Arte é ferramenta para desenvolvimento de compreensão do mundo
Teatro, dança, música, artes plásticas, artes
integradas. Essas cinco linguagens fazem parte do que convencionou-se chamar de
“Arte” e estar em contato com elas desde o início da vida pode ajudar a
desenvolver o pensamento crítico e uma melhor compreensão do mundo, dizem
especialistas.
Para o arte-educador e assessor de Arte da Aprende
Brasil Educação, Rafael Pawlina, isso acontece porque a arte faz parte de todos
os momentos da vida no mundo contemporâneo. Escolher uma roupa para vestir, a
cor das paredes de uma casa, uma série, um filme, as esculturas que estão nas
praças, tudo é uma forma de arte. “A arte faz parte do dia a dia e é preciso
educar o olhar das pessoas para esse mundo artístico, principalmente na
escola”, ressalta. Ele explica que é fundamental conduzir as crianças e
adolescentes pelo caminho do interesse pela arte e suas muitas formas de
expressão.
A aula de Arte é obrigatória no currículo escolar
desde 2010, mas é possível promover o interesse dos pequenos por arte também
fora da escola. “Uma das formas de despertar o interesse pelas artes é
frequentando espaços expositivos e chamando a atenção das crianças para as
coisas. Um busto em uma praça, por exemplo, já é arte e tem uma história e um
contexto por trás”, explica o educador. Para ele, a arte não está descolada da
realidade, mas faz parte dela e estimula o pensamento crítico e a criatividade,
além de promover a sensibilidade e a expressão. Ele conta que, além de perceber
o mundo artístico, também é importante estimular a busca pela história da arte,
pelos contextos em que ela é produzida.
Na escola
Quando se trata da escola, o grande desafio é
tratar a Arte como são tratados os demais componentes curriculares. “Muitas
vezes, vemos a Arte ser jogada para segundo plano, o que tem a ver com a
entrada da Arte na escola, em 1971, quando ela tinha um viés mais recreativo.
Mas ela está dentro da área de Linguagens e deveria estar no mesmo nível de
hierarquia dos outros componentes curriculares”, pontua. Ele lembra que a aula
de Arte não pode ser um passatempo, precisa estimular as crianças a pensar a
respeito do teatro, da música, da dança e das artes plásticas. “A ideia, em uma
aula sobre música, por exemplo, não é formar um musicista, mas ensinar a
criança a ouvir, ampliar a visão que ela tem sobre música. É trazer repertório,
conhecimento, discutir a música, debater estereótipos, refletir sobre o que
está sendo ouvido, desenvolver o olhar crítico para as coisas”, completa.
No mundo
Fora as lições aprendidas na escola, é preciso
lembrar que a arte é uma forma de expressão humana existente desde a
pré-história e que, em muitos casos, ela é o único registro visual de
determinadas épocas. “São as pinturas que nos mostram, por exemplo, como os
escravizados viviam. É graças à arte que conseguimos ter a fundamentação
histórica que temos hoje. Porque o registro histórico, que era feito por meio
da tradição oral, às vezes pode se perder, mas a arte está lá para nos mostrar
como era”, finaliza.
Rafael Pawlina é o convidado do episódio 71 do podcast PodAprender, produzido pela Aprende Brasil Educação, cujo tema é “Por que Arte dentro da escola é tão importante?”. Todos os episódios do PodAprender estão disponíveis gratuitamente no site aprendebrasil.com.br e nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, além dos principais agregadores de podcasts do Brasil.
Aprende Brasil Educação
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