Pesquisar no Blog

segunda-feira, 15 de abril de 2024

5 dicas para se preparar para uma entrevista no banco

Especialista destaca a importância de conhecer a instituição e a área de preferência para atuação no mercado financeiro

 

Ao se candidatar a uma posição em uma instituição financeira, estar preparado para a entrevista é essencial para se destacar em meio à concorrência acirrada. Desde estar atualizado sobre o mercado até demonstrar interesse genuíno pela vaga e pela empresa, cada aspecto desempenha um papel importante no processo de entrevista. Jorge Cardoso, especialista em mercado financeiro e CEO da Ensina Banco separou dicas indispensáveis para conquistar a vaga dos sonhos no banco! Confira:

 

1 - Esteja atualizado sobre o mercado 

O mercado é dinâmico e em constante evolução. Por isso, os candidatos devem estar atualizados sobre as tendências, regulamentações e inovações que moldam o setor. Essa compreensão não só demonstra profissionalismo, mas também destaca o comprometimento do candidato em contribuir para o crescimento e sucesso da instituição.

 

2 - Vista-se adequadamente 

Opte por roupas claras que sejam formais e discretas, seguindo o dress code tradicional de ambientes corporativos, mostrando respeito e profissionalismo. O candidato deve se sentir confiante e confortável em sua escolha de vestuário, transmitindo uma imagem de credibilidade e seriedade.

 

3 - Demonstre interesse e competência 

Pesquise sobre a instituição financeira e a vaga em questão. Os candidatos devem destacar suas habilidades técnicas, como boa comunicação e conhecimento sobre a empresa, ao mesmo tempo em que mostram entusiasmo e confiança em suas capacidades de contribuir para o sucesso da instituição.

 

4 - Conheça o mercado financeiro e sua área de atuação 

Compreenda as nuances do mercado financeiro para se destacar na entrevista. Os candidatos devem estar cientes das diferentes áreas de atuação dentro do setor (Área comercial; Investimentos; Marketing; Jurídico; Contábil) e buscar desenvolver as habilidades e competências necessárias para suas aspirações profissionais. É preciso saber qual as funções da área escolhida e quais habilidades e competências são necessárias.

 

5 - Perguntas comuns em entrevistas

 

- Por que você escolheu esta profissão?

O objetivo é entender a escolha do candidato e descobrir quais interesses e motivações o guiaram a trilhar o caminho profissional.

 

- Como você se esforça para atingir um resultado? Como lidar com cobranças e metas?

O recrutador pode fazer essa pergunta para descobrir o comprometimento do candidato com seu trabalho.

 

- O que você aprendeu com as experiências anteriores? Traga um case de sucesso na tua última empresa.

Com essa pergunta, é possível identificar o interesse e a predisposição do candidato em aprender novas habilidades dentro do futuro trabalho.

 

- Como você pode contribuir com seus colegas de trabalho?

Uma das características que os candidatos devem ter é saber trabalhar bem em equipe. Por isso, o recrutador pode questionar como o profissional lida com seus colegas.

 

- Por que nós deveríamos te contratar e não o candidato ao lado?

Pergunta padrão, para descobrir se o candidato consegue dar exemplos reais relacionados à oportunidade em questão – é o momento certo do profissional se autopromover.

 

- Como você pode contribuir para o desenvolvimento da empresa?

Essa pergunta é fundamental para descobrir se o candidato se comprometeu a estudar a empresa previamente e se o profissional está realmente alinhado à cultura organizacional da empresa.

 

- Qual o seu maior defeito e sua maior qualidade?

O objetivo é verificar o seu nível de autoconhecimento, além de analisar a percepção sobre si mesmo, o mercado e a vaga pretendida. 

 

A preparação para uma entrevista em uma instituição financeira requer um equilíbrio entre conhecimento técnico, habilidades interpessoais e demonstrações de comprometimento e interesse. Ao seguir essas dicas e se preparar adequadamente, os candidatos aumentam suas chances de sucesso e conquistam a tão desejada oportunidade no mundo financeiro.

 


Fonte:
Jorge Cardoso | Ensina Banco - Especialista em mercado financeiro
@jorgecardosobr | @ensinabanco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados