Fran Rorato,
especialista em comunicação e oratória, explica que a GenZ precisa
aprender a se comunicar bem tanto no online quanto no presencial
A Geração Z, que engloba pessoas nascidas de 1996 a
2010, está cada vez mais em destaque nas redes sociais e muito se deve à
comunicação que esse grupo estabelece no ambiente online. Seja de famosos,
influenciadores ou anônimos, os conteúdos que são produzidos, quando possuem
uma boa oratória, conseguem chamar atenção e até mesmo viralizar, dependendo do
contexto.
Dados da pesquisa ‘O brasileiro ama as redes
sociais’, divulgada pela Plataforma Gente, da Globo em 2022, apontam que a
Geração Z é a que passa mais tempo conectada às redes sociais, e consome
conteúdo em plataformas como Instagram e YouTube por até 12 horas por dia. Isso
apenas comprova que esse público vai utilizar as plataformas digitais que estão
disponíveis para se comunicar.
Segundo Fran Rorato, especialista em
comunicação e oratória, fundadora da 2Talk Show e CEO da
rede de escolas de oratória Vox2You
em São Paulo, as redes sociais dependem de forma exclusiva da comunicação, pois
exigem que seus usuários falem - por textos escritos, áudios e vídeos - para
conseguirem se expressar sobre determinado assunto que tenham vontade.
Fran explica que apesar de uma boa parte da GenZ se
sair bem nas redes sociais, uma outra parte ainda apresenta dificuldades para
se comunicar no modelo presencial. “O que essa geração tem de bom no digital,
peca bastante no presencial. A maior demanda que temos hoje é treinar a Geração
Z para o mercado de trabalho, pois é notável que poucos têm noção sobre como
adotar uma postura adequada e se comunicar dentro das empresas”, afirma.
No entanto, também pode ocorrer o processo
contrário, pois nem sempre quem tem boa comunicação no ‘mundo real’ vai
conseguir ter o mesmo desempenho no ‘mundo virtual’. De acordo com a
especialista, isso acontece porque a pessoa pode se sair bem no presencial e
travar de frente da câmera. Nem sempre é fácil transpor boa oratória nas redes
sociais, por ter outros obstáculos que precisam ser enfrentados.
Por essa razão, Fran ressalta que é importante
existir equilíbrio entre o online e o presencial e que cursos de oratória são
sempre bem-vindos para promover uma boa comunicação nos dois ambientes.
“Atualmente, as redes sociais podem servir como ferramenta de trabalho e até
ajudarem a divulgar o que você faz, então saber usá-las a seu favor para
conseguir uma projeção é algo super positivo”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário