Pesquisar no Blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Estudo inédito revela o cenário de produção e venda da Soja no Brasil

Restrição de compradores, conectividade, oscilação do dólar, pragas e estoque são as maiores preocupações dos produtores de soja no país 

 

Climate Fieldview realizou pesquisa inédita com produtores de Soja no Brasil, para entender como está o cenário que vai desde o cultivo até a colheita. Os respondentes foram taxativos: custos de produção e oscilação do dólar estão entre os maiores desafios dos produtores.  

Ainda no universo da cultura, Climate Fieldview lançou um guia completo da Soja com mais de 20 páginas explicando tudo sobre a cultura com informações que serão úteis e indispensáveis para os produtores, agrônomos, administradores entre outros profissionais ligados ao cultivo.  

Dos respondentes, 61% são donos de fazenda e 28% agrônomos. Eles ajudaram a traçar um panorama do cenário atual da plantação de Soja e entender quais as dificuldades e principais ferramentas utilizadas para ganhos positivos na produção. 

 

Comercialização da Soja 

Para 42% dos respondentes, a maior preocupação na hora de comercializar o produto é o preço da saca. Já para 31%, a maior preocupação é focar em esforços que vão resolver o problema dos custos e, assim, poder comercializar a Soja de maneira mais adequada. 

 

Principais desafios 

Para 72% dos entrevistados, o clima é um entrave que preocupa na hora da produção. Já para 14% o preço da commodity é o principal desafio do mercado. 

 

Monitoramento, uma maneira de resolver problemas 

Para 62% dos respondentes, o monitoramento é o segredo para resolver problemas com a lavoura da soja. 29% dos respondentes apontam que vão logo para a aplicação de insumos de acordo com a pressão da praga. 

 

Impactos na rentabilidade 

Os maiores receios do produtor giram em torno dos custos da produção. 70% apontaram essa preocupação e 11% se preocupam com a competitividade do mercado. Já a oscilação do dólar é a preocupação de 43% dos resultados. 18% apontam a restrição dos compradores como um problema na hora da venda da Soja. 

 

Tecnologia agronômica é o mais utilizado para resolver problemas na lavoura 

Para 58% dos respondentes a tecnologia agronômica, como prescrições e imagens de satélite, é a mais efetiva para prever problemas na lavoura. 16% preferem tecnologia em máquinas de telemetria e 25% preferem cuidar mais do clima. 

 

Quais os maiores desafios? 

Para 36% dos entrevistados, a conectividade está entre os maiores desafios para melhorar a produção de Soja no país. Já para 34% os profissionais capacitados são o foco. A falta deles é o maior problema. 

Para as próximas lavouras, tecnologia e capacitação são os maiores desafios!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados