Pesquisar no Blog

sábado, 3 de junho de 2023

Guia gratuito ensina economizar e poupar dinheiro

 O projeto Minha jornada: trilhas da liberdade pretende apoiar aqueles que buscam sua liberdade financeira, trata-se de uma ferramenta que se adapta de acordo com o momento financeiro de cada pessoa

 

Com o propósito de ajudar os brasileiros a terem uma melhor relação com o dinheiro, o especialista em finanças pessoais, João Victorino, desenvolveu um guia gratuito que busca ajudar as pessoas rumo à liberdade financeira. Para ele, evitar o endividamento é o primeiro passo para a jornada cuja meta é começar a economizar dinheiro e poupar. 

Não faço dívidas, mas não sobra nada! Sabemos a importância de chegar ao final do mês com os gastos controlados, mas se a tarefa de guardar dinheiro continua sendo muito difícil, esse pode ser um alerta para o estado de falso equilíbrio financeiro. Segundo João, embora a pessoa esteja operando sem dívidas, este pode ser um cenário que deixa pouca margem de manobra caso ocorra um imprevisto financeiro. "Sabemos que nem tudo pode ser planejado e, por isso, é necessário estar preparado para surpresas indesejáveis", pontua.

Para João, é preciso identificar quais são seus gargalos financeiros, pois os custos adicionais, aqueles que não estavam planejados, podem comprometer a segurança financeira e, como consequência, pela falta de reserva emergencial, levá-lo ao endividamento. “É fundamental avaliar, dentro das necessidades, em qual delas é possível economizar. Identifique formas de reduzir despesas com a conta de energia, por exemplo. Evite as tentações das promoções imperdíveis e aprenda a pechinchar", explica.

Custos invisíveis, sim eles existem! Eles estão presentes no dia a dia: no combustível do veículo, no desperdício de alimentos e bebidas e até na hora do lazer. João recomenda que sejam revisados e renegociados os contratos de serviços, como assinaturas de plataformas de streamings (filmes e séries), manutenção de conta corrente, entre outros. 

Quanto aos cartões de crédito, já existem várias opções sem anuidade à disposição de quem quiser - se você tem histórico positivo num cartão de crédito - com certeza conseguirá outro. De acordo com o especialista, depois da revisão das contas e gastos, sem esquecer da disciplina, será possível começar a poupar e a ter uma reserva de emergência, com um valor suficiente para cobrir os gastos de seis a 12 meses. Esse é o começo de uma relação mais saudável com as finanças.

Por fim, João apresenta a analogia do equilibrista, onde compara esta prática com a árdua tarefa de quem busca equilibrar suas finanças. “Assim como um equilibrista na corda bamba se esforça muito (tanto física quanto mentalmente) para manter-se em pé, uma pessoa que está buscando o equilíbrio financeiro precisa se mover para compensar movimentos para o lado contrário, além da necessidade de pensar no próximo passo e, ainda, ter de manter a concentração. Por esse motivo, nossas trilhas podem ser um guia importante para ajudar nesta dinâmica.”

 

Sobre Minha jornada: trilhas da liberdade  

O projeto Minha jornada: trilhas da liberdade é uma iniciativa do canal A Hora do Dinheiro, trata-se de uma ferramenta que se adapta de acordo com o momento financeiro de cada pessoa. O programa é estruturado em três frentes: a primeira “Tô no vermelho”, indicado aos que gastam mais do recebem; a segunda “Equilibrando as contas”, recomendado para quem possui gastos e rendimentos no mesmo valor; e por fim, a terceira “Já tenho um oxigênio sobrando”, para começar a poupar de forma regular. 

 

João Victorino - administrador de empresas e especialista em finanças pessoais, formado em Administração de Empresas, tem MBA pela FIA-USP e Especialização em Marketing pela São Paulo Business School. Após vivenciar os percalços e a frustração de falir e se endividar, a experiência lhe trouxe aprendizados fundamentais em lidar com o dinheiro. Hoje, com uma carreira bem-sucedida, João é líder em diversidade e inclusão na Visa, atuando em prol de pessoas com deficiência. O especialista busca contribuir para que pessoas melhorem suas finanças e prosperem em seus projetos ou carreiras. Para isso, idealizou e lidera o canal A Hora do Dinheiro com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados