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sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Novembro Azul: Adesão às consultas clínicas cresce 43% em 2023, e PSA registra aumento para 17,8% em 2024, revela levantamento da Wellbe

Crescimento nas consultas clínicas reflete maior conscientização, embora queda nos hemogramas reforce a necessidade de atenção contínua 

 

O mês de novembro chega ressaltando mais uma vez a importância da conscientização sobre a saúde masculina, especialmente no combate ao câncer de próstata. De acordo com dados da Wellbe, healthtech startup de gestão de saúde corporativa, a realização de consultas clínicas por homens acima de 18 anos teve um crescimento expressivo de 43% em 2023, passando de 29,1% para 41,6%. Já em relação ao ano de 2024, levantamento preliminar mostra que 39,9% dos homens já realizaram consultas clínicas e 17,8% realizaram o exame PSA, número ainda baixo, mas já significativamente superior aos 10,5% de 2023.

O exame PSA, essencial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, vinha apresentando índices preocupantes nos últimos anos. A adesão ao teste foi de 8,2% em 2022 e 10,5% em 2023. No entanto, os números de 2024 indicam um avanço importante, com 17,8% dos homens realizando o exame até o momento, ou seja, até o mês de agosto, sinalizando maior conscientização e engajamento com a saúde preventiva. 

A análise da Wellbe também aponta uma oscilação na realização de exames de rotina. Em 2023, 18,3% dos homens realizaram o exame, enquanto em 2024 esse índice está em 13,15%, mostrando uma leve queda que requer atenção. “Os números mostram que estamos avançando, especialmente com o aumento nas consultas e no PSA, mas ainda há muito a ser feito. A queda no número de hemogramas e as oscilações ao longo dos anos revelam que muitos homens ainda resistem ao cuidado preventivo contínuo”, afirma Ana Luísa Seleme, head de Gestão de Saúde e sócia da Wellbe.

Outro ponto importante a ser levantado é a necessidade de maior envolvimento das empresas e instituições públicas na promoção da saúde masculina. Programas de saúde ocupacional, campanhas internas e mutirões de exames têm mostrado bons resultados para ampliar a adesão. “O engajamento de ambientes corporativos na conscientização dos colaboradores facilita o acesso aos exames e combate o estigma que ainda afasta muitos homens dos cuidados preventivos”, ressalta Ana Luísa Seleme.


Sobre o Novembro Azul

A campanha busca promover a prevenção como a principal ferramenta para salvar vidas. Ao incentivar consultas regulares e exames preventivos, a campanha visa alertar sobre a necessidade de cuidados contínuos para evitar complicações futuras e detectar doenças precocemente, garantindo melhores chances de tratamento e cura.

  

Wellbe

 

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