Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de março de 2023

Recuperações Judiciais crescem 87,3% em fevereiro, revela Serasa Experian

Micro e pequenas empresas registram aumento e lideram ranking de pedidos pelo recurso 

 

O mês de fevereiro registrou 103 pedidos de recuperação judicial frente aos 55 realizados no mesmo período do ano anterior. De acordo com o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, esse movimento representa uma alta de 87,3%. Ainda segundo o índice, foram as micro e pequenas empresas que marcaram o maior número de requisições. Veja os dados completos no gráfico abaixo:

 

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a estagnação econômica do país, combinada com a inflação e juros altos, influenciam diretamente na alta da inadimplência, tanto para empresas como para consumidores. “No caso dos empreendimentos, por acumularem uma quantidade enorme de dívidas, acabam entrando em risco de insolvência e alimentando as estatísticas de falências e de recuperações judiciais”.

 

A análise por segmento mostrou que o setor de Comércio foi aquele que mais demandou por recuperação judicial, com 36 pedidos. Depois estão as empresas de Serviço, com 33 requisições, seguidas pelas Indústrias (21) e Setor Primário (13).

 

Pedidos de falências crescem 38,7%

As solicitações de falências também cresceram, passando de 62 pedidos em fevereiro de 2022 para 86 no mesmo mês deste ano. A relação desses dois períodos revela um aumento de 38,7%. Também nesse recorte, foram as micro e pequenas empresas que lideraram o ranking, com 50 solicitações. As grandes vieram a seguir, com 19 requerimentos, já as médias registraram 17. Para conferir os pedidos de falências por setor confira a tabela abaixo:


Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

 

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

 

Serasa Experian

www.serasaexperian.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados