A Black Friday
desse ano "concorrerá" com os jogos da Copa do Mundo; Rodrigo Garcia,
diretor-executivo da Petina Soluções, comenta como os dois eventos simultâneos
devem influenciar no comportamento do consumidor
- A Black Friday 2022 acontecerá no próximo dia 25, seguindo o costume
dos Estados Unidos, onde a data é tradicionalmente comemorada na última
sexta-feira do mês de Novembro, logo após o feriado de Dia de Ação de Graças.
No entanto, as promoções muitas vezes já se iniciam no início do mês,
principalmente no e-commerce, que concentra a maioria das ofertas.
No Brasil, muitos lojistas promovem o ‘’Esquenta
Black Friday’’, com descontos que valem ao longo do mês, até chegar o dia da
Black Friday. “O foco é atrair o olhar dos consumidores para produtos e
serviços e gerar ainda mais expectativa para as promoções do dia 25”, explica
Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina
Soluções em Negócios Digitais- startup de gestão de marketplaces nacionais
e internacionais.
Neste ano, a Black Friday irá “concorrer” com outro
grande acontecimento: a Copa do Mundo. Para os comerciantes, a ocorrência
simultânea do mundial de futebol gera ainda mais oportunidades para impulsionar
as vendas. Segundo levantamento recente da Globo, 72% dos brasileiros
entrevistados declararam que possuem interesse em adquirir algum produto ligado
ao evento esportivo.
Produtos “queridinhos” dos consumidores
Garcia afirma que um dos produtos mais procurados
neste período será, logicamente, a televisão. De acordo pesquisa do Google, 1
em cada 4 torcedores pretendem comprar um novo aparelho televisivo,
principalmente para assistirem ao mundial de futebol em alta qualidade, visual
e auditiva. “O interesse deve surgir no período pré-Copa e acelerar ainda mais
conforme os jogos se aproximam, e se o Brasil for avançando na competição”, prevê
o especialista.
Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela
Globo, além dos eletrônicos -que naturalmente já são de maior procura pelo
público na Black Friday-, outras categorias também apresentarão crescimento de
intenção de compra na Copa: roupas (20%), itens de supermercado (14%), calçados
(12%), bebidas alcoólicas (12%), artigos esportivos (12%) e artigos de
decoração (9%) são alguns exemplos.
O executivo da Petina complementa que as promoções
dos artigos mencionados devem se intensificar às vésperas da estreia da seleção
brasileira, não deixando apenas para a sexta-feira do dia 25, fazendo com que
“tanto os comerciantes, quanto os clientes, tenham um maior aproveitamento da
junção dos dois eventos”.
E-commerce será ainda mais procurado
Apesar do público brasileiro estar com grande foco
e expectativa em relação aos jogos da Copa, para Garcia, a coincidência de
datas não prejudicará o interesse nas compras, uma vez que, após o término dos
jogos, os consumidores tendem a retomar a atenção às promoções.
“Com a família reunida e vibrando em casa pelos
resultados, os consumidores não precisarão interromper este momento para ir às
compras. A tendência é que, neste ano, o consumo online tenha um acréscimo
superior em comparação ao ano de 2021, apontando uma excelente estimativa as
vendas no e-commerce”, avalia ele.
“A logística dos marketplaces estão super
preparadas para a demanda da Black Friday, pode até haver alguns atrasos, mas
certamente serão pontuais e pouco significativos”, garante Garcia.
Consumidor estará mais exigente
Após dois anos de pandemia de covid-19 e aumento da
inflação, o consumidor ainda está com o poder de compra limitado - 3 a cada 4
brasileiros afirmam que sentiram esse impacto diretamente no bolso.
Desta forma, os comerciantes podem esperar clientes
mais seletivos e difíceis nas negociações. “Após o período de restrições devido
à pandemia, a mentalidade do consumidor mudou. Hoje, a maioria das famílias já
adota um consumo consciente, por conta do que foi e vivenciado. Desta maneira,
o cliente deve buscar o que melhor couber no bolso”, explica o
diretor-executivo da Petina.
Black Friday deve vencer “embate”
Como mencionado anteriormente, apesar do evento
esportivo despertar interesse em todo o Brasil e no mundo, e influenciar o
comportamento do consumidor, a Black Friday continuará se sobressaindo, por
conta da tradição da data e da demanda de consumo no mês de Novembro, com a
proximidade das festas e do 13º salário.
“A Copa do Mundo é um evento relevante, que também
mobiliza o consumo. Mas quando colocamos Copa x Black Friday, certamente a
Black Friday ganha de ‘goleada’. Em 2018, a Copa gerou o maior número de
acessos no período que antecedeu a estreia do Brasil na competição, mas quando
comparamos com o buzz gerado pela Black Friday, vemos que o volume ainda é bem
inferior”, finaliza Garcia.
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