“É aconselhável que as empresas contem com uma assessoria jurídica especializada para orientar o que pode e o que não pode ser feito neste período de Copa do Mundo", explicou o especialista em Direito Civil do PG Advogados, Lucas Patto
A Copa do Mundo 2022, que vai acontecer no
Catar, entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, deve movimentar R$ 1,48
bi em comércio e serviços no Brasil. A estimativa é de pesquisa realizada pela
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e, caso a
projeção se concretize, o mercado varejista e o setor de serviços do País podem
registrar um faturamento 7,9% maior em comparação com a Copa de 2018, que
aconteceu na Rússia, e movimentou R$ 1,37 bi.
É considerada uma oportunidade lucrativa
para empresas de todos os segmentos e portes para pegar carona na Copa e criar
ofertas para seus produtos e serviços. Mas é preciso prestar muita atenção às
regras de marketing da Copa do Mundo 2022 estabelecidas pela FIFA. Há uma série
de proibições quanto ao uso de alguns elementos visuais, gráficos e verbais que
as campanhas de promoção comercial devem obedecer ou estarão cometendo
infrações de propriedade intelectual.
“É aconselhável que as empresas contem com
uma assessoria jurídica especializada para orientar o que pode e o que não pode
ser feito neste período de Copa do Mundo, que é bastante complexo, ou tendem a
se prejudicar no que chamamos de Marketing de Emboscada”, explicou o
especialista em Direito Civil do PG Advogados, Lucas Patto.
A Copa do Mundo é um grande evento
esportivo comemorado por muitas pessoas, mas ela tem uma dona: a Federação
Internacional de Futebol (FIFA) que, inclusive, leva o seu nome oficialmente:
FIFA World Cup Qatar 2022. Isso significa que a marca é detentora de
nomenclaturas e símbolos dirigidos ao evento e estabeleceu uma série de regras
e proibições para a promoção comercial durante o evento.
“Em linhas gerais, se a empresa não é
patrocinadora oficial do evento, isso significa que ela tem uma série de
restrições para o uso de palavras, logo, termos e símbolos, dentre outros, para
promover produtos e serviços em ações de marketing online e offline. Somente no
Brasil, a FIFA registrou uma infinidade de regras. Por outro lado, isso não
significa que as empresas não podem aproveitar o cenário do evento de futebol
que tem o maior apelo mundial”, explicou Lucas Patto.
O PG Advogados traduziu o Guia Oficial de
Propriedade Intelectual da Fifa (disponível em https://digitalhub.fifa.com/m/6c082ee6ab7bc802/original/FIFA-World-Cup-Qatar-2022_IP-Guidelines_EN.pdf4)
apresentando os principais critérios para desenvolver ações de marketing de
acordo com as regras do jogo.
O
que pode usar
· Copa:
esta palavra pode ser utilizada isoladamente, mas não pode estar vinculada a
uma promoção. Você pode dizer, por exemplo, “Que funcionará normalmente durante
a Copa”, mas não que fará “Desconto da Copa do Mundo”.
· Mundial:
Assim como a palavra Copa, a palavra Mundial pode ser utilizada sem que seja
vinculada a uma promoção.
· Nome
de jogadores: Você poderá utilizar o nome dos jogadores para efetuar
comentários, mas nunca deixar “no ar” que há alguma relação do jogador com sua
marca.
· Cores
da bandeira do Brasil: pode ser usada sem cunho comercial para divulgação e
comentário dos jogos.
O
que não pode usar
Em campanhas de marketing da Copa do Mundo
2022 é proibido usar os seguintes elementos:
· Hashtags
oficiais da Copa nas redes sociais;
· Emblema
oficial da Copa;
· A
imagem da mascote oficial e seu nome;
· Cartaz
oficial;
· Cartazes
e logos oficiais das cidades da Copa;
· Slogan
oficial “Now is all” — Agora é tudo;
· Imagem
do troféu oficial;
· Imagem
da bola oficial;
· Marcas
corporativas da FIFA;
· Fonte oficial
“QATAR 2022”;
· Estética
visual do evento QATAR 2022 e seus componentes individuais.
Também é proibido o uso de comunicação e os
seguintes símbolos com fins comerciais:
· Copa
do Mundo;
· Copa
do Mundo 2022;
· Copa
do Mundo FIFA;
· Copa
do Mundo FIFA 2022;
· Copa
do Mundo FIFA Catar 2022;
· Copa
do Mundo FIFA Qatar 2022;
· Catar
2022 ou Qatar 2022;
· Copa
Mundial;
· Mundial;
· FIFA.
· A
camiseta da Seleção ou modelo parecido;
· O
nome ou a marca da CBF;
· O
escudo da CBF;
· O
mascote da Seleção;
· Imagens dos jogadores ou dos jogos;
· O termo “Seleção Brasileira”.
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