Especialista em
retenção e engajamento de usuários explica como os lojistas podem utilizar a
famosa data de promoções para fidelizar clientes
Em menos de duas semanas, o comércio do país - e do mundo - irá encarar a data mais esperada do ano: a Black Friday. Além de preparar seus negócios para suportar a alta demanda, os especialistas de varejo possuem um outro desafio: conquistar esses consumidores para que eles se tornem potenciais clientes. A ideia é não ver a data apenas como um dia de vendas, mas uma oportunidade para fidelizar pessoas, para que elas comprem mais vezes no decorrer do ano, ou até que indiquem o seu negócio para outros compradores.
Mas como garantir o retorno dos consumidores da Black Friday? Para Marcelo Rocha, VP Latam da CleverTap, plataforma de retenção e engajamento de usuários, é preciso que o comprador tenha a melhor experiência possível com os serviços e produtos do seu negócio: “Sabemos que, por causa do aumento do tráfego dos sites, a data também demanda um esforço maior das empresas. Além de criar estratégias promocionais verdadeiras, é preciso estar preparado para a quantidade de consumidores que chegarão ao negócio e, se possíveis erros surgirem, o que é bem provável que aconteça, é preciso produzir um mapeamento prévio de como solucioná-los”.
Confira 6 dicas do especialista para conquistar os
consumidores durante a famosa época de promoções:
- Faça um negócio honesto
Após alguns anos da aderência da Black Friday, o
consumidor brasileiro está muito mais educado e experiente. Ele acompanha a
movimentação dos preços dos produtos e não cai mais em pegadinhas promocionais
como “a metade do dobro”. Então, o primeiro passo para conquistar a confiança
do consumidor é ser honesto. Faça promoções verdadeiras e que sejam vantajosas
para os compradores.
- Fique atento a funcionalidade da sua
plataforma de vendas
Seja uma loja física ou digital, o empreendedor
precisa estar preparado para a alta demanda de compradores. Verifique se seu
site suporta que vários clientes naveguem ao mesmo tempo ou, se você utiliza as
redes sociais como principal plataforma de vendas, disponibilize funcionários
para estarem atentos ao atendimento.
- Mime o seu cliente!
Já pensou em presentear o consumidor com algum
mimo? Calma, não precisa quebrar a cabeça e dar um produto como brinde. A ideia
é agradar ainda mais o cliente. Um chaveiro ou um álcool em gel com a estampa
da sua loja, por exemplo, são itens que as pessoas utilizam no dia a dia e que
farão com que elas lembrem do seu empreendimento. Eles podem ser colocados
tanto em encomendas do e-commerce como na própria sacola da loja física.
- Como está a embalagem do seu produto?
Um outro ponto essencial para garantir a
fidelização do cliente é como será embalado o produto comprado. Para quem
trabalha com e-commerce, a atenção é dobrada. Isso porque, durante o trajeto do
empreendimento até o endereço do comprador, podem acontecer diversos motivos que
danifiquem o produto. Garantir embalagens impermeáveis e resistentes são
primordiais para que a compra chegue em condições perfeitas.
- Pense no pós-venda
Às vezes, é preciso dar mais um empurrãozinho para
que o consumidor volte a comprar na sua loja. Uma ideia bem interessante é dar
um cupom de desconto para a segunda compra ou um cartão que, após 5 pedidos em
sua loja, o cliente seja beneficiado com um prêmio. A ideia é dar mais um
motivo para que ele volte a fazer negócio com o seu empreendimento.
- Saiba resolver os problemas
Não tem jeito, problemas acontecem. Entretanto, a
imagem que fica ao cliente é como você o solucionou. Por isso, faça um
mapeamento dos possíveis empecilhos que possam acontecer durante a data e crie
um planejamento de soluções. Assim, você evitará futuras dores de cabeça e
ganhará o coração do consumidor.
CleverTap
https://clevertap.com/
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