Consumidores que recebem um salário mínimo foram os que mais demandaram por recursos financeiros (17,3%), seguido por aqueles que recebem entre dois e três (13,7%)
Em fevereiro de
2025, a procura dos consumidores por crédito registrou alta de 12,2% em relação
ao mesmo período do ano passado, impulsionada principalmente por faixas de
menor renda. Os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito
da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Confira,
no gráfico abaixo, os dados dos últimos 12 meses:
De acordo com o
levantamento, os consumidores com renda de até um salário mínimo foram os que
mais buscaram crédito no período (17,3%). Em seguida, apareceram os que recebem
entre um e dois (13,7%). “Diante do cenário inflacionário, especialmente com a
recente pressão sobre os preços dos alimentos, quem recebe até um salário
mínimo acaba sendo mais impactado. Por isso, o aumento na procura por crédito
entre essas famílias pode estar relacionado à necessidade de manter o consumo
básico de subsistência”, avalia a economista da Serasa Experian, Camila
Abdelmalack. Confira os dados na tabela abaixo:
Ao analisar as
Unidades Federativas (UFs), o levantamento aponta que os consumidores do Amapá
tiveram a maior procura na demanda por crédito em fevereiro (32,1%). Em segundo
lugar ficou o Acre (31,1%), seguido pelo Pará (30,5%). Confira a seguir o
gráfico com o levantamento completo:
Para conferir
mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
Metodologia do indicador
O Indicador
Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de
uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da
Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas
transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e
instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada
em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região
geográfica e por classe de rendimento mensal.
Experian



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