As startups precisam vender mais. E se o atual cenário global aponta para a desvalorização das empresas de tecnologia listadas em bolsa, estamos no momento preciso para que estas coloquem em prática uma série de ações que podem levá-las a virar este jogo. Abandonar alguns “vícios” e alinhar estratégias são algumas atitudes.
O mercado começou a apontar uma tendência de que
muitos valuations em startups privadas estavam realmente inflacionados.
Somando-se a isso, o aumento da taxa básica de juros que contribui para que a
busca por lugares mais seguros, para investir, devam demonstram um potencial
fluxo de dinheiro migrando de investimento de alto risco para operações mais
tradicionais e seguras.
Não basta apenas a redução das despesas. Aumentar
as receitas é outro caminho a ser adotado pelas startups, mas com cautela e
inteligência. Temos aqui um dilema, pois muitas vezes para aumentar o fluxo
serão necessários investimentos em várias pontas, mas muitos ciclos de produto
e de desenvolvimento deverão ser acelerados para maximizar o resultado
comercial, sendo que isso requer planejamento, métodos, processos e tecnologias
corretas alinhadas ao talento humano.
O primeiro passo é alinhar as estratégias de
mercado e de vendas para maximizar a receita, reduzir o ciclo de vendas,
expandir para outros mercados ou buscar canais alternativos de vendas. Sendo
assim, foque em soluções que te permitam vender de forma mais organizada, com
controle dos dados e visibilidade da informação. Escolha ferramentas de
prospecção de vendas e de gestão comercial que permitam aprimorar e maximizar o
poder dos dados a favor da execução.
Outro passo está em não deixar as empresas
atreladas a investidores, que apontam apenas para as suas startups investidas.
Deve ser muito desafiador captar dinheiro para rodadas futuras de investimento,
fazendo com seus fundadores tenham que apertados cintos. Esse movimento tem
feito startups com alta queima de caixa rever sua operação e infelizmente as
demissões começaram a se multiplicar e esse cenário não vai reduzir no curto
prazo. É preciso que as empresas comecem a buscar pelo menos o ponto de
equilíbrio.
Para estruturar um departamento de vendas, é
preciso rever a performance individual de cada membro do time e identificar os
gargalos que podem ser trabalhados. As mudanças precisam acontecer de forma
rápida, e as adequações imediatamente, para que os resultados apareçam o quanto
antes, e não mais somente no médio e longo prazo.
Almir Neves - fundador da hubkn, empreendedor
serial e nos últimos sete anos criou e participou do crescimento de cinco
startups. Especialista em Negociação pelo PON (Program on Negotiation) da
Universidade de Harvard, tem MBA em Gestão de Empresas pela FGV e
especialização em Finanças pela FAE.
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