Segundo Cleber
Brandão, especialista em gestão e varejo, datas específicas podem ser grandes
oportunidades
O comércio ao redor de todo o mundo costuma se
programar para períodos de promoções e ofertas nos mais diversos setores.
Alguns segmentos específicos, no entanto, devem estar atentos para atender,
especialmente, seu público-alvo durante as datas promocionais
De acordo com Cleber Brandão, especialista em
negócios de produtos naturais, gestão de lojas e empreendedor focado no varejo,
durante esses períodos os estabelecimentos devem se posicionar para oferecer
vantagens. “É importante aproveitar o momento. Os consumidores já ficam
preparados e esperando por esse dia e caso a empresa não se posicione,
certamente terá o seu negócio excluído da preferência. Inclusive, é um bom
momento para aproveitar e trazer mais movimento para a loja”, relata.
Para Brandão, qualquer promoção sem uma divulgação
de marketing efetiva irá gerar frustração. “Vejo muitos lojistas se frustrarem
por criarem combos e promoções maravilhosas, mas não venderem nada porque não
divulgaram. Costumo dizer que ‘quem é e visto é lembrado e quem é lembrado é
comprado’. Então, independentemente de promoção ou não, é preciso ser visto a
todo instante. Vale ressaltar que a divulgação não deve acontecer apenas no
momento de uma ação promocional ou data comemorativa, mas sim em diversos
períodos com o intuito de criar um histórico de relacionamento com quem se
deseja atingir”, pontua.
O especialista acredita que a principal estratégia
de marketing é se antecipar em relação a esses períodos promocionais. “É
preciso deixar claro para os clientes que haverá, por exemplo, promoções nas
lojas e avisar com certa antecedência de pelo menos três semanas. Trabalhar
essa comunicação antecipadamente é um dos grandes medos que lojistas inexperientes
possuem, porque acreditam que alguns clientes vão esperar somente aquele dia
específico para comprar. Mas não é bem assim que as coisas acontecem. Com essa
antecipação frente aos concorrentes na divulgação, quem compra regularmente não
vai ter essa atitude”, declara.
Além de atrair o público que já é fiel, uma ação
promocional tem o objetivo de alcançar novos consumidores. “A grande vantagem é
aproveitar essa onda de destaque comercial para atrair a atenção de pessoas que
não conhecem a marca ou um determinado produto. Além disso, é uma ótima
oportunidade para realizar um bom atendimento e gera satisfação. Estas ações
podem cativar e fazer com que eles voltem ao negócio depois do período de
promoções”, revela Brandão.
De acordo com o gestor, preparar o estoque para
esse tipo de situação é algo primordial, mas é preciso ter cautela. “Deve-se
analisar o histórico dos anos anteriores para realizar novos pedidos. Comprar
apenas por estar na promoção pode ser um grande problema caso não exista
movimento para consumir os produtos em alguns meses, por exemplo. É importante
mencionar, também, que não se deve colocar todos os itens de um comércio em
promoção. É preciso ter foco para alcançar os melhores resultados”, pontua.
Para o especialista, os ganhos alcançados nas
vendas não devem apagar o fato de que é possível ter lucro, também, no momento
de comprar produtos para um comércio. “Diversos fornecedores oferecem valores
promocionais durante datas específicas. Parte desses produtos poderão ser
vendidos durante a campanha, ou em uma outra oportunidade sem reduções. Se o
lojista possuir um bom capital de giro para investimento, essa é uma boa chance
de aumentar o catálogo”, relata.
Outro ponto interessante, segundo Brandão, é a
necessidade de montar estratégias para as promoções e não, simplesmente,
colocar todo o negócio com descontos de 50%. “Negociando com fornecedores e
alcançando um bom desconto, será possível disponibilizar alguns itens com
margens menos agressivas e outros com até 80% de redução”, afirma.
O empreendedor acredita que uma equipe bem treinada pode ser o principal diferencial em períodos promocionais. “Ter um time bem preparado faz toda a diferença nesses casos, já que é o momento ideal para conquistar o coração dos clientes que costumam frequentar a concorrência. Ofereça produtos para atrair clientes, mas não fique preso, apenas, aos itens promocionais. Apresente alternativa e capriche na entrega e experiência do cliente para que ele sinta o desejo de retornar e comprar mais vezes, mesmo fora de períodos conhecidos pelos descontos”, finaliza.
Cleber Brandão - criador do maior curso sobre como montar e gerir lojas de Produtos Naturais no Brasil. Empresário no segmento há mais de uma década, fundou a Trilha Empório Natural e Ektus Produtos Saudáveis. Tem ajudado centenas de futuros lojistas a montarem negócios com suas aulas e motivações diárias. Nasceu em família humilde do interior de Goiás, vendeu limão, alface, ovos e galinhas na cidade em que morava e se orgulha muito de seu passado. Cléber já foi professor universitário e fez diversos MBA's, mas a sua paixão está no comércio e nas vendas.
https://www.cleberbrandao.com.br/
@cleberbrandao
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