Pesquisar no Blog

quarta-feira, 22 de março de 2023

Mês das mulheres reacende importância dos exames de rotina

Diagnóstico por imagem têm papel fundamental na prevenção do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre as mulheres

 Divulgação 

 

Marcado pelo Dia Internacional das Mulheres, o mês de março também é responsável por desencadear diversos movimentos de prevenção de doenças ligados à saúde feminina. Com isso em mente, a realização de exames de rotina em conjunto com os diagnósticos por imagem se tornam o principal artifício para ajudar a identificar e prevenir doenças antes que estas se agravem ou desencadeiem novas enfermidades. 

De acordo com o Dr. Philipe Cavalcanti, radiologista e CEO da Clínica Perfecta, a necessidade dos exames direcionados ao público feminino pode variar de acordo com a idade e com a condição física das pacientes. “O ultrassom transvaginal, por exemplo, é recomendado para mulheres acima dos 35 anos é o principal método utilizado para realizar o rastreamento do câncer de ovário, sendo também capaz de realizar o diagnóstico de miomas e de identificar cistos  e outras alterações nos ovários. Já após os 40, é ideal que as mulheres realizem o exame da mamografia anualmente, sendo este essencial para detectar o câncer de mama, uma das principais causas de morte entre as mulheres”, explica o especialista.

O ultrassom pélvico, procedimento não invasivo que possibilita ver útero, colo uterino e tubas uterinas, também pode ser indicado a partir da primeira menstruação, garantindo que não haja demais complicações no ciclo menstrual. Já a densitometria óssea, normalmente recomendada para atletas e para mulheres após os 51 anos de idade, serve para diagnosticar a presença de osteoporose e osteopenia, doenças que se tornam mais suscetíveis conforme o avanço da idade pelo desequilíbrio hormonal causado pela cessação da menstruação.

“Como uma clínica que está sempre preocupada com o bem estar e a segurança da mulher, a Perfecta também conta com um espaço totalmente desenhado para a promoção da saúde feminina, fornecendo um ambiente privativo exclusivo para que as mulheres se sintam seguras e confortáveis no momento de realizar os exames”, afirma Daniela Cavalcanti, sócia-administradora da Clínica. Fornecendo mais de 160 tipos de exames enquanto atende mais de 50 tipos de convênios, a Perfecta possui certificados de qualidade atestados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e também pelo INCA, o Instituto Nacional de Câncer.

  

Clínica Perfecta
Endereço: Centro Médico Lúcio Costa, L2 Sul, SGAS 611 - Bloco 1, sala S03, Brasília (DF)
www.instagram.com/clinicaperfecta
perfectadiagnostico.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados