Pesquisar no Blog

quarta-feira, 22 de março de 2023

No dia Mundial da Água entenda como esse elemento tem influência no funcionamento do sistema digestivo e para evitar doenças

É importante manter-se bem hidratado, mas ingerir muita água também não é benéfico

 

O dia 22 de março é marcado por ser o Dia Mundial da Água, um dia marcado pela conscientização sobre a água e os recursos hídricos. Mas para além da sua importância para o planeta a água também é um elemento vital para o corpo humano e para a nossa vida, afinal, mais de metade do nosso peso corporal é constituído por esse elemento. 

Entre os vários sistemas do nosso corpo, a água possui um papel importante para o sistema digestivo. O gastroenterologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Eduardo Berger, explica que a importância da água já começa durante a mastigação e na deglutição, uma vez que a desidratação ou problemas nas glândulas salivares (“boca seca”) dificultam a adequada ingestão dos alimentos. “Além disso, o bolo alimentar se excessivamente seco, trará necessidade de uma secreção extra aos órgãos digestivos, sobrecarregando-os, e aumentando o risco de dano às mucosas. Já na formação e eliminação das fezes, no final de todo o processo digestivo, tudo se torna mais facilitado se o corpo estiver bem hidratado”, explica, ressaltando que a falta de água pode incorrer em maior risco de constipação intestinal, a popular prisão de ventre. 

Outro risco que pode ser aumentado com a falta de água é o aumento de incidências de gastrites e úlceras. “Há um mecanismo hormonal no estômago, que estimula a produção de ácido e enzimas, quando houver alimento em contato com sua mucosa. Assim, quanto mais o alimento permanecer no interior deste órgão, mais sua mucosa será agredida pelo suco gástrico, ocasionando prejuízos para o organismo”, destaca o médico. 

Eduardo, porém, faz um alerta: a ingestão de muita água também não é benéfica. Ele ressalta que não há uma medida definida para todos, mas que é preciso considerar que um adulto saudável, com 75 quilos, deve beber em torno de 2,8 a 3 litros de líquidos por dia. “Mas para termos uma noção mais completa é necessário considerar também as condições climáticas, as atividades físicas, o tipo e o ambiente de trabalho e outros parâmetros”, afirma. 

O médico orienta que é importante distribuir a ingestão de água por toda a jornada diária, de manhã, de tarde e de noite, evitando um grande volume a cada vez. Uma boa medida é um copo americano com 200 ml. É indicado sempre ingerir a água de fato. “Muitas frutas e legumes como melancia, melão, rabanetes e nabo são ricos em água, mas teríamos que ingerir grandes quantidades para estarmos adequadamente hidratados”, analisa. 

Ele afirma que é muito negativo, porém, substituir a água por refrigerantes e sucos artificiais por conterem corantes, conservantes, e outros aditivos químicos, todos nocivos ao organismo. Já no caso de perdas excessivas de água por conta da prática de esportes ou do calor excessivo, por exemplo, a ingestão de 500 ml de isotônicos pode ser muito boa para o corpo.

 

Hospital Edmundo Vasconcelos
www.hpev.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados