Pesquisar no Blog

quarta-feira, 22 de março de 2023

Dia Mundial da Água: Quanta água você precisa beber para perder peso?

VigillantesdoPeso ressalta como se manter devidamente hidratado pode influenciar de maneira positiva em sua jornada de emagrecimento

 

Muitas pessoas buscam perder peso de forma saudável e eficaz, e a hidratação adequada é um fator crucial nesse processo. Mas afinal, quanto de água é necessário beber para emagrecer? De acordo com a organização, a quantidade mínima de água recomendada é de 2 litros por dia para adultos, mas a necessidade pode variar de acordo com o peso, altura, idade e nível de atividade física de cada indivíduo. A verdade é que, quanto mais hidratado você estiver, seu corpo irá trabalhar de maneira mais eficiente em tarefas que variam do racional à queima de gordura corporal.

“Evidências apontam uma conexão entre emagrecer e beber água. Isso se deve ao fato de 60% do nosso corpo ser constituído por ela, um líquido sem calorias que desempenha um papel importante em praticamente todas as funções metabólicas. Embora inúmeros fatores, comportamentos e predisposições possam afetar o peso corporal, se seu objetivo for uma perda moderada a longo prazo, garantir que você esteja hidratado pode ser um bom primeiro passo”, revela Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso, no Brasil.

Eleito pelo 13º ano consecutivo como a melhor dieta, pelo ranking "Melhores Dietas 2023", VigilantesdoPeso, listou sete motivos que comprovam que a ingestão correta de água auxilia na perda de peso de várias maneiras. Confira!


1. Reduz o apetite

Consumir água pouco antes de comer pode ajudar a diminuir a ingestão de alimentos. Pesquisas apontam que pessoas que bebem cerca de dois copos de água, antes de uma refeição, comem, em média, 20% menos. Isso ocorre, pois essa quantidade de líquido enche o estômago o suficiente para que o cérebro registre plenitude.


2. Estimula o metabolismo

A água estimula o metabolismo e o gasto de energia do seu corpo, influenciando de maneira positiva no controle do peso. Mas, não existe mágica: ela estimula a termogênese, produção de calor no corpo, principalmente quando resfriada, ou seja, o corpo precisa gastar energia para aquecer o fluido até a temperatura corporal e, quanto mais energia gasta pelo corpo, mais rápido é o metabolismo.


3. Reduz a ingestão calórica de líquidos

Como a água não contém calorias, dar preferência a ela, ao invés de alternativas mais calóricas como sucos, refrigerantes, chás ou café adoçados e até mesmo bebidas dietéticas, pode reduzir a ingestão total de calorias líquidas, contribuindo para a perda de peso.


4. Auxilia na prática de exercícios

A água é essencial para o corpo durante o exercício, pois dissolve eletrólitos e os distribui por todo o corpo, desencadeia contrações musculares necessárias para o movimento. Quando as células musculares estão desidratadas, elas quebram as proteínas mais rapidamente e constroem os músculos mais lentamente, fazendo com que seus exercícios sejam muito menos eficazes. Além disso, por causa da transpiração, o corpo perde líquidos mais rapidamente. Por estas razões, estar devidamente hidratado diminui a fadiga e permite se exercitar por mais tempo, queimando mais calorias.


5. Ajuda na remoção de resíduos

Quanto mais água você consumir, mais facilidade o seu sistema terá para mover as coisas, reduzindo as probabilidades de constipação e inchaço. Além disso, estar devidamente hidratado promove a função renal, libera bactérias nocivas do trato urinário e evita cálculos renais, que podem ocorrer com urina mais concentrada.


6. Influencia na queima de gordura

Aumentar a ingestão de água influencia na lipólise, processo pelo qual o corpo queima gordura para obter energia, já que, devido a alterações hormonais, mesmo que leve, a desidratação diminui a intensidade do processo.


7. Melhora a motivação e reduz o estresse

Fadiga, tontura e confusão são alguns dos sintomas comuns de desidratação. Além deles, a sonolência e a redução do estado de alerta também costumam se manifestar em pessoas que consomem baixas quantidades de água. Isso porque a desidratação aumenta a produção de cortisol no organismo, o hormônio do estresse, afetando a motivação para se exercitar e realizar outras atividades que influenciam em sua jornada de perda de peso, como cozinhar em casa e fazer melhores escolhas alimentares.

É importante ressaltar que a água é essencial para o bom funcionamento do organismo como um todo. Uma opção saudável não só para quem busca emagrecer. Por esta razão, mantendo-se sempre bem hidratado e aderindo a uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível alcançar o peso desejado de forma saudável e sustentável.

 

VigilantesdoPeso
www.ww.com/br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados