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Segundo a Apubra - Associação Pizzarias Unidas do Brasil, mais de 2.630 pizzas são preparadas por minuto em todo o país; 38,2% das pizzas mais pedidas são do sabor calabresa
Com
origem na Itália, a pizza chegou ao Brasil no início do século XX, pelas mãos
dos imigrantes italianos como uma opção de alimento rápido e barato, e logo
conquistou o paladar dos brasileiros, tornando-se um dos pratos mais populares
do país. Dados inéditos da Apubra
- Associação Pizzarias Unidas do Brasil, revelam que são
produzidas 3,8 milhões de pizzas diariamente em todo o Brasil, com uma média de
produção de 2.630 unidades por minuto. Ainda segundo a associação, apenas o
estado de São Paulo é responsável pela produção de 870 mil pizzas por dia.
Recentemente,
a Apubra marcou presença na Fispal Food Service, considerado o maior encontro
do setor de food service da América Latina, evento em que realizou o
levantamento Perfil Profissional, Pizza e Panorama do Mercado, a partir da
amostragem de 203 empreendimentos do setor. Um dos destaques é o ranking dos
sabores mais pedidos, a pizza de calabresa está em primeiro lugar, representada
por 38,2% dos pedidos de pizzarias que participaram do levantamento. Já o
segundo sabor mais consumido é o de muçarela, que concentra 16,2% dos pedidos,
seguido pela pizza de margherita, em terceiro lugar com 13,2%, portuguesa em
quarto lugar, com 10,3%, e frango em quinto lugar, com 4,9%.
Cresce a procura por opções veganas e vegetarianas
O
estudo também aponta que as pizzarias estão mais preocupadas em atender a
demanda de consumidores adeptos a dietas mais restritivas, com a oferta de
opções veganas e vegetarianas, que já compõem o cardápio de 55% dos
estabelecimentos pesquisados. “As pizzarias estão cada vez mais inclusivas,
concentradas em oferecer as melhores opções de sabores para todos os tipos de
paladar. Atualmente, 64,7% das unidades mapeadas possuem opções com zero
lactose, massa integral, sem glúten ou variações veganas e vegetarianas. Isso
mostra a diversidade da produção de pizzas no Brasil”, comenta Gustavo
Cardamoni, presidente da Apubra.
Os
estabelecimentos possuem uma alta demanda de pizzas vegetarianas, servidas
em 71,2% das unidades. Já as pizzas veganas estão inclusas no cardápio de
47% das pizzarias, seguidas da pizza de massa integral (32,6%), zero glúten
(27,3%) e zero lactose (18,9%). Outro ponto ressaltado na pesquisa é que o
aumento na procura por esse tipo de pizza também foi constatado por 72,7% das
unidades.
Pizza paulistana é a mais produzida nos estabelecimentos
Dados
do estudo mostram que o estilo de pizza paulistana, que tem como característica
a massa mais robusta, farta de cobertura, é a mais produzida nas pizzarias, em
63% dos estabelecimentos. Destas, observa-se ainda que um outro estilo está
ganhando espaço, que são as pizzas paulistanas preparadas com massa de longa
fermentação, presentes em 37% das unidades entrevistadas.
Já
o estilo de pizza napolitana está presente em 13% dos estabelecimentos, a
clássica italiana em 5%, seguido da romana (1%). 18% das pizzarias trabalham
com outros estilos ou não souberam classificar. O estudo também destaca que 7%
das pizzarias trabalham com estilos mistos, ofertando desde as tradicionais
paulistanas às clássicas italianas.
Cardamoni
reforça a importância de alinhar conceitos tradicionais com o estilo formado no
país. “As influências italianas sempre foram e serão importantes para o
segmento, pois além da história ajudam o empresário do setor a evoluir
constantemente. Acreditamos que o brasileiro encontrou o seu estilo de pizza e
essa identificação é importante. No entanto, agora o que vemos é a união das
melhores técnicas de produção em busca pela constante evolução do produto, sem
perder a criatividade e diversidade de sabores que são tão característicos da
culinária nacional. A massa de longa fermentação sendo adotada pela pizza
paulistana é um exemplo desse movimento”, afirma.
Metodologia
As
informações foram extraídas a partir de uma pesquisa aplicada a 203 empreendimentos
do setor de pizzarias, entre os dias 13 a 16 de junho de 2023, durante a Fispal
Food Service, que representa uma amostragem do cenário do mercado brasileiro.
“É gratificante trazer esses dados para o mercado da pizza e para os
consumidores, contribuindo com um macropanorama sobre o cenário, auxiliando a
compreender as tendências do setor”, afirma o executivo.
Além
das informações referentes aos sabores e o mercado da pizza, o estudo completo
também apresenta informações referentes ao perfil profissional do setor e
também sobre a atuação dos estabelecimentos no Brasil.
Apubra
- Associação Pizzarias Unidas do Brasil
https://apubra.org.br/
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