Advogado Léo Rosenbaum dá dicas para se precaver de golpes e aproveitar a Black Friday sem problemas
No ano passado, o Procon-SP registrou mais de 700
reclamações referentes a compras realizadas na Black Friday e, agora que o
evento está se aproximando novamente, o consumidor precisa se preparar para
evitar os golpes na Black Friday 2022.
Os preços aumentaram e muita gente esperou o ano inteiro
para aproveitar a Black Friday, que acontece amanhã (25). No entanto, o
desespero para encontrar as melhores ofertas e promoções pode custar caro.
Infelizmente, o consumidor não é o único que está ansioso
para a chegada do evento: essa também é uma grande oportunidade para os
golpistas, que se infiltram entre vendedores legítimos e atraem suas vítimas
com descontos que enchem os olhos.
Com o passar dos anos, as artimanhas desses criminosos se
tornam cada vez mais complexas e, quem já caiu em uma fraude na Black Friday
sabe que, mesmo com os preços reduzidos, o prejuízo é grande.
Por isso, estar preparado para evitar os golpes na Black
Friday 2022 é fundamental para aproveitar ao máximo o evento e, para isso, o advogado
Léo Rosenbaum, sócio do Rosenbaum advogados e especialista em relações de
consumo, traz informações sobre as fraudes mais comuns e quais os direitos do consumidor.
Quais as fraudes mais comuns na Black Friday?
De todos os golpes aplicados durante as edições da Black
Friday, o mais popular é o Phishing-as-a-Service (PHaaS), que consiste na
criação de sites e perfis falsos que imitam grandes marcas.
Grandes descontos atraem consumidores até esses sites e,
quando a compra é realizada, os golpistas roubam os dados da vítima e vazam
essas informações, que podem ser utilizadas em outras práticas fraudulentas.
Outro grande problema do PHaaS na Black Friday é que o
consumidor realmente paga por um determinado produto ou serviço, mas nunca
recebe sua compra e, muito menos, consegue o dinheiro de volta.
Por isso, tomar cuidado é tão importante.
Se informar e se prevenir são as duas formas mais efetivas
de evitar os golpes na Black Friday 2022 e em outras edições do evento.
Combater essas fraudes não é dever das empresas?
Deveria ser. É importante que as empresas sejam aliadas dos
consumidores no combate às práticas fraudulentas e, para isso, seria
interessante implementar soluções como, por exemplo:
- bloqueios de falsificação de endereços de e-mail;
- técnicas antifraude;
- mecanismos anti-SPAM;
- serviços de monitoramento e remoção de conteúdo malicioso;
- treinamentos e campanhas para reconhecimento de fraudes
envolvendo phishing.
Outra estratégia benéfica é a criação de canais exclusivos
para reclamações referentes a fraudes e golpes. Dessa forma, o consumidor sabe
a quem recorrer caso se encontre em apuros.
Dicas para evitar os golpes na Black Friday 2022
O consumidor deve se preparar antes de comprar qualquer
coisa na Black Friday 2022, a fim de evitar as fraudes que costumam ocorrer
durante o evento.
Por isso, Léo Rosenbaum separou seis dicas imperdíveis para
quem quer aproveitar ao máximo todos os descontos amanhã, mas sem abrir mão da
segurança. Confira:
1. Fique de olho no orçamento
Além de se preocupar com os golpes na Black Friday 2022,
também é importante se preocupar com o bolso.
Ir de site em site fazendo comprar pode fazer um grande
estrago e, por isso, é importante acompanhar com cuidado cada transação e se
certificar de que, com ou sem desconto, aquele produto ou serviço não irá
comprometer o orçamento.
2. Compare preços e faça as contas
Checar os preços com antecedência é uma excelente maneira de
verificar se o desconto vale realmente a pena ou se uma oferta é na verdade o
velho truque de aumentar o preço antes da Black Friday e, no dia do evento,
voltar ao preço original, criando um falso desconto.
Mas, para quem só conseguiu pesquisar agora, uma boa dica
para economizar é comparar os preços de diferentes sites. Além disso, para
compras online e parceladas, é importante considerar o valor do frete e o acréscimo
de juros.
3. Atenção aos sites falsos
Uma das principais ferramentas por trás das fraudes da Black
Friday é a criação de sites falsos.
Esses portais são bem feitos e, aos olhos do consumidor,
parecem confiáveis. Inclusive, existem sites falsos muito parecidos com sites
oficiais de grandes lojas, que enganam muitas pessoas.
Por isso, antes de comprar, é importante se informar sobre a
procedência do site e verificar se ele é seguro, o que pode ser feito
observando o ícone de cadeado no canto esquerdo da barra de pesquisa e também
através da lista “Evite esses Sites” do Procon-SP.
Para não comprar em sites que imitam outras lojas, confira
sempre o link, letra por letra, e confirme se aquele é o endereço oficial.
4. Confira a procedência do produto
Conhecer o fornecedor é crucial para qualquer compra ou
contratação.
Por isso, antes de comprar, procure o CNPJ do vendedor e
consulte o cadastro na Receita Federal. Evite consumir de sites criados
recentemente e de lojas que não possuem endereço físico.
5. Evite links
Não é aconselhável clicar em links enviados por e-mail,
WhatsApp ou mensagens.
Mesmo que o remetente seja uma pessoa de sua confiança, o
ideal é pesquisar o fornecedor seguindo as dicas acima e acessar somente
páginas oficiais para efetuar compras e contratar serviços.
6. Cuidado na hora de pagar
Antes de realizar qualquer transação, especialmente via
boleto bancário ou PIX, confira minuciosamente os dados do recebedor.
Cheque o nome da empresa, a data da compra, o CNPJ e só
pague se todas as informações estiverem de acordo com o site da compra.
Tomei todos os cuidados, mas tive problemas com a minha
compra. E agora?
Diante de problemas como atrasos, não entrega ou outras
questões, é aconselhável que o consumidor entre em contato primeiramente com a
empresa. Por ser uma época muito movimentada, erros acabam acontecendo e,
geralmente, a situação pode ser resolvida diretamente.
Mas, caso não consiga uma solução, o consumidor pode acionar
as plataformas de defesa ao consumidor como o Procon e registrar reclamações
nas plataformas Reclame Aqui e Consumidor.gov.
Além disso, há a possibilidade de acionar a Justiça, sob a
orientação de um advogado especialista em Golpes Digitais e Virtuais e Direitos
do Consumidor.
Não tive problemas, mas me arrependi de uma compra. Posso
devolver?
Sim. O direito de arrependimento é previsto pelo Código de
Defesa do Consumidor e possibilita a devolução de itens e o cancelamento de
serviços quando a relação de consumo é firmada pela internet.
O consumidor tem sete dias para se arrepender da compra, que podem ser contados a partir da data da compra ou da entrega e, ao fazer a devolução ou cancelamento dentro deste prazo, não é cobrado nenhum encargo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário