A concessão de
crédito pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento econômico
individual e, por consequência, para o crescimento de um país
O uso consciente do crédito pode ser uma ferramenta
valiosa para o desenvolvimento de pessoas e negócios, desde que utilizado com
responsabilidade e planejamento.
Com acesso ao crédito, as pessoas podem obter
capital para iniciar ou expandir seus negócios, comprar equipamentos, contratar
funcionários e investir em marketing, gerando renda, criando empregos e
impulsionando a atividade econômica local; adquirir estoque e oferecer mais
serviços aos clientes; custear mensalidades de cursos, livros e outros itens
necessários para o estudo, permitindo ter acesso à educação e desenvolver suas
habilidades, aumentando suas chances de conseguir melhores empregos no futuro;
entre vários outros benefícios.
No caso específico da educação, o crédito pode
ajudar a financiar mensalidades de cursos de graduação, pós-graduação,
especialização e cursos técnicos, possibilitando o acesso à educação de
qualidade, mesmo para quem não possui recursos próprios suficientes. “Isso
permite que os estudantes adquiram as habilidades e conhecimentos necessários
para alcançar seus objetivos profissionais e aumentar suas chances de sucesso
no mercado de trabalho”, atesta Reinaldo
Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB Educação, fintech
especializada em crédito educacional, que tem a missão de democratizar o
conhecimento para transformar a economia por meio da educação.
Na visão de Boesso, o estudante deve construir um
histórico de crédito positivo, utilizando as várias modalidades de pagamento de
forma consciente, pois facilita o acesso a outros tipos de crédito, como
financiamentos e empréstimos, quando necessário. “É importante que os
estudantes gerenciem seus orçamentos de forma mais eficiente, aprendendo a
controlar seus gastos e evitar o endividamento excessivo, atrasos e
inadimplência, mantendo o pagamento das contas em dia. Isso demonstra
responsabilidade financeira e aumenta as chances de aprovação em futuras
solicitações de crédito, bem como desenvolve habilidades financeiras valiosas
que serão úteis para o resto de suas vidas”, ensina.
Boesso ainda ressalta que antes de utilizar o
crédito, os estudantes devem avaliar suas necessidades reais, evitando gastos
desnecessários com compras impulsivas ou supérfluas. Ele ainda recomenda
comparar as diferentes opções de linhas de crédito como, por exemplo, a
oferecida pela TMB Educação, de pagamento por meio de boleto bancário.
“Se a pessoa enfrentar dificuldades para pagar suas dívidas, existem diversas
instituições que oferecem orientação e apoio financeiro”, indica.
Crédito no setor de
infoprodutos
A concessão de crédito por parte de infoprodutores
aos compradores de seus produtos pode ser uma estratégia interessante, com
potencial para impulsionar o crescimento dos clientes de diversas maneiras.
Boesso aponta que nem todos os potenciais clientes
têm condições financeiras para pagar à vista por um curso on-line,
um e-book
ou uma mentoria. “O crédito pode tornar esses produtos mais acessíveis,
permitindo que mais pessoas invistam em sua educação e desenvolvimento
profissional”, atesta.
O CEO da TMB Educação ainda destaca que o acesso ao
crédito pode acelerar o aprendizado, porque os clientes podem adquirir o
infoproduto e começar a aplicar o conhecimento adquirido imediatamente, sem
precisar esperar para juntar dinheiro. “Isso pode gerar resultados mais rápidos
e impulsionar o crescimento dos negócios”, garante.
Outros benefícios apontados pelo especialista na
concessão de crédito para aquisição de infoprodutos são fortalecer a relação
entre infoprodutor e cliente, criando um relacionamento de confiança e um
vínculo de fidelidade, bem como permite oferecer suporte personalizado aos
clientes que optam pelo crédito, auxiliando-os na utilização do produto e na
implementação do conhecimento adquirido.
Diante desse estreitamento de laços entre
infoprodutor e cliente, há um estímulo à venda de produtos complementares, como
combos e pacotes que incluem o infoproduto principal e outros produtos ou
serviços, como ferramentas, templates ou acompanhamento individual.
“Consequentemente, há um aumento no ticket médio das vendas e geração de
mais receita”, estima. “Sem contar que, ao oferecer planos de pagamento
flexíveis, o acesso ao crédito é facilitado e torna o investimento mais
atraente para os clientes”, completa.
Critérios para concessão de
crédito
Reinaldo Boesso recomenda que a concessão de
crédito deve ser feita de forma responsável, com avaliação criteriosa do perfil
de crédito do cliente e da capacidade de pagamento. “O infoprodutor deve
oferecer diferentes opções de pagamento, como à vista, parcelado ou com cartão
de crédito, para que o cliente possa tomar uma decisão consciente”, detalha.
O CEO da TMB Educação destaca que o infoprodutor,
ao oferecer linhas de crédito, se diferencia da concorrência e se posiciona como
uma empresa inovadora e que se preocupa com seus clientes.
Para o especialista, ao implementar uma estratégia de crédito responsável e transparente, os infoprodutores podem ajudar seus clientes a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e eficiente, impulsionando o crescimento de seus negócios e fortalecendo a relação com o público.
Reinaldo Boesso - CEO da TMB Educação, uma fintech especializada em crédito educacional, que tem como grande missão democratizar o conhecimento para transformar a economia através da educação. É formado em Análise de Sistemas e possui pós-graduação em gestão empresarial e gestão de projetos. Também é especialista financeiro liderando times de M&A em fundos de investimento.
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