Pesquisar no Blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Cuidados com a voz: você sabe a importância da prevenção vocal?

 Vanessa Falbo Simões Mariano, professora do curso de Fonoaudiologia da Braz Cubas, reforça que a voz precisa ser cuidada assim como qualquer função do corpo humano

 

Você sabe a importância de cuidar da voz e do poder dela na comunicação humana? Responder essa pergunta pode ser mais fácil para algumas pessoas e para outras nem tanto. Contudo, entre muitos profissionais, como professores, cantores, vendedores, dirigentes religiosos, entre tantos outros, cuidar da voz é como zelar seu instrumento de trabalho. 

A fonoaudióloga e Profa. Ma. Vanessa Falbo Simões Mariano, do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Braz Cubas, explica que a nossa voz é uma importante ferramenta do corpo que permite as pessoas se comunicarem de forma oralizada. 

No entanto, apesar de ainda ser um conhecimento pouco difundido, a voz deve ser cuidada por todas as pessoas como qualquer função do corpo humano, independentemente de serem profissionais da voz. “Da mesma forma que as pessoas se atentam com a pressão arterial, membros inferiores para andar e superiores para levar o talher à boca pra comer, escrever ou simplesmente mexer no celular, cuidar da voz é cuidar da expressão do nosso pensamento e do nosso maior meio de comunicação.” 

Vanessa destaca que a comunicação humana se faz presente para a maioria das pessoas através da fala e, para isso, depende da qualidade da voz para ser efetiva. “Uma voz fraca ou rouca nem sempre passa a credibilidade e expõe a mensagem de forma clara e precisa como o falante deseja”. 

Assim, a professora de Fonoaudiologia aponta os cuidados que os indivíduos devem ter com a voz durante a sua rotina: 

  1. Boa alimentação e rotina de descanso. Esses dois fatores são bastante favoráveis à boa produção vocal; 
  1. Evitar o uso de substâncias lícitas ou ilícitas. Cigarro, narguilé, bebidas alcoólicas e outras drogas, cada uma tem um impacto diferente na produção da voz e são igualmente danosas a ela; 
  1. Evitar competição sonora. Não falar muito alto para ser ouvido em ambiente muito ruidoso;  
  1. Evitar ambientes com ar-condicionado. Esses ressecam a mucosa e dificultam a vibração das pregas vocais;  
  1. Tomar bastante água. Ao hidratar o corpo a pessoa está consequentemente hidratando a mucosa das pregas vocais. Lembrando que a água não passa pela laringe; 
  1. Manter a postura ereta quando for falar por um longo período e evitar roupas apertadas na região do pescoço e tórax, que podem impedir ou dificultar a produção vocal. 

Vanessa explica que alguns cuidados são básicos e funcionam para todos, mas há especificidade diferente em determinados casos, principalmente quanto a voz falada e a voz cantada. 

A professora orienta que gritos podem afetar a voz, assim como pigarrear com frequência, tossir demais, cochichar ou falar muito. “Gritar faz com que as pregas vocais batam uma na outra com força, o que pode levar a alterações nas mesmas, como fendas vocais e os famosos nódulos, também conhecidos como ‘calos’ nas pregas vocais. Os outros hábitos citados também proporcionam esse tipo de esforço exagerado na região da laringe e, consequentemente, nas pregas vocais, alterando a qualidade da voz”, diz. 

Quanto às bebidas alcoólicas, Vanessa explica: elas favorecem o relaxamento muscular e consequentemente há o abuso vocal, ou seja, maior esforço para falar sem controle. Além disso, ela fala que algumas refeições muito condimentadas com alimentos pesados e bebidas gasosas aumentam o processo de digestão e não são favoráveis ao uso vocal logo em seguida.  

“Pense sobre quando comemos uma feijoada e como é o nosso processo de digestão; ficamos menos ativos e, dessa forma, fazemos mais esforço para desempenhar nossas funções, consequentemente fazemos mais esforço vocal também”, exemplifica. 

O consumo de balas, sprays ou pastilhas à base de mentol e álcool, lembra Vanessa, promove uma falsa sensação de alívio de algum sintoma vocal. Contudo, eles relaxam a musculatura. Assim, como não percebemos o sintoma, tendemos a abusar da voz. “Quando acaba o efeito da bala, pastilha ou spray sentimos tanto ou mais incômodo. Fala-se muito da maçã: ela é bastante interessante, pois auxilia na dispersão da secreção por onde ela passa, com função adstringente, e favorece o exercício articulatório, pois ninguém mastiga pequenos pedacinhos da maçã. A maçã não passa pela laringe, porém indiretamente auxilia na produção vocal pelas funções acima citadas”, coloca. 

Por fim, a professora da Braz Cubas aponta que é importante que as pessoas conheçam o mecanismo de produção vocal. “Ao apresentar qualquer alteração vocal, desejo de mudança ou necessidade de prevenir problemas vocais, sugiro procurar um fonoaudiólogo, este profissional é capacitado para auxiliar na prevenção, reabilitação e aperfeiçoamento da voz”.  

 

 Centro Universitário Braz Cubas

www.brazcubas.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados