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quinta-feira, 21 de julho de 2022

Check Point Software alerta para os erros de segurança cibernética que podem colocar os amigos em risco

Imagem ilustrativa - Divulgação Check Point Software 

Os erros que cometemos em nossas contas e perfis pessoais podem ter um impacto direto na segurança cibernética dos contatos mais próximos

 

Os cibercriminosos aproveitam essas datas comemorativas para realizar todo o tipo de golpes, bem como da popularidade das plataformas de mídia social para obterem os dados da lista de contatos. Por esta razão, é importante que todos os usuários estejam cientes das ameaças cibernéticas mais atuais, não apenas para sua própria segurança, mas também para a proteção daqueles com quem mantêm uma comunicação pessoal e profissional. É por isso que, no Dia do Amigo, celebrado no Brasil em 20 de julho (o Dia Internacional da Amizade ou do Amigo é comemorado em 30 de julho),  a Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder de soluções de cibersegurança global, alerta os usuários sobre os riscos e dá três dicas para se manter seguro online.

 

É importante observar que os riscos não se restringem a uma plataforma de mídia social e que os atacantes aproveitarão qualquer violação de segurança para obter acesso a informações pessoais. Por exemplo, muitas campanhas de phishing são distribuídas por e-mails, solicitando a redefinição de senha. Como muitos usuários confiam na mesma senha em todas as suas contas online, uma vez que um atacante tenha essas credenciais, todas as contas que usam as mesmas informações de login estão em risco. Além disso, todos os seus contatos nessas contas estão agora à mercê do hacker.

 

O mesmo ocorre se um cibercriminoso conseguir realizar a troca de SIM (Subscriber Identity Module, e em português "Módulo de Identificação do Assinante", técnica pela qual, por meio de um ataque de phishing, ele usa dados roubados para duplicar um cartão SIM móvel, dando acesso a todo o perfil online da vítima. Se isso acontecer, todos os contatos do dispositivo móvel em questão estarão disponíveis, permitindo que os cibercriminosos enviem textos de phishing ou e-mails carregados de malware para realizar roubos financeiros ou extrair credenciais para também obter acesso aos seus contatos, criando um dominó efeito.

 

Três dicas importantes para fortalecer os esforços de segurança cibernética

 

  1. Proteger as senhas: A melhor maneira de manter a nós mesmos e nossos amigos e familiares protegidos de um ataque cibernético em série é criar senhas fortes evitando os clássicos como "123456" ou "senha" e usando combinações diferentes para cada plataforma parar cibercriminosos acessando mais de uma conta. Também é aconselhável alterar essas senhas periodicamente para se manter ainda mais seguro. Outra recomendação é considerar a implementação da autenticação de dois fatores.
  2. Estar atento: A agitação da vida cotidiana pode nos tornar mais suscetíveis a clicar acidentalmente em um link ou cair em um golpe. Portanto, sempre que receber um e-mail ou mensagem de texto de um remetente desconhecido, reserve um minuto e procure por sinais de que possa ser malicioso. Por exemplo, gramática incorreta que esteja tentando induzir o usuário a tomar uma decisão rápida.
  3. Estudar novas ameaças: Os cibercriminosos estão se tornando cada vez mais criativos na forma como tentam atacar contas. Isso significa que os usuários precisam se informar sobre as campanhas para não serem vítimas das últimas tendências de ataques. Deve se lembrar de verificar sites de notícias e sites de segurança cibernética para se manter informado sobre qual é a abordagem mais recente, para que da próxima vez que você receber uma mensagem mal-intencionada, ela já esteja na vanguarda de sua mente.

 

"Enquanto celebramos nossas conexões no Dia do Amigo, precisamos pensar no que é possível fazer para manter nossos amigos seguros online", alerta o Fernando de Falchi, gerente de Engenharia de Segurança da Check Point Software Brasil. "Muitas vezes, quando uma de nossas contas ou dispositivos é hackeado, só pensamos em nós mesmos. A data comemorativa de hoje deve servir como um lembrete para todos, que quando somos vítimas de um ataque, isso também coloca todos os nossos contatos em risco, então uma boa comunicação é importante. Não é uma questão de atribuir culpa, mas mais sobre o que podemos fazer para manter nossos amigos, familiares e colegas seguros online.”

 

Check Point

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Especialista explica como fazer a retificação do Imposto de Renda

A Contadora alerta que caso não seja feita a correção, o contribuinte pode cair na malha fina e pagar uma multa.

 

Erros na declaração do Imposto de Renda, seja por informação incorreta ou ausência de dados, podem levar o contribuinte a cair na malha fina da Receita Federal. E as penalidades podem ser altas. “Caso seja notificado, a multa pode corresponder a 75% do imposto devido”, explica a contadora e diretora da Contax Contabilidade e Planejamento Tributário, Debora Christiane Correa Rebellato. 

O prazo para entregar a declaração terminou no fim de maio, mas ainda é possível fazer uma declaração retificadora, sem pagar nenhuma multa.  A retificação pode ser feita em até cinco anos após entrega da declaração, desde que não exista nenhuma notificação, porém, o ideal é que seja realizada o mais rápido possível. Em 2021, quando 36,8 milhões de declarações foram enviadas à Receita Federal, cerca de 869 mil contribuintes caíram na malha fina. Destas ocorrências, a maior parte foi pela omissão de rendimentos, com 41,4%, seguida pela falta de comprovação de dedução, com 30,9%. Os dados são da Agência Brasil.

 

Quais são os passos a serem seguidos? 

O contribuinte pode enviar quantas retificações desejar, porém somente a última declaração retificadora será considerada. “Caso a retificação fosse feita dentro do prazo de entrega da declaração do imposto de renda, o declarante poderia alterar também a forma de tributação, escolhendo entre o modelo completo ou o simplificado. Mas com o fim do prazo, é possível somente retificar os dados ”, explica a contadora.  

Debora ainda explica que a retificação da declaração pode ser feita de três maneiras: através do programa baixado na página da Receita Federal, do aplicativo de smartphone Meu Imposto de Renda ou pelo Portal e-CAC. 

Se a opção escolhida for através do software da Receita Federal, Debora orienta atualizar a versão do programa onde foi feita a declaração original. Se o contribuinte preferir fazer a correção na plataforma e-CAC, o acesso é feito através do portal do governo (Gov.Br), e para isso é necessário ser nível prata ou ouro.  

Debora recomenda que o contribuinte não demore muito para fazer a retificação.  A restituição pode acabar sendo liberada antes com valor indevido ou ser gerado imposto a pagar com valor a mais.


Qual a importância da regionalização no atendimento virtual?

Proporcionar um atendimento humanizado e personalizado é um dos fatores mais determinantes para a satisfação e retenção dos clientes. Em meio a constantes avanços tecnológicos, o uso da regionalização nos agentes virtuais vem se tornando uma ferramenta poderosa para esse objetivo – capaz de gerar uma enorme empatia e atração perante os consumidores. Mas, nessa jornada, certos cuidados devem ser tomados, evitando riscos de desconfortos perante tais adequações.

Cada cliente é único. Mesmo em regiões menores, com uma população reduzida, é possível encontrar variações linguísticas marcantes – com gírias e expressões únicas que definem aquele povo e sua comunicação. Quando levados em consideração no atendimento, esses detalhes podem fazer toda a diferença para que o consumidor se sinta importante e volte a procurar a marca para futuras compras.

Em uma pesquisa conduzida pela Hibou, cerca de 33% dos clientes desistem de buscar por uma empresa diante de uma má experiência. Para piorar, 30% chegam a compartilhá-la em suas redes sociais, de acordo com dados divulgados pelo Sitel Group. A propagação de uma jornada de compra negativa pode ser devastadora – mas, possível de ser evitada diante dessa atenção.


Quais os benefícios da regionalização no atendimento virtual?

O atendimento virtual não precisa ser algo robotizado. Hoje, temos mecanismos capazes de trazer essas peculiaridades linguísticas para o agente de voz, fazendo com que o consumidor se sinta mais confortável em conversar com um atendente que, mesmo programado, possui seu mesmo modo de falar. Mas, é importante ressaltar que, nem sempre, essa será uma meta capaz de atingir 100% de amplitude.

Em territórios extensos como o Brasil, se torna praticamente impossível trazer essa regionalização para o atendimento virtual. Afinal, em um único estado, temos dezenas de variações linguísticas completamente distintas uma das outras – o que demandaria enormes investimentos e tempo de desenvolvimento para incorporar todas essas regionalizações. Não à toa, muitas companhias nacionais preferem implementar uma linguagem mais neutra, como forma de evitar desentendimentos ou desconfortos.


Como implementar a regionalização no atendimento virtual?

Para empresas mais nichadas ou regionais, criar atendentes virtuais com tais variações se torna mais acessível, desde que alguns cuidados sejam tomados. Antes de mais nada, é imprescindível pesquisar a fundo o linguajar utilizado em cada região para que, a partir disso, consiga elaborar a persona ideal para cada localidade. Comece pequeno e vá expandindo sua área de análise, contando sempre com o apoio de uma equipe especializada, que conduza o drive de voz do seu agente.

Este estudo é fundamental para a elaboração de uma cadência linguística aderente ao seu público, identificando todas as características que influenciam na voz desenvolvida, como as gírias mais utilizadas, expressões e entonações. Uma vez mapeadas, é preciso direcioná-las à área de atuação da companhia – afinal, em empresas como escritórios de advocacia ou de contabilidade, por exemplo, utilizar linguagens mais informais se torna incoerente com aqueles que irão adquirir seu serviço.

Ainda, é necessário tomar o máximo cuidado para não exagerar e abusar desta regionalização. Nada em excesso é saudável e, no atendimento virtual, utilizar expressões e gírias demasiadamente pode apenas trazer o efeito oposto, de estranhamento. É preciso compreender respeitosamente cada linguajar, suas peculiaridades e balancear perfeitamente esses pontos – assim, seus consumidores se sentirão muito mais confortáveis e contentes em se relacionar com sua marca.

 

Leonardo Coelho - Head de Customer Sucess e Product Manager do Voice Bot na Pontaltech, empresa especializada em comunicação omnichannel.


Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br


Varejo paulista cresce 18% em abril, na comparação anual, e obtém maior faturamento para o mês desde 2008

 Nível das vendas varejistas no quadrimestre já supera em 23% o acumulado nos quatro primeiros meses de 2019

 

As vendas reais no comércio varejista do Estado de São Paulo cresceram 18% em abril, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em termos monetários, isso significa R$ 13.903,9 milhões a mais do que o apurado em abril de 2021. O dado é da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O estudo também demonstra que o faturamento atingiu R$ 91,1 bilhões no período – o resultado é o maior para o mês desde 2008, quando a série histórica teve início.
 
O nível das vendas varejistas no quadrimestre já supera em 23% o acumulado no mesmo período de 2019, e em 27% a média dos quatro primeiros meses do período, entre 2017 e 2019. De janeiro a abril, o setor registra crescimento de 12%, exibindo uma trajetória ascendente a cada mês e apontando variações significativas. Esse desempenho está ligado à queda do desemprego e ao aumento das contratações com registro em carteira, o que possibilitou que mais pessoas ficassem aptas a consumir.
 
Por outro lado, a aquisição de crédito pelas famílias – que estimulou a aquisição, em especial, de bens duráveis – e a injeção de valores consideráveis por meio dos saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) também estimularam o consumo. Outro fator que contribuiu foi a antecipação do décimo terceiro salário em valor médio maior do que no ano passado – devido ao maior contingente de pessoas com direito ao benefício.
 
Apesar do contexto favorável, a FecomercioSP destaca ser improvável que o atual ritmo de crescimento das vendas permaneça exibindo taxas de dois dígitos até o final do ano, sendo observados, já no segundo semestre, aumentos menores. Isso devido ao nível de endividamento, à inadimplência na capital, e ao aumento da taxa básica de juros para conter a inflação, que podem levar a uma desaceleração do crescimento das vendas.


 
Lojas de vestuário crescem 91%

Todas as atividades avaliadas na pesquisa demonstram aumento no faturamento real, com destaque para as lojas de vestuário, tecidos e calçados (91,1%) – que se beneficiaram da base de comparação fragilizada: em abril de 2021, o faturamento foi de apenas R$ 3,4 bilhões – 33% abaixo do padrão histórico para o mês. Outro fator que explica o resultado expressivo foi a renovação dos estoques para a temporada de inverno no início do ano, o que levou à realização de muitas promoções, contribuindo para o aumento das vendas.
 
Os demais segmentos a apresentarem alta no faturamento foram: outras atividades (26,7%); concessionárias de veículos (17,1%); autopeças e acessórios (17,1%); eletrodomésticos, eletrônicos e L.D. (16,3%); lojas de móveis e decoração (15,0%); supermercados (9,6%); farmácias e perfumarias (8,8%); e materiais de construção (7,2%).
 


 
Varejo paulistano

Na capital paulista, as vendas do varejo apresentaram crescimento de 22,2% no faturamento real, em relação ao mesmo período do ano passado – atingindo R$ 27,3 bilhões no mês. As mesmas razões que embasaram a alta substancial no Estado explicam o resultado da capital: redução do desemprego, com aumento do emprego formal, crédito em expansão, retirada do FGTS e antecipação de maior valor do décimo terceiro salário.
 
As taxas de crescimento também foram observadas em todas as nove atividades no mês de abril: lojas de vestuário, tecidos e calçados (101,8%); lojas de móveis e decoração (41,7%); eletrodomésticos, eletrônicos e L.D. (34,6%); outras atividades (32,2%); concessionárias de veículos (24,5%); autopeças e acessórios (23,1%); farmácias e perfumarias (9,4%); supermercados (7,8%); e materiais de construção (4,8%).
 


 
Nota metodológica

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) utiliza dados da receita mensal informados pelas empresas varejistas ao governo paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
 
As informações, segmentadas em 16 Delegacias Regionais Tributárias da Secretaria, englobam todos os municípios paulistas e nove setores (autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamentos; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção; supermercados; e outras atividades).
 
Os dados brutos são tratados tecnicamente de forma a se apurar o valor real das vendas em cada atividade e o seu volume total em cada região. Após a consolidação dessas informações, são obtidos os resultados de desempenho de todo o Estado.
 

FecomercioSP



Como encontrar o curso certo para decolar sua carreira?

Investir na qualificação profissional é, sem dúvidas, a chave para o sucesso. Entretanto, mediante a tantas opções de cursos ofertadas no mercado, torna-se desafiador escolher, de forma assertiva, a opção mais viável e que atenda aos objetivos buscados a curto, médio e longo prazo. Nessa jornada, estar atento à critérios pontuais de elegibilidade é fundamental para auxiliar no processo de escolha.

Não há como negar que a oferta de cursos de capacitação aumentou consideravelmente nos últimos anos. Apesar da complexidade da escolha, não investir em qualificação contínua não é uma opção. Ainda mais depois da pandemia, onde a taxa de desemprego disparou.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Oliver Wyman, investir em práticas de aperfeiçoamento, aprendizado e crescimento de carreira faz parte da prioridade de 57% dos entrevistados. Mas, de nada adianta um banquete de opções à sua frente, sem saber qual a melhor escolha para seu sucesso.

Nessa decisão, é importante levar em consideração o melhor formato de aula, sendo compatível com cada perfil. É preciso analisar se o conteúdo corresponde às expectativas de crescimento profissional e, ainda, se a metodologia adotada é a mais indicada para o seu estilo de aprendizagem.

Em uma primeira análise, optar por um programa online ou presencial dependerá, principalmente, da rotina e disponibilidade de cada um. Para aqueles que possuem um dia a dia agitado, um curso à distância permitirá que o profissional assista às aulas no horário de sua preferência, conseguindo absorver melhor os conteúdos.

O mesmo critério de seletividade deve ser aplicado ao analisar a carga horária. Afinal, enquanto profissionais da geração Y possuem mais facilidade em assistir a aulas extensas sem perder o foco, o mesmo não acontece com a geração Z – a qual apresenta melhores resultados de aprendizado em aulas de curta duração e mais dinâmicas. Avaliar o tempo que será disponibilizado para a formação também é um fator crucial para essa escolha.

Todos esses fatores devem estar alinhados ao propósito da jornada do profissional sendo necessário analisar se o programa escolhido irá surtir efeitos desejados, contribuindo assim para os planos de carreira. Para isso, é importante sempre entender quais são os conhecimentos necessários de acordo com o momento de carreira atual e futuro. É preciso planejar e reavaliar a estratégia de tempos em tempos a fim de alcançar as metas estabelecidas. 

Incorporar esta premissa, conhecida no conceito de lifelong learning, é um dos maiores segredos dos profissionais de alto impacto. Afinal, o aprendizado contínuo deve fazer parte de todos os profissionais, em busca de um desenvolvimento constante e autoconhecimento profundo sobre nossos desejos e metas. Apenas assim, será possível lidar com as mudanças do mercado e estar preparado para trilhar essa jornada com base no aprimoramento contínuo.

Somado a isso, as empresas também têm um papel importante na capacitação dos profissionais, visto que muitas demandam conhecimentos específicos. Em todos os casos, é relevante que empresa e colaborador tracem uma estratégia em conjunto, buscando alinhar os interesses de ambos os lados.

Investir na qualificação profissional é, sem dúvidas, o principal caminho na busca por novas oportunidades para o crescimento. Contudo, mais do que escolher um curso de capacitação, é necessário ponderar exatamente aquilo que tem procurado e, avaliar de que forma tal escolha irá contribuir para o planejamento a longo prazo. 



Pollyana Guimarães - idealizadora da Evoluzi, empresa de curadoria de treinamentos corporativos.


Carga pesada: o IPI é um dos impostos mais antigos e abrangentes do país

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O Diário do Comércio inicia hoje uma série que busca esmiuçar os principais tributos brasileiros com o objetivo de explicar por que a carga sobre os ombros do contribuinte é tão pesada

 

Um dos impostos mais antigos cobrados no Brasil, o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) foi inspirado no chamado Imposto sobre Consumo, previsto na Lei nº 25, publicada em dezembro de 1891.

Nos moldes atuais, o IPI é cobrado desde 1964 dos industriais e importadores por meio da Lei 4.502/64. Recentemente, o tributo, que é de competência da União, ganhou destaque na mídia ao ser classificado pelo ministro da Economia Paulo Guedes como um tributo “contra a indústria brasileira”.

É um tributo indireto, ou seja, incide sobre o consumo, sendo repassado ao valor final das mercadorias. Sua incidência é abrangente, alcançando os produtos industrializados, nacionais ou não, com percentuais de alíquotas variadas. As exportações, entretanto, estão fora do radar da incidência do IPI.  

Por ser um imposto seletivo, o IPI tem alíquotas mais brandas para os produtos essenciais e mais onerosas para os produtos considerados supérfluos. Cigarros, por exemplo, são tributados com alíquota de 300%, a mais alta na tabela de incidência.

É um tributo administrado e arrecadado pela União, mas é partilhado com os Estados e municípios. No ano passado, a arrecadação somou R$ 82,3 milhões, corrigidos pelo IPCA, segundo dados da Receita Federal. De janeiro a maio deste ano, o IPI foi responsável por uma arrecadação de R$ 28,1 milhões. 

 

INSTRUMENTO DE POLÍTICA ECONÔMICA

Uma das particularidades do IPI é que possui características tanto arrecadatórias como regulatórias. É, portanto, um poderoso instrumento de política econômica e industrial.

A Constituição prevê que o Poder Executivo pode alterar as alíquotas do IPI, dentro dos limites legais, por meio de decretos, sem a necessidade de passar pelo Congresso Nacional. Isto vale para majoração ou redução de alíquotas. 

Em março de 2022, por exemplo, suas alíquotas foram reduzidas pelo governo por meio do Decreto nº 10.985/2022, numa tentativa de estimular a economia. Dentre os produtos beneficiados pela desoneração recente estão aparelhos de televisão e som, armas, artigos de metalurgia, brinquedos, calçados, carros, máquinas, móveis e tecidos.

A redução nacional do imposto, no entanto, tem gerado atritos com as bancadas amazonenses na Câmara e no Senado por conta dos impactos negativos da medida à Zona Franca de Manaus. 

Atualmente, o antigo Imposto sobre Consumo é regulamentado pelo Decreto federal nº 7.212, de 2010, que traz as normas mais detalhadas sobre apuração, cobrança e fiscalização, assim como isenções e benefícios acerca deste tributo. 

Já o Decreto federal nº 8.950, publicado em 2016, estabelece a Tabela de Incidência do IPI, conhecida como TIPI. Para cada produto há a previsão de incidência ou não.  

 

NÃO CUMULATIVO

Outra característica do imposto, assim como ocorre com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), de competência estadual, é a de ser não-cumulativo, ou seja, do valor apurado numa operação deve ser deduzido o valor do IPI recolhido nas operações anteriores.

Diferentemente do ICMS, entretanto, os contribuintes não enfrentam tantos problemas para terem acesso aos créditos decorrentes do sistema não-cumulativo. Assim, as disputas entre fisco e contribuinte não ganham destaque tanto na esfera administrativa como judicial.

“No caso do IPI, há menos dúvidas em torno do que gera créditos, provavelmente por conta de ser um imposto federal. Ou seja, não há 27 estados puxando a corda de arrecadação. Além disso, o conceito de insumo é mais uniforme”, explica Regis Trigo, tributarista do Hondatar.

O tributarista lembra que a grande polêmica em torno do IPI ocorreu na década passada, quando havia dúvidas se as compras de insumos ou a venda de produtos já industrializados sem incidência de IPI poderiam gerar créditos. Os temas, no entanto, foram superados por meio da jurisprudência ou legislação.

 

CLASSIFICAÇÃO FISCAL

Na opinião de Douglas Campanini, especialista em tributos indiretos da Athros Auditoria e Consultoria, a complexidade do IPI está relacionada à classificação fiscal. Para isso, é preciso conhecer todas as características do produto.  

“Apesar de serem classificados comercialmente como chocolate, o chocolate branco, que não tem cacau em sua composição, tem uma classificação fiscal diferente da do chocolate ao leite. Ou seja, para fins de IPI são produtos totalmente diferentes. Então, existem algumas divergências entre fisco e os contribuintes a respeito da classificação”, explica.

 

Silvia Pimentel

https://dcomercio.com.br/publicacao/s/carga-pesada-o-ipi-e-um-dos-impostos-mais-antigos-e-abrangentes-do-pais#:~:text=Carga%20pesada%3A%20o,IMAGEM%3A%20Freepik


ViaQuatro e ViaMobilidade promovem campanha de informação sobre hepatites

Julho Amarelo é o momento para conscientizar sobre a doença; ação ocorre em parceria com profissionais de saúde


No dia 28 de julho é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para estimular a conscientização sobre a doença e esclarecer sobre formas de prevenção, diagnóstico e tratamento. A ViaQuatro e a ViaMobilidade contribuem com a campanha promovendo ações sobre o tema em suas estações. 

O projeto se estende por alguns dias - começa nesta sexta-feira, dia 22, e encerra na semana seguinte, dia 29, sempre das 10h às 15h. Com apoio de profissionais de saúde da SBH (Sociedade Brasileira de Hepatologia) e da Escola Proz, será oferecido ao público, em diversas estações, informação, testagem para a doença e aferição de pressão arterial. 

A hepatite é uma doença inflamatória [do fígado] e possui diferentes tipos, cada um com seus próprios quadros, tanto de transmissão como de evolução. Alguns casos, como as hepatites A e E, se manifestam de forma aguda. As hepatites B e C podem se tornar crônicas e evoluir para câncer hepático, daí a importância do conhecimento a respeito. Mais informações podem ser obtidas em Link. 

“Ações de saúde e prevenção de doenças fazem parte das atividades oferecidas ao público que circula por nossas estações, pois zelar pelo bem-estar de nossos passageiros é investir em mobilidade humana”, pontua Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.


Sobre a Escola Proz

Embora a Proz seja uma marca nova, nascemos a partir da união das melhores escolas de ensino profissional dos estados em que estamos presentes, a ESSA (SP) e Enferminas (MG). Fundadas há mais de 10 anos, as escolas juntas, já formaram mais de 22 mil estudantes. Hoje somos 16 escolas na região metropolitana de São Paulo, além das unidades do interior de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O foco da instituição é a formação técnica de jovens e adultos em diversas áreas, sendo que o curso de técnico de enfermagem é onde concentra-se maior número de alunos.

 

Sobre a SBH:

A Sociedade Brasileira de Hepatologia é uma entidade médica, sem fins lucrativos, fundada há 55 anos e tem como principal objetivo olhar atentamente para as doenças hepáticas, propagando informação e conhecimento, através de ações, estudos e eventos, tanto para o profissional médico quanto para a população.

 

 

Serviço:

Julho Amarela - orientações sobre hepatites virais

Atendimento, aferição de pressão arterial e acolhimento acerca do diagnóstico de hepatite C -- das 10h às 15h

22 de julho: Estação Grajaú (Linha 9-Esmeralda)

26 de julho: Estação Luz (Linha 4-Amarela)

 

Teste Rápido de Hepatite C

Atendimento, aplicação de teste rápido e acolhimento acerca do diagnóstico de hepatite C -- das 10h às 15h

27 de julho: Estação Largo Treze (Linha 5-Lilás)

28 de julho: Estação Luz (Linha 4-Amarela)

29 de julho: Estação Grajaú (Linha 9-Esmeralda)


O que muda com a nova medida provisória que aumenta a margem do empréstimo consignado

Especialista da Simply, plataforma de onboarding que formaliza R$ 4 bilhões de empréstimos ao mês, explica o impacto da MP[


A margem do crédito consignado, modalidade que tem desconto automático das parcelas na folha de pagamento ou benefício, será ampliada para 45%.  Isso significa que o limite máximo da remuneração comprometida com o empréstimo passa para um percentual maior do que era permitido anteriormente, 40%. A medida aprovada pelo Senado no último dia 07, seguiu para sanção presidencial automática prevista para o último dia 15 de julho.

A Simply, fintech de transformação digital do setor financeiro, que faz parte da Sinqia Digital, maior provedora de tecnologia para o mercado financeiro, apenas no primeiro semestre deste ano observou um aumento de 80% das propostas analisadas, em comparação com o mesmo período de 2021. Entre eles, documentos de identificação pessoal para aberturas de contas digitais e envio de comprovantes para solicitar essa modalidade de empréstimo. 

“Apenas no último mês, tivemos um novo recorde histórico, movimentado pelo crescimento da base de clientes,na abertura de contas em bancos digitais e pelo aumento de pedidos dos empréstimos, equivalente a 18 milhões de propostas analisadas nos últimos 3 meses”, conta Roberto Rigotto, fundador da Simply. “Como temos muitos clientes do consignado, a mudança na margem gera novos pedidos e, consequentemente, o aumento  no número de propostas e imagens processadas eletronicamente”, completa o especialista.

Atualmente a Simply atende três dos cinco maiores bancos do Brasil, isso mostra a capacidade da empresa para atender e absorver grandes volumes. A fintech validou mais de 20 milhões de imagens, 5 milhões de propostas e formalizou mais de R$4 bilhões em empréstimos por mês. Somente no último bimestre, foram cerca de 12 milhões de propostas eletrônicas analisadas.

Para Rigotto, os bancos estão buscando evoluir as experiências para diminuir a interferência junto ao cliente, a fim de tornar as transações mais ágeis e dinâmicas. “De maneira geral, todos os processos bancários estão digitalizados e fáceis de serem contratados. A nova disputa é para ter mais agilidade, ganha o cliente quem é mais rápido e possui ferramentas que resolvam a jornada do usuário. Mas ainda há um universo de possibilidades a serem exploradas nesta direção”, finaliza o executivo.

 

Simply
www.simply.com.br

Seguro viagem com cobertura para Covid-19 ainda é uma exigência para os turistas

Aurora Boreal do Alaska
Marco Brotto


Optar pelo seguro viagem com assistência é importante para ter uma viagem tranquila


Uma das dúvidas mais comuns entre os viajantes é: contrato um seguro viagem ou uma assistência viagem? Depois da Resolução 315/2014, da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que entrou em vigor em 2016, as diferenças acabaram e os dois serviços funcionam em conjunto. Ou seja, o viajante pode escolher entre acionar a seguradora para ser atendido em um local credenciado e com total apoio da assistência ou fazer por conta própria e pedir o reembolso depois. 

De acordo com Lucas Alves, executivo da Assist Card, empresa referência em cobertura de viagens, o interessado precisa saber que existem coberturas obrigatórias e elas incluem despesas médicas, odontológicas, translado de corpo, médico, cobertura por morte acidental e invalidez. “O mercado trabalha com as coberturas básicas e oferece também outros benefícios muito importantes como atraso de voo, cancelamento, perda de bagagem, entre outros que fazem a diferença”, explica.

Para ele, em primeiro lugar é preciso avaliar o local da viagem para entender o tipo de cobertura. O curitibano Marco Brotto, conhecido internacionalmente como O Caçador de Aurora Boreal, leva há mais de 10 anos brasileiros para ver a aurora boreal e exige sempre a cobertura premium. “A aurora boreal acontece em países com clima extremo e tudo pode acontecer. Por isso é preciso uma cobertura completa, tanto para a estadia quanto para o retorno. Não faço expedições sem ter esta tranquilidade”, conta.

Em média, para viagens aos Estados Unidos a cobertura custa 10 dólares por dia. Para o Brasil a cobertura é em torno de R$ 5 a R$ 10 diários. “A grande maioria dos brasileiros que têm plano de saúde, por exemplo, utilizam a cobertura regional. O seguro para dentro do país é barato e crucial para qualquer situação médica, vale o investimento”, detalha Lucas Alves. 

A recomendação é optar pelo seguro com a assistência para facilitar os trâmites médicos. “Muitos seguros não têm assistência e desta forma o viajante tem que resolver todos os problemas que surgirem e ainda pedir o reembolso depois. Com a assistência a empresa contratada resolve tudo, indica a rede credenciada e o viajante não precisa desembolsar dinheiro no momento que a demanda acontecer”, diz Alves. 

Alves enfatiza que a cobertura para Covid-19 permanece e que muitos países exigem seguro para a doença. “Por mais que a pandemia esteja controlada, ter a cobertura para a doença é essencial”, finaliza. 

 

Revista de funcionários: o empregador pode fazer isso?

Pixabay
O advogado trabalhista André Leonardo Couto elucida algumas questões referente ao tema


Será que as empresas podem revistar os seus colaboradores no final do expediente? Este é um procedimento comum em várias organizações e muitos profissionais ficam em dúvida se tal atitude é permitida. O advogado trabalhista André Leonardo Couto, gestor do escritório ALC Advogados, explica que a revista é permitida, mas há situações que devem ser levadas em consideração.

O advogado destaca que o primeiro ponto a ser levado em conta pelas empresas no momento da revista está no ambiente que o profissional labora. Ou seja, se ali tem algo que precise, de fato, ter uma fiscalização direcionada ao seu colaborador. “Claro que o empregador tem o poder diretivo e fiscalizador do ambiente de trabalho e, por isso, ele pode proceder a revista da bolsa de seus empregados. No entanto, eu oriento sempre que exista um motivo para tal ação, para não constranger o colaborador sem necessidade. Por exemplo, quando existem bens suscetíveis de subtração e ocultação no estabelecimento ou mesmo pertences invioláveis, a proteção do patrimônio justifica o ato de revistar por parte dos patrões. Desta maneira, é passível a fiscalização, porque através dela, pode-se evitar o desvio de materiais, até perigosos, ou outros itens de valor alto para as empresas”, explica.

Segundo o especialista, é preciso que as organizações se atentem sobre os tipos de revista realizados. “A revista comum é quando o empregador pede para ver a bolsa, apenas no contato visual, sem tocar na pessoa, não coagindo e a constrangendo na frente de pessoas. Já a revista íntima ocorre quando o empregador exige que o funcionário abaixe a calça, tire a blusa, ou até mesmo, fique nu em busca de possíveis objetos desaparecidos. Que fique claro que qualquer espécie de revista que atinja a intimidade do empregado, seja homem ou mulher, pode ser considerada revista íntima e o Artigo 5º, X, da Constituição Federal e o Art. 373-A da CLT proíbem esse tipo de fiscalização invasiva para ambos os sexos”, orienta. 

Caso ocorra a revista íntima, deixando o empregado em uma situação vexatória, André Leonardo Couto salienta que o funcionário pode entrar com uma ação na justiça. “Lembro que a revista pessoal feita com o contato físico extrapola os limites do poder diretivo do empregador. Se houver, por exemplo, um tipo de examinação onde o responsável apalpe o corpo dos empregados ou mande erguer camisa mostrando parte do corpo na frente das pessoas no local, o funcionário pode acionar um advogado para ingressar com uma ação por danos morais. Existem jurisprudências dando ganho de causa para trabalhadores nessa situação, por isso, é bom se atentar”, adverte. 


Meios alternativos

O advogado trabalhista explica que as empresas podem criar meios alternativos para proceder com a revista. “Tem uma forma para empregador fazer a revista e ao mesmo garantir a segurança dos bens com utilização de tecnologias que já existem há anos. Falo por exemplo, dos detectores de metal, vestimentas especiais, que são aquelas sem bolsos, no caso de uniformes, e a utilização de câmeras de vigilância, que de acordo com o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho, é normalmente possível e aceitável. Claro, desde que não haja abusos, como câmeras espiãs ou câmeras em banheiros e vestiários. De qualquer forma é sempre bom deixar claro para os empregados, o motivo da revista de bolsa. Assim, evita-se o desgaste entre ambas as partes, mas se houver algo que chegue à humilhação ou discriminação, eu reafirmo que o trabalhador pode acionar a justiça”, conclui.

 

ALC Advogados

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Projeto Help, de apoio à saúde mental, estará na Estação Carapicuíba (Linha 8-Diamante) na quinta, dia 21, entre 14h e 16h

Projeto oferece escuta fraterna no Cantinho do Desabafo

 

Voluntários do Projeto Help oferecem apoio emocional aos passageiros que circularem dia 21 (quinta-feira) pela Estação Carapicuíba, Linha 8-Diamante, entre 14h e 16h. 

Com foco na saúde mental, a ação integra a campanha “Uma palavra pode salvar uma vida” e é realizada em parceria com a concessionária ViaMobilidade Linhas 8 e 9. No Cantinho do Desabafo, os voluntários do projeto praticam a chamada escuta fraterna, que consiste em ouvir sem julgar. Caso o interessado prefira, existe o atendimento telefônico (11-4200-0034). 

A atividade será realizada obedecendo os protocolos sanitários, uso de máscara, álcool em gel e luvas, e contará com acompanhamento de colaboradores da concessionária.

 


 

Serviço:

Cantinho do Desabafo -- Projeto Help

Estação Carapicuíba (Linha 8-Diamante): Dia 21 de julho, das 14h às 16h


quarta-feira, 20 de julho de 2022

Férias escolares: sete dicas de passeios próximos ao metrô para aproveitar com as crianças em São Paulo

 Aplicativos de mobilidade urbana, como a Quicko, são parceiros para traçar roteiros e ajudar a promover um deslocamento mais ágil, cômodo e previsível para toda a família

 

As tão esperadas férias escolares de julho chegaram, e com elas, a grande dúvida: o que fazer para entreter as crianças? 

 

Com a flexibilização das medidas preventivas ao Covid-19 em São Paulo, parques, museus, teatros e diversas opções de passeios interativos e acessíveis a toda a população já foram reabertos. Muitos deles ficam localizados próximos às estações de metrô, proporcionando para as famílias ainda mais liberdade de ir e vir quando acharem mais conveniente. 

 

Aplicativos de mobilidade urbana, como a Quicko, podem ser grandes aliados para traçar um roteiro diário de atrações ao longo deste período. A plataforma oferece informações sobre as melhores alternativas de deslocamento, favorecendo a combinação de maneiras de locomoção como metrô, ônibus, bicicleta e até mesmo caminhadas. Além disso, a Quicko também oferece informações em  tempo real sobre mudanças na sua rota ou problemas em linhas de ônibus, trens e metrôs, tornando a jornada muito mais ágil, previsível e cômoda. Assim, é possível se planejar e economizar tempo e dinheiro para curtir ao máximo as férias! 

 

Confira abaixo sete opções de passeios próximos ao metrô que vão agradar toda a família: 

 

  1. Catavento Cultural 

Inaugurado em 2009, o Catavento Cultural é um museu interativo que tem como objetivo promover o conhecimento sobre a ciência. Rico em objetivos científicos e em ambientes de aprendizagem interativos, é uma opção de passeio para despertar a curiosidade e a vontade de aprender. 

 

Localizado no Palácio das Indústrias, em São Paulo, o Catavento Cultural fica próximo à estação D. Pedro II do metrô (linha vermelha). 

 

  1. Aquário de São Paulo 

Inaugurado em 2006, o Aquário de São Paulo foi o primeiro aquário temático da América Latina. Por lá, é possível encontrar ursos-polares, cangurus, jacarés, tubarões e muitos outros bichos. Para quem se interessa por animais pré-históricos, ainda existe o Vale dos Dinossauros, repleto de réplicas. 

 

O Aquário de São Paulo fica próximo à estação Santos-Imigrantes do metrô (linha verde). 

 

  1. Parque do Ibirapuera

Uma das maiores referências de São Paulo, o Parque do Ibirapuera disponibiliza uma área verde de 1.584.000m² e é considerado um dos maiores circuitos culturais do mundo, com museus e auditórios de Oscar Niemeyer, patrimônios tombados pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

 

O parque fica localizado próximo à estação AACD-Servidor do metrô (linha lilás). 

 

  1. Instituto Butantan  

O Instituto Butantan é o maior produtor de vacinas e soros da América Latina e o principal produtor de imunobiológicos do Brasil. Eles contam com quatro museus: Biológico, que oferece uma exposição zoológica viva permanente com serpentes, aranhas e escorpiões; de Microbiologia, que estimula a curiosidade científica nos jovens; Histórico, que preserva e divulga a história do Instituto Butantan e o Emílio Ribas, especializado na história da saúde pública.  

O instituto fica localizado próximo à estação Butantã do metrô (linha amarela). 

 

  1. Museu da Imigração  

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo preserva a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás. Valorizando o encontro de origens diversas, trata a imigração como um fenômeno contemporâneo, proporcionando ao público o contato com lembranças que contribuem para a formação de uma identidade paulista. 

 

O museu fica localizado próximo à estação Brás do metrô (linha vermelha). 

 

  1. MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand  

O MASP é o primeiro museu moderno do país, fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand. Com o objetivo de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente a partir das artes visuais, conta com um acervo reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.

 

O museu fica próximo à estação Trianon-MASP do metrô (linha verde). 

 

  1. Sesc Avenida Paulista  

O Sesc Avenida Paulista é um centro de cultura e lazer com programação variada para todas as idades. Por lá, é possível participar de cursos, apresentações culturais, colônias de férias, atividades esportivas, serviços de saúde, excursões, entre outras atividades, disponíveis gratuitamente ou a valores acessíveis.

 

O Sesc fica próximo à estação Brigadeiro do metrô (linha verde). 

 

 Quicko

 

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