Vários proprietários de pequenas empresas se perguntam se já estão em um período de maturidade suficiente para começar esforços no âmbito do marketing digital. Realmente, essa é uma pergunta válida, mas, antes de questioná-la, é importante considerar quais são os pontos benéficos de um trabalho de marketing para esses negócios, colocando na balança os benefícios e custos deste serviço para avaliar se essa é, de fato, uma boa estratégia a ser seguida.
Um dos principais pontos de vantagem do marketing
digital é a possibilidade de conseguir traçar uma estratégia que trabalhe com a
otimização de investimento. Como o digital apresenta muitos tipos de
ferramentas para os profissionais do ramo, é possível selecionar e filtrar
canais que conseguem um bom trabalho mesmo com baixos orçamentos. Outro ponto a
ser considerado é que, por conta do amplo leque de opções, uma empresa, além de
não ficar refém de um único canal para prospecção de novos clientes, consegue,
juntamente da agência ou assessoria, planejar os meios nos quais atuará para
ter um melhor Retorno por Investimento (ROI), mesmo que comece investindo R$
10,00 por dia.
Outro benefício que essa ação traz para esses
negócios é o crescimento do número de leads advindos de canais digitais e,
principalmente, de leads qualificados, o que, consequentemente, aumenta muito a
chance de conversão para uma ou mais vendas. É necessário entender que trazer
pessoas para a porta de entrada do local, como se fosse o trabalho de um Uber,
é justamente o trabalho do marketing – porém, o que irá acontecer depois
dependerá, principalmente, do grau de desenvolvimento da empresa, bem como de
seus processos internos. Isso pode ser sentido muito bem através da porcentagem
de clientes que se tornam fiéis à marca e compradores regulares.
Tendo esse crescimento de leads e levando em conta
que o negócio está bem estruturado, isso permitirá que a maioria dos clientes
consigam um ROI positivo. Por vezes, a falta de estruturação interna dos
parceiros acaba não aguentando todo o fluxo de pessoas que são levadas às suas
portas e, com isso, começam a surgir problemas como a impossibilidade de se
fazer uma comunicação decente com todos os leads levados até ali, o que causa a
desistência da compra ou contratação do serviço. Mas, aqui, falamos de uma
empresa organizada.
Dentro do marketing digital e, principalmente, para
pequenas empresas, já podemos utilizar estratégias interessantes como tráfego
pago, inteligência de redes sociais, humanização de conteúdos, criação de
conteúdo útil, tom de voz definido e comunicação que dialogue com a persona da
marca, criação de LPs ou sites, parcerias com benefícios mútuos, SEO local,
presença no Google Meu Negócio, utilização de micro influenciadores etc. O
leque de estratégias não é curto.
Contudo, o que mais importa é quais dessas opções
funcionam para o seu negócio em específico. Afinal, não adianta uma empresa do
ramo de joias, como exemplo, fazer somente uma Landing Page quando, no caso,
deveria ter um site de e-commerce ou, até mesmo, um site institucional; isso a
depender do seu tamanho e receita.
Nesse sentido, não há dúvidas de que o marketing
proporciona enormes benefícios para pequenas organizações. Contudo, é essencial
ter claro em mente o fato que nem todas as estratégias são recomendadas para
todos os tipos de serviços que são oferecidos por essas entidades. Na prática,
isso irá variar de empresa para empresa,
Assim, a partir do momento em que o negócio
consegue uma margem de lucro que já pode usar para contratar profissionais da
área e tem seus processos estruturados, ele já está em uma maturidade onde o
marketing pode auxiliar seu crescimento sustentável de maneira proveitosa.
Renan Cardarello - CEO da iOBEE, Assessoria de Marketing Digital e Tecnologia.
iOBEE
https://iobee.com.br/
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