A escolha
incorreta pode acentuar o desgaste, aumentar distâncias de frenagem, criar
desconforto e reduzir aderência afetando seriamente a segurança
Os pneus têm papel fundamental no desempenho de qualquer
veículo automotor. Além de serem o único ponto de contato com o solo, eles são
responsáveis pela segurança, consumo de combustível, dirigibilidade, conforto e
a escolha incorreta do modelo pode interferir em todos esses pontos. A escolha
incorreta pode acentuar o desgaste, aumentar distâncias de frenagem, criar
desconforto, acentua o desgaste já que força todos os componentes de suspensão
a trabalharem forem do projeto original da fábrica, aumenta a distância da
frenagem, e com isso acaba por reduzir a aderência afetando seriamente a
segurança. Para se evitar que isso ocorra, gerando prejuízos é necessário
considerar a medida original das rodas de fábrica, hoje predominantemente 14 ou
15 polegadas nos veículos de passeios.
Na hora de adquirir pneus é necessário observar
qual será sua utilização, lembrando ainda que em condições extremas, como:
atoleiros, chuva intensa ou neve, a escolha de modelos inadequados pode
comprometer severamente a segurança do condutor e dos passageiros.
“Investir em pneus de qualidade é priorizar
segurança, eficiência e desempenho. Motoristas atentos à manutenção e à escolha
adequada de pneus desfrutam de uma experiência de condução mais confortável,
segura e econômica. Antes de adquirir novos pneus, é fundamental considerar
fatores como tipo de veículo, condições climáticas e o estilo de direção”,
declarou, Fernando
Soares, Diretor de E-commerce da PneuStore.
Atualmente, os pneus são compostos de sílica,
raion, nylon e borracha butílica, materiais que geram menos resistência ao
rolamento, que auxiliam na redução do consumo de combustível e emissão de CO2.
No extremo oposto existem os pneus para os carros de alto desempenho, onde a
economia de combustível não está na pauta, porém a aderência e resistência são
fundamentais para segurança dos condutores.
Os pneus usados em superesportivos ou em track day,
são construídos com polímeros especiais, fibras de aramida, kevlar, que é uma
fibra sintética de aramida ultra resistente, e cintas de aço disposta de modo a
incrementar elasticidade e capacidade de suportar altas temperaturas. Na banda
de rodagem sulcos assimétricos melhoram estabilidade lateral e o desenho
direcional melhora a drenagem no caso de piso molhado, reduzindo a
possibilidade de aquaplanagem.
A escolha dos pneus para seu carro:
Para quem tem veículos de passeio, sejam hatches, sedans, SUVs e Station Wagons
(peruas), estes veículos saem de fábricas equipados na sua maioria com pneus de uso mistoa. São utilizados desde pisos de asfalto até
terrenos com lama e pedra.
Dependendo do tamanho de roda que equipa o seu
veículo, é possível optar por pneus que variam de 175/70, passando por 185/60,
195/60 até 205/65. Estas medidas correspondem à largura em milímetros e o
segundo número corresponde a porcentagem da largura em relação a largura. As
rodas no passado eram quase na totalidade de 13 polegadas, e hoje a maior
parcela dos veículos são equipadas com rodas aro 14 e 15, ficando as de aro 17
até 22 polegadas, reservadas a veículos mais luxuosos.
Para picapes médias e grandes o indicado é o uso de
pneus AT (All Terrain – Todo Terreno); e a medida mais
comum é 165/40, com rodas de 17 polegadas. Para quem utiliza este tipo de
veículo na maior parte do tempo em estradas de terra, ou trechos com muita
lama, o recomendado é equipar as rodas com pneus MT (Mud Terrain).
Neste tipo de pneu o desenho da banda de rodagem é
desenhado para obter a maior dispersão possível da lama acumulada com maior
facilidade, e assim não perder a tração pelo acúmulo de material.
Os carros elétricos ou híbridos necessitam pneus
especialmente desenvolvidos para este tipo de veículo, devido a características
de peso e torque. Este tipo de pneu é construído com compostos de borracha de
baixa resistência ao rolamento, o que reduz o consumo de combustível e as
emissões de CO2.
Dicas da PneuStore para
motoristas maximizarem performance e economia
Os pneus trazem avisos para os condutores.
- Um deles é o aviso de desgaste, o TWI (Tread Wear Indicator - Indicador de
Desgaste da Banda de Rodagem) que é um pequeno relevo na banda de rodagem, que
quanto o desgaste atingir esta marca, será necessário substituir o pneu, para
atender a legislação de trânsito e garantir a segurança.
Os pneus devem ser substituídos sempre que
apresentarem bolhas, cortes, furos que não possibilitem conserto, e quanto
atingirem 1,6 mm de altura da banda de rodagem, algo facilmente visualizado
pelo TWI.
- Caso for substituir apenas dois pneus, sempre coloque os mais novos no eixo
traseiro, independentemente do tipo de tração do veículo. Isso se dá pela falta
de controle do motorista em relação às rodas de trás, mitigando derrapagens e
perda de estabilidade. -
- Importante sempre fazer o rodízio dos pneus de maneira periódica, a cada 06
meses ou 10 mil km rodados, para que se desgastem de forma uniforme.
- Manter a pressão dos pneus adequada é outro fator crítico: pneus mal
calibrados aumentam o consumo de combustível, aceleram o desgaste irregular e
diminuem o poder de controle e resistência.
- Importante ressaltar que se deve observar o balanceamento e alinhamento,
fatores que contribuem para a longevidade do conjunto e evitam problemas
mecânicos no veículo.
Pneustore
www.pneustore.com.br
Cantu Inc.
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