O comércio deve
faturar R$ 2,16 bilhões com a
Páscoa de 2022, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de
Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em valores corrigidos pela inflação, o montante
sobe 1,9% em comparação com 2021. Além de ser uma celebração religiosa e
social, a data colabora para aquecer o comércio, gerar emprego e renda para
milhões de pessoas. As oportunidades para melhorar o relacionamento com os
clientes e potencializar as vendas abrangem desde grandes players do mercado
até os pequenos e médios negócios.
Sendo assim, o cofundador e Key Account Manager da V4 Company, maior assessoria de marketing
digital do país, Guilherme Lippert, preparou algumas dicas sobre como as
Pequenas e Médias Empresas (PMEs) podem aproveitar datas como a Páscoa para
melhorar o relacionamento com o cliente e potencializar as vendas.
Ofereça comodidade
-- O seu negócio precisa oferecer comodidade aos clientes. Não importa se você
vende um produto ou um serviço e nem se a sua empresa tem inúmeros
funcionários, ou se tem apenas você desenvolvendo o trabalho! Você tem
facilitado a vida das pessoas?
Tanto na hora de apresentar o que você vende, quanto
na hora de executar um serviço ou entregar um produto, o seu cliente deve ter
uma experiência agradável. Proporcione o mínimo de esforço possível e facilite
o acesso ao que você oferece.
Faça promoções e
informe -- Utilize os seus canais de
comunicação e treine a sua equipe para informar qual é a gama de produtos que
estarão em promoção no período, como o de Páscoa, por exemplo. Além disso,
informe o horário de atendimento e quais são os canais que o público pode
acessar para conhecer o produto ou serviço oferecido. Varie as possibilidades
de pagamento, e tenha margem de negociação. Se for preciso, flexibilize a sua
oferta.
Aproveite para
fidelizar -- Um potencial cliente pode estar em
contato com a sua empresa pela primeira vez, não perca a oportunidade de
apresentar tudo o que o seu negócio pode oferecer. Cada venda que o seu negócio
realiza tem como base o relacionamento. Houve um contato da pessoa com a sua
marca, ela se sentiu segura e confortável para avançar e efetuar uma compra,
seja de um produto ou de um serviço. Mas após a venda, o que a sua empresa tem
feito para preservar essa relação?
Diversos negócios, em ramos variados,
têm perdido a oportunidade de realizar um atendimento que encante o cliente. Para
se comunicar melhor, as empresas podem solicitar informações e criar uma base
de contatos para manter o relacionamento com as pessoas que já confiaram na sua
marca. Além de atrair novos clientes, é muito importante preservar os que já
foram conquistados. Pesquisas apontam que o custo para atrair um novo cliente é
muito maior que estimular a recompra.
Invista na
experiência do cliente - A experiência que ocliente tem quando
realiza uma interação ou uma compra é o que vai fazer com que ele volte. Esse contato
vai influenciar a opinião sobre o seu negócio. Não perca a oportunidade
encantar os clientes com o atendimento e com o seu produto ou serviço.
Fique atento e ofereça uma boa
experiência, para quem interagir com a sua empresa desde o primeiro contato.
Treine a sua equipe para acompanhar toda a jornada do cliente, mesmo antes de
comprar, o atendimento deve ser o foco.
Guilherme
Lippert - Cofundador
e Key Account Manager da V4 Company, maior assessoria de marketing digital do
país, Guilherme Lippert já atuou à frente de campanhas para gigantes do mercado
como o Spotify, investindo mais de €1,3 milhão em seis países da América
Latina. Atualmente ele é responsável pelas principais contas da companhia e
pelo planejamento estratégico para o crescimento V4 Company, rede de assessoria
de marketing digital que implementa e otimiza o processo de vendas através da
internet. Guilherme Lippert também é Host do ROI Hunters, podcast de marketing
do InfoMoney com foco em assuntos ligados à growth, marketing digital e
business.
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