Quantas
pessoas conhecemos que vivem distante daquilo que eram seus sonhos e objetivos?
Têm esses sentimentos de frustração e acomodação em uma vida que é somente a
sombra do que desejavam para si mesmas? A maioria desses indivíduos tem talento
e potenciais, mas não sabe como desenvolvê-los, não se sente merecedor e não
tem a força interior necessária para fazer acontecer.
A escola é o primeiro lugar
que frequentamos independentes dos pais, onde começamos a desenvolver a
consciência das nossas capacidades, escolhas, possibilidades, identidade,
confiança e objetivos. É a ponte que liga a infância ao início da vida adulta e
de suas infinitas possibilidades.
O
desafio da escola é permitir que essa travessia se cumpra de forma saudável e
construtiva, equilibrando as exigências de passar conteúdos e conhecimentos,
com a necessidade de estimular no aluno a confiança, a autoestima, as
competências emocionais e sociais para compreender a si mesmo e, assim, superar
os desafios da vida e construir o seu futuro.
A
formação do jovem é um direito e um fator estratégico para a sua vida. Ela não
se baseia apenas em conhecimentos técnicos e didáticos, mas principalmente, em
permitir que obtenha os instrumentos essenciais para administrar mudanças e
dificuldades, traçar e realizar objetivos, superar derrotas e frustrações,
escolher uma profissão e viver na sociedade de forma autônoma, responsável e
feliz.
Mas
a instituição de ensino que temos é realmente a escola que pode proporcionar
isso? Nela, são construídos os valores que norteiam a vida do ser humano? A
escola está passando os conhecimentos fundamentais para o aluno criar seu
futuro? Para responder a esses questionamentos, podemos refletir sobre três
pontos:
-
Permitir ao aluno aprender a pensar:
incentivá-lo a questionar e a elaborar as informações, estimular a curiosidade
e a perseverança, fortalecer a capacidade de direcionar seus pensamentos naquilo
que é importante e manter o foco e a atenção nos seus objetivos;
-
Ajudar o aluno a ser ele mesmo: estimulá-lo
a descobrir os seus talentos, a se conhecer nas suas emoções e a se realizar
nas suas potencialidades, para ir em direção aos seus sonhos com coragem,
confiança e respeitar o outro nas suas diversidades;
-
O aprendizado acontece quando existe um ambiente acolhedor: um espaço assim, onde o educador e o aluno se abrem
para a construção de uma relação verdadeira de confiança, admiração e respeito,
permite que a ação educativa aconteça e a motivação seja estimulada.
Quando
trabalhamos para integrar essas reflexões, junto à cultura e ao saber,
defendemos a escola na sua missão e visão mais profunda de ser o agente
educador e social fundamental na nossa vida.
A
escola é o elo entre o passado (nossa história) e a experiência atual, entre o
patrimônio cultural e a construção do futuro. Cada vez mais, precisamos
reconhecê-la como a nossa base, como o meio que pode
transformar sonhos em vida.
Eduardo
Shinyashiki - mestre em neuropsicologia, liderança
educadora e especialista em desenvolvimento das competências de liderança
organizacional e pessoal. Com mais de 30 anos de experiência no Brasil e na
Europa, é referência em ampliar o poder pessoal e a autoliderança das pessoas,
por meio de palestras, coaching, treinamentos e livros, para que elas obtenham
atuações brilhantes em suas vidas. Mais informações: www.edushin.com.br