lado das flores, ilustram a vitalidade do matrimônio, afinal, o resultado do cultivo é a colheita de bons frutos. Na sequência, as Bodas de Madeira configuram algo que cresce e cria raízes, é resistente e serve como a base para a construção de bens duradouros. Agora, no sexto ano, as Bodas de Açúcar significam a doçura do amor, evidenciando o companheirismo e a cumplicidade.

Aos sete anos de união, as Bodas são representadas pela Lã, uma fibra natural com capacidade de isolamento tanto do frio quanto do calor - assim como o matrimônio, resistente faça chuva ou faça sol. No oitavo aniversário, o motivo é a Papoula que, dentre os seus mais diversos simbolismos, é associada com frequência ao rejuvenescimento da vida a dois. Já a Cerâmica, presente nas Bodas de nove anos de casamento, provém de uma técnica de produção que leva tempo e dedicação, resultando em algo belo e que deve sempre ser tratado com zelo, assim como o matrimônio.

Para os jovens casais, os 10 anos de relação são, sem dúvidas, um marco importante. Portanto, neste aniversário são comemoradas as Bodas de Estanho, justamente porque este é um metal maleável, porém resistente - valores essenciais para quem deseja celebrar muitas e muitas décadas a felicidade de viver juntinho de sua cara-metade.





Fonte: UmSóLugar

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