Pesquisar no Blog

domingo, 27 de abril de 2025

Chocolate não é mimo para pets e pode trazer riscos à saúde

Médico-veterinário alerta sobre os perigos do chocolate para cães e gatos e orienta como agir em caso de ingestão acidental

 

A Páscoa passou e os lares brasileiros seguem recheados de ovos e bombons de chocolate. O que é uma delícia para os humanos, no entanto, pode se transformar em uma verdadeira ameaça para cães e gatos. O consumo de chocolate por pets representa um sério risco à saúde dos animais, podendo levar a intoxicações graves e até à morte.

 

Segundo o médico-veterinário Jean Schoingele, do Grupo Hospitalar Pet Support, a substância mais perigosa presente no chocolate é a teobromina, um alcaloide da família da cafeína que os animais metabolizam muito lentamente.

Doses que para nós (humanos) são pequenas podem ser extremamente tóxicas para cães e gatos. A teobromina afeta o sistema nervoso central e o coração, podendo causar vômitos, diarreia, tremores, arritmias e, em casos mais severos, convulsões e óbito”, explica Jean Schoingele.

O alerta se estende a todos os tipos de chocolate, mas especialmente ao chocolate amargo, que possui maior concentração de teobromina. Até mesmo pequenos pedaços esquecidos em sofás, mesas baixas ou embalagens deixadas no chão podem atrair a atenção dos pets e causar intoxicações.

 

Como agir em caso de ingestão?

Ao menor sinal de que o pet possa ter comido chocolate, a recomendação é buscar atendimento veterinário imediato. “Não adianta esperar sintomas aparecerem. O ideal é levar o animal o quanto antes a um hospital veterinário. Em muitos casos, conseguimos fazer manobras antes que o chocolate seja absorvido pelo organismo”, orienta o veterinário do Pet Support.

Jean Schoingele também lembra que nunca se deve tentar induzir o vômito em casa, sem orientação profissional, pois isso pode agravar a situação dependendo do quadro do animal.

 

Dicas de prevenção:

-Manter chocolates e doces fora do alcance dos pets;

-Evitar dar qualquer tipo de guloseima humana aos animais;

-Orientar crianças e visitantes sobre os riscos do chocolate para os pets;

-Em caso de dúvida, entrar em contato com um médico-veterinário.

  

Grupo Hospitalar Pet Support
www.petsupport.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados