Consumidores devem
procurar sempre os canais oficiais de atendimento
O início do Programa Desenrola Brasil, iniciativa
do governo federal em parceria com diversas instituições financeiras para
ajudar brasileiros com dívidas em atraso a limpar seus nomes, traz um alerta: o
risco de golpes. Para ajudar a manter a segurança e bem-estar financeiro, a Recovery,
empresa do Grupo Itaú e plataforma especialista em recuperação de crédito no
Brasil, listou alguns cuidados de proteção contra golpes para se evitar falsos
pagamentos para fraudadores.
Muitos consumidores são impactados por meio de
redes sociais. O primeiro cuidado é checar se o perfil da empresa na rede
social é verdadeiro antes de clicar em qualquer link. Isso porque as páginas
fakes criadas por golpistas são muito parecidas com os sites oficiais, por isso
é importante avaliar a URL do site, ou seja, o endereço que consta no navegador
e até mesmo endereço de e-mail que consta após o @. Antes de iniciar qualquer
diálogo ou fornecer dados é fundamental checar se o endereço da conta é mesmo
oficial e/ou se possui o símbolo de conta verificada (). Essa mesma dica vale para
contas no WhatsApp, cheque sempre se o número que entrou em contato com você de
fato pertence à empresa que diz representar.
“É preciso ter muita cautela, especialmente quando
alguém envia links e pede para clicar neles. Esses golpes são conhecidos como
"phishing" e podem causar sérios danos à sua segurança digital e
privacidade. Desconfie de mensagens de remetentes desconhecidos ou de empresas
que possuem contas não verificadas. Se você receber uma mensagem de alguém que
não conhece ou de uma fonte não confiável, seja cauteloso e não clique”, alerta
Marcela Gaiato Martins, Diretora de Produtos B2C, Marketing e Atendimento ao
Cliente da Recovery.
Conferir dados de boletos
O pagamento de boletos também requer atenção. Para
se certificar que está pagando um boleto da instituição para a qual se destina,
note primeiro o código de barras. Desconfie de boletos com códigos de barra
falhados ou com espaço entre as barras e tamanho com diferenças grosseiras,
principalmente aqueles que não permitem o reconhecimento pela leitora e obriga
a pessoa a digitar o código. Prefira pagamentos feitos através de leitor do
caixa eletrônico ou do celular, uma vez que boletos fraudados não são lidos por
esses mecanismos. Outra dica é conferir se o número do código de barras aparece
na parte superior e inferior. Além disso, os primeiros 3 números devem ser o
código do banco que emitiu o boleto e os dígitos finais devem corresponder ao
valor que será pago.
Outra dica importante é conferir os dados do
beneficiário, ou seja, quem vai receber o pagamento. Certifique-se que o nome e
o CNPJ são mesmo da empresa que você vai pagar.
“Em caso de dúvida, o melhor caminho é entrar em
contato com os canais oficiais de atendimento do banco, ou da empresa onde você
tem dívida, antes de fazer qualquer pagamento. As instituições financeiras,
como a Recovery, possuem canais oficiais e um time preparado para auxiliar o
consumidor”, orienta a diretora de Produtos B2C, Marketing e Atendimento ao
Cliente da Recovery.
Recovery
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