Pesquisar no Blog

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Especialistas dão dicas importantes para se manter saudável durante as férias

 As férias vêm com muitas tentações, mas como você pode resistir a elas e se manter saudável enquanto aproveita sua viagem? Siga nossas dicas enquanto estiver fora e aproveite o melhor dos dois mundos.

 

1. Mime-se, mas não muito:  

“É claro que você vai se divertir, você está de férias, mas não precisa ser o tempo todo. Trata-se de ter uma regra 80/20, na qual você come de forma saudável 80% do tempo”, diz Francisco Tostes (@doutortostes), médico atuante em endocrinologia e sócio do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais). 

Permita-se uma guloseima ocasional, mas pense nas frutas e vegetais que você gosta e coma mais. “Faça escolhas sobre o que você está comendo, em vez de acontecer no piloto automático”, aponta Tostes

 

2. Cuidado com a ingestão de álcool: 

O “coração de férias” é um ritmo cardíaco anormal causado pelo consumo excessivo de álcool, que as pessoas têm maior probabilidade de fazer em um intervalo. 

“Tente não exagerar com as bebidas alcoólicas, o excesso de álcool tem um efeito diurético e pode levar à desidratação”. Tente ficar abaixo do máximo recomendado, a Organização Mundial de Saúde considera um consumo máximo de 21 unidades de álcool por semana para homens e de 14 unidades de álcool para mulheres. Mas se você optar por beber, certifique-se de tomar um ou dois copos de água entre cada bebida, explica Mariana James, médica cardiologista e Ecocardiografista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) e do Hospital Samaritano Botafogo, com especialidade em Medicina Integrativa

 

3. Mantenha-se ativo: 

Matheus Vianna, personal trainer da equipe Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), criador do método Performance+, diz que é normal que durante o período de frio nós tenhamos desejos de comer mais, por conta disso, é importante manter uma rotina normal de treinos para não deixar o hábito de lado mesmo estando de férias. Mas caso realize uma viagem, é importante buscar lugares que tenham oportunidade de continuar se movimentando, seja em uma academia ou atividades ao ar livre sozinho ou em família, dessa forma é possível manter o exercício físico em dia com atividades diferentes. Auxiliando no controle da ansiedade, gasto calórico, estresse, humor e bem estar.

 

4. Gerencie o estresse:  

Viajar, gastar dinheiro, família e compromissos de trabalho podem tornar a temporada de férias estressante, explica Higor Caldato (@drhigorcaldato), médico psiquiatra e sócio do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), especialista em psicoterapias e transtornos alimentares. 

Fique atento aos sinais de alerta de muito estresse, incluindo ansiedade, tristeza, tensão, raiva ou perda de apetite.   

Mantenha-se ativo, evite excesso de álcool, faça massagem, reserve um tempo para as suas atividades, dê boas risadas! Rir faz bem para o corpo e mente, às endorfinas liberadas estimulam o sistema imunológico, aumentando a produção de células de defesa no organismo, diz Caldato

 

5. Para a mulher, fique seca e confortável: 

Poderia haver algo mais irritante do que um surto de candidíase atrapalhando seus planos de verão?  

A ginecologista Yara Caldato (@yaracaldato), especialista em Ginecologia Regenerativa, Funcional e Estética, afiliada do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) de Belém do PA, aponta que à medida que a temperatura aumenta, infelizmente, também aumentam as chances das mulheres sofrerem com candidíase vaginal. Felizmente, existem algumas medidas preventivas que todos podemos tomar para reduzir as chances de sermos vítimas dessas temidas infecções fúngicas, diz Yara

 

Troque o biquíni - Depois de entrar na água - seja uma piscina, banheira de hidromassagem ou mar - certifique-se de tirar o biquíni ou roupa de banho, tomar banho e secar-se completamente antes de vestir roupas limpas.

 

Evite roupas apertadas - Mesmo que você goste de usar jeans, sua vagina provavelmente não vai gostar! Vestir roupas justas como jeans, meia-calça ou leggings não permitirá que sua área vaginal respire e você acabará suando mais do que deveria.  

Em vez disso, opte por saias e vestidos ou calças largas em um tecido leve e respirável como linho ou algodão. 

 

Pratique a higiene adequada - Quando se trata de higiene feminina, você precisa mantê-la o mais simples possível. Sua vagina se limpa naturalmente, então você não precisa usar sabonetes fortes que possam alterar seu equilíbrio natural lá embaixo. Você também deve tentar evitar tomar banhos com espuma ou sais de banho com frequência. Lavar com água, e um emoliente se necessário, é suficiente para manter a área limpa sem prejudicar seu delicado pH, completa Yara

 

6. Seja mais esperto que o Buffet: 

Nathália Guimarães, nutricionista da equipe Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais) e especialista em nutrição clínica integrativa e funcional, fala sobre outra indulgência das férias que é, claro, toda aquela comida deliciosa da gastronomia local! As refeições as comidinhas saudáveis ​​são ótimas, mas há tantas guloseimas e opções durante a temporada de férias, que você pode ficar tentado a enfiar o pé na jaca!   

Quando você se depara com umas variedades comidas tentadoras, siga os truques para escolhas saudáveis: 

·         Comece com vegetais e outros alimentos ricos em fibras para não só ir gerando saciedade mas também ajudando a evitar que um pico glicêmico alto ocorra;

·         Coma devagar e mastigue bastante. Leva pelo menos 20 minutos para o seu cérebro perceber que você está satisfeito e seu estômago não tem dentes então mastigar bem garante uma digestão melhor, mais eficiente e uma melhor absorção dos nutrientes.

·         Escolha da mesa alguns alimentos que você gosta e que lhe dá prazer, mas coma uma quantidade pequena destes e preencha o restante do prato com alimentos ricos em proteína (que é o macronutriente que mais gera sensação de saciedade) assim evitando que você coma em demasia. E lembre-se que você não precisa provar ou comer tudo que tem no buffet.


 

7. Lembre-se de que sempre haverá o próximo ano:

 

Manter-se saudável durante as férias significa programar o tempo de inatividade. É fácil preencher sua agenda com todos os convites e atividades disponíveis. Mas uma agenda lotada pode deixá-lo esgotado, cansado e decididamente menos festivo.

 

Em vez disso, escolha algumas atividades que sejam particularmente significativas para você. Talvez você adora assistir séries e filmes com sua família e amigos. Cozinhar, arrumar o jardim, passear com cachorro, não perca esses eventos!  





FONTES:

Francisco Tostes (@doutortostes)- médico atuante em endocrinologia e sócio do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais). O médico endocrinologista e sócio do Instituto Nutrindo Ideais, maior clínica multidisciplinar do Brasil, Dr. Francisco Tostes (@doutortostes) é graduado há mais de 14 anos em medicina pela Faculdade Souza Marques e tem como foco de atuação a melhora na qualidade de vida de seus pacientes, seja através da prevenção ou empregando o que há de melhor no tratamento de doenças e outros problemas.

Mariana James - médica cardiologista e Ecocardiografista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) e do Hospital Samaritano Botafogo, com especialidade em Medicina Integrativa. Graduada em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, residência médica no Hospital Naval Marcílio Dias com especialização em Cardiologia , Ecocardiografia e Medicina Integrativa.

Matheus Vianna - personal trainer da equipe Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), criador do método Performance+. 
Com o objetivo de cuidar não apenas da capacidade física, mas também da saúde mental, o método promete resultado em até 12 semanas e visa ajudar os alunos que desejam chegar até a alta performance do corpo sem se machucar. Matheus é graduado em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, pós graduado em Ciência da Performance Humana pela UFRJ e aluno de mestrado no Programa de Pós Graduação e Pesquisa em Medicina Radiologia Clínica - Departamento de diagnóstico por imagem - Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (DDI/EPM/UNIFESP). O professor acumula experiência nas áreas de reabilitação de lesão e performance.

Higor Caldato (@drhigorcaldato) - médico psiquiatra e sócio do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), especialista em psicoterapias e transtornos alimentares. Graduado em medicina pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC/FAHESA) e fez sua residência médica em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bem como suas especializações de psicoterapias e transtornos alimentares também pela universidade carioca.

Yara Caldato (@yaracaldato) - Ginecologista Regenerativa, Funcional e Estética, afiliada do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) de Belém do PA - CRM-PA 11627 - RQE 5066. Graduada em medicina pela Universidade do Estado do Pará, pós graduada em ginecologia e obstetrícia pela Universidade Federal do Pará. Especialista em ginecologia e obstetrícia, membro da Associação Brasileira de Ginecologia Regenerativa Estética e Funcional. Atualmente é médica obstetra na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, com atuação em patologias obstétricas de alto risco.

Nathália Guimarães - nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais) e especialista em nutrição clínica integrativa e funcional. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Esportiva Funcional, a profissional tem formação em Psiquiatria Nutricional, além de ser palestrante e pesquisadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados