Pesquisar no Blog

terça-feira, 16 de abril de 2024

79% das empresas de tecnologia enfrentam escassez de talentos: como a educação pode contornar o problema

Freepik
Dia Internacional do Jovem Trabalhador promove discussões sobre interesses profissionais desta geração e como a grade curricular pode contribuir

 

É notável o crescimento do mercado de tecnologia nos últimos anos e o quanto a demanda por soluções inovadoras também aumentou. Mas, de acordo com a Pesquisa de Escassez de Talentos 2024, do ManPowerGroup, desenvolvida com base em entrevistas conduzidas com mais de 40 mil empregadores em 41 países e territórios, 79% das empresas de tecnologia enfrentam dificuldades para contratar, um número preocupante quando falamos do setor de TI. 

Em 24 de abril é comemorado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, uma data para refletir e opinar sobre o papel da educação na formação dos futuros talentos que atuarão nesse mercado. Priorizar o desenvolvimento dos estudantes e instigar o interesse deles na área é uma alternativa para que esse número caia e, consequentemente, o mercado esteja mais aquecido. 

Para Claudia Alves, gerente de RH da Unentel, distribuidora de soluções tecnológicas para companhias, a educação e o estímulo ao desenvolvimento é um papel de toda uma sociedade. “Diante de um mercado de trabalho onde ocorrem rapidamente muitas transformações, e com o avanço de novas tecnologias, a escola se torna o primeiro contato com o desenvolvimento das habilidades técnicas úteis no futuro. Então, se faz necessário inserir neste contexto as ferramentas básicas exigidas no atual cenário profissional”, afirma. 

Ela defende que o desinteresse de alguns jovens pode ser consequência da falta de priorização de ensino para as áreas de tecnologia. Além de repensar a grade educacional, discussão mais ampla que cabe em parte às autoridades, promover programas extracurriculares e competições saudáveis, que estimulem e despertem a curiosidade por esses temas, é uma forma de capacitá-los.

“Incluir a informática básica e intermediária, comunicação social e o raciocínio lógico permitem que o indivíduo tenha acesso, desde cedo, a uma base das habilidades fundamentais para uma grade curricular mais sólida e, em seguida, mais facilidade para entrar no mercado de trabalho. Cabe a nós, coletivamente, garantir o cumprimento das etapas fundamentais na evolução intelectual e profissional de cada um”, finaliza. 

 

Unentel Distribuição


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados